Não esquecer que alguns Leopard 2 são também do EREC - Esquadrão de Reconhecimento da BrigMec.
Quantos? Um pelotão?
Sim, com os três doados o ERec, só pode ter no maximo quatro CC e para ter esse número, o ECS do GCC em vez dos três CC orgânicos só pode ter dois porque os restantes 28 pertencem aos dois ECC.
Abraços
Ainda temos 2 ECC?
Ter, temos, mas CC operacionais e tripulações que cheguem para os dous ECC estarem completos já é outra música.
Então para quê o pânico com a doação de 3 CC? Certo os nosso políticos devem tentar obter contra partidas disso não discordo nem um milimetro e se o que o Subsea7 disse vai acontecer i.e. a substituição de toda a frota por Leo2A7 então ainda menos razões vejo para o pessoal ficar angustiado.
Agora a realidade é que muitos carros de combate estão INOP. Eu sei porque tive um familiar em Santa Margarida diversos anos. Doar carros INOP faz assim tanta diferença? É que pelo que percebi a doação foi de carros INOP mas admito que posso estar errado.
Eu tenho muitas dúvidas sobre a capacidade do EP conseguir manter um GCC minimamente operacional a médio prazo com a falta de pessoal e manutenção dos carros de combate.
Panico de doar CC eu ??
Eu até defendo a ideia de os trocar todos, por VBCI de jeito, tal o valor combativo que o número de CC oferece à BriMec.
A grande maioria estava INOP, os técnicos da KMW só estiveram cá um mês, qual estado de mais de vinte CC, para tentar remediar as consecutivas faltas das acções de MNT, por falta de verba principalmente.
Epá, admiro a sua confiança e certeza quanto ao que o Subsea7 escreveu.
Sinceramente espero que aconteça mas a probabilidade de isso acontecer é igual as probabilidade das promessas e LPM anteriores terem sido cumpridas, e eu bem sei o que aconteceu às promessas e discursos dos políticozecos !
Quanto à BriMec não conseguir operar um GCC completo, isso acontece desde que tanto o efectivo do Exército como o respectivo orçamento descerem a níveis nunca antes visto e os resultados estão à vista.
Na decada de 80 o GCC tinha três ECC completos, a 17 carros, mais um pel 5 cc do ERec a funcionar e nas oficinas do Grupo e no parque estavam mais de uma duzia de CC, prontos a substituir alguns dos 59 CC do GCC que ficassem INOP.