Assalto/Sequestro dependencia BES

  • 67 Respostas
  • 26853 Visualizações
*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #45 em: Agosto 12, 2008, 02:11:46 am »
Citação de: "Trafaria"
Citar
Só me recordo do caso do posto da GNR de Sacavém.
Baleado na cabeça e decapitado.
Sim, também me recordo desse caso e só desse (e não excluo a existência de outros).

Mas acontece que o senhor JLRC enquanto pessoa entendida e versada nestas coisas ao mencionar especificamente “ESQUADRAS” só poderia estar a referir-se à PSP.


Nunca me viu escrever que era entendido e versado, isso é você a desconversar. Limitei-me a dar a minha opinião em resposta à opinião de outro forista. É para isso que existe este e os outros forum, darmos as nossas opiniões. Você tem todo o direito de discordar não pode é impor-me a sua opinião nem querer que eu pense como você. E tem razão, eu como não sou pessoa entendida e versada quando me referi a esquadras estava-me a referir à GNR e à PSP que no fundo executam a mesma função (por isso se fala na sua fusão). Só para os membros de ambas as forças é que existem diferenças, para a maioria dos cidadãos são a mesma coisa, ambas deveriam velar pela nossa segurança e integridade pessoal. Por outro lado também não leu escrito por mim nada a dizer que a polícia fez mal em atirar e desafio-o a mostrar onde eu disse isso. Quando quiser reforçar uma opinião sua não distorça o que foi escrito. Eu só disse que achei muito bem que a ordem de atirar fosse dada pelo ministro, quanto mais não seja para salvaguarda do atirador. Lamento a sua reacção.
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #46 em: Agosto 12, 2008, 03:58:19 pm »
Citação de: "JLRC"
Citação de: "jmg"
Só me recordo do caso do posto da GNR de Sacavém.
Baleado na cabeça e decapitado.

E o de um cigano baleado numa esquadra do Porto. Por acaso foi hoje baleado um miudo de 11 anos.


Também quem é o louco que leva uma criança de 11 anos para um assalto.
Quem é o culpado? O policia ou o pai irresponsável?
Já o disse mais do que uma vez: O criminoso quando sai de casa já com a ideia de praticar um crime já deveria saber ao que se sujeita.
E não me venham depois com coitadinhos foi por desespero e tal.
A criança de 11 anos deveria estar em casa a ver o Noddy e companhia...
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Torgut

  • 44
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Agosto 12, 2008, 10:18:49 pm »
Citação de: "JLRC"
Citação de: "Torgut"
Incomoda-me um bocado que uma situação destas fique dependente de uma decisão política. Não revejo num Ministro competência para se decidir o que quer que seja a este nível.

Pois eu tenho uma opinião 100% contrária. Para mim, não é um qualquer tresloucado elemento da PSP, armado em cowboy, que vai decidir da vida ou da morte de um qualquer ser humano, bandido ou não. A decisão terá de ser sempre de ordem política, o polícia é um mero mandante, nunca pode ter o acto decisório. Quando se deixa a polícia tomar a iniciativa surgem os excessos que todos conhecemos e antes que me pergunte quais excessos lembro-lhe só os casos dos detidos baleados nas esquadras.


Bom, e quando se deixam os políticos tomar decisões operacionais, os resultados têm sido famosos? Eventualmente terão consequências mais funestas.

Já agora, se um polícia é um mero mandante, o que é político? Dono do país? Da sociedade? Um político é um mero mandante, foi investido nas suas funções pelo povo português. A partir daí, não compreendo porque terá mais qualificação para tomar esta decisão do que o comando operacional... já razões para ter menos qualificação, bem, que tal não perceber nada do que se está a passar, do que foi feito anteriormente em situações idênticas, enfim, desculpem a expressão, "não perceber um corno da coisa" ?
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7163/-9540
(sem assunto)
« Responder #48 em: Agosto 19, 2008, 01:55:48 pm »
Citar
Segurança
Snipers que mataram assaltante do BES recusam baixa psicológica
Os atiradores especiais que resolveram a crise no BES de Campolide são os mais experientes do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP. Os superiores dos dois agentes sugeriram uma baixa psicológica depois de atingirem os assaltantes, mas ambos recusaram



Segundo escreve o Correio da Manhã, os snipers recusaram qualquer tipo de apoio psicológico, disponibilizado de imediato pela PSP. Pelo contrário, os dois agentes preferiram regressar ao trabalho horas após a crise em Campolide que deixou o país em suspenso.

A ordem para os snipers atirarem sobre os assaltantes foi dada por um gabinete de crise, que se reuniu perto do BES. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, acompanhou de perto as operações, estando sempre em contacto com a Direcção-Nacional da PSP e responsáveis do Gabinete Coordenador de Segurança.


