Parte II, Volume 1
Pequenas enormidades à parte, bons motivos de riso e de apegos simbólicos aos orgulhos nacionais, com pontas de nostalgia e esquizofrenia geo-temporal (de fazer empalidecer o psicoterapeuto mais veterano)... regressemos ao diagnóstico em progresso do gigante.
1) Na semana passada, o Lula recebeu três enormes presentes de aniversário: novo bloco de petróleo no Nordeste, na
Bacia de Sergipe-Alagoas, de qualidade semelhante ao encontrado nas águas profundas da Bacia de Campos.
A jazida situada a 2.341 metros de profunidade e a 58 km da costa do estado de Sergipe será explorada por um consórcio 100% nacional liderado pela PETROBRAS e constitui-se como a primeira campanha de exploração desta magnitude no nordeste brasileiro.
(nota
1) a): a PETROBRAS anunciou quase em simultâneo nova descoberta de petróleo em Angola, a segunda neste mês no bloco 15/06, operado pela ENI (35%), em parceria com a Sonangol (15%), SSI Fifteen Limited (20%), Total (15%), Falcon Oil (5%), STATOIL Angola Block 15/06 Award SA (5%) e o gigante estatal brasileiro (com 5%), sendo que as avaliações iniciais indicam existência de petróleo de alta qualidade, com potencial de extracção aproximado a 7 mil barris diários)
Estadão E olha só quem está na foto também:
Um português, pois está claro. O Ferreira de Oiveira (que nos evoca o lendário Oliveira da Figueira nas aventuras de Tintim)da GALP. Pela primeira vez, a GALP Energia está a produzir petróleo como operadora de um projecto
onshore.
2) Lula despede-se com
83% de popularidade (mais do que isto, só nos regimes megalómanos africanos e soviéticos) e obra feita de fazer inveja a muito "ocidental"...
...garantindo
3) a eleição da primeira mulher presidente do Brasil, com o voto de confiança da maioria dos brasileiros. Curiosamente, uma mineira filha de emigrantes, tal como Kubitschek (o presidente que concebeu Brasília e relançou o desenvolvimento industrial do Brasil), o que só augura algo de bom.
Há mais algumas migalhas para nós na Lusitânia, enquanto a inteligência não chegar a São Bento.
No desenvolvimento e uso de energias renováveis, por ex., que reuniu na semana passada em Lisboa no
Global Clean Energy Forum especialistas e CEOs do sector, e diversos representantes de governos.
O Director de biodiesel da Petrobras Biocombustíveis confirmou que o etanol já representa cerca de 53% do consumo de combustíveis no Brasil, e referiu o acordo entre PETROBRAS e GALP Energia para produção de biocombustível na refinaria de Sines, esse elefante branco. Sempre é algum negociozito fraternal. A malta agradece.
E ainda na realização de
Cursos especializados de "Geologia e Petróleo" no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que entrará na sua
segunda edição já na próxima semana, em resultado
do Protocolo Universidade e a PETROBRAS (representando o Consórcio BR/GALP/PARTEX).
Lembremos que ainda no mês de Setembro passado, as
exportações portuguesas para o gigante sul-americano alcançaram novo recorde: 60,4 milhões de dólares, com potencial para crescerem muito mais.
Nos primeiros nove meses de 2010 atingimos os 397,5 milhões de dólares, quase 53% acima do verificado em igual período de 2009. Sendo que 32% as nossas grandiosas exportações consistem apenas no tradicional azeite e bacalhau...
Há dois anos, o presidente Lula anunciou a encomenda de 146 barcos de apoio pela PETROBRAS. Desses, 13 já foram licitados e outros 24 estão em fase de disputa. Esses 146 não levam em conta a procura acrescida gerada pelo Pré-Sal – pois os estudos foram realizados antes da confirmação desta descoberta. Por isso, corre o rumor de que a PETROBRAS pensa na necessidade de triplicar o número total de 146, numa previsão que ronda as 438 unidades. Ao preço médio de 50 milhões de dólares, poderá atingir-se a marca de 22 bilhões de dólares em encomendas.
Comparativamente, em 1997 havia apenas 44 navios brasileiros. Hoje, são 130.
