Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 12:14:23 pm »
Não querendo alimentar isto muito

Quais contrapartidas?
2
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Fmfg em Hoje às 12:11:08 pm »
Sempre defendi o Gripen como aquele que nos poderia proporcionar as maiores contrapartidas, num negócio que incluísse o Brasil  (produzir os nossos Gripens lá).
Ganhavamos contrapartidas dos dois lados.
A Suécia está a estudar se concebe e desenha um caça para substituir o Gripen.
A decisão certamente que é influenciada pelas vendas que possam assegurar antes.
Adicionais do Brasil e uma encomenda de Portugal poderia fazer a diferença.

É constituir uma boa equipa de negociadores - e uma segunda equipa para manter o CEMFA calado.

Isto poderia contornar o facto de o projecto não constar da LPM.
Seria do interessa económico nacional.

Os nossos F-16 vendem-se á Argentina.

Temos empresas para colaborar com a SAAB:

TEKEVER
CEIIA
Critical Software
OGMA

Eu não acredito que isto não esteja já a ser equacionado.
Mas quem é que no seu perfeito juízo tem F-16MLU podendo modernizar para Viper vai gastar dinheiro inutilmente no Gripen, é preciso ser muito burro ou ser corrupto.
3
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por tenente em Hoje às 12:05:40 pm »
https://expresso.pt/internacional/brasil/2024-04-24-brasil-pede-acoes-concretas-apos-declaracao-de-marcelo-sobre-reparacoes-por-crimes-da-era-colonial-41e06859

Com as afirmações anteontem à noite do louco desbocado do infelizmente nosso Comandante Supremo, vamos agora ter mesmo de engolir os Super Tucano e o 6º KC-390, não vamos? ::)

Claro que vamos engolir, e acrescento, com todo o equipamento que os de Além Mar nos quiserem impingir .

Os pseudo dirigentes da nossa Nação,  não passam de uma Gentalha Crápula, Corrupta, Subserviente e vendida !!!

Essa escumalha, e os seu amigalhaços,  tem-se servido e bem do Erário Público em proveito próprio, os exemplos nestes cinquenta anos de vida de uma suposta democracia, feita à medida das necessidades financeiras e não só dessa ESCÓRIA, abundam !!


4
Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 12:04:37 pm »
Sim, o M113 aparece pelos projetos de robotização

Também chamou ao M113 obsoleto
5
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 11:56:25 am »
Agora o sonho dos zucas é vendermos os F16 à Argentina para irmos comprar gripas  :mrgreen:

Isso. É o consórcio dos vassalos de cá com os manos de lá.
A seguir a Jajan vem para ministra das FA em comissão de serviço.
Já tivemos uma metida a jeito na Justiça para abafar processos bilaterais, agora é a vez das FA
6
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 11:52:46 am »
Orçamento de 180.5M de euros

Número de aeronaves classificado e não pode ser divulgado, idem para o calendário de aquisição

Sobre o programa foi dito "antevê-se potencial contributo para a economia nacional"

Pensem o que quiserem  :mrgreen: :mrgreen:


                                                                            YES!!!

Já vai untar as mãos de alguns afilhados e justificar a sua existência patética ao serviço vassalo dos manos
7
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 11:49:45 am »
O custo de 1 contrato de aquisição de caças depende do pacote contratualizado que para além dos próprios aviões (inclui armas, peças, simuladores, treino e até manuais), e varia de país para país conforme as opções tomadas. Da ultima vez que verifiquei em média o Gripen na versão E vem por 60M€ enquanto o F-35A quase 90 Milenas. Mas o que custa mais ao longo do tempo é precisamente o custo de manutenção.

Não é de todo seguro que o caça escolhido será o F-35 até porque não seria legal uma compra sem concursos, e anunciar o vencedor antes de acontecer  :o O CEMFA a tomar a decisão final não será este e ainda vai correr muita agua debaixo do moínho. E mesmo depois de ser escolhido até aterrar em Portugal não há garantias, veja-se o caso do NH90 e do EC635, se recuarmos mais no tempo vemos outros exemplos como o Mirage III e o F-5. Li algures que até o F-20 Tigershark esteve na calha até ser cancelado pelo fabricante (numero de potenciais clientes insuficiente para abrir uma linha de produção).

Se fosse eu a decidir, já estaria feito upgrade para F-16V e só abrir concurso com F-35, BAE tempest, AIRBUS FCAS e o NGAD naval (o da USAF será mais pesado) em 2030. Não sei se a SAAB vai desenvolver projecto próprio ou juntar-se a um dos 2 projecto europeus, porque seria interessante outro caça monomotor.