SOL
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7163/-9540
(sem assunto)
« Responder #49 em: Setembro 03, 2008, 07:57:35 am »
a vocação para o negócio é de familia... :roll:

02 Setembro 2008 - 23h52

Citar
Lisboa: Apanhado em rusga da PSP
Irmão do sequestrador apanhado com 300 mil euros em droga
Não sabiam da presença um do outro em Portugal. Levavam vidas separadas e não tinham contacto há anos. No entanto, os irmãos Nilton e Gilson Sousa tinhamemcomum apráticadecrimes em Portugal. Nilton, de 32 anos, foi morto por snipers da PSP no assaltoaoBESde Campolide no início de Agosto - que iniciou a vaga de crimes naquele mês. Gilson foidetidoanteontem pela PSP no decorrer de uma operação de combate ao tráfico de armas e drogas no centro de Lisboa e apanhado com um quilo de cocaína, avaliado em cerca de 300 mil euros.

Conheça todos os pormenores na edição de quarta-feira do Jornal 'Correio da Manhã'.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #50 em: Setembro 03, 2008, 12:21:48 pm »
Citação de: "P44"
a vocação para o negócio é de familia... :roll:

02 Setembro 2008 - 23h52

Citar
Lisboa: Apanhado em rusga da PSP
Irmão do sequestrador apanhado com 300 mil euros em droga
Não sabiam da presença um do outro em Portugal. Levavam vidas separadas e não tinham contacto há anos. No entanto, os irmãos Nilton e Gilson Sousa tinhamemcomum apráticadecrimes em Portugal. Nilton, de 32 anos, foi morto por snipers da PSP no assaltoaoBESde Campolide no início de Agosto - que iniciou a vaga de crimes naquele mês. Gilson foidetidoanteontem pela PSP no decorrer de uma operação de combate ao tráfico de armas e drogas no centro de Lisboa e apanhado com um quilo de cocaína, avaliado em cerca de 300 mil euros.

Conheça todos os pormenores na edição de quarta-feira do Jornal 'Correio da Manhã'.


E a falta de jeito também...

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7163/-9540
(sem assunto)
« Responder #51 em: Outubro 18, 2008, 11:00:42 am »
anedota :!:

Citar
2008-10-17 20:33

Assalto BES

Polícias podem ser acusados de homicídio


Notícia TVI

Os homens da PSP dispararam e acertaram nos dois assaltantes e os reféns acabaram por ser libertados.

[ Última actualização às 20:33 do dia 17/10/2008 ]

A Polícia Judiciária quer investigar por eventual homicídio os atiradores especiais da PSP que dispararam sobre os dois assaltantes do banco BES, em Lisboa, no último Verão. Os homens da PSP, cumprindo ordens, dispararam e acertaram em cheio nos dois assaltantes, mataram um, e os reféns acabaram por ser libertados. Agora, os polícias arriscam-se a ser acusados de homicídio. É uma notícia TVI.

São treinados para disparar e raramente falham. No dia 07 de Agosto cumpriram a ordem que lhes foi dada, alvejar os dois assaltantes do Banco Espírito Santo, na rua Marquês da Fronteira, em Lisboa.

A investigar o caso há pouco mais de dois meses, a Polícia Judiciária tentou extrair uma certidão para investigar, num processo autónomo, a possibilidade de acusar por homicídio o polícia que matou um dos assaltantes.

Dois disparos em troca de duas vidas inocentes foram estas as contas da Polícia de Segurança Pública no dia do assalto. Contas diferentes faz agora a Polícia Judiciária que pretende despistar quaisquer dúvidas sobre a actuação dos elementos do Grupo de Operações Especiais. Por isso mesmo propôs a extracção da certidão. Uma diligência vetada pela magistrada do Ministério Público que coordena o inquérito.

Perfeita ou não, a forma de trabalhar dos atiradores especiais está prevista na lei que diz que os polícias podem atirar nomeadamente para libertar reféns. O Código Penal reforça a ideia de que há tiros e tiros. No artigo que exclui de culpa e ilicitude os actos praticados em legítima defesa.

Os dois brasileiros fizeram inicialmente seis reféns. Quatro foram libertados pela Polícia, dois passaram oito horas de angústia de mãos atadas e armas apontadas à cabeça. A actuação dos polícias que lhes salvaram a vida ficou nas bocas do povo e está agora nas mãos da Judiciária.



TVI  


http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=1003392
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Bollycao

  • 74
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #52 em: Outubro 18, 2008, 12:33:00 pm »
Citação de: "Torgut"
Citação de: "JLRC"
Citação de: "Torgut"
Incomoda-me um bocado que uma situação destas fique dependente de uma decisão política. Não revejo num Ministro competência para se decidir o que quer que seja a este nível.