As vultuosas encomendas para os próximos anos respondem também a outra exigência: a frota está envelhecida e necessita substituição.
Finalmente, assinale-se que a Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo é composta por 23 empresas nacionais, muitas com capital parcial ou até totalmente estrangeiro, pois a legislação concede pleno direito de actuação a empresa brasileira de capital estrangeiro, desde que encomende unidades no Brasil e use recursos marítimos locais. Ou seja, algo muito parecido com o que a Coroa de Portugal implementou desde o final do séc. XV e durante o séc. XVI, na época onde existia uma estratégia marítima.
A
TRANSPETRO, subsidiária da PETROBRAS que cuida da frota de navios da companhia petrolífera, vai contratar 2.500 profissionais de Marinha Mercante nos próximos quatro anos (actualmente, a TRANSPETRO possui 52 embarcações, com cerca de 2.200 profissionais em operação. Dois petroleiros já foram incorporados à frota). Esta mão-de-obra trabalhará nos 49 novos navios encomendados pela empresa, praticamente duplicando a sua frota. em que se incluem sete petroleiros de grande porte, construídos no [urlhttp://www.estaleiromaua.ind.br/]Estaleiro Mauá[/url], no Rio de Janeiro.
O primeiro navio, o petroleiro “João Cândido” de 274 metros de comprimento com capacidade para um milhão de barris de petróleo (metade da produção diária nacional), destinado ao transporte de longo curso, foi lançado em Maio no
Porto do Suape (Pernambuco).
Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco - onde foi construído o Primeiro navio do Promef - Programa de Modernização e Expansão da Frota, da TRANSPETROGraças ao Programa de Modernização e Expansão da Frota da TRANSPETRO (Promef) no Estaleiro ATLANTICO SUL (EAS), no Porto de Suape, em Pernambuco, o navio do tipo Suezmax constitui um marco histórico para a indústria naval brasileira. Trata-se do primeiro navio de grande porte construído no Brasil a ser entregue à PETROBRAS em 13 anos. A última havia sido encomendada em 1987 e levou 10 anos para ser concluída.
Outro lançamento histórico foi o navio-plataforma
“Cidade de Angra dos Reis” da PETROBRAS que será responsável pelo início da prospecção definitiva de petróleo do primeiro dos 9 poços descobertos na
camada do pré-sal no Campo de Tupi, na Bacia de Santos (São Paulo).

O navio-plataforma com capacidade para produzir até 100 mil barris/dia e processar até cinco milhões de metros cúbicos de gás. Trata-se da primeira unidade programada para produzir em escala comercial no pré-sal da Bacia de Santos. A unidade produzirá petróleo leve de alto valor comercial e dará início ao sistema de produção definitivo de Tupi, recolhendo informações técnicas fundamentais para o desenvolvimento das grandes jazidas de petróleo descobertas nos últimos anos naquela bacia sedimentar.
1.2. Novos estaleiros
a) O Estado de Pernambuco ganhou dois novos estaleiros no Complexo Portuário de Suape, acolhendo a implantação das unidades, de origem portuguesa (MPG Shipyards) e coreana (STX Europe). O investimento conjunto atinge os 490 milhões de dólares.
Segundo as empresas, os estaleiros devem gerar um total de cerca de 5.200 postos de trabalho directos. O estaleiro português, MPG Shipyards - extensão da empresa portuguesa de estruturas metálicas Manuel Pires Guerreiro (MPG) sediada em Setúbal -, vai investir 140 milhões de dólares numa unidade produtora de módulos
off-shore, equipamentos para navios e projetos eólicos.
O protocolo de intenções foi assinado em Março passado com o governo pernambucano. O
projecto da empresa portuguesaMPG Shipyards passa pela ocupação de uma área de 33,5 hectares no "cluster" naval do Complexo Portuário de Suape com a criação de 1200 empregos directos com a expectativa de outros 6 mil indirectos. A receita para o investimento português reside nos incentivos fiscais e no considerável aumento da procura de navios.

