Guerra Colonial: Experiências/Testemunhos Pessoais

  • 221 Respostas
  • 109576 Visualizações
*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #15 em: Novembro 26, 2004, 09:18:53 pm »
Citação de: "papatango"
Garanto que é impossivel. Os primeiros M-113 chegaram a Portugal em 1978  para o BIMEC da BMI.

Cumprimentos


alias nunca houve nehum blindado sobre largatas no ultramar!
1°tinhamos M47 e Halftrak M3 mais isso avariava tanto e gastava muito petroleo!
2° os blindados que tinhamos no ultramar eram :
   AML60,EBR,DAIMLER scout car,Chaimites
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #16 em: Novembro 26, 2004, 10:07:12 pm »
Citar
alias nunca houve nehum blindado sobre largatas no ultramar!
Não há fumo sem fogo.

Houve de facto carros sobre lagartas em Angola. Só não foram M-113.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #17 em: Novembro 26, 2004, 10:11:27 pm »
papatango

os unicos carros largatas que houve em angola, eram os bulldozers catterpillar da engenharia!
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #18 em: Novembro 26, 2004, 10:30:43 pm »
Citação de: "miguel"
papatango

os unicos carros largatas que houve em angola, eram os bulldozers catterpillar da engenharia!


Errado, foi utilizado um pequeno número de carros de combate M5A1 em Angola, mais especificamente no Batalhão de Cavalaria 1927.
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #19 em: Novembro 26, 2004, 10:57:03 pm »
M5a1??
que é isso?
sei que tinhamos M24 e M47

ja agora, o meu pai tambem estive em Angola entre 62 e 66, no norte,
os outros 2 irmãos do meu pai (meus tios) 1 tive em Mozambique e outro na Guinéé.
O meu avo serviu no RAC durante a IIguerra mundial,e o pai do meu avo serviu en frança no CEP na Iguerra mundial.
Aqui em frança existe um cemiterio dos soldados portugueses da grande guerra, situa-se perto de Lille no norte, fizerem tambem 1 monumento para homenagear a heroica resistencia, dos nossos soldados em la couture, famosa batalha da lys.
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #20 em: Novembro 27, 2004, 12:06:20 am »
O M5A1 era um carro de combate ligeiro americano, desenvolvido na 2ª Guerra Mundial, e usado pelo Exército Português entre 1956 e 1967.
 

*

[PT]HKFlash

  • Membro
  • *
  • 175
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Novembro 27, 2004, 12:31:54 am »
Citação de: "papatango"
Garanto que é impossivel. Os primeiros M-113 chegaram a Portugal em 1978  para o BIMEC da BMI.

Cumprimentos


Ooops! :oops:

De facto fui confirmar e não se tratavam de M-113.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #22 em: Novembro 27, 2004, 12:36:50 am »
Exactamente.

Caro Migel, Talvez fosse melhor ter em atenção que algumas pessoas neste fórum só dizem coisas quando têm a certeza do que estão a dizer.

qualquer pessoa que tenha o livro do Aniceto Afonso e do Carlos de Matos Gomes vê lá as fotos dos carros M5



Esses carros estiveram em Angola para analisar a viabilidade da sua utilização, tendo-se concluido que, por razões várias, entre as quais as ervas altas - que tornavam os tanques em veículos extremamente vulneraveis,-  a sua utilização era desaconselhada.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #23 em: Junho 14, 2006, 10:52:49 pm »
O meu pai foi Para-quedista na Guiné-Bissau por altura de 1970 (mais ano menos ano :lol:  (convencidos)
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #24 em: Junho 19, 2006, 03:10:01 am »
Miguel escreveu:


Citar
os unicos carros largatas que houve em angola, eram os bulldozers catterpillar da engenharia!

Citar
M5a1??
que é isso?
sei que tinhamos M24 e M47


É só perder um pouco de tempo e ler:
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3240
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #25 em: Junho 20, 2006, 11:05:01 am »
O blindado de lagartas M5 A1 é esse aí?

 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #26 em: Junho 20, 2006, 01:44:46 pm »
Yep..bela da relíquia..
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
(sem assunto)
« Responder #27 em: Junho 22, 2006, 02:21:04 pm »
Citação de: "Hélder"
O meu pai foi Para-quedista na Guiné-Bissau por altura de 1970 (mais ano menos ano :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #28 em: Junho 22, 2006, 04:24:23 pm »
Cabeça de Martelo, o lança-rocktes que fala será este?
Potius mori quam foedari
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #29 em: Junho 22, 2006, 05:38:36 pm »
Já agora, e porque me parece que ainda não vi estas fotos por aqui - e imagens de AlII na FAP são raras.... Deparei-me com elas num qualquer site (peço perdão por não me lembrar qual) sobre a Guerra Colonial. Foram tiradas em Moçambique em situações, infelizmente, não muito agradáveis






A FAP adquiriu os primeiros Aerospatiale SE3130 Aloutte II em 1957. Inicialmente foi enviado para França um grupo de pilotos, onde receberam instrução. Em 21 de Janeiro de 1958 chegou à BA6, no Montijo, o primeiro AlII, ao qual é atribuído o nº de cauda 9201. Posteriormente seriam recebidos mais seis helicópteros deste modelo, (9202 a 9207). http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9ros ... louette_II

Motor:
Turbomeca Artouste II de 400hp
Dimensões:
Envergadura.................. 10 m
Comprimento................. 9,70 m
Altura............................ 2,75 m
Pesos:
Peso vazio..................... 825 Kg
Performances:
Velocidade cruzeiro......... 175 km/h
Raio de acção................. 700 km

Estes não sei se tinham o mesmo uso, mas o meu pai (que foi Comando em Angola) já me contou que - além dos heliassaltos - usavam muito o ALIII para caçar. Ele diz que era uma regalo após cinco dias de mato quando chegava o ALIII com as gazelas penduradas...
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito