ForumDefesa.com

Forças de Segurança e Policiais de Elite => Forças de Segurança => Tópico iniciado por: Nuno Bento em Setembro 28, 2010, 11:19:21 am

Título: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Nuno Bento em Setembro 28, 2010, 11:19:21 am
Citar
Cinco milhões de euros para segurança da cimeira da NATO sem concurso público
28 Setembro 2010 | 08:44
Jornal de Negócios  Online  - negocios@negocios.pt


Entre o equipamento que a PSP vai comprar com a ajuda, estão incluídos seis blindados com funções anti-motim e anti-bomba, diz o “Diário de Notícias”.
São cinco milhões de euros que não vão passar por nenhum concurso público para reforçar o orçamento da Polícia de Segurança Pública. O motivo é o aumento da lista de equipamento para garantir a segurança da Cimeira da NATO, adianta o "Diário de Notícias".

Autorizado pelo Ministério da Administração Interna na semana passada, esta ajuda extraordinária será feita no modelo de ajuste directo, ou seja, sem qualquer concurso, sendo que o dinheiro será retirado ao Governo Civil de Lisboa.

Segundo uma fonte da PSP ouvida pela publicação, a fundamentação para o ajuste directo foi a de necessidade de obter “material crítico, de segurança, isento de concurso público”. No entanto, a mesma tem ainda de ser validada pelo Tribunal de Contas.

A urgência, a outra razão que podia ser utilizada, não teria o aval da instituição jurídica já que as datas são já conhecidas há mais de um ano. No material comprado pelos cinco milhões, inserem-se seis veículos norte-americanos, blindados e com função anti-motim, que são também anti-bomba, anti-fogo e anti-minas.

A inexistência deste material na polícia portuguesa, que foi utilizado pelas tropas aliadas no Iraque, é motivo para uma reclamação por parte da fonte consultada: “A PSP deve ser a única polícia urbana da Europa que não tem estes veículos, essenciais para proteger as equipas policiais que se querem colocar num qualquer incidente de ordem pública, como um motim, ou uma manifestação violenta”.

Há ainda outro tipo de equipamento a ser comprado, como material de segurança de informação e contra-informação, bloqueio de telemóveis, escudos, viseiras, capacetes, gás pimenta, gás lacrimogéneo e barreiras de protecção. A PSP será a entidade responsável pela segurança da cimeira da NATO, que se irá realizar a 19 e 20 de Novembro no Parque das Nações. Barak Obama é uma das personalidades confirmadas.
Título: Re: segurança da cimeira da nato lisboa
Enviado por: Nuno Bento em Setembro 28, 2010, 11:20:12 am
Quais serão os blindados em causa , alguem sabe :?:
Título: Re: segurança da cimeira da nato lisboa
Enviado por: P44 em Setembro 28, 2010, 01:26:10 pm
como estamos a nadar em dinheiro, acho bem!


Citar
terça-feira, 28 de Setembro de 2010 | 10:21    
 
Cimeira Nato: Governo investe 5 M€ em material de segurança

O Governo deu autorização à Direcção Nacional da PSP para a compra de material e equipamentos de segurança para a PSP, num total de cinco milhões de euros, com vista à sua utilização durante a próxima Cimeira da Nato, que terá lugar em Lisboa, entre 19 e 20 de Novembro.

A notícia faz manchete na edição desta terça-feira do Diário de Notícias, com o matutino a revelar que, entre os equipamentos a adquirir, estão seis carros blindados anti-motim, anti-bomba, anti-fogo e anti-minas iguais aos utilizados pelas tropas norte-americanas no Iraque e Afeganistão; material de segurança mais sensível como equipamento de informação, contra-informação e bloqueio de telemóveis; material de protecção policial como escudos e capacetes; gás pimenta e gás lacrimógeneo; e barreiras de protecção para isolar a zona da cimeira.

Relativamente aos carros blindados, que a exemplo do restante material serão adquiridos por ajuste directo, sem concurso público, o DN refere ainda que têm capacidade para seis pessoas e vão servir para transportar e distribuir as equipas de intervenção pelas chamadas «zonas quentes».

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=471040 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=471040)
Título: Re: segurança da cimeira da nato lisboa
Enviado por: Crypter em Setembro 28, 2010, 07:22:39 pm
Sei que é má altura, mas mais vale termos e não precisarmos, do que ser preciso e não o termos!!!

Depois vinham praqui dizer que o nosso país era uma vergonha e tal!!...

De qualquer das maneiras, para poupar 5 milhoes de € basta a nossa classe politica cortar nas jantaradas e nas noites nos hoteis 5 estrelas e tá feito...
Título: Re: segurança da cimeira da nato lisboa
Enviado por: Camuflage em Setembro 28, 2010, 10:53:11 pm
Mais facilmente se cancelava a cimeira no nosso país que em nada vai mudar as coisas por cá.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: nelson38899 em Setembro 29, 2010, 10:05:06 am
Citar
O dinheiro para aquisição de veículos blindados para intervenção urbana que irão ser utilizados em Lisboa, em Novembro, durante a cimeira da NATO, vai sair dos cofres do Governo Civil de Lisboa. São cinco milhões de euros que fazem parte dos lucros gerados em 2009 naquele organismo do Ministério da Administração Interna (MAI). As viaturas ainda não chegaram a Portugal e vários sectores dentro da PSP, que vai ser responsável pela utilização do novo equipamento, mostram algum receio por eventuais atrasos na formação do pessoal que os irá tripular. Mais críticos são os dirigentes da Associação dos Profissionais da Guarda (APG), da GNR, que afirmam que tal compra é apenas um acto de duplicação de meios.

Ontem de manhã, depois de o Diário de Notícias ter noticiado a intenção de compra das viaturas antimotim sem que a PSP abrisse concurso público, a direcção nacional divulgou um comunicado em que afirmava não ir efectuar qualquer compra específica de material no âmbito das operações de segurança relativas à cimeira que irá decorrer nos dias 19 e 20 de Novembro.

Horas depois, também através de comunicado, o MAI contrariava a versão da PSP e admitia a compra dos veículos com recurso a verbas do Governo Civil de Lisboa. O ministério informava ainda que esta aquisição, tal como confere a lei, pode ser feita por ajuste directo.

Já durante a tarde, acabaria por ser a APG, ainda em comunicado, quem se insurgia contra o negócio, afirmando que o mesmo corresponde a uma duplicação de meios, uma vez que a GNR já possui viaturas idênticas. "Decisões deste tipo, bastante onerosas para os contribuintes, demonstram que a tutela tem as suas prioridades algo desfasadas daquilo que são as carências das forças de segurança", refere a nota de imprensa.

Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), da PSP, tem uma visão diferente da manifestada pela APG. Entende que as viaturas em causa fazem falta à polícia e até já haviam sido reclamadas quando da última visita do Papa. "Todo o equipamento de manutenção de ordem pública e pessoal é bem vindo, porque a PSP necessita estar sempre actualizada e de transmitir à população uma mensagem de capacidade e profissionalismo", disse ao PÚBLICO.

Apesar dos diversos contactos não foi possível apurar quais os blindados escolhidos pelo MAI e qual o país de origem. Sabe-se apenas que têm capacidade para transportar seis pessoas, capazes de intervir nos meios urbanos e que possuem algumas características específicas, como sejam o antifogo e a blindagem antimina.

As viaturas deverão ficar à guarda da Unidade Especial de Polícia (UEP), em Belas. Nesse corpo, que inclui cinco grupos de polícias especializados, contam-se polícias que já possuem experiência com viaturas idênticas, refere Paulo Rodrigues, apontando esse pessoal como os eventuais futuros condutores.

http://www.publico.pt/Sociedade/gnr-critica-aquisicao-de-carros-antimotim_1458473
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: AC em Setembro 29, 2010, 12:35:12 pm
Foi uma questão que me veio logo à mente.
Face ao reduzido número de viaturas (seis), não seria possivel arranjar uma solução temporária com recurso a viaturas da GNR e/ou do Exército?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 29, 2010, 01:57:11 pm
Eles não querem.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: P44 em Setembro 30, 2010, 08:50:36 am
Citar
Polémica
PSP quer blindados para entrar nos bairros de risco

por VALENTINA MARCELINO
Hoje

A PSP assumiu que tinha feito uma primeira lista de material, que ascendia a  20 milhões de euros, e esclareceu por que razão os blindados 'de guerra' da GNR não servem.

