Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1830 em: Abril 09, 2024, 08:55:44 pm »
Existem vários valores associados a esses dois AOR.

Aqui 159 milhões de euros pelo primeiro, 300 milhões de dólares pelos dois:
https://alchetron.com/INS-Shakti-(A57)

De qualquer maneira, agora é esperar para ver os contornos que envolvem os nossos supostos 2 AOR por construir. 50 milhões por cada um é apertado, mas fica a dúvida se é só o navio, e zero equipamento (ou apenas equipamento base). Mas neste momento nem sabemos onde será construído.

Vai ser mais um concurso sem propostas, cheira-me...

Pode ser que a Damen...  ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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sivispacem

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1831 em: Abril 09, 2024, 09:48:18 pm »
Existem vários valores associados a esses dois AOR.

Aqui 159 milhões de euros pelo primeiro, 300 milhões de dólares pelos dois:
https://alchetron.com/INS-Shakti-(A57)

De qualquer maneira, agora é esperar para ver os contornos que envolvem os nossos supostos 2 AOR por construir. 50 milhões por cada um é apertado, mas fica a dúvida se é só o navio, e zero equipamento (ou apenas equipamento base). Mas neste momento nem sabemos onde será construído.

Vai ser mais um concurso sem propostas, cheira-me...

Pode ser que a Damen...  ::)

Se isso acontecer bem lhe podem começar a chamar "Santa Damen".....  ;D
Cumprimentos,
 

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dc

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1832 em: Abril 09, 2024, 10:27:13 pm »
Só deve dar para um estaleiro de "terceiro mundo" em termos de custo de mão-de-obra. Mas nunca se sabe.
Os AORs novos feitos na Europa, grandes é verdade, mas continuam a ser apenas AORs, andam a custar 400 milhões...
 

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NVF

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1833 em: Abril 10, 2024, 12:40:20 am »
Pelo que percebi, os 139 milhões foram só para o primeiro AOR, o segundo foi opção e deve ter tido um custo semelhante.

Citar

The contract, worth about 139 million euro includes a second vessel

Mas pronto é a wikipedia

Citar
The contract, worth about 139 million euro includes a second vessel under an option clause which was signed in March 2009./quote]

Se é opção, o custo não está, obviamente, incluído no preço inicial. Por essa ordem de ideias, o sexto ká-cê vinha de borla. Andas a prestar muita atenção ao gripas e depois dá nisto.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1834 em: Abril 10, 2024, 07:19:13 am »
Pelo que percebi, os 139 milhões foram só para o primeiro AOR, o segundo foi opção e deve ter tido um custo semelhante.

Citar

The contract, worth about 139 million euro includes a second vessel

Mas pronto é a wikipedia

Citar
The contract, worth about 139 million euro includes a second vessel under an option clause which was signed in March 2009./quote]

Se é opção, o custo não está, obviamente, incluído no preço inicial. Por essa ordem de ideias, o sexto ká-cê vinha de borla. Andas a prestar muita atenção ao gripas e depois dá nisto.  :mrgreen:

Mil perdões  :-X  :'(
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1835 em: Abril 10, 2024, 10:36:44 am »
A melhor maneira de nada fazer e ir arrastando é fazer concursos que a partida não tenham condições para alguém concorrer
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1836 em: Abril 10, 2024, 11:48:34 am »
Mas o concurso já terminou? Vocês já estão a mandar abaixo o mesmo e ainda nem sequer passou o tempo do concurso.

É pouco dinheiro? Faz-se outro com um reforço do orçamento como se fez para o D. João II.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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PTWolf

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1837 em: Abril 10, 2024, 10:15:21 pm »
Mas o concurso já terminou? Vocês já estão a mandar abaixo o mesmo e ainda nem sequer passou o tempo do concurso.

É pouco dinheiro? Faz-se outro com um reforço do orçamento como se fez para o D. João II.

O D.João II tem comparticipação da UE, o que reduz bastante os custos. O Reabastecedor também?
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1838 em: Abril 11, 2024, 02:34:37 pm »
Mas o concurso já terminou? Vocês já estão a mandar abaixo o mesmo e ainda nem sequer passou o tempo do concurso.

É pouco dinheiro? Faz-se outro com um reforço do orçamento como se fez para o D. João II.

O D.João II tem comparticipação da UE, o que reduz bastante os custos. O Reabastecedor também?

Citar
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 94,5 milhões de euros, a que se somam 37,5 milhões de investimento do Estado, o navio da República Portuguesa (NRP) D. João II deverá ser entregue à Marinha no segundo semestre de 2026.

94,5 + 37,5 = 132 milhões de euros

O concurso original era de apenas 100 milhões, ou seja houve um reforço de 32 milhões de euros.

O Reabastecedor será inteiramente financiado pelo Estado Português, a haver necessidade de aumentar o orçamento será sempre o Estado.
« Última modificação: Abril 11, 2024, 02:35:52 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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mafets

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1839 em: Abril 11, 2024, 04:53:33 pm »
Mas são precisos 2 reabastecedores? Tenho ideia que mesmo com muitas mais fragatas e corvetas a Marinha sempre teve um.  ::)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_navios_da_Marinha_Portuguesa_por_n%C3%BAmero_de_amura





Saudações

P.S. Com 50 milenas já se compravam as Marlin e os Seawatcher.



