Sector Automóvel

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Re: Sector Automóvel
« Responder #180 em: Junho 12, 2024, 07:08:14 pm »
Volkswagen desvia milhões dos elétricos para motores de combustão

Um terço do investimento do Grupo Volkswagen para a digitalização e eletrificação será desviado para a renovação dos motores de combustão.

11.06.2024, 11:55

(...)

Eletrificação total mais distante

É cada vez mais óbvio que os fabricantes de automóveis estão a reavaliar as suas estratégias. Das marcas generalistas às marcas de luxo.

A Bugatti já pondera montar postos de abastecimento de combustível sintético na casa dos seus clientes. A Lamborghini também vê futuro nos motores de combustão desde que com combustíveis sintéticos. Neste em particular, uma das marcas mais ativas é a Porsche que continua a produzir e desenvolver e-fuels no Chile. A Ford já não acredita que poderá ser 100% elétrica até 2030 e a Mercedes-Benz está a rever o fim dos seus modelos com motor de combustão.

https://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-grupo-volkswagen-volta-investir-motores-combustao/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #181 em: Julho 10, 2024, 08:31:56 am »
Audi admite fechar fábrica de Bruxelas por baixa na venda das viaturas elétricas

O construtor alemão, filial da Volkswagen, indicou que quer "antecipar a paragem da produção" dos modelos SUV Q8 e-tron na fábrica, que emprega cerca de três mil pessoas.

O construtor automóvel alemão Audi anunciou que tenciona encerrar a sua fábrica de viaturas elétricas em Bruxelas, devido a uma "descida mundial" da procura por estes veículos topo de gama.

O construtor, filial da Volkswagen, indicou que quer "antecipar a paragem da produção" dos modelos SUV Q8 e-tron na fábrica, que emprega cerca de três mil pessoas.

Enquanto procura "soluções para a fábrica" de Bruxelas, o construtor não deixa de admitir que entre aquelas pode estar "uma cessação de atividades, se nenhuma alternativa for encontrada", indicou em comunicado.

A Audi invocou uma "baixa global das encomendas dos clientes no segmento das viaturas elétricas de luxo" para justificar a decisão.

Depois de terem investido massivamente nos veículos elétricos nos últimos anos, os construtores automóveis foram afetados pelo arrefecimento da procura no setor.

A Volkswagen, cujas 10 marcas incluem Porsche, Seat e Skoda, declarou que o fecho da fábrica de Bruxelas, ou a procura de outra utilização para ela, bem como outras despesas imprevistas, teriam um impacto de 2,6 mil milhões de euros no exercício de 2024.

https://amp.sicnoticias.pt/mundo/2024-07-09-audi-admite-fechar-fabrica-de-bruxelas-por-baixa-na-venda-das-viaturas-eletricas-0502d782
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Re: Sector Automóvel
« Responder #182 em: Julho 10, 2024, 07:42:04 pm »
 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #183 em: Julho 23, 2024, 11:25:15 am »
Stellantis inicia produção de Fiat elétrico na Sérvia


 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #184 em: Agosto 01, 2024, 01:40:05 pm »
Fiat Grande Panda será o primeiro automóvel elétrico produzido em série na Sérvia


 

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Viajante

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Re: Sector Automóvel
« Responder #185 em: Agosto 16, 2024, 11:03:15 am »
A grande divergência entre China e Europa sobre os carros elétricos



Com a China decolando e a Europa estagnada, o primeiro semestre de 2024 marcou uma divergência crescente entre a trajetória de vendas de carros elétricos e híbridos recarregáveis entre os dois mercados.

Na Europa, esses modelos foram responsáveis por apenas 20,5% dos carros vendidos em junho, uma queda em relação ao ano anterior, enquanto na China os carros elétricos e híbridos recarregáveis tiveram um forte crescimento.

Em julho, sua participação no mercado chinês ultrapassou a marca de 50%, em comparação com 36% no ano anterior.

“Dominados pelos ocidentais nos carros a combustão, os chineses queriam ser dominantes nos carros elétricos. Isso está aparecendo mês a mês”, disse Bernard Jullien, economista da Universidade de Bordeaux.