A primeira lista de material e equipamento que a PSP apresentou à tutela, no início do ano, como necessário para o cumprimento das suas missões de ordem pública, exigia uma despesa de 20 milhões de euros. Ontem, em conferência de imprensa, o comandante da Unidade Especial de Polícia (UEP) assumiu tratar-se de equipamento cuja falta "tem vindo a ser identificada ao longo dos anos" e que a exigência da operação de segurança da Cimeira da NATO em Novembro "catalisou" a urgência da sua aquisição.

A compra dos seis blindados, os quais o intendente Magina da Silva fez questão, em rigor, de explicar que se tratam de "veículos de transporte de pessoal com protecção balística" (semelhantes aos da foto), faz parte desse inventário de falhas identificado pela PSP. "A sua utilização não se esgota, como é óbvio, na Cimeira da NATO. É sabido que a PSP tem competência sobre mais de 300 zonas urbanas sensíveis e, apesar de ser um facto que a criminalidade violenta e grave desceu 11%, também é verdade que a PSP tem de entrar nessas zonas em situações de alteração de ordem pública graves, envolvendo armas de fogo." O comandante da UEP lembrou que "a PSP é a única força de segurança urbana europeia que não possui este tipo de veículos indispensáveis a garantir, não só a segurança dos cidadãos, mas também para protecção dos agentes policiais".

O presidente do Sindicato dos Oficiais de Polícia, Jorge Resende, comandante da Divisão de Loures - uma zona com vários bairros de risco - confirma esta necessidade: "Tem havido cenários complicados e não podemos mandar os homens em simples 'carros de compras', como são as nossas viaturas, sem qualquer protecção balística".

As "necessidades, quase diárias, de intervenção nesses bairros" são, segundo o intendente Magina da Silva, uma das razões porque a oferta dos blindados da GNR - que este comandante garantiu desconhecer - para a Cimeira não serviria depois para as restantes intervenções "permanentes".

Esclareceu que características dos blindados da GNR não se adequam ao tipo de policiamento urbano, pois "foram adquiridos para um cenário de guerra, o Iraque, tem torres com metralhadoras e lança-granadas automáticos. Não é isto que se pretende".


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1674517 (http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1674517)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Outubro 01, 2010, 12:44:26 am
Não percebo como é que as IVECO da GNR são de guerra mas os Cougar já não são.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Outubro 01, 2010, 01:07:20 am
Isso depende dos extras e configuração que cada cliente encomenda.
Francamente, as Iveco da GNR nao servem, a PSP nao precisa de viaturas com lança granadas/fumos e torres de metralhadora... ainda nao chegámos aí.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Outubro 01, 2010, 11:27:01 am
Citação de: "Trafaria"
Francamente, as Iveco da GNR nao servem, a PSP nao precisa de viaturas com lança granadas/fumos e torres de metralhadora... ainda nao chegámos aí.

E essas coisas não dão para remover? Mas a questão é se a PSP quer viaturas a titulo permanente não pode usar as da GNR.

Mas supondo que o governo decide comprar as viaturas blindadas para a PSP eu só me pergunto se o Cougar é a viatura correcta, parece muito grande e blindada, parece mais uma viatura de guerra que uma do "bairro", gostaria de saber que viaturas blindadas "não de guerra" é que as outras policias europeias usam.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Outubro 01, 2010, 12:31:20 pm
Certo,
A PSP precisa desse equipamento, já precisa há muito, tem de o ter. Trata-se de uma lacuna grave que urge preencher.

O Cougar parece-me realmente muito grande para cidades como as nossas ... mas talvez se trate de outro modelo que nao aquele que estou mais habituado a ver. Também é certo que ainda nao ouvi nenhum responsável da psp a dizer que seria esse.

A versão que aparece no link abaixo já me parece bastante menor que aqueles calhamaços que eu via nas reportagens do Iraque. Até podem comprar um naipe deles, com diferentes dimensões para diferentes funções. Parece-me bom (em termos de robustez), por exemplo, para equipar com grelhas accionadas hidraulicamente.
http://www.autotrader.co.uk/EDITORIAL/C ... 32593.html (http://www.autotrader.co.uk/EDITORIAL/CARS/FEATURES/WHEELSONTHAT/32593.html)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: P44 em Outubro 01, 2010, 05:59:06 pm
de outro forum, uma opinião pertinente:

Citar
Voltando aos MRAP para a PSP, Isto é de doidos... A Guarda Nacional Republicana tem blindados iveco. Constou-me informalmente que os cederiam

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F_xJ4p82CQbtM%2FRvsbC98JKTI%2FAAAAAAAAAE4%2F_jyhQmxW3L4%2Fs400%2FIveco%252520GNR_Iraque.jpg&hash=da7c928e32f9261c438956a649fb738d)

Não prevejo que as ameaças para a cimeira exijam mais e se exigissem não é uma força de policia civil que está vocacionada para os usar.

Se o problema é blindagem e poder de fogo temos tanto os pandur como leo2 A6. Mas querem fazer com que os meus dois neurónios processem que a PSP precisa disto

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdefense-update.com%2Fimages_new%2FMRAP_Cat_1_navistar.jpg&hash=eefabb9b22cdf01f543becdd88e110de)

para a cimeira da nato neste local  

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fipt.olhares.com%2Fdata%2Fbig%2F114%2F1149727.jpg&hash=20a89cdbadb987df757a03bf257928e5)

e depois é para andar aqui????

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.miguelferraz.de%2Ffiles%2Fgimgs%2F29_bild001.jpg&hash=114a84be405a91c05d79045b90eac133) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.cm-porto.pt%2Fusers%2F0%2F58%2F09e6d69b.jpg&hash=2d74749fb2e68ab7d8b59224b26b6f0a)

Enquanto as nossas forças militares destacadas em teatros de guerra ainda andam nisto???

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F_37somef9Jys%2FSCwbnCKI0DI%2FAAAAAAAAAEU%2FvZcH7sokqTE%2Fs400%2FKFOR_chaimite_VBTP_2.jpg&hash=cf716ddb3c3dbf033cd0c8c9bbc9061f)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.plasansasa.com%2Fimages%2Finside%2Fgallery%2Fmilitary%2FBig2.jpg&hash=da45bd45ece75c26dcd5e72e091d8315)



Realmente, como disseram nos jornais a PSP vai ficar mais musculada, mas é como aqueles culturistas que tem um grande físico mas depois levam uma mulher para a cama e nada. O maior problema de segurança em Portugal é o código de processo civil e não tanto a falta de meios.

(desculpem lá o excesso de imagens mas acho que assim fica melhor de que apenas citar equipamento e locais,)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Outubro 01, 2010, 07:25:35 pm
Esta é boa!
Como eu nao tenho os outros tambem nao podem ter mesmo que lhes faça falta, e muito menos que seja melhor que o meu.