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1840 em: Abril 11, 2024, 04:57:56 pm »
A ideia de ter 2 reabastecedores é boa, pela questão da disponibilidade 365 dias/ano, e da rotatividade em missão.

O problema é que ainda existem dúvidas quanto aos custos dessa opção, continuamos a ter uma frota de superfície (a tal que é suposto ser reabastecida pelos ditos navios) de pequeníssima dimensão e militarmente insignificante, e ainda queremos mais navios logísticos para ajudar na festa, sendo que nós passaríamos a ter um rácio de 1 navio logístico (PNM, 2 AORs e 1 LPD) por cada fragata, o que não acontece em mais nenhuma Marinha Ocidental.
 
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dc

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1841 em: Abril 11, 2024, 07:36:10 pm »
2 não garante disponobilidade 365 dias/ano.

Garante, desde que o Alfeite tenha condições (do estaleiro e de pessoal) para conseguir manter os navios a tempo e horas.

Para não conseguir ter durante 365 dias/ano pelo menos 1 dos navios disponível para missão, era preciso um descalabro a nível do planeamento.

Quanto a "exageros", não esquecer aquilo que foi recentemente colocado aqui como "em cima da mesa";
5 KC-390 + uns quantos A-400 ex-espanhois (para sermos "estratégicos").

Aviões e navios são coisas bastante diferentes, a começar desde logo pelo pessoal necessário para ambos funcionarem. Uma frota aérea de transporte pode, sem sombra de dúvida, ser exagerada, mas quando a ideia passaria por passar de 5 KC-390 + 4 C-130 modernizados, para 5 KC + 2/3 A-400, até fazia sentido.

No caso da Marinha, é passar de zero logísticos (1 se ainda contarmos com o Bérrio só para a estatística), para 4, sabendo que este ramo tem uma falta crítica de pessoal, à qual acresce a falta de escoltas para permitir que todos estes logísticos se mantenham a flutuar.

Se comprar uma aeronave maior que o KC-390 para despachar os C-130 de vez, implicasse uma redução no número de F-16, aí creio que ninguém apoiaria tal ideia. Já na Marinha, o historial tem sido algo do género "temos que ter LPD, nem que para isso se reduza no número de fragatas".
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1842 em: Abril 11, 2024, 10:56:25 pm »
Mas qual regra de 3. Os AORs portugueses tipicamente ficam a maior parte do tempo atracados, portanto com o planeamento bem feito, é altamente improvável que, navios relativamente simples (e consequentemente de fácil manutenção, quando comparados com uma fragata) como estes dois, não consigam ter a manutenção intercalada de forma a garantir que um deles esteja sempre disponível ao longo do ano. Pode haver excepções aqui ou ali, mas de resto.

Quanto ao "abastecimento assegurado" não é assim que as coisas funcionam. A NATO continua a precisar de AORs, até porque manter uma força tarefa a sério no mar, obriga a que haja muitos navios disponíveis para esse fim, em constante rotação. Se considerarmos que é bem possível que sejam criadas várias forças tarefas, vemos que é preciso ainda mais navios.

É também uma questão básica, de uma Marinha que se quer "oceânica" ter capacidade de sustentar logisticamente a sua frota. Isto de ter FA em que apenas se tem o básico para missões NATO é uma ideia terrível.
 
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JohnM

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1843 em: Abril 12, 2024, 07:59:11 pm »
Mas qual regra de 3. Os AORs portugueses tipicamente ficam a maior parte do tempo atracados, portanto com o planeamento bem feito, é altamente improvável que, navios relativamente simples (e consequentemente de fácil manutenção, quando comparados com uma fragata) como estes dois, não consigam ter a manutenção intercalada de forma a garantir que um deles esteja sempre disponível ao longo do ano. Pode haver excepções aqui ou ali, mas de resto.

Quanto ao "abastecimento assegurado" não é assim que as coisas funcionam. A NATO continua a precisar de AORs, até porque manter uma força tarefa a sério no mar, obriga a que haja muitos navios disponíveis para esse fim, em constante rotação. Se considerarmos que é bem possível que sejam criadas várias forças tarefas, vemos que é preciso ainda mais navios.

É também uma questão básica, de uma Marinha que se quer "oceânica" ter capacidade de sustentar logisticamente a sua frota. Isto de ter FA em que apenas se tem o básico para missões NATO é uma ideia terrível.

O dc tem que escolher:

- é    "...a maior parte do tempo atracados..."

- ou é    "...em constante rotação... é preciso ainda mais navios"

Se quisermos ter um "constantemente" destacado, com navios nacionais ou a apoiar aliados, seriam necessários 3.
A regra de 3 diz que um está em missão, um está em treino e de prontidão e um está em manutenção. Com dois navios, cada um está em missão ou disponível 8 meses por ano, pelo que há 16 meses/ano de prontidão total, ou seja há sempre pelo menos um em prontidão ou em missão, e quatro meses por anos estão ambos. Dois reabastecedores chegam, especialmente porque por esse preço vão ser de standard civil, e com muito pouca necessidade de manutenção, por comparação com navios contruídos com especificações militares.
 
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Visitante123

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1844 em: Abril 12, 2024, 08:01:09 pm »
Podemos todos concordar que dois dão mais tempo de prontidão do que um?
 
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