ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: nelson38899 em Janeiro 23, 2014, 09:55:35 am

Título: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 23, 2014, 09:55:35 am
Citar
Falar Global
Exército português pode vir a ter uma tropa de elite no ciberespaço

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/multimedia/videogaleria/exercito-portugues-pode-vir-a-ter-uma-tropa-de-elite-no-ciberespaco (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/multimedia/videogaleria/exercito-portugues-pode-vir-a-ter-uma-tropa-de-elite-no-ciberespaco)
Título: Re: Ciber defesa
Enviado por: Camuflage em Janeiro 25, 2014, 01:49:06 am
O país tem nos seus sectores de estado maus informáticos, formatados apenas para seguir alguns procedimentos ou muito antiquados, na PJ a divisão informática também precisa de gente especializada, e vão agora criar uma unidade de ciberguerra no exercito? lol Porquê exercito e não "forças armadas"? Vão buscar os meios onde? Há $ para pagar? Vão ser mais uns em regime de contrato/voluntariado? E que conhecimentos reune a chefia dos mesmos? Vão recrutar apenas engenheiros ou vão recrutar os melhores para o trabalho que se propõe? Será esta uma unidade para fazer realmente ciberguerra ou mais um quintal?
Título: Re: Ciber defesa
Enviado por: saojorgexercito em Janeiro 25, 2014, 10:50:27 am
Citação de: "Camuflage"
O país tem nos seus sectores de estado maus informátidos, formatados apenas para seguir alguns procedimentos ou muito antiquados, na PJ a divisão informática também precisa de gente especializada, e vão agora criar uma unidade de ciberguerra no exercito? lol Porquê exercito e não "forças armadas"? Vão buscar os meios onde? Há $ para pagar? Vão ser mais uns em regime de contrato/voluntariado? E que conhecimentos reune a chefia dos mesmos? Vão recrutar apenas engenheiros ou vão recrutar os melhores para o trabalho que se propõe? Será esta uma unidade para fazer realmente ciberguerra ou mais um quintal?

Caro Camuflage a reportagem tem um titulo errado. Só a visualização da mesma esclarece de facto o conteudo do assunto. Aconselho pois a ver o dita reportagem antes de começar a malhar no exército.
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: nelson38899 em Abril 30, 2014, 05:11:21 pm
Citar
Está a decorrer, em toda a Europa, o terceiro e maior exercício cibernético - Cyber Europe 2014 - organizado de dois em dois anos pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) em colaboração com os Estados-Membros da União Europeia (UE) e da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA).

Trata-se de um exercício prático que conta com a participação de cerca de 200 organizações e 400 profissionais de segurança no ciberespaço da Europa, os quais unem forças para contrariarem um enorme ataque cibernético simulado. O exercício de 2014, que cresceu consideravelmente em termos de âmbito, escala e complexidade face aos de 2010 e 2012, constitui um marco importante nos esforços para reforçar a cooperação para crises cibernéticas e a capacidade de preparação e de resposta na Europa.

O Cyber Europe 2014 visa:    

testar os atuais procedimentos e mecanismos de cooperação normalizados para gestão de crises cibernéticas na Europa;
 
melhorar capacidades ao nível dos Estados;
 
desenvolver a cooperação existente entre os sectores público e privado;
 
analisar os procedimentos de escalonamento entre os níveis de tomada de decisão (técnico, operacional e estratégico);
 
compreender a ligação com a comunicação ao público.
Portugal através de diversas organizações públicas e privadas, entre as quais operadores de comunicações eletrónicas, está, com a promoção da ANACOM, a participar ativamente no exercício, que irá desenvolver-se em várias fases ao longo do corrente ano. Neste momento decorre a fase mais técnica, na qual os participantes são chamados a resolver diversos incidentes cibernéticos semelhantes a situações reais.

Mais informação:
Biggest EU cyber security exercise to date: Cyber Europe 2014 taking place today

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1209252
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: HSMW em Novembro 19, 2014, 07:44:38 pm
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: HSMW em Abril 11, 2015, 01:07:28 am
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: HSMW em Junho 10, 2015, 09:22:02 pm
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: HSMW em Julho 01, 2016, 07:14:39 pm
Um concurso da DARPA.
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: HSMW em Janeiro 06, 2017, 08:05:49 pm
NATO funds cyber defence programme for Ukraine
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: ARIES em Junho 02, 2017, 10:06:15 pm
Belgium, Sweden join NATO cyber defense hub; Bulgaria, Portugal on deck
http://fifthdomain.com/2017/06/02/belgium-sweden-join-nato-cyber-defense-hub-bulgaria-portugal-on-deck/
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: HSMW em Julho 14, 2017, 10:13:56 am
Portugal: Criado Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço

A onda de ataques que se têm registado nos último anos têm levado os países a repensar as políticas ao nível da segurança do Ciberespaço.

Portugal já tem um Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), mas agora foi criado pelo Governo um Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço que terá representantes do próprio CNSC, Polícia Judiciária, Ministério da Defesa, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, entre outras entidades.
Foi aprovada a criação do grupo de projeto denominado «Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço», cuja missão é a de assegurar a coordenação político-estratégica para a segurança do ciberespaço e o controlo da execução da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço e da respetiva revisão, segundo pode ler-se no comunicado do Governo desta quinta-feira.

Segundo a informação, “Este grupo de projeto, que funciona na dependência do Primeiro-Ministro ou do membro do Governo em quem aquele delegar, vem garantir uma abordagem transversal e integradora das várias sensibilidades, necessidades e capacidades dos diversos setores com intervenção no âmbito da segurança do ciberespaço nacional”.

A Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço tem como propósito garantir a proteção e a defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação, e potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte de todos os cidadãos, das empresas e das entidades públicas e privadas.