Ao contrário dos fabricantes europeus, muitos produtores chineses já nasceram com carros elétricos.

“Para eles, o carro elétrico não é uma bola e uma corrente a serem arrastadas por motivos regulatórios”, mas ‘o fruto de todo um arsenal de medidas tomadas pelo governo chinês’, explicou Tommaso Pardi, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França.

Enquanto isso, “os fabricantes ocidentais devem se dividir entre a produção a combustão, que ainda é lucrativa, e o desenvolvimento de carros elétricos, que ainda não é lucrativo”, acrescentou Pardi.

Em 2023, a China foi responsável por 60% dos novos veículos elétricos registrados em todo o mundo, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE).

Pequim construiu um poderoso setor de baterias elétricas, seguindo o exemplo de sua gigante BYD, que fornece para a Tesla, BMW e Audi.

“O acesso dos fabricantes chineses a essas baterias a preços mais baixos do que os dos fabricantes ocidentais reduz significativamente o custo dos veículos”, explicou Pardi.

Essa vantagem permitiu que os fabricantes chineses entrassem no mercado “com veículos mais baratos projetados para uso urbano”, observou Jullien.

A AIE estimou em abril que 65% dos veículos elétricos vendidos na China já eram mais baratos do que seus equivalentes a combustão.

Por outro lado, na Europa, o preço dos carros elétricos continua alto e suas vendas estão relacionadas a subsídios ou incentivos de compra.

A Alemanha registrou uma queda anual de 36,8% nas vendas de modelos 100% elétricos, a sexta consecutiva desde que o governo acabou com os incentivos para sua compra.

Na China, os generosos subsídios à compra permitiram o crescimento das vendas.

O mercado chinês agora parece ter atingido uma certa maturidade. “A demanda é muito bem acompanhada pela oferta. É um mercado que não é mais totalmente subsidiado e artificial, ele se tornou um mercado natural”, disse Pardi.

A União Europeia, disse Pardi, está presa entre imperativos ecológicos, com a futura proibição de novos carros térmicos a partir de 2035, e demandas industriais e econômicas, enfrentando uma China pronta para exportar sua frota de veículos.

Para ganhar tempo, Bruxelas anunciou em julho taxas alfandegárias adicionais temporárias de até 38% sobre as importações de carros elétricos chineses.

Em resposta, a China entrou com um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC).

https://www.swissinfo.ch/por/a-grande-diverg%C3%AAncia-entre-china-e-europa-sobre-os-carros-el%C3%A9tricos/86895051

Quem vai comprar um carro, depara-se com um grande dilema, que carro vai comprar? 100% Eléctrico? Híbrido? Ou de combustão, diesel ou gasolina?
Como tenho de adquirir um carro novo e com mais lugares, fui investigar o que existe no mercado.....
100% eléctrico foi a minha escolha, mas...... o mais barato de 7 lugares é o Mercedes EQB 250+ de 60.000€!!!!! Apesar de poder deduzir o IVA (12.000€), o carro ainda fica em 48.000€. Pergunto pela garantia das baterias, que é de 8 anos, e quanto custam substituír, ao que o vendedor meio relutante confessa que se tiver de substituír todas, o custo é de 28.000€!!!!!!
Começo a fazer contas para o pior cenário, que é substituír as baterias daqui a 8 anos e...... dá um custo mensal de quase 300€ só para as baterias!!!!! E o carro continua a precisar de pneus, calços........ além de que a autonomia está sempre em queda desde que adquirimos o carro.......
Eu não consigo perceber a racionalidade de tal carro!!!! Só se fosse para ser "amigo" do ambiente!!!!!!

Híbridos também tive de descartar porque são todos híbridos a gasolina e são poucos (as baterias roubam espaço para os 7 lugares), e eu dou-me muito mal com carros a gasolina. Tanta gente fala as maravilhas de um carro a gasolina e dos consumos baixos actuais e...... eu não consigo andar com nenhum que baixe o consumo para menos de 10 litros aos 100km!!!!! E o normal é rondar os 15 litros aos 100km!!!!!

