Seguranças privados vão usar SHOTGUN

  • 34 Respostas
  • 19475 Visualizações
*

quinto

  • 11
  • +0/-0
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #15 em: Março 28, 2010, 06:14:35 pm »
Ministério da Administração Interna

Esclarecimento

Uso e porte de arma por elementos de segurança privada não foi alargado

1. A notícia hoje veiculada pelo Diário de Notícias de que o Governo teria autorizado o uso de armas de fogo aos elementos da segurança privada idênticas às das forças de segurança (incluindo shotguns) não tem qualquer fundamento.

2. Desmente-se que as alterações à Lei das Armas e das suas Munições, recentemente publicada (Lei n.º 17/2009, de 6 de Maio), tenha introduzido inovações quanto ao regime de uso e porte de arma por parte de quem exerce a actividade de segurança privada.

3. Mantém-se, pois, em vigor o regime fixado em 2004, pelo Decreto-Lei n.º 35 /2004. No sector de segurança privada o uso de armas não é obrigatório. A lei consagra o princípio da geometria variável, faltando o não-uso ou o uso em condições distintas das previstas para as forças e serviços de segurança. Em 2008, esse regime foi actualizado – de forma consensual – pela Lei nº 38/2008, de 7 de Agosto, que determinou que «o pessoal de vigilância está sujeito ao regime geral de uso e porte de arma, podendo recorrer, designadamente, a aerossóis e armas eléctricas, meios de defesa não letais da classe E, nos termos da Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro», e que reforçou a fiscalização, obrigando as empresas a comunicarem à PSP quais são os vigilantes com uso de arma autorizado.

4. A Lei n.º 38/2008, de 7 de Agosto visou clarificar o uso de armas pelos vigilantes de segurança privada e traçou com maior rigor as condições em que tal pode ocorrer, privilegiando o recurso a armas não letais. Esta matéria foi objecto de um debate aprofundado no Conselho de Segurança Privada e aí foram discutidas as opções do Governo nesta matéria.

5. O regime aplicado à segurança privada resulta de lei especial, que a Lei das Armas não revogou, mantendo-se, portanto, intocáveis as regras que constam da Lei n.º 38/2008, que não permitem o uso indiscriminado de armas de qualquer classe aos elementos da segurança privada.

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Gove ... ivada.aspx
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re:
« Responder #16 em: Março 29, 2010, 09:51:23 pm »
Citação de: "Brave Sir Robin"
Vindo a concretizar-se, será das maiores burradas feitas por este governo. Entre muitas outras...
A shotgun, não é mais que uma arma de munição com projécteis múltiplos. Vocês estão a imaginar um vigilante a fazer uso de uma arma destas, em plena cidade, e no meio de uma multidão, unicamente porque um larápio qualquer se raspou com o guito que ele transportava?????

As caçadeiras não são armas de projecteis multiplos, são armas que disparam uma enormidade de projecteis incluindo alguns de projecteis multiplos.
São bem conhecidas pelas suas qualidades no uso de projecteis unicos, inclusive no uso contra veículos.

Acho que melhor arma não podiam dar aos Seguranças privados. É versatil e facil de usar.


Citação de: "Brave Sir Robin"
As shotguns só dão chatice. Têem um ângulo de disparo muito aberto, e as estimativas de surgirem danos colaterais, são elevadíssimas!
Que sejam utilizadas, meramente, pela polícia e nas questões de ordem pública...

As caçadeiras são armas optimas para defesa e não dão qualquer chatice. Quem dá as chatices são as pessoas.

Caçadeiras não têm angulo nenhum... Nem sei que expressão é essa. O tipo de cartucho que uso juntamente com o comprimento do cano é que faz com que o disparo de projecteis multiplos abra mais ou menos. No entanto uma pessoas que treine com a sua caçadeira consegue inclusive efectuar treino de resgate a refens.
É tudo uma questão de saber usar a arma e as suas qualidades comprovadas.


Pra fechar, acho muito bem que sejam atribuidas armas à segurança privada. Agora têm é que definir bem isso na lei assim como quando é q se pode usar tais meios.
E as empresas deviam ser obrigadas a qualificar os seus Homens no uso da caçadeira. Mas por favor não ponham a os agentes da lei a perderem tempo com isso que eles já têm trabalho que chegue pra fazer.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Re:
« Responder #17 em: Março 29, 2010, 09:58:57 pm »
Citação de: "Brave Sir Robin"
Citação de: "Rui F."
Agora uma pergunta sobre algo que nunca consegui entender: Porque é que uma caçadeira utilizada pela polícia é vulgarmente chamada shotgun mas uma caçadeira usada por um civil já é chamada pelo seu nome em português?
Eu acho que as pessoas vêem muitos filmes americanos, é como chamar "shoppings" aos centros comerciais... Qualquer dia não temos pistolas mas sim handguns e não temos espingardas mas rifles...

