Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1725 em: Janeiro 11, 2024, 07:37:26 pm »
A capacidade de transporte dos navios não me preocupa minimamente, porque mesmo que sejam ligeiramente inferiores ao Bérrio, serão dois navios em vez de um, o que é um salto gigante (a se realizar). Preocupa-me mais a parte "oceânica".
Porquê? Um navio com 140m e mais de 10000 tons de deslocamento tem algum problema? O Bérrio e os restantes Rover alguma vez tiveram problemas com sea keeping? Que eu saiba, não, mas posso estar errado…

O Berrio até esteve na guerra das Falkland portanto não deve ser por aí
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1726 em: Janeiro 11, 2024, 07:38:41 pm »
A capacidade de transporte dos navios não me preocupa minimamente, porque mesmo que sejam ligeiramente inferiores ao Bérrio, serão dois navios em vez de um, o que é um salto gigante (a se realizar). Preocupa-me mais a parte "oceânica".
Porquê? Um navio com 140m e mais de 10000 tons de deslocamento tem algum problema? O Bérrio e os restantes Rover alguma vez tiveram problemas com sea keeping? Que eu saiba, não, mas posso estar errado…

A mim só me preocupa serem mais baratos que um NPO
Como diz o ditado, que também se adequa ao mundo Naval: “na aviação não há almoços grátis” 
Alguma coisa fica comprometida..
Também acho muita (ou pouca?) "fruta", mas normalmente, nestes contratos o custo cobre apenas a construção. Tudo o que é sensores é contratado à parte. Já assim está a ser no contrato dos NPO... E não me admirava que o padrão de construção fosse civil e não militar, o que embaratece ainda mais, porque não tens que te preocupar com compartimentos estanques e combate a incêndios, por exemplo… a ver vamos, como dizia o ceguinho…

A mim não me chocava nada que esses navios fossem inclusive operados por civis, tal como faz a USNavy em que a frota logística e operada em grande parte por civis…. Resolve parte das preocupações com o recrutamento porque elimina as obrigações da vida militar de grande parte das guarnições..

A Royal Navy faz o mesmo
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1727 em: Janeiro 11, 2024, 08:10:05 pm »
O MS Maverick do Canadá é um navio civil reconvertido e também tem tripulação civil se não me engano
 

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nelson38899

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1728 em: Janeiro 11, 2024, 09:12:10 pm »
E o substituto do Bérrio é o proprio Bérrio:

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1729 em: Janeiro 12, 2024, 12:05:16 am »
Recordo que um ex-CEMA -- talvez o Hidrográfico -- aqui há uns bons anos atrás referiu numa entrevista que o AOR ideal para a Marinha teria um deslocamento na ordem das 15,000 toneladas. Os nossos aliados andam há 20 anos a adquirir AORs entre 20,000 e as 40,000 toneladas.

Estes novos AORs são extremamente limitados; efectuam uns quatro UNREP e têm que voltar a "casa". Devem ter sido pensados para missões domésticas. O único aspecto positivo é serem dois.
« Última modificação: Janeiro 12, 2024, 01:14:19 am por NVF »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1730 em: Janeiro 12, 2024, 12:21:53 am »
Recordo que um ex-CEMA -- talvez o Hidrográfico -- aqui há uns bons anos atrás referiu numa entrevista que o AOR ideal para a Marinha teria um deslocamento na ordem as 15,000 toneladas. Os nossos aliados andam há 20 anos a adquirir AORs entre 20,000 e as 40,000 toneladas. E

Estes novos AORs são extremamente limitados; efectuam uns quatro UNREP e têm que voltar a "casa". Devem ter sido pensados para missões domésticas. O único aspecto positivo é serem dois.

Não estás a compreender a estratégia!
Quando um for necessário….
saem  os dois…. O reabastecedor de esquadra e o reabastecedor do reabastecedor de esquadra… :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1731 em: Janeiro 12, 2024, 01:15:01 am »
É a estratégia Ká-Cê em acção.
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1732 em: Janeiro 12, 2024, 07:18:59 am »
Entre isso e nada...
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1733 em: Janeiro 12, 2024, 11:07:46 am »
Eu juro que não percebo o pessoal!

Tínhamos o Bérrio, o pessoal dizia que era velho. Depois abateram-no ao serviço, o pessoal disse que a Marinha ia deixar de ser uma "Marinha azul". Depois o CEMA quis recuperar o Bérrio, o pessoal achou mal porque já estava velho (parte 2). Após a Marinha ter verificado que o dito navio era irrecuperável, o pessoal disse que isso era esperado. Depois o CEMA disse que queria 2 Navios Reabastecedores, o pessoal começou a procurar toda uma série de navios em segunda mão, todos eles com anos e anos de uso, outros acharam que era peta. Agora ele revelou um pouco e mostrou o que estava em cima da mesa, o pessoal ficou logo todo animado e houve até quem tenha conseguido identificar a possível origem dos navios. Após isso, toca a atacar os ditos navios porque são muito pequenos.

Coloquei as características tanto do Bérrio como os que a Marinha dispõe dos novos navios, ainda ninguém se dignou a dizer exactamente em que itens estes navios são inferiores ao Bérrio, nem usando números factuais em que medida os mesmos são insuficientes para a Marinha manter 4 Fragatas no mar.