Conclusão, terei de comprar um diesel, que continua a ser a escolha mais racional!!!!!!!
 

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Viajante

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Re: Sector Automóvel
« Responder #186 em: Agosto 17, 2024, 12:19:33 am »
A Chico-espertice da Stellantis pode saír cara! Os accionistas americanos não são investidores passivos, quando alguém os engana com dados martelados e que provoquem perdas quando se descobrirem as aldrabices (igual ao que faz o Governo Português com os gastos na Defesa em percentagem do PIB  :mrgreen: ), os accionistas americanos não perdoam a empresa, por mais poderosa que ela seja!!!!!!

Acionistas processam Stellantis nos EUA. Alegam informação errada sobre "stocks"

Um grupo de pequenos acionistas da Stellantis alega que a empresa revelou um aumento dos "stocks" que foi desmentido na apresentação de resultados do primeiro semestre e que levou as ações a desvalorizar.



Um grupo de pequenos acionistas da gigante automóvel Stellantis - fabricante de carros de marcas como a Citroën, Peugeot e Fiat - processou a empresa nos Estados Unidos.

Os investidores alegam que a companhia praticou fraude ao esconder o aumento dos "stocks" e outras fraquezas, antes de apresentar os resultados do segundo trimestre, que ficaram abaixo do esperado e penalizaram o desempenho em bolsa das suas ações.

Stellantis afunda mais de 19% desde apresentação de contas

A queixa foi entregue num tribunal federal de Manhattan e é descrito que a Stellantis provocou uma subida artificial do preço das ações através de avaliações "demasiado positivas" dos inventários, preços e margem operacional.

Os acionistas alegam que foram surpreendidos a 25 de julho quando a Stellantis divulgou que o lucro operacional ajustado do primeiro semestre caiu 40% para 8,46 mil milhões de euros, abaixo dos 8,85 mil milhões esperados pelos analistas.

"Este processo não tem mérito e a empresa tenciona defender-se vigorosamente", referiu a Stellantis numa declaração vista pela Reuters. É relativamente normal nos Estados Unidos, os acionistas processarem as empresas após quedas inesperadas dos títulos em bolsa.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/acionistas-processam-stellantis-nos-eua-alegam-informacao-errada-sobre-stocks#loadComments

O "aumento de stocks" reconhecido pela Stellantis, traduzido por miúdos significa que está a fabricar mais carros do que o que consegue vender, por isso aumentam os stocks....... só que esta notícia vindo de uma empresa que depende das vendas...... é obviamente negativa!!!!!!
« Última modificação: Agosto 17, 2024, 12:22:21 am por Viajante »
 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #187 em: Agosto 20, 2024, 04:08:17 pm »
UE avança no processo para cobrar mais tarifas sobre veículos elétricos chineses


 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #188 em: Agosto 21, 2024, 03:18:09 pm »
A UE revê tarifas previstas para Tesla feitos na China: que impacto para os preços?


 

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CruzSilva

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Re: Sector Automóvel
« Responder #189 em: Setembro 02, 2024, 04:33:05 pm »
(...)

Conclusão, terei de comprar um diesel, que continua a ser a escolha mais racional!!!!!!!

Não te interessa a gasolina? O combústivel é mais caro que o diesel mas a manutenção do motor é geralmente mais simples e portanto mais barata. Evitas também ter o carro encostado em oficina tantas vezes/tanto tempo.
« Última modificação: Setembro 02, 2024, 04:33:36 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Viajante

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Re: Sector Automóvel
« Responder #190 em: Setembro 03, 2024, 02:44:11 am »
(...)

Conclusão, terei de comprar um diesel, que continua a ser a escolha mais racional!!!!!!!

Não te interessa a gasolina? O combústivel é mais caro que o diesel mas a manutenção do motor é geralmente mais simples e portanto mais barata. Evitas também ter o carro encostado em oficina tantas vezes/tanto tempo.