A isto chama-se inveja, não é?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: AC em Outubro 01, 2010, 08:05:38 pm
Caríssimos,
não há informação nenhuma que os veiculos que a PSP pretende sejam Cougar ou algo da mesma classe.
Presumo que estejamos a falar de veiculos mais adequados às necessidades da PSP, como este RG12.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.baesystems.com%2Fstatic%2Fbae_cimg_la_RG12_latestReleased_bae_cimg_la_RG12_Web.jpg&hash=15bef1eb58b4841f03b51e040a40e130)


Caro Trafaria,
você está a defender a sua quinta, mas honestamente não está a fazer um bom trabalho em justificar a aquisição de blindados para a PSP.
Os colegas colocram (erradamente, creio) fotos de blindados Cougar usados por forças militares em cenários de insurgência extrema. Obviamente que não são estes os veiculos adequados para as necessidades da PSP.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: cãocompulgas em Outubro 01, 2010, 09:17:44 pm
Independentemente das especificações técnicas das viaturas, e da sua real necessidade,  a postura dos Senhores da GNR é de uma hipocrisia atroz....
Metem-se em bicos de pés com o argumento da sobreposição de meios!!!...pois..pois, mas quando criaram o GIPS não ouvi estes senhores tão preocupados com o "dinheiro público" nem com a sobreposição de meios...pois não??...!!
 Quando fecham postos por falta de pessoal e de meios, mas andam a comprar "isto e aquilo" só para aparecerem numa reportagem , também não estão preocupados???
Parece que a aquisição de tais viaturas lhes está a fazer comichão no pêlo...Coçem..que isso passa!!!!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: AC em Outubro 01, 2010, 09:28:32 pm
Este país tem mesmo demasiadas quintas e demasiados agricultores.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: cãocompulgas em Outubro 01, 2010, 09:45:24 pm
deve ser por isso que há muitos nabos!!!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Outubro 02, 2010, 04:28:27 pm
Lembro-me da cimeira da NATO na Alfandega do Porto, não foi assim há tantos anos e não gastaram tanto $ em segurança como agora pretendem, afinal o que mudou?

correcção: foi a cimeira Ibero-Americana
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Outubro 02, 2010, 05:14:21 pm
Não, não lembra nada!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Outubro 05, 2010, 11:06:32 am
Alguna exemplos de viaturas blindadas ao serviço de forças policiais

Polícia Alemã

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... rwagen.jpg (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d0/Polizei_Panzerwagen.jpg)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... rg_006.jpg (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/ASEM-Demonstration_Hamburg_006.jpg)

Policia Americana

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... earcat.jpg (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Nash_Bearcat.jpg)

Espanha

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... AC_UIP.JPG (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/30/VAMTAC_UIP.JPG)

Brasil

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... o-CORE.JPG (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Blindado-CORE.JPG)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: sergio21699 em Outubro 05, 2010, 01:01:04 pm
O americano parece-me o mais indicado.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.google.pt%2Fimgres%3Fimgurl%3Dhttp%3A%2F%2Fwww.tees4cops.com%2FTeesContent%2FLibrary%2FImages%2FConsult%2FBearcat.jpg%26amp%3Bimgrefurl%3Dhttp%3A%2F%2Fwww.tees4cops.com%2FTeesContent%2FConsult.asp%26amp%3Busg%3D__-OgIGwlRaj9_hVHk6EsOASHb2v8%3D%26amp%3Bh%3D610%26amp%3Bw%3D517%26amp%3Bsz%3D86%26amp%3Bhl%3Dpt-PT%26amp%3Bstart%3D15%26amp%3Bzoom%3D1%26amp%3Btbnid%3DglJTnbjqP-pXzM%3A%26amp%3Btbnh%3D137%26amp%3Btbnw%3D116%26amp%3Bprev%3D%2Fimages%253Fq%253Dbearcat%252Bvehicle%2526um%253D1%2526hl%253Dpt-PT%2526safe%253Doff%2526biw%253D1259%2526bih%253D615%2526tbs%253Disch%3A10%252C501%26amp%3Bum%3D1%26amp%3Bitbs%3D1%26amp%3Biact%3Dhc%26amp%3Bvpx%3D696%26amp%3Bvpy%3D240%26amp%3Bdur%3D78%26amp%3Bhovh%3D244%26amp%3Bhovw%3D207%26amp%3Btx%3D93%26amp%3Bty%3D138%26amp%3Bei%3D4BOrTMf1NZG7jAfO_aTLBw%26amp%3Boei%3DrROrTKDJG8aUOt-s-ewG%26amp%3Besq%3D2%26amp%3Bpage%3D2%26amp%3Bndsp%3D16%26amp%3Bved%3D1t%3A429%2Cr%3A8%2Cs%3A15%26amp%3Bbiw%3D1259%26amp%3Bbih%3D615&hash=9874a868b327a18bdd8cba16f8dac5de)

Aquele RG12 postado pelo AC tambem me parece bom.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: papatango em Outubro 06, 2010, 02:50:10 pm
Continuo sem perceber exactamente porque é que os IVECO da GNR não servem.
Trata-se de um tipo de viatura utilizado em vários países exactamente para segurança interna e não necessariamente para operações de guerra.
Os IVECO não são carros de combate. Pode-se adaptar um lança-granadas uma metralhadora pesada, como se lhes pode adaptar uma fisga.

A única questão que se pode levantar, é a do numero de policias que pode ser colocado dentro de um IVECO Terrier (até oito). A PSP precisa, tanto quanto consigo entender, de uma viatura que possa transportar maior numero de pessoas, garantindo-lhes protecção adequada contra armas ligeiras.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Outubro 06, 2010, 08:47:04 pm
Não há muito para entender, são as negociatas e tramoias, vão ver que daqui a uns meses aparecerá nos jornais noticias relativas à compra desses veículos e quem lucrou com eles.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Outubro 06, 2010, 09:06:24 pm
Citação de: "papatango"
Continuo sem perceber exactamente porque é que os IVECO da GNR não servem.
Foi a 1ª questão a ser colocada quando surgiu esta noticia. Provavelmente porque pertencem a outra "quinta".

Tal como os Humvee dos Comandos que parece que são deles e não do Exército! Será que estes também serviriam para este tipo de missão?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: P44 em Outubro 09, 2010, 05:06:40 pm
Citar
134 mil euros para passear o "rabiosque" de Durão Barroso

Austeridade? Onde? É tudo à grande e à francesa. Organizamos cimeiras da NATO, compramos automóveis para receber os líderes e até um especial para Durão Barroso. Continua o fandango.

Andam por aí a falar em medidas de austeridade, cortes de salários, subidas de impostos, apertar o cinto. Sacrifícios. Só mais um. Agora outro. Já está? Então só mais este que eu sou um grande mentiroso, perdão, distraído. E o que vai o Governo fazer para dar o exemplo?

Vai ao stand escolher um Mercedes. Contou-nos o jornal "Sol".

Vem aí Durão Barroso passar dois dias durante a cimeira da NATO e não podia sentar o "rabiosque" numa lata com quatro rodas. Não lhe assenta qualquer "tanga", ou já não se recordam? Estamos a falar de um automóvel que vai custar a módica quantia de 134 mil euros. Chama-se a isto um bom pretexto para São Bento trocar de carro. O S450 (chama-se assim o bólide) vai massajar o nadegueiro de Durão enquanto este provavelmente ouve a Toccata and Fugue in D minor de Bach. A crise é tramada. Mas só para alguns. Uns ficam com o rabo a arder, outros com ele macio.

Segundo o "Sol",  "a contratação agora feita, através da Agência Nacional de Compras Públicas, tem a duração de 48 meses "e "inclui manutenção e pneus para 160 mil kms", sendo que a renda mensal é de 2.807,20 euros, explica a Presidência do Conselho de Ministros. É assim mesmo. Quem vier atrás que feche a porta e pague o carro. Se não houver dinheiro ponham-no a render ao fim de semana. Aluguem-no para casamentos e batizados. Mas há pior. Há sempre pior. Calma que nunca disse o contrário. Então vamos lá...

"O Ministério da Administração Interna autorizou um reforço extraordinário do orçamento da PSP, no valor de cerca de cinco milhões de euros, para a aquisição de vário equipamento e material de ordem pública que vai ser usado na segurança da Cimeira da NATO, a 19 e 20 de Novembro." " ...A verba foi "sacada" ao Governo Civil de Lisboa e as compras vão ser feitas por ajuste directo..." "Os cinco milhões vão servir para comprar vário material de ordem pública, incluindo seis veículos antimotim, blindados, norte-americanos." "DN"

Governo Civil de Lisboa? Eu nem vou perguntar para que serve um Governo Civil nos dias que correm. Nem qual a razão para este vir financiar a compra de automóveis para cimeiras. Até porque tenho vergonha de ouvir a resposta. Nem sequer a razão pela qual um país como o nosso organiza cimeiras da NATO. Muito menos quando tem as calças pelo meio das pernas e a mão estendida em jeito de súplica.