Via Comunicado do Conselho de Ministros de 13/07/2017


https://pplware.sapo.pt/informacao/portugal-vai-ter-conselho-superior-coordenar-ciberespaco/
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: perdadetempo em Julho 14, 2017, 07:46:13 pm
Citar
O país tem nos seus sectores de estado maus informáticos, formatados apenas para seguir alguns procedimentos ou muito antiquados,

Algum sector ou ministério em concreto? que eu me lembre que quem estava pior era a Segurança Social, aliás foram os que tiveram mais problemas durante o bug do milénio, e as Finanças eram o sector melhor apetrechado. De qualquer maneira a maior parte do sector público é apoiado por contractos com empresas de informática, pois o problema não é tanto maus técnicos mas a falta de técnicos. O que reparei no sector publico é chefias ou com propensão para fugirem com o rabo à seringa ou a tomar decisões sobre assuntos sobre os quais têm um desconhecimento absoluto, até porque são tudo menos técnico da área de informática. Mas nisso não estão sozinhos existe muita boa empresa portuguesa com o mesmo problema.

E para provar que não estamos sós...
https://theloadstar.co.uk/cyber-attack-still-haunting-maersk-struggles-recapture-volumes/ (https://theloadstar.co.uk/cyber-attack-still-haunting-maersk-struggles-recapture-volumes/)

Cumprimentos,

PS: vai ser interessante descobrir se o Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, vai servir para alguma coisa de útil, ou se vai servir unicamente para parquear um outro professor em acumulação de funções dois ou três políticos e mais umas quantas "autoridades" civis ou militares,   cuja função seja aparecerem nas notícias quando estoirar alguma bronca.
Título: Re: Ciber Defesa
Enviado por: Get_It em Julho 14, 2017, 07:49:20 pm
PS: vai ser interessante descobrir se o Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, vai servir para alguma coisa de útil, ou se vai servir unicamente para parquear um outro professor em acumulação de funções dois ou três políticos e mais umas quantas "autoridades" civis ou militares,   cuja função seja aparecerem nas notícias quando estoirar alguma bronca.
Isto tudo.  :G-Ok: :snipersmile:

Venha daí o tacho!

Cumprimentos,
Título: Re: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 12, 2018, 10:31:32 pm
treino da tropa tuga!

http://www.infodefensa.com/es/2018/01/11/noticia-portugal-forma-unidades-ciberdefensa-solucion-cyber-range-indra.html
Título: Re: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: HSMW em Janeiro 13, 2018, 01:32:11 am
Foi o exercício Ciber Perseu 2017 que decorreu no final de Novembro.
Teve uma vertente de competição no modo Capture the Flag, baseado em Linux Kali e em que participaram militares portugueses, espanhóis, brasileiros e civis.
Prémios para os 3 primeiros lugares dados pelos patrocinadores do evento. 
(https://d2.alternativeto.net/dist/s/kali-linux_113308_full.png?format=jpg&width=1600&height=1600&mode=min&upscale=false)




Título: Re: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 06, 2023, 12:30:15 pm
A Inovação no Exército - Projeto AMIDA-UT


Título: Re: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 08, 2023, 09:35:01 am
(https://images4.imagebam.com/da/41/6f/MEPZS1F_o.jpg)
Título: Re: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 08, 2023, 08:22:59 pm
(https://images4.imagebam.com/39/77/11/MEQ0DKZ_o.jpg)
Título: Re: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 10, 2023, 08:10:26 pm
Exercício CIBER PERSEU 2023


Título: Re: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: saabGripen em Janeiro 05, 2024, 10:43:05 pm
Ora, vamos lá ver se esta não é apagada...

Hoje, no site da NSPA foi publicado o RFP (Pedido de Propostas) para o projecto com o nome "Tactical Deployable Cyber Defence".

Para encontrar;
https://eportal.nspa.nato.int/eProcurement5G/Opportunities/OpportunitiesList?PreFilter=RFP

Está neste momento na primeira página, daqui a uns dias passará para as páginas seguintes,

Na linha com este nome, devem clicar em;
AHE23007

... e terão acesso a todos os documentos do Concurso.


Trata-se de o fornecimento de dois sistemas móveis de Cibersegurança, montados em dois contentores standard, carregados em camiões

The PRT Army needs to be capable of independently deploying and executing defensive
measures in deployed networks to counter cyber incidents and mitigate their effects. The main deployed
network used by PRT Army is part of the Information and Communications Tactical System (SIC-T), also
known as TDCIS (Tactical Deployable Communication and Information System).

Uma primeira nota:

Há um par de anos atrás, o Exército lançou um concurso idêntico para Cozinhas Móveis.
As especificações técnicas eram tão detalhadas, tão detalhadas, tão detalhadas, tão detalhadas, tão detalhadas, que ninguém concorreu.
Depois foi anulado e repetido, meteu-se o COVID e, sinceramente não faço ideia se o Exército adquiriu as cozinhas ou não.
O Exército é assim.
Com o(s) concurso(s) para Artilharia AA foi a mesma coisa.

Boa sorte com este.
Título: Re: Ciber Defesa no Exército
Enviado por: saabGripen em Abril 01, 2024, 10:08:52 pm
Este concurso chegou ao fim e concorreram 4 empresas.
É interessante notar uma proposta da ASELSAN da Turquia.
Esta ampresa também apresentou uma proposta para a Artilharia AA do EP


AHE23007 TACTICAL DEPLOYABLE CYBER
DEFENCE (TDCD) AND
ASSOCIATED SERVICES

- TECNOBIT SLU INTEGRACION TECNOLOGICA EMPRESARIAL SL    ESP
- THALES EDISOFT PORTUGAL SA    POR
- ASELSAN    TUR
- EVIDEN GERMANY GMBH.    GER