Continua a rodar em seco, imaginando inimigos em toda a parte

].
A primeira é o projecto da fábrica de antirretrovirais, com tecnologia doada pelo Brasil, e a segunda é o lançamento dos três primeiros pólos da Universidade Aberta do Brasil em África - em Maputo, Beira e Lichinga.
Fontes diplomáticas informaram ainda à Lusa que Lula da Silva vai lançar também o programa Pró-Savana para o desenvolvimento da agricultura no Centro e no Norte de Moçambique.
Durante a visita, o presidente brasileiro deverá discutir ainda com as autoridades moçambicanas a possibilidade de aumento de uma linha de crédito bilateral para exportação de produtos e serviços brasileiros, aberta em 2009, no valor de 300 milhões de dólares. (...)"
Angola Press O Globo (Rio de Janeiro)
O Brasil apoia ou sustenta mais de 30 projectos através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) nas áreas da Saúde, Desporto, Agricultura, Educação e Ciência e Tecnologia. O governo brasileiro ampliou significativamente a sua presença no continente na área diplomática, com representações em 34 dos 534 países africanos.
A
África é hoje a quarta maior parceira comercial do Brasil. O total de negócios passou de 5 bilhões de dólares em 2003 para
29 bilhões de dólares em 2009. Também cresceu o número de empresas brasileiras operando em África.
O jornal moçambicano O País destacou a visita de Lula com uma reportagem de capa intitulada
“A visita de um amigo”.
vai conhecer o local onde está sendo instalada uma fábrica de medicamentos antirretrovirais construída na cidade da Matola, vizinha de Maputo, financiada pelo governo brasileiro. O projecto nasceu há sete anos, durante a primeira visita de Lula ao país.
A unidade industrial vai também produzir outros importantes medicamentos destinados ao Sistema Nacional de Saúde e à exportação. Será
a primeira fábrica pública de medicamentos contra a SIDA em África. Até agora, o continente tem apenas pequenas fábricas privadas na África do Sul, no Quénia e em Uganda.
Ainda em Maputo, Lula vai orientar, no Instituto Nacional de Ensino à Distância, a
aula inaugural do pólo da Universidade Aberta do Brasil. Trata-se de uma instituição de ensino à distância, baseada em São Paulo, que vai acolher até 9.000 estudantes.
De entre os projetos, constam ainda o de melhoramento agrícola nas áreas de reflorestamento de Machipanda - fronteira com o Zimbabwe -, entre outros.
Foi no governo de Lula que, em 2004, a companhia brasileira Vale do Rio Doce, agora Vale, entrou no país para efectuar um investimento na ordem de 1,3 bilhão de dólares na exploração de carvão mineral, na cidade de Moatize.
A Vale também estuda a possibilidade de produzir energia a partir de termoelétricas, num investimento na ordem de 2,3 bilhões de dólares. A mineradora, cujo diretor-presidente, Rogger Agnelli, é assessor internacional de Armando Guebuza, pretende ainda explorar fosfato na província de Nampula.
Um outro gigante brasileiro ganhou o concurso para construir o importante Aeroporto Internacional de Nacala. As obras, estimadas em 112 milhões de dólares, foram adjudicadas à empresa brasileira Odebrecht, que terá 23 meses para transformar a atual Base Aérea de Nacala em aeroporto internacional.
Fonte:
O País (Maputo)
Tendo em conta infos do
Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty, Brasília)
Tudo isto tentando não empregar terminologia estridente como "extremista", "terrorista", "comunista" ou qualquer outra tosta "mista". Conteúdo, meu caro, conteúdo