Agora pergunto: 5 milhões em 2 dias? Repito: 5 milhões?

E vem esta gente pedir sacrifícios? E vergonha? Nada? Nem um bocadinho? Os seis veículos antimotim são para quê? O Governo já está a pensar na fuga? Se assim for justifica-se a compra.



Tiago Mesquita
 Expresso.pt
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Outubro 11, 2010, 03:57:18 pm
PSP treina para cimeira

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ra-cimeira (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/psp-treina-para-cimeira)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: P44 em Outubro 19, 2010, 02:17:44 pm
Citar
 Medvedev
Presidente russo confirma presença na cimeira de Lisboa

Gisa Martinho  
19/10/10 13:10


O Presidente russo, Dmitry Medvedev, disse hoje que iria participar numa cimeira NATO-Rússia, que irá decorrer em Lisboa nos próximos dias 19 e 20 de Novembro.

O anúncio foi feito no segundo e último dia do encontro informal com a chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente francês Nicolas Sarkozy, na estância de Deauville, em França.

Moscovo é um dos parceiros que a NATO quer incluir na construção de um escudo anti-míssil no continente europeu. O secretário-geral da NATO, Rasmussen, pediu a semana passada cerca de 147 milhões de euros aos 28 membros da Aliança para avançar com este projecto, para o qual conta também com a participação russa. "A Rússia está a avaliar" o projecto, disse o líder russo, não escondendo que o sistema anti-míssil "preocupa" o Kremlin. Medvedev é o último líder a confirmar a presença em Lisboa, numa cimeira que conta com os chefes de Estado e governo dos 28 Estados entre os quais o presidente norte-americano Barack Obama.

A NATO mantém assim vários pontos de tensão com o Kremlin, após a guerra com a Georgia em Agosto de 2008. A Aliança, na altura, considerou "desproporcionada" a acção russa e hoje não aceita que Moscovo tenha reconhecido a independência das duas repúblicas: Abkazia e Ossétia do Norte. Após esse episódio, a NATO e a Rússia congelaram as relações até Março de 2009, quando os ministros da Aliança decidiram relançar o diálogo com o vizinho russo.

http://economico.sapo.pt/noticias/presi ... 02012.html (http://economico.sapo.pt/noticias/presidente-russo-confirma-presenca-na-cimeira-de-lisboa_102012.html)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: nelson38899 em Outubro 19, 2010, 09:20:33 pm
Sempre vai haver ou não blindados e qual é o modelo?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: P44 em Outubro 21, 2010, 08:38:12 am
palhaçada....


Citar
Autoridades pedem feriado em Lisboa durante cimeira

por VALENTINA MARCELINO
Hoje
Autoridades pedem feriado em Lisboa durante cimeira

Governo deverá decretar tolerância de ponto para o primeiro dia da Cimeirada Nato, 19 de Novembro, que irá decorrer na capital, para facilitar a circulação.

O Governo deverá decretar tolerância de ponto para 19 de Novembro, sexta-feira, o primeiro dia da realização da Cimeira da NATO, em Lisboa. O "feriado" limitar-se--á à capital portuguesa, pois é aqui que terá lugar a grande operação de segurança, com várias estradas cortadas, ruas com o trânsito condicionado e zonas com acessos bloqueados, como é o caso do Parque das Nações, onde o evento decorrerá.

A questão foi um dos pontos da agenda numa reunião de alto nível, ontem realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Estiveram presentes, além do ministro Luís Amado, o titular da pasta da Defesa, Augusto Santos Silva, e o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o qual apresentou os fundamentos para esta solicitação excepcional.

Ao que o DN apurou junto de fontes que estão a acompanhar o processo, os ministros concordaram, mas ainda está para aprovação a nível superior, designadamente por parte do gabinete do primeiro-ministro. Esta decisão terá de ser aprovada em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República, sob a forma de decreto-lei, tal como aconteceu em 1996, por ocasião da cimeira da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), no Centro Cultural de Belém (ver caixa em cima) .

A proposta para conceder tolerância de ponto aos lisboetas para 19 de Novembro foi fundamentada pelo Gabinete Coordenador de Segurança, dirigido pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SGSSI). O juiz-conselheiro Mário Mendes analisou com a PSP - entidade territorialmente competente para a operação de segurança do encontro - todas as condicionantes de trânsito e de segurança que vão afectar a cidade e concluíram que esta medida facilitaria quer a operação de segurança quer a circulação dos lisboetas.

Uma estimativa das autoridades ligadas à organização da cimeira aponta para a presença em Lisboa de cerca de 7000 pessoas, entre as 29 delegações estrangeiras e jornalistas de todo o mundo. Vários hotéis, em diversos pontos da cidade, vão estar ocupados pelas delegações. No caso das comitivas dos países mais importantes, como os Estados Unidos, cujo Presidente Barack Obama estará presente, as ruas e estradas por onde passam vão ser cortadas.

Hoje realiza-se uma reunião, à porta fechada, na Direcção Nacional da PSP sobre a operação de segurança. Segundo o porta-voz oficial desta polícia, vão participar "todas as entidades oficiais directamente envolvidas com a PSP" nesta megaoperação de segurança, "militares e civis".

O ponto principal da agenda é um balanço sobre as medidas de segurança para a cimeira, nomeadamente todas as limitações que vão condicionar o Parque das Nações. O DN sabe que a PSP e elementos da estrutura de missão do MNE para a organização da cimeira já contactaram dezenas de empresas, comerciantes e estabelecimentos públicos para os informar sobre as medidas.

O Centro Comercial Vasco da Gama, por exemplo, deverá ficar com as entradas restringidas a duas portas de acesso e poderão ser instalados detectores de metais. A administração do centro não quis adiantar detalhes sobre as restrições.

No caso dos restaurantes, junto ao rio, o seu serviço ficará limitado aos participantes da cimeira.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... seccao=Sul (http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1691534&seccao=Sul)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 03, 2010, 06:52:25 pm
Citar
Blindados da PSP não deverão chegar a tempo da Cimeira

Comandante da PSP admite atraso na entrega das viaturas e polícias dizem que é necessário tempo de adaptação às mesmas.

Os seis blindados comprados por cinco milhões de euros para serem utilizados na Cimeira da Nato, nos dias 19 e 20 deste mês, em Lisboa, não devem chegar mesmo a tempo da reunião. "Os cinco blindados e a viatura pesada para desobstrução das ruas não devem chegar a tempo de serem utilizadas na cimeira e, mesmo que tal aconteça, não haverá tempo para que o pessoal se adapte nas condições desejáveis", disse ao PÚBLICO um elemento da Unidade Especial de Polícia (UEP), lembrando que o atraso na chegada deste equipamento (custa cerca de cinco milhões de euros e terá sido pago com verbas cedidas pelo Governo Civil de Lisboa) até já foi admitido pelo director nacional da PSP, Oliveira Pereira.

O PÚBLICO tentou obter esclarecimentos sobre a compra dos blindados (comprados por ajuste directo para que a sua chegada fosse mais rápida), mas apesar das insistências, o MAI não se mostrou disponível para responder às questões, nomeadamente a data de chegada das viaturas. Sabe-se, no entanto, que a PSP entende que as viaturas são consideradas essenciais pois pretende-se a sua utilização posterior em acções nos mais de 300 bairros problemáticos de todo o país.

Para além da previsível falta dos blindados, algumas subunidades da UEP debatem-se ainda com a falta de outro equipamento que consideram necessário. Responsáveis policiais dizem que não há protecção em muitas das viaturas que estarão nas ruas e falam de escassez de pessoal em áreas como o sector cinotécnico.