Boas!
Gasolina está completamente fora de questão (só pondero se saír o Euromilhões e aí talvez compre um Koenigsegg  :mrgreen:
Ou quando estiver apenas eu e a Maria em casa, talvez compre um descapotável de 2 lugares a gasolina  :mrgreen:
Nunca conduzi nenhum carro a gasolina, em percursos pelo Douro (no meu caso com declives de perto de 1000 metros, entre o ponto mais baixo e mais alto), que consiga uma média de consumo inferior a 10 litros ao 100km!!!!!!!
A única excepção foi um carro híbrido sem ser plug-in, o Ford Focus (salvo erro motor 900ccm + pequeno motor eléctrico). Com este carro consegui uma média a baixo dos 10 litros, mas..... eu tenho a certeza que o motor não ía durar muito tempo em esforço contínuo nas subidas (andei com o carro 1 mês)!!!!!!!!

Também experimentei o Volvo XC90 com motor híbrido (gasolina + eléctrico) com mais de 400 cavalos, mas o carro foi uma total desilusão para mim, consumos muito elevados, mal puxei pelo carro o limitador cortou nos 185Km/h e a mais de 140Km/h o carro é instável a conduzir mesmo em linha recta, adorna para a direita e para a esquerda!!!!!!

Carros a gasolina experimentei talvez uma dúzia (exclusivamente a gasolina) e nunca encontrei nenhum que consumisse menos de 10 litros aos 100km!!!!!! Os consumos variaram entre 10,5 a 17 litros aos 100km!!!!!! (carros de aluguer a percorrer cerca de 200km de cada vez).

Carros eléctricos também experimentei e fiquei positivamente surpreendido pelo Kia EV9, uma verdadeira limusina sobre rodas, com muito espaço para tudo (7 lugares que eu procuro), aceleração muito eficaz para um carro de 3,3 toneladas!!!!! Só detestei o preço, 70.000€ não é barato!

Mercedes EQB 250+ é minúsculo e praticamente sem mala! Não se justifica 60.000€ por .... aquilo! Não não apreciei a regeneração quando eu não acelerava (o carro ligava a regeneração e abrandava excessivamente nas rotundas. Ele consegue perceber que estou a chegar às rotundas!!!!

Por fim os diesel, que tenho pessoalmente desde sempre. Tem 2 aspectos que eu valorizo muito, enorme binário para terrenos montanhosos e posso acelerar o que eu quiser que os consumos nunca passam dos 7,5l aos 100km, e normalmente faço médias de 6 a 6,5l.

Acredito que para quem ande em circuitos citadinos um carro a gasolina faça sentido, no meu caso é totalmente desastroso a todos os níveis!!!!!
No meu caso não há nenhum carro a gasolina que fique mais económico que um diesel!!!!!
Mesmo os híbridos fazem consumos muito altos.
 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #191 em: Setembro 03, 2024, 07:34:59 am »
Comprem eléctricos.  Na pior das hipoteses ainda dá para um barbecue
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Re: Sector Automóvel
« Responder #192 em: Setembro 03, 2024, 11:02:04 am »
Venda de automóveis híbridos ultrapassa a de elétricos


 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #193 em: Setembro 03, 2024, 12:09:36 pm »
Comprem eléctricos.  Na pior das hipoteses ainda dá para um barbecue

 :mrgreen:

Mas olhe que a condução dos eléctricos é excelente. Também não sei se estudou física e as leis da conservação do momento linear...... agora aplique essa lei numa colisão com um carro eléctrico que pesa 2,5 toneladas ou até mais (o Kia EV9 ultrapassa as 3 toneladas), veja bem a desaceleração que o desgraçado que estiver num Opel Corsa sofre no embate!!!!!

Mas também é verdade que se resultar um incêndio no carro eléctrico, não sei se quem estiver lá dentro consegue escapar! Basta 1 célula ser perfurada e as próprias baterias geram oxigénio para a ignição!!!! Ou uma infiltração de água para o compartimento das baterias, ou o simples calor excessivo a carregar as mesmas!!!!!

Uma coisa eu sei, na minha garagem não entra um eléctrico!
O Caso do EQB, que custa 60.000€ já com iva, se alguém precisar de substituír as baterias (basta que empene o chassis do carro), são logo 28.000€!!!!! Metade do valor do carro!!!!!
 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #194 em: Setembro 03, 2024, 05:08:04 pm »
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