Pois eu tenho uma opinião 100% contrária. Para mim, não é um qualquer tresloucado elemento da PSP, armado em cowboy, que vai decidir da vida ou da morte de um qualquer ser humano, bandido ou não. A decisão terá de ser sempre de ordem política, o polícia é um mero mandante, nunca pode ter o acto decisório. Quando se deixa a polícia tomar a iniciativa surgem os excessos que todos conhecemos e antes que me pergunte quais excessos lembro-lhe só os casos dos detidos baleados nas esquadras.


"Tresloucado" ??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??!!??
"Armado em Cowboy" ?????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #53 em: Outubro 18, 2008, 03:44:23 pm »
Mas que grande anedota!

Os agentes da autoridade já nem podem fazer o melhor para a sociedade,são acusados de homicídio.
E por isso que qualquer policia tem MEDO de puxar arma quando a situação aperta muito,para que ser policia se não deixam fazer o serviço direito?
Para ser mais um que se suicida?para ser mais um que fecha os olhos ao crime?ou para ser mais um que simplesmente se sente desmotivado e sem vontade de trabalhar,longe de casa e com a lei a proteger os criminosos!

Isto é o cumulo infelizmente,sinto pena dos policias e então quando vejo uma situação destas!!é lamentável.
 

*

Runa

  • Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Outubro 19, 2008, 10:11:48 pm »
Este país cada vez está pior. Muito Sinceramente a PJ desceu muito na minha consideração com isto. E acreditem que via a PJ como uma boa instituição que considerava profissional. Depois disto deixam-me muito a desejar. Na minha humilde opinião isto tudo tem a ver com invejas entre polícias, mas la está, esta é a minha humilde opinião.

Com os melhores Cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7163/-9540
(sem assunto)
« Responder #55 em: Outubro 20, 2008, 03:23:03 pm »
na volta o que escapou ainda recebe alguma comenda no próximo 10 de Junho
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

TelmoRibeiro

  • 1
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Outubro 23, 2008, 10:00:03 pm »
Acho Que foi bem feito mas tambem podia ter corrido pró mal....prai 1 em 100 por cento....loool e isso dos criminosos estarem mais armados do que a policia nao e mentira nenhuma......mas pronto.....policia tem de agir rapido e tirar de la todos os que vao pra la so para ter emprego e ganhar dinheiro no fim do mes!!!!!Abraços..... :snipersmile:
 

*

Gina

  • 690
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Outubro 24, 2008, 11:27:59 am »
O final do sequestro na dependência do BES fez muita gente pensar "Ena! Finalmente os políticos e a nossa polícia tiveram mãos sobre o assunto!" Houve muito boa gente que discordou da atitude da polícia (defensores dos "tadinhos") mas grande maioria da população aplaudiu a ordem "atirar para matar"!
E agora vem a PJ querer acusar o atirador do GOE de homicício?!?  :wink:  Tenho dito!

Bjito* :wink:
Sorri :) Para que a vida te sorria de volta!
 

*

Treespirit

  • Membro
  • *
  • 80
  • +0/-0
Assalto falhado ao BES
« Responder #58 em: Outubro 28, 2008, 01:42:52 am »
Olá a todos.

Gostaria que alguem me explicasse uma coisa o qué é que a policia faria se um dos assaltantes ou os dois tivessem arranjado  granadas de mão (acredito que nos dias de hoje não devia ser dificil) e retirassem  as cavilhas e enquanto empunhassem as armas com uma mão, com a outra segurassem a granada para no caso de a policia disparar eles a largarem e a granada era detonada  e morriam todos.

Ou no caso de não conseguirem arranjar granadas faziam uma replica ou compravam e assim a policia não podia saber se eram verdadeiras ou nao e já não podiam disparar ia ser uma situaçao muito complicada.
What goe's arround come's arround.
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
Re: Assalto falhado ao BES
« Responder #59 em: Outubro 28, 2008, 11:51:10 am »
Citação de: "Treespirit"
Olá a todos.

Gostaria que alguem me explicasse uma coisa o qué é que a policia faria se um dos assaltantes ou os dois tivessem arranjado  granadas de mão (acredito que nos dias de hoje não devia ser dificil) e retirassem  as cavilhas e enquanto empunhassem as armas com uma mão, com a outra segurassem a granada para no caso de a policia disparar eles a largarem e a granada era detonada  e morriam todos.

Ou no caso de não conseguirem arranjar granadas faziam uma replica ou compravam e assim a policia não podia saber se eram verdadeiras ou nao e já não podiam disparar ia ser uma situaçao muito complicada.


lol Só filmes nessa cabeça.

Por acaso aconteceu um incidente com um sujeito em Espanha que tinha uma granada.

Basicamente eles esperaram que o individuo tentasse a fuga numa mota de alta cilindrada e depois atropelaram-no.

"Simplex"!