A principal preocupação da PSP prende-se, de momento, com a pouca operacionalidade das viaturas destinadas a assegurar a ordem pública, uma vez que se trata das carrinhas Ford Transit que foram compradas para o Euro 2004, e que, na sua maioria, não são blindadas e nem sequer possuem protecções (redes metálicas colocadas em frente aos vidros) que permitam suportar apedrejamentos.

"O grupo cinotécnico possui apenas cerca de 30 operacionais para trabalhar na vertente da ordem pública. Destes, apenas 15 são binómios [homem e cão], o que poderá ser muito pouco para fazer frente a manifestações que, pelos vistos, podem reunir alguns milhares de pessoas", disse um dos polícias contactados.

Maior operação de sempre

Problemas de equipamento à parte, o PÚBLICO sabe que as autoridades estão a preparar a maior operação de segurança de sempre em Portugal, incluindo a visita do Papa Bento XVI. Em Lisboa, no decurso da cimeira, estarão todos os efectivos da UEP, nomeadamente do Corpo de Intervenção, da Defesa Pessoal, da Inactivação de Explosivos no Subsolo, do grupo Cinotécnico e da Grupo de Operações Especiais.

Ao todo, tendo em conta que também se deslocam os efectivos colocados no Porto e em Faro e que todo o pessoal está impedido de gozar férias ou folgas durante os dias do evento, prevê-se que sejam mobilizados (só na UEP) mais de 700 polícias. Este número poderá ser menor, uma vez que na PSP já corre uma mensagem (nos telemóveis dos polícias de todos os comandos nacionais) pedindo a cada um para, nos dias 19 e 20, "adoecerem" e consultarem médicos.

A PSP irá inspeccionar os locais onde vão trabalhar e pernoitar as principais comitivas. Os hotéis e as salas de reuniões serão passados a pente fino, procurando-se, principalmente, detectar explosivos. Já a segurança das individualidades será assegurada, quase na totalidade, por equipas próprias (só a delegação dos EUA deverá compreender quase 1000 pessoas).

A segurança nos trajectos entre os locais onde ficarão as comitivas e o local da cimeira, no Parque das Nações, só será aplicada nas medidas máximas em relação aos países cujo risco de atentado é mais elevado.

http://www.publico.pt/Sociedade/blindad ... ra_1464100 (http://www.publico.pt/Sociedade/blindados-da-psp-nao-deverao-chegar-a-tempo-da-cimeira_1464100)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Novembro 03, 2010, 08:45:55 pm
Toda essa operação policial é ridícula e nem desses veículos precisamos. Grande parte dessa gente vai trazer segurança própria. No caso dos EUA trazem logo um pequeno exército muito mais capaz a todos os níveis do que as nossas forças. Só precisamos mesmo da divisão de tráfego da PSP, fora isso está tudo controlado por forças estrangeiras.
E se não temos à partida capacidade para os receber, nem deveriam cá vir, as vantagens para Portugal receber essa manada, são inferiores do que as desvantagens.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 03, 2010, 09:17:22 pm
Mais dinheiro mal gasto com negócios em cima do joelho... Mas afinal quais são as tais viaturas??
Usem Ivecos ou Hummer,  e em ultimo caso Condor, Chaimite, Pandur ou M-113!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: sergio21699 em Novembro 03, 2010, 10:13:13 pm
Só uma pergunta, se calha de haver qualquer coisa noutra zona do pais que não Lisboa( um caso de sequestro com refens por exemplo, ou outros casos de violencia) quem vai lá ir visto aqueles que têm essa missão (UEP) estao todos em Lisboa :?:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 04, 2010, 09:02:07 am
A UEP está presente em Belas, Faro e Porto. Dentro em breve vai haver pessoal do GOE na sub-unidade do Porto. Em caso de haver problemas, vai o pessoal da UEP em caso de ser uma zona controlada pela PSP ou o BOE se for numa zona da GNR.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: P44 em Novembro 04, 2010, 09:28:29 am
Citação de: "Camuflage"
Toda essa operação policial é ridícula e nem desses veículos precisamos. Grande parte dessa gente vai trazer segurança própria. No caso dos EUA trazem logo um pequeno exército muito mais capaz a todos os níveis do que as nossas forças. Só precisamos mesmo da divisão de tráfego da PSP, fora isso está tudo controlado por forças estrangeiras.
E se não temos à partida capacidade para os receber, nem deveriam cá vir, as vantagens para Portugal receber essa manada, são inferiores do que as desvantagens.


Bingo!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 04, 2010, 04:09:30 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A UEP está presente em Belas, Faro e Porto. Dentro em breve vai haver pessoal do GOE na sub-unidade do Porto. Em caso de haver problemas, vai o pessoal da UEP em caso de ser uma zona controlada pela PSP ou o BOE se for numa zona da GNR.

É verdade que há destacamentos da UEP em Faro e no Porto, mas como indica no artigo, esse pessoal vai reforçar o despositivo de Lisboa, logo vai ficar reduzido, concordo com o Sergio21699, essa questão é pertinente pois pode por em causa a capacidade da UEP nessas regiões dos pais.

O mais provável é confiar na sorte em como durante esses dias não vai acontecer nada de grave no norte nem no sul :shock: , que eu saiba eles tem é a Unidade de Intervenção (UI), com sub-unidades Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), Grupo de Intervenção de Ordem Publica (GIOP), etc

Eu gostava mais dos nomes antigos, mas ninguém me perguntou nada :G-beer2:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: sergio21699 em Novembro 04, 2010, 04:45:46 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A UEP está presente em Belas, Faro e Porto. Dentro em breve vai haver pessoal do GOE na sub-unidade do Porto. Em caso de haver problemas, vai o pessoal da UEP em caso de ser uma zona controlada pela PSP ou o BOE se for numa zona da GNR.

Sim eu sei disso, mas:

Citar
Ao todo, tendo em conta que também se deslocam os efectivos colocados no Porto e em Faro e que todo o pessoal está impedido de gozar férias ou folgas durante os dias do evento, prevê-se que sejam mobilizados (só na UEP) mais de 700 polícias.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: sergio21699 em Novembro 04, 2010, 04:53:13 pm
Citação de: "Lightning"
O mais provável é confiar na sorte em como durante esses dias não vai acontecer nada de grave no norte nem no sul :lol:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Novembro 04, 2010, 07:19:55 pm
O pessoal de Lisboa que tenha cuidado que tal mobilização de forças é indicativa que será esperada uma pequena guerra tribal durante esses dias. Seria bom que alertassem o comércio para se preparar e investir em estruturas para proteger as fachadas das lojas. Não vejo ninguém a preocupar-se com isso e prevejo que depois vejamos comerciantes a chorarem-se para as câmaras de tv.
Sempre que se fazem cimeiras da NATO ou G8 há grandes conflitos, nós nem prisões temos para prender os nossos criminosos, que fará nesse dia.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 04, 2010, 07:41:21 pm
Protecção? Prisões?
É atirar a matar!
Venham cá pegar-me fogo ao carro para ver o que acontece...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Novembro 04, 2010, 09:52:25 pm
Eles regressam ao país deles e à vida quotidiana normal e tu vais preso. lol Estás em Portugal convém nunca esquecer isso.  :lol:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: LuisC em Novembro 05, 2010, 01:33:05 am
Haverá um reforço de efectivos da UEP na região de Lisboa no decurso da cimeira mas certamente que serão garantidas capacidades mínimas de intervenção noutras regiões do país.

Eu sei que por vezes parece que vivemos numa “república das bananas”…mas não exageremos.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 05, 2010, 10:38:52 am
Citação de: "Lightning"

Caro Cabeça de Martelo, o que é isso do BOE? As unidades da GNR voltaram a mudar de nome :G-beer2:

Acredita que eu sabia que já tinham mudado à muito de nome, mas não estava a lembrar da nova designação e como tenho pouco tempo...vai BOE com ele...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 05, 2010, 12:32:47 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Acredita que eu sabia que já tinham mudado à muito de nome, mas não estava a lembrar da nova designação e como tenho pouco tempo...vai BOE com ele...

