Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres
Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres, 8,5 por cento do total da população, segundo uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que hoje foi divulgada. A estimativa foi realizada com base nos limites definidos pelo Governo brasileiro para a extrema pobreza. A linha define como extremamente pobres as famílias cujo rendimento per capita seja de até 70 reais (30 euros).
Esse parâmetro será usado para a elaboração das políticas sociais, como o Plano Brasil sem Miséria, que deve ser lançado, em breve, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). De acordo com a ministra do MDS, Tereza Campello, o valor é semelhante ao definido pelas Nações Unidas.
Para fazer um levantamento do número de brasileiros em extrema pobreza, o IBGE tomou em consideração, além do rendimento, outras condições, como a existência de casas de banhos nas residências, acesso à rede de esgoto e água e também energia elétrica.
O IBGE também avaliou se os integrantes da família são analfabetos ou idosos. Dos 16,2 milhões em extrema pobreza, 4,8 milhões não têm nenhum rendimento e 11,4 milhões têm rendimento per capita de 1 real (0,42 euros) a 70 reais (30 reais).
Lusa