Existe alguma diferença...
A caçadeira vulgar, é uma arma (normalmente utilizada para a caça ou pratica de tiro) de canos sobrepostos ou laterais. Utiliza um máximo de duas munições, podendo estas ser disparadas de forma isolada ou em simultâneo.
Já a "shotgun" é uma espingarda-caçadeira semi-automática, com um sistema de carregamento tipo "pump", e com um limite superior no que respeita ao número de munições.
Como pode ver existem diferenças técnicas.
E a utilização do termo "shotgun" não é mais que um estrangeirismo, uma vez que, e não obstante a existência no vernáculo português de palavra/frase equivalente (espingarda-caçadeira semi-automática, com um sistema de carregamento tipo "pump"), esta facilita a rápida identificação do tipo de arma a que nos referimos.

São tudo caçadeiras e mais nada!! nem sei quem inventou tal barbaridade de chamar shotgun ou pior ainda, shot-Gun!!!
Uma caçadeira semi-automática pode ser usada pra caça assim com uma caçadeira com acção "pump", desde que devidamente limitadas aos 3 tiros permitidos na caça. Já pra defesa é quantos couberem no tubo ou carregadores.
Não sei ao que se refer quando diz "espingarda-caçadeira semi-automática, com um sistema de carregamento tipo "pump"" !! essas são as caçadeiras de sistema misto??
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re:
« Responder #18 em: Março 29, 2010, 10:06:22 pm »
Citação de: "Rui F."
Agora uma pergunta sobre algo que nunca consegui entender: Porque é que uma caçadeira utilizada pela polícia é vulgarmente chamada shotgun mas uma caçadeira usada por um civil já é chamada pelo seu nome em português?
Eu acho que as pessoas vêem muitos filmes americanos, é como chamar "shoppings" aos centros comerciais... Qualquer dia não temos pistolas mas sim handguns e não temos espingardas mas rifles...

Vêm mesmo muitos filmes!! É incrivel...
Se calhar, se eu for caçar de Saiga 12 com carregador limitado a 2 tiros eles vão dizer, é pá, aquele senhor caça melhor de shotgun que eu de caçadeira...
Mas se um segurança decidir fazer segurança a uma carrinha de valores com uma caçadeira calibre 20 de canos laterais mais curtos vão dizer, é pá aquela caçadeira é mais levezinha que a minha shotgun e faz menos recuo...

ahahahahah!! esta malta é só rir...

Uma coisa é certa, acho que os bandidos vão começar a ter mais cuidadinho.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #19 em: Março 29, 2010, 11:47:28 pm »
Na minha opinião acho que está tudo muito bem como está.existe muitos vigilantes nas empresas que nem bastão deveriam poder usar...é cada um ás vezes. Existem poucos com o perfil psicológico para empunhar uma arma e se lhes dessem uma caçadeira...não sei não.

Ponto num 1: Num assalto á mão armada os vigilantes têm tido sorte de não serem feridos mortalmente e porque? Porque violência gera violência...se os vigilantes dos transportes de valores tivessem armas e as usassem contra os assaltantes, acredito que iam haver mortes, os vigilantes seriam o alvo mais provável.

ponto num 2: Quem quer assaltar uma carrinha de valores não deixa de a querer assaltar só porque os vigilantes têm caçadeiras, assalta-a na mesma e desta vez com extrema violência e recurso á arma de fogo sem qualquer hesitação, os prejudicados seriam os pobres vigilantes que não querem problemas e só querem chegar a casa depois do trabalho.
 

Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #20 em: Março 30, 2010, 12:44:12 pm »
Para pensar e reflectir...
Porque será que os 2 paises da UE onde existem mais assaltos a carrinhas de transporte de valores, são os mesmos onde as armas de fogo não são utilizadas?? Portugal e Reino Unido.
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #21 em: Abril 01, 2010, 12:02:21 am »
A Lei 5/2006 e as suas alterações não regulamentam todo o “mundo das armas” ( ler o artigo 1 da referida Lei) mas regulamenta as terminologias oficiais (mesmo com algumas lacunas). A referida lei não faz nenhuma referencia a “shotgun” . Nas minhas formações é “espingarda”, porque é essa a designação que a lei 05/2006 lhe dá e “táctica” (acrescento meu) porque serve para fins tácticos.
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1838
  • Recebeu: 668 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +333/-6256
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #22 em: Abril 01, 2010, 04:54:56 pm »
Ía deixar aqui um texto sustentando o meu ponto de vista, mas concluí que não vale a pena. Lembrei-me de antigos camaradas meus, alguns que inclusive já estiveram na Legião e com missões de combate em cima (e não aquela especie de férias das SFOR e KFOR para não falar da UNTAET), grandes operacionais que, por varios motivos, agora estão na Segurança Privada e que sabem mais de armas e do seu uso a dormir, que 99.5% dos efectivos que vegetam nas nossas FS acordados. Mas não, armas fora das FA/FS não. Pobre visão.....
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #23 em: Abril 02, 2010, 01:37:06 pm »
Tambem discordo da designação. De um modo geral nao gosto de inglesismos... a nossa língua é bem rica.

No meu serviço refiro-me sempre a essa arma como a espingarda ... e para os que fingem nao perceber acrescento: táctica, anti-motim, canhangulo, caçadeira.... etc... :)

Mas há termos que me chegam a irritar como: car-jacking, spotters, cannister ...
::..Trafaria..::
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #24 em: Abril 04, 2010, 03:01:56 am »
Nem é pelo Inglesismo, é simplesmente porque a palavra caçadeira já existe à demasiado tempo para se lhe ir chamar outra coisa.
Se fosse uma coisa nova para a qual não existisse palavra percebia-se perfeitamente, agora assim ...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #25 em: Abril 05, 2010, 01:08:30 am »
Caçadeira, é que de certeza que não é o termo indicado.
 

Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #26 em: Abril 05, 2010, 06:51:17 pm »
Citação de: "pxcastro"
Caçadeira, é que de certeza que não é o termo indicado.

De acordo com a minha interpretação da Lei 5/2006, de 23 de Fevereiro, republicada pela Lei 17/2009 em 06 de Maio, a vigorar desde 05 de Junho de 2009, a denominação correcta e de acordo com a alínea ar) do nº 1 do artº 2º, será uma "espingarda"

Simplesmente é que o diz a Lei.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #27 em: Abril 05, 2010, 09:27:21 pm »
Citação de: "pxcastro"
Caçadeira, é que de certeza que não é o termo indicado.

Então porquê?
há mais de uma centena de anos que se lhe chama caçadeira e agora de há 10 anos pra cá decidiram mudar-lhe o nome é ??? ah, se calhar só conhecem caçadeiras de mais de 2 tiros de à 10 anos pra cá !!!

Se lhe quiserem chamar espingarda por causa do termo da lei é aceitável, mas que se vai confundir com todas as outras espingardas como se lhe chamava antes, vai...

Nem sei onde irá parar o nome de espingarda de assalto??? vão deixar de ser as AK47 para ser as AA-12 (ou outro modelo qq de caçadeira automática) !! tá tudo ...
E passamos a chamar carabina de assalto ou carabina automática?? ahahahah
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #28 em: Abril 05, 2010, 09:35:54 pm »
Citação de: "Brave Sir Robin"
... criticar o raio de um nome, usualmente utilizado para denominar uma arma específica, ...

Não é uma arma especifica, é um conjunto de muitos modelos diferentes de armas.
Pra mim Shotgun poderá ser usado à vontade desde que englobe todas as caçadeiras. É essa a tradução. Um Australiano chama Shotgun a um caçadeira só de um cano "calibre" 20 como a uma Pancor Jackhammer.
São ambas caçadeiras, e podem ser usadas tanto pra Caça, Desporto, Defesa, assim como para a Guerra, assim como qualquer arma...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: Seguranças privados vão usar SHOTGUN
« Responder #29 em: Abril 05, 2010, 11:30:49 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "pxcastro"
Caçadeira, é que de certeza que não é o termo indicado.

Então porquê?
há mais de uma centena de anos que se lhe chama caçadeira e agora de há 10 anos pra cá decidiram mudar-lhe o nome é ??? ah, se calhar só conhecem caçadeiras de mais de 2 tiros de à 10 anos pra cá !!!

Se lhe quiserem chamar espingarda por causa do termo da lei é aceitável, mas que se vai confundir com todas as outras espingardas como se lhe chamava antes, vai...

Nem sei onde irá parar o nome de espingarda de assalto??? vão deixar de ser as AK47 para ser as AA-12 (ou outro modelo qq de caçadeira automática) !! tá tudo ...
E passamos a chamar carabina de assalto ou carabina automática?? ahahahah

Não posso fazer nada!