Então força ai... eu também não gosto muito dos nomes actuais :G-beer2:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: P44 em Novembro 05, 2010, 12:50:15 pm
MAI
Governo volta a anunciar blindados para a PSP, mas podem não servir para a cimeira da NATO

05.11.2010 - 08:27 Por José Bento Amaro
http://www.publico.pt/Sociedade/governo ... to_1464472 (http://www.publico.pt/Sociedade/governo-volta-a-anunciar-blindados-para-a-psp-mas-podem-nao-servir-para-a-cimeira-da-nato_1464472)
Citar
Activistas esperam milhares de manifestantes para cimeira da NATO
Por Redacção

O presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação – a entidade que junta cerca de 200 organizações nacionais e delegações de algumas dezenas de países – espera que o protesto durante a cimeira da NATO em Lisboa junte milhares de pessoas.

Rui Rosa, que a Renascença cita, não quer arriscar um número, mas este deverá ser a maior manifestação durante a cimeira. O desfile ocorrerá sob a égide «Paz Sim, NATO Não». As forças de segurança esperam, contudo, outros manifestantes e mais violentos.

A «Black Bloc» é o modo de protesto quase espontâneo – e marcadamente violento – que está a gerar mais preocupação. A PAGAN – Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato, formada em 2009, quando se agendou a cimeira para a capital portuguesa, também deve sair à rua, embora não tenha formalizado a manifestação

Victor Lima, um dos principais dinamizadores da PAGAN, citado pela mesma rádio, também preferiu não adiantar um número. Ainda assim, este activista – que se demarca de qualquer acto violento – assegura que vão estar em Lisboa muitos manifestantes estrangeiros e promete formas de protesto surpreendentes.
09:26 - 05-11-2010

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=230032 (http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=230032)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jorge Pereira em Novembro 05, 2010, 02:52:05 pm
A mobilização de forças (em número e meios) para dissuadir estes vândalos terroristas anárquicos (com o apoio do bloco de esquerda, que já apelou à mobilização contra a cimeira) tem que ser visivelmente notória.

A utilização de militares e respectivos meios (especialmente as Pandur) devido ao seu claro efeito intimidante e, por conseguinte, dissuasor, deveria ser uma opção óbvia. O que menos precisamos neste momento é de ver essa bela zona de Lisboa destruída e em chamas (em directo para o mundo) pela acção desses marginais.

Patrulhas numerosas e musculadas de militares e forças de segurança, ostensivamente bem equipadas, com cães, viaturas Pandur, entre outras, controlo aéreo da zona, etc. seria a meu ver, o suficiente para evitar males maiores.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Novembro 05, 2010, 07:30:51 pm
Não vejo mal nenhum nas pessoas se manifestarem contra a NATO, só vejo mal é na violência de alguns grupos que se aproveitam disso. Não se pode andar a generalizar que são todos farinha do mesmo saco pois não são.
Alias se o povo português tivesse tomates seria o primeiro a rejeitar essa cimeira assim como a vinda do Papa. Se quiserem pagar as despesas tudo bem, agora um país em vias de falir andar arcar com custos de elitistas para os quais nem categoria tem!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 05, 2010, 08:03:29 pm
No CM de hoje vinha uma noticia sobre a cimeira e o atraso das novas viaturas com recurso às Iveco da GNR.
Confirma-se? É que eu ligo pouco ao que se escreve naquele jornal da treta...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jorge Pereira em Novembro 05, 2010, 10:25:58 pm





Só espero é não ouvir nos dias seguintes à cimeira comentários do tipo “não estávamos a contar com isto” ou “fomos apanhados de surpresa”…
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 05, 2010, 11:20:11 pm
Citação de: "Jorge Pereira"
Só espero é não ouvir nos dias seguintes à cimeira comentários do tipo “não estávamos a contar com isto” ou “fomos apanhados de surpresa”…
É que não estou à espera de outra coisa...
Eu até compreendo o que motiva estes anarcas.
É adrenalina e o caos gerado na certeza de que a pior coisa que lhe pode acontecer é levar uma cacetadas pelas costas.  
É libertar o Mario Machado durante estes dias e devolver-lhe a shotgun...  :N-icon-Gun:

Como tudo o resto que se faz neste país, isto vai correr mal...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 06, 2010, 11:51:05 am
Isto realmente o maior problema para a PSP vai ser manter a ordem publica porque a nivel de segurança de altas individualidades cada delegação vai trazer a propria força.

Via com bons olhos que a PSP fosse apoiada pela GNR em termos de viaturas blindadas (se tal for necessário e a PSP não tiver recebido as que pretende) e em forças de cavalaria de ordem publica, uma carga de cavalaria para cima dessas anarcas não lhes fazia mal nenhum :mrgreen: que mauzinho :twisted: ).

Só me pergunto é a nivel legal se é sequer possivel mobilizar forças militares desse modo, normalmente não se pode, mas pode haver algum regime de exepção que eu desconheça, porque se não for possivel de todo então ficamos com a PSP como força principal e a GNR como unica força de reserva o que também já é muita força de segurança, mas pelo que vi nesses videos, não vão ser demais para controlar esses arruaceiros.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: P44 em Novembro 06, 2010, 12:05:32 pm
Citação de: "Camuflage"
Não vejo mal nenhum nas pessoas se manifestarem contra a NATO, só vejo mal é na violência de alguns grupos que se aproveitam disso. Não se pode andar a generalizar que são todos farinha do mesmo saco pois não são.
Alias se o povo português tivesse tomates seria o primeiro a rejeitar essa cimeira assim como a vinda do Papa. Se quiserem pagar as despesas tudo bem, agora um país em vias de falir andar arcar com custos de elitistas para os quais nem categoria tem!

 :Palmas:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jorge Pereira em Novembro 06, 2010, 01:26:33 pm
Citação de: "Lightning"

Só me pergunto é a nivel legal se é sequer possivel mobilizar forças militares desse modo, normalmente não se pode, mas pode haver algum regime de exepção que eu desconheça

Como reforço das Forças de Segurança ou em situação de ruptura destas, não há nenhum impedimento.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F11%2F8-pandur-ii-127.jpg&hash=dfbd2bee1d2cad4b9e8dda7975098267)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F11%2F9-pandur-ii-posto-de-comando.jpg&hash=51c5b6fa3db6af2420bb330c560c3a81)


Para mim estas duas imagens transportadas para o cenário em causa eram mais do que suficientes.

Cada Pandur acompanhada com unidades cinotécnicas e de controlo de tumultos do exército, mais as das PSP e GNR e tudo correria pelo melhor.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 06, 2010, 02:05:50 pm
Coloco aqui um artigo do site operacional.pt sobre algumas capacidades em que o Exército pode apoiar as forças de segurança caso seja necessário.

http://www.operacional.pt/novas-capacid ... lanceiros/ (http://www.operacional.pt/novas-capacidades-nos-lanceiros/)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F02%2F16-lanceiros-copy.jpg&hash=ac0724836c603a0d4884935c86a97233)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 06, 2010, 02:20:29 pm
Eu como não sou nenhum especialista em operações de segurança estou com uma duvida.

Nestas operações sou por defeito, contra a utilização de blindados e forças militares, isso seria usado como propaganda pelas organizações de esquerda para atacar o governo e a NATO em geral, em como é uma organização fascista, que usa os militares/mercenários contra a população civil, que tem todo o direito de fazer uma manifestação, depois iriam aparecer uns jovens a sangrar e que não fizeram mal a ninguém e que os maus dos policias injustamente lhes deram umas cacetadas, já se sabe que quando há um carga policial levam todos os que lá estão, é a vida, as forças militares seriam sim mantidas em reserva para actuar em situações fora do controlo.