Eu não gosto de emprenhar pelos ouvidos, gosto de números e dados factuais. Por favor, se têm tanta certeza das coisas avancem, mostrem por a + b em que medida isto é insuficiente.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1734 em: Janeiro 12, 2024, 11:12:16 am »
Um resumo do vídeo:

Navios reabastecedores:


Para comparação do navio de maior dimensão com o já abatido ao serviço NRP Bérrio:

Bérrio:



Novo Navio Reabastecedor:





Fonte:


Site "Operacional".
[/quote]

Aqui estão novamente as características dos navios, agora digam lá se serão menos ou mais capazes de transportar sólidos e líquidos do que o Bérrio.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1735 em: Janeiro 12, 2024, 11:26:46 am »
Citar
temos capacidade para transportar 2 milhões e 800 mil litros de combustível nos três tanques centrais no navio.

Os novos Navios Reabastecedores vão poder levar mais combustível do que isso.
Nos sólidos também têm mais área e podem transportar mais toneladas que o Bérrio.

Citar
sendo o “Bérrio” um navio de casco simples, e havendo regiões onde há a obrigatoriedade destes navios disporem de duplo-casco, assim podemos continuar a navegar…“

Os novos Navios Reabastecedores terão que ser de duplo-casco já que isso é atualmente obrigatório.


7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1736 em: Janeiro 12, 2024, 11:58:18 am »



Deixo aqui os meus cinco tostões de comentário sobre a questão do Bérrio.

O Bérrio, era um navio reabastecedor, que essencialmente era um petroleiro. Um navio pensado para transportar combustível e reabastecer os navios de uma "task force" que não tinham grande autonomia. Essa sempre foi uma das apostas da Royal Navy como de qualquer marinha que se preze.
Os navios com menos autonomia, e que precisam atingir velocidade máxima de combate, vão precisar de muito combustível.

Um navio que tem uma autonomia para 12.000 km à velocidade de cruzeiro de 18 nós (que já é muito boa) pode gastar dez vezes mais à velocidade de 30 nós, que pode ter que atingir em situações de combate.


No caso português porém o Bérrio podia transportar outro tipo de víveres, e essa capacidade era importante, embora pelo que sei, a maior capacidade do Bérrio servia de relativamente pouco, já que não se podem guardar pernas de porco nos depósitos de gasoleo.

Estou de acordo, com a tese de que dois navios mais pequenos, com muito menos capacidade para transportar combustível, mas com muito mais capacidade para transportar toda a parafernália de equipamentos, munições e combustível que são necessários para qualquer navio, é uma mais valia muito grande.

Ou seja:
Não podemos confundir um navio tanque (essencialmente um petroleiro de esquadra) com um navio reabastecedor, capaz de transportar uma muito maior variedade de items.

Em termos de logística isso é uma vantagem que daria para encher vários posts...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1737 em: Janeiro 12, 2024, 12:39:26 pm »
Desculpem a pergunta, mas como é que 3520 m3 (mais uns pós) de transporte de combustiveis liquidos nos novos navios (cada) é menos do que 2800m3 do Bérrio?
« Última modificação: Janeiro 12, 2024, 12:41:50 pm por Bubas »
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1738 em: Janeiro 12, 2024, 01:09:16 pm »
Desculpem a pergunta, mas como é que 3520 m3 (mais uns pós) de transporte de combustiveis liquidos nos novos navios (cada) é menos do que 2800m3 do Bérrio?

É a sua estreia no FD, bem vindo ! A sua pergunta é muito interessante, também estou curioso.

Aqui vai encontrar ideias e sujeitos (quase todos civis)  com alto grau de criatividade, comece a habituar-se  :)

 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1739 em: Janeiro 12, 2024, 03:29:27 pm »
Eu juro que não percebo o pessoal!

Tínhamos o Bérrio, o pessoal dizia que era velho. Depois abateram-no ao serviço, o pessoal disse que a Marinha ia deixar de ser uma "Marinha azul". Depois o CEMA quis recuperar o Bérrio, o pessoal achou mal porque já estava velho (parte 2). Após a Marinha ter verificado que o dito navio era irrecuperável, o pessoal disse que isso era esperado. Depois o CEMA disse que queria 2 Navios Reabastecedores, o pessoal começou a procurar toda uma série de navios em segunda mão, todos eles com anos e anos de uso, outros acharam que era peta. Agora ele revelou um pouco e mostrou o que estava em cima da mesa, o pessoal ficou logo todo animado e houve até quem tenha conseguido identificar a possível origem dos navios. Após isso, toca a atacar os ditos navios porque são muito pequenos.

Coloquei as características tanto do Bérrio como os que a Marinha dispõe dos novos navios, ainda ninguém se dignou a dizer exactamente em que itens estes navios são inferiores ao Bérrio, nem usando números factuais em que medida os mesmos são insuficientes para a Marinha manter 4 Fragatas no mar.

Eu não gosto de emprenhar pelos ouvidos, gosto de números e dados factuais. Por favor, se têm tanta certeza das coisas avancem, mostrem por a + b em que medida isto é insuficiente.

Isto de vez em quando parece o Fórum da Má Língua. O pessoal deixa a sua insatisfação com uma questão, uma pessoa ou um governo toldar todos os tópicos do fórum . Nunca nada está bem.
 
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