Onde é que foi visto esse valor para o Gripen? Leasing ou em segunda-mão não contam. O que se tem visto, são preços em tudo equivalentes aos do F-35, não havendo vantagem alguma em optar pelo modelo sueco.
O custo de operação é obviamente mais baixo, já o de manutenção e peças, poderá variar, considerando o número de F-35 que serão operados por esse mundo fora, e o consequente volume de peças produzidos. Fazendo parte de um largo grupo de operadores europeus, é possível que dê para obter preços mais baixos ao beneficiar da compra em larga escala de tudo o que é peças (em teoria pelo menos).

Que a vinda do F-35 não é liquida, já se sabe. Agora se não vier F-35, não virá mais caça nenhum novo, porque os preços rondam todos o mesmo, mais coisa menos coisa.

Abrir um concurso com esses candidatos, obriga a que seja feito apenas em 2040/45. Isto implicava que todos os F-16 tivessem sido modernizados, e que os que temos em segunda-mão, consigam aguentar tanto tempo como os PA I. De resto, em 2035, nem FCAS, nem GCAP, nem um hipotético caça sueco estarão disponíveis. Também não é um dado adquirido que o NGAD, seja o da USAF seja o da USN, venham a ser disponibilizados no mercado (a minha aposta é que não o sejam, à semelhança do F-22). E desses todos, o mais barato será sem dúvida o F-35!

Eu se tivesse que apostar, os suecos vão tentar juntar-se a outro programa. Seja o GCAP, seja o FCAS. Isto de desenvolver um caça sozinho, que é suposto ser de uma geração completamente nova, e que para isso precisará de tecnologia de topo que dificilmente estará disponível "off the shelf" como fizeram com o Gripen, vai ser complicado e dispendioso. Talvez tenham a esperança de desenvolver com o Brasil, mas já andam à rasca de dinheiro para comprar mais Gripens além dos 36 originais, quanto mais investir num avião novo...

A Holanda a encomendar 265 HARM ER.

Portugal em contraponto é o gajo que olha para o preço de um míssil e começa: "desculpe têm meias doses?".

HARM ER ou AARGM-ER?

E se fossem só esses... vão JASSM-ER, Tomahawks, possivelmente JSM e tantas outras coisas...

Por cá, toma lá 18 AIM-9X e já vais com sorte.  ::)

Brazil considera comprar 30 caças adicionais por $2 mil milhões, isso dá cerca de 60 milhões por caça, uma vez que já não são os primeiros JAS-39-E e beneficiam de economia de escala (o pacote original incluía transferência de tecnologia e infra estrutura para montar no Brazil). Se fossemos a reboque disto era o preço que pagávamos, provavelmente menos. As munições teriam de ser incluídas em cima mas essas até nos F-16 faltam de qualquer maneira...

Fonte: https://www.defensenews.com/air/2022/04/29/brazil-orders-more-gripen-jets-mulls-another-large-buy/


"A reboque desses".
Isso é que é preocupante.
Para mais como é aqui dito, para ter um caça até depois de 2060.
Ou seja andar sempre na cauda
Aquilo lá na América do sul é outro planeta, não confundir. Até são BRIC e, daqui a  nada estão a comprar aos chineses para fazerem sob licença.
Além do F35 nada mais agora vale a pena pensar para substituir F16 que vão durar mais 10 a15 anos, mesmo a substituir por fases. Salvaguarda-se o caso de algum projecto entretanto a sair esta década, mas isso leva tempo e em principio mais caro por ser um desenvolvimento recente.

Já o disse, temos poucos aviões e até pilotos e, por isso ter esses "submarinos aéreos" traz a vantagem da discrição que outros modelos não tem. Carregar muitas armas nunca será o caso nem que tivéssemos F15E. pois teríamos no máximo carga para meter nuns dois ou três. Os exemplos não faltam, na FAP, Marinha e Exército
Por isso resta a vantagem da discrição e capacidade de operar em rede com outros meios menor valor como os drones
8
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por P44 em Hoje às 11:47:34 am »
Agora o sonho dos zucas é vendermos os F16 à Argentina para irmos comprar gripas  :mrgreen:
9
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 11:42:27 am »
https://expresso.pt/internacional/brasil/2024-04-24-brasil-pede-acoes-concretas-apos-declaracao-de-marcelo-sobre-reparacoes-por-crimes-da-era-colonial-41e06859

Com as afirmações anteontem à noite do louco desbocado do infelizmente nosso Comandante Supremo, vamos agora ter mesmo de engolir os Super Tucano e o 6º KC-390, não vamos? ::)
10
Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 11:36:04 am »
Está bonito está.

Pois está. E se juntarmos o louco desbocado de Sua Excelência o Comandante Supremo das Forças Armadas, avizinham-se tempos interessantes.
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10