Mas por outro lado, uma grande demonstração de força poderia teoricamente, impedir essas situações descontroladas de sequer acontecerem.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Novembro 06, 2010, 05:11:09 pm
A utilização de forças armadas para garantir uma operação policial, só iria provar o que já todos desconfiam: somos a Venezuela da Europa... lol Essa coisa de imiscuir militares com forças policiais é típica de países do terceiro mundo, não se pratica na UE, seria vergonhoso fazer tal coisa. E logo o PS que se preocupa imenso com a imagem em vez de factos.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jorge Pereira em Novembro 06, 2010, 05:27:14 pm
Lightning, estamos a falar de um acontecimento de excepção. É só ver a lista de altas individualidades que vai estar presente na cimeira. Esse relativo pequeno espaço vai ser um alvo potencial de primeira linha de qualquer acção (terrorista ou não) que pretenda ter alguma repercussão mediática.

Também não me parece que a presença de meios militares possa ser interpretada como dizes. Só dá um sinal claro de que a segurança foi levada ao extremo e de que há capacidade para resolver facilmente qualquer alteração da ordem pública.

Tudo se resume a isto que disseste:

Citar
Mas por outro lado, uma grande demonstração de força poderia teoricamente, impedir essas situações descontroladas de sequer acontecerem.

Este é o grande e principal objectivo de um dispositivo como referi.

Tenho muitas dúvidas de que qualquer grupo passe a acções menos pacíficas olhando para as esquinas e para as vias de acesso desse pequeno espaço e veja as Pandur e respectivas equipas, por aí espalhadas.

Não há nenhum problema em as pessoas notarem que há meios militares a reforçar a segurança. Há sim, se acontecer algo de grave e se ter a noção de que podia ter sido evitado com um dispositivo de segurança ostensivamente musculado, que muito provavelmente nem será necessário que entre em acção.

Citação de: "Camuflage"
A utilização de forças armadas para garantir uma operação policial, só iria provar o que já todos desconfiam: somos a Venezuela da Europa... lol Essa coisa de imiscuir militares com forças policiais é típica de países do terceiro mundo, não se pratica na UE, seria vergonhoso fazer tal coisa. E logo o PS que se preocupa imenso com a imagem em vez de factos.


Nada de mais errado.

Estamos a falar de um acontecimento de excepção. Não estamos a falar de acudir a um assalto a um banco, nem a uma rusga num bairro problemático. Aí sim, também sou completamente contra.

No limite, estamos a falar de uma situação em que existe uma potencial ameaça de um ataque terrorista contra território nacional. Ainda hoje pude ver treinos de equipas NBQ, a preparar-se precisamente para essa cimeira.

Países nórdicos mobilizam as Forças Armadas para situações deste tipo. A França também o faz por muito menos, os próprios EUA também o fazem, apesar dos meios que existem externos às Forças Armadas.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: sergio21699 em Novembro 06, 2010, 05:34:25 pm
Eu tambem acho que tendo o exercito esses "musculos" os devia mostrar, não digo que vão intervir logo que comecem manifestaçoes, mas sim que estejam presentes e caso chegue ao ponto de as forças de segurança terem dificuldades em lidar com os acontecimentos então sim interviriam.

Além disso concordo que apenas a presença de alguns blindados e militares pode fazer funcionar como intimidador e impedir que acçoes violentas acontecam.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: sergio21699 em Novembro 06, 2010, 06:27:20 pm
Citação de: "Jorge Pereira"
Ainda hoje pude ver treinos de equipas NBQ, a preparar-se precisamente para essa cimeira.

Para quem não viu:
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/ultimas-tvi24-seguranca-nato-ameaca-quimica/1206210-4071.html
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 06, 2010, 08:41:47 pm
O NRBQ é uma das valências do GIPS.
http://www.gnr-gips.org/ (http://www.gnr-gips.org/)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: FoxTroop em Novembro 06, 2010, 09:19:50 pm
Citação de: "Camuflage"
A utilização de forças armadas para garantir uma operação policial, só iria provar o que já todos desconfiam: somos a Venezuela da Europa... lol Essa coisa de imiscuir militares com forças policiais é típica de países do terceiro mundo, não se pratica na UE, seria vergonhoso fazer tal coisa. E logo o PS que se preocupa imenso com a imagem em vez de factos.


Bem, nesse vamos fazer companhia à França, onde os militares patrulham na rua, junto aos monumentos mais simbolicos. E também a Singapura, onde, da ultima vez que por lá passei, militares andavam a patrulhar dentro do aeroporto. Já agora, em Atenas, durante os Jogos Olimpicos, em cada esquina existia um grupo de militares relativamente bem armados.

O único problema para que haja militares a ajudar num dispositivo deste tipo em Portugal é apenas um; o desejo de protagonismo para a "quinta, capela, feudo" (riscar o que não se aplica) que uma coisa desta pode trazer, independentemente dos riscos.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 06, 2010, 10:23:00 pm
Os militares já nao têm soldados para o reforço e guarda dos seus quartéis quanto mais agora para ajudarem as policias na segurança interna.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 07, 2010, 12:03:15 am
Citação de: "Trafaria"
Os militares já nao têm soldados para o reforço e guarda dos seus quartéis quanto mais agora para ajudarem as policias na segurança interna.

Realmente essa sua frase tem tanto fundamento que nem sei o que mais dizer.

O Exército consegue destacar centenas de elementos a milhares de quilómetros de distância das unidades de origem durante cerca de 15 anos ininterruptamente e para vários locais também eles longe uns dos outros como Timor, Libano, Balcãs e Afeganistão.

Mas deslocar algumas dezenas de PEs equipados para controlo de tumultos da Calçada da Ajuda para o Parque das Nações durante dois dias já deve ser um desafio logistico que não está ao alcance de qualquer um.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 07, 2010, 12:29:45 am
Para quê?
Já nao há policia neste país?

Porque nao por um capitão a ler o telejornal?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Edu em Novembro 07, 2010, 12:39:48 am
Pessoalmente penso que acontecimentos extraordinarios merecem medidas extraordinarias. Penso que em eventos como este até faz mais sentido entregar a segurança a militares e as forças policiais continuarem com os seus normais afazeres, que não são poucos e em muitos casos não estão completamente cobertos.

O que vai acontecer se a policia ficar completamente encarregue com a segurança é que outros locais do país vão ficar mais desguarnescidos e criminosos oportunistas podem aproveitar esta janela de oportunidade.

Não me venham com essa historia de o exercito ficar sem militares para guardar os quarteis. A função das forças armadas é defender o país em primeiro lugar e não os quarteis.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 07, 2010, 01:05:21 am
Citação de: "Trafaria"
Para quê?
Já nao há policia neste país?

Mas eu por acaso disse que os militares deviam substituir os policias? Não disse pois não...
Só disse que seria sentato preparar a GNR e forças militares para estarem de prevenção para o caso da situação sair do controlo da policia, prefiro ter forças preparadas e que não sejam precisas utilizar do que precisar e não ter.

Citar
Porque nao por um capitão a ler o telejornal?

E porque não? De certeza que o sonhor ou a senhora capitão também aprenderam a ler na primária.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 07, 2010, 01:06:07 am
Edu,
Você nao tem bem a noção do que está a dizer.
A cimeira decorre em Lisboa, numa area da responsabilidade da policia, não no interior do campo militar de santa margarida, e acredite que em Portugal mais nenhum serviço ou força está à altura de organizar e providenciar aquele tipo de segurança que não a PSP (a única força com experiência, unidades, meios e formação para tal).

Quanto a um hipotético esgotamento da PSP: antes de chegar á tropa ainda temos 6 mil GNR só em Lisboa e alguns vão estar mesmo de reserva, nomeadamente um esquadrão a cavalo e os GIPS (secção NBQ, com equipamento novinho para reforçar em caso de necessidade a existente na PSP/GOE).

Depois: Nos locais públicos os civis podem desobedecer aos militares, melhor, só lhes obedecem se quiserem pois não são agentes de autoridade - mesmo tratando-se de PE a "jurisdição" destes limita-se ao ambito militar (suas instalações e pessoas).

É muito problemática esta temática.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 07, 2010, 01:14:28 am
Lightning,
Tudo é planeado até á exaustão, revisto, verificado...

As reservas estarão nos locais apropriados, sejam elas da PSP (em 1º lugar) ou da GNR. A Policia Maritima idem, já que decorre na margem do Tejo. A sua tropa tambem lá estará, nomeadamente com os Orion, F16, antimisseis, fragatas ...  porque essas coisas a psp nao tem. Agora a PE, para quê? Para estorvar? nem radios compatíveis com os nossos têm... que adiantariam ou diferença fariam meia-duzia de gatos vestidos de PE ao lado de 6 mil GNR?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 07, 2010, 01:24:29 am
Citação de: "Trafaria"
Edu,
Você nao tem bem a noção do que está a dizer.
A cimeira decorre em Lisboa, numa area da responsabilidade da policia, não no interior do campo militar de santa margarida, e acredite que em Portugal mais nenhum serviço ou força está à altura de organizar e providenciar aquele tipo de segurança que não a PSP (a única força com experiência, unidades, meios e formação para tal).

Isso concordo consigo, que seja a PSP a organizar a segurança, essas cimeiras e outros eventos de grande visibilidade sempre ocorreram em grandes cidades e nunca em vilas ou aldeias, e as cidades são da responsabilidade da PSP, e a PSP sempre se mostrou à altura (pelo menos acho que sim, não me lembro de algo que tenha corrido mal no passado).

Citar
Quanto a um hipotético esgotamento da PSP: antes de chegar á tropa ainda temos 6 mil GNR só em Lisboa e alguns vão estar mesmo de reserva, nomeadamente um esquadrão a cavalo e os GIPS (secção NBQ, com equipamento novinho para reforçar em caso de necessidade a existente na PSP/GOE).

Acho bem  :wink:.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 07, 2010, 01:30:25 am
Nao confundir... no kosovo, onde tambem estive, a musica é outra. O enquadramento legal é completamente diferente.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 07, 2010, 11:07:59 am
Citação de: "Trafaria"
Lightning,
Tudo é planeado até á exaustão, revisto, verificado...

As reservas estarão nos locais apropriados, sejam elas da PSP (em 1º lugar) ou da GNR. A Policia Maritima idem, já que decorre na margem do Tejo. A sua tropa tambem lá estará, nomeadamente com os Orion, F16, antimisseis, fragatas ...  porque essas coisas a psp nao tem. Agora a PE, para quê? Para estorvar? nem radios compatíveis com os nossos têm... que adiantariam ou diferença fariam meia-duzia de gatos vestidos de PE ao lado de 6 mil GNR?

Sim é verdade que em efectivo a PE não são tantos como os que a GNR tem.

Em relação à Força Aérea não esquecer a UPF que normalmente coloca pessoal a fazer segurança no AT1 (aeroporto militar de Figo Maduro) quando aterram altas entidades, e para a Cimeira muito provavelmente a NATO disponibilizará uma aeronave AWACS para reforçar a vigilância aérea como tem acontecido no passado.

Esta conversa já vai longa, e já percebi que até concordamos na maior parte das coisas, a PSP ser a entidade responsável por organizar a segurança da Cimeira, a PSP ser a principal força no terreno, forças da GNR estarem de reserva, só não concordamos nas forças do Exército também estarem de reserva, paciencia, não se pode concordar sempre :lol: , todos temos direito a uma opinião e devemos respeitar a opinião dos outros mesmo que seja diferente da nossa.

Como conclusão vou apenas escrever duas curtas frases.

1 - Espero não ver nenhum militar no terreno.
2 - Espero não ver nenhum policia a queixar-se de falta de efectivos.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 08, 2010, 11:30:23 am
Afinal parece que o Exército vai participar na segurança da Cimeira da NATO.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -220230887 (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/tropa-chamada-para-travar-terror-220230887)

Eu não levaria muito a sério é a fotografia que aparece no artigo :mrgreen: , o que parece certo é a participação de unidades de engenharia.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 08, 2010, 12:58:14 pm
Porque é na engenharia que estão os equipamentos e as pessoas indicadas para lidar com materiais nucleares, bombas sujas, etc...
A Artilharia também costuma colocar umas baterias de misseis ...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 08, 2010, 03:05:22 pm
Citação de: "Trafaria"
Porque é na engenharia que estão os equipamentos e as pessoas indicadas para lidar com materiais nucleares, bombas sujas, etc...
A Artilharia também costuma colocar umas baterias de misseis ...

Está bem, mas pensava que isso dos materiais nucleares iria ser a GNR como se falou anteriormente, talvez não tenha pessoal em numero suficiente (pessoal com essa função) ou outra razão qualquer.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 08, 2010, 03:23:37 pm
Tanto a PSP como a GNR (que se equipou recentemente) possuem pessoal e meios de combate NBQ. Mas as limitações serão muitas, será para uma primeira abordagem ... são as forças do terreno, têm de estar sempre preparados para responder. Tradicionalmente essa era uma tarefa atribuída em exclusivo ao exercito.

No que a psp diz respeito essas equipas foram criadas (quando da crise do anthrax) devido à inoperância do exercito. Uma máquina pesada, lenta, que nao se coaduna em nada com emergências...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 08, 2010, 05:41:00 pm
Numa visita que fiz ao Regimento de Bombeiros Sapadores eles mostraram uma enorme capacidade BQ sendo as ameaças radiológicas geridas pela Engenharia.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: LM em Novembro 10, 2010, 10:29:24 am
PSP vai ter dois blindados e a GNR disponibiliza viaturas e cavalaria (http://http)

Já houve treinos conjuntos para manutenção da ordem pública e às viaturas da GNR já foram retirados os dísticos verdes que as identificavam

Os carros blindados da GNR estão a postos para poderem intervir no decurso da cimeira da Nato, que terá lugar em Lisboa nos dias 19 e 20. De prevenção está também o esquadrão de cavalaria da mesma força, que esta semana até já participou em exercícios de manutenção de ordem pública em conjunto com a PSP. Confirma-se assim que a maior parte dos carros com protecção balística solicitados pela polícia e cuja compra foi confirmada pelo Ministério da Administração Interna não vão chegar a tempo. Das cinco viaturas estimadas, apenas duas deverão ser entregues esta semana à PSP. As restantes só chegam em meados de Dezembro.

As viaturas blindadas da GNR já estão disponíveis para serem utilizadas nas ruas de Lisboa em caso de existirem desacatos. Irão circular sem qualquer identificação desta força (foram retiradas as siglas da GNR e a lista verde que as costuma identificar) e são, juntamente com outros meios do Exército, a garantia da existência de recursos capazes de reforçar as equipas policiais.

Estes blindados, que possuem características diferentes daquelas que foram sugeridas pela PSP, uma vez que costumam ser utilizados em ambientes não citadinos (Timor, por exemplo), dispondo de menor mobilidade, foram postos à disposição pelo próprio comandante da GNR, o qual terá ainda oferecido os condutores.

O facto de as viaturas da GNR estarem já a ser mobilizadas confirma os receios do director nacional da PSP, superintendente Oliveira Pereira, que há mais de duas semanas anunciou ser difícil a chegada atempada dos carros com protecção balística. Ontem também não havia notícia de nenhuma das 45 viaturas para transporte das equipas de manutenção da ordem pública que o secretário de Estado da Administração Interna, Conde Rodrigues, anunciara, em declarações à agência Lusa, no passado dia 4. Apesar de há mais de uma semana ter solicitado ao MAI uma resposta relativamente aos carros que supostamente vão ser adquiridos, o PÚBLICO ainda não recebeu qualquer resposta.

"Empenhar pelo país"

O MAI anunciara a princípio que iria gastar cinco milhões de euros (provenientes do Governo Civil de Lisboa) na compra de blindados para a polícia. Posteriormente a PSP corrigiu o ministério e disse que não