Somados ao Estaleiro ATLÂNTICO SUL que já está implantado em Suape e é o maior do hemisfério sul (1,8 bilhões de dólares / 5 mil empregos), e aos já anunciados Alusa/Galvão (495 milhões de dólares / 3 mil empregos), Construcap (120 milhões de dólares / 7 mil empregos) e Schahin-Tomé (180 milhões de dólares / 1,7 mil empregos) já são seis Estaleiros, num total de 3 bilhões de dólares em investimentos, resultando na criação de mais de 20 mil empregos directos e entre 60 e 80 mil empregos indirectos. Estes números levarão Pernambuco a assumir a liderança da indústria naval brasileira em menos de 10 anos.
b) Num investimento de 3,75 bilhões de dólares, a PETROBRAS deu luz verde à empresa Engevix, de São Paulo, para iniciar a construção de 8 cascos de plataformas para a estatal no porto de Rio Grande. Deve gerar 7 mil empregos nos próximos 5 anos no fabrico das plataformas tipo FPSO (
Floating, Production, Storage and Offloading), instaladas sobre cascos de navios. A construção do primeiro casco deve começar em 2012, e o último ficará pronto em 2017. As embarcações serão usadas na exploração de petróleo da camada do pré-sal. Excelente notícia para a cidade, que também deve ser sede da montagem das plataformas P-55 (semi-submersível) e P-63 (FPSO).
c) o estaleiro
RIO NAVE (RJ) venceu a licitação aberta pela TRANSPETRO para construção de 5 navios, incluídos na segunda fase do Programa de Expansão e Modernização da Frota (Promef). O investimento será de 268,5 milhões de dólares e vai gerar 2.500 postos de emprego directos.
Além destes postos de trabalho, a construção dos navios também vai gerar a criação de mil vagas adicionais. De acordo com a empresa, estes trabalhadores serão necessário para a modernização do estaleiro, que funciona numa área do extinto estaleiro Caneco, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.
d) Desenvolvimento Empresarial no Sector Marítimo/NavalUm exemplo, entre muitos, do
desenvolvimento da indústria naval nacional: a MPE Projetos Especiais S.A., principal empresa do grupo MPE, prepara um investimento de 200 milhões de Reais em 5 anos na construção/instalação de uma nova unidade industrial no Rio de Janeiro vocacionada para reparação e manutenção de plataformas e produção de módulos de plataformas, em resposta à procura adicional de navios e logística naval propiciada pelas descobertas do pré-sal.
Os produtos e serviços prioritários provenientes das mais diversas áreas: instrumentos, mecânica, tubagens, equipamentos
onshore e
subsea, equipamentos de protecção individual, construção e manutenção naval, instalações e montagens industriais, manutenção industrial.
As oito FPSOs (navio-plataforma para produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás) estão em construção no Brasil com exigências de, no mínimo, 70% de conteúdo local. Juntamente com a ordem de
encomenda de 28 plataformas de perfuração marítima com licitação em curso, produziu-se um aumento exponencial das necessidades logísticas em guinchos de amarração, âncoras, guindastes, motores auxiliares, turbo-geradores, guindastes marítimos, etc.,
Precisamente para atender o aumento de procura em aprestos e máquinas, as micro e pequenas empresas têm agora uma grande oportunidade vender seus produtos para a PETROBRAS. A petrolífera, que actualmente tem apenas 30% de seu fornecimento proveniente do mercado interno, pretende ampliar o montante para 60%. Segundo estudo da ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), elaborado pela consultoria internacional Booz & Company, nos próximos 10 anos deverão ser investidos em toda a cadeia de petróleo e gás natural 400 bilhões de dólares.
O Secretário do Desenvolvimento do Estado de São Paulo já apontou a falta de fornecedores nacionais, pois atcualmente mais de 50% do fornecimento dessa cadeia logística provém do Estado. Essa margem irá ser ampliada suprida, subcontratando os seus serviços à PETROBRAS como fornecedores indirectos da gigante estatal, permitindo simultaneamente melhorar os processos de produção. Isto é conseguido através da da agência paulista de fomento
Nossa Caixa Desenvolvimento, que dispõe de importantes linhas de crédito (com juros a 0,96% ao mês). Por outro lado, os investimentos no Estado, cada vez mais procurados (só no último ano o Estado encaixou 2,7 bilhões de Reais), são intermediados e captados pela
Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade com empresas interessadas,
... (ver "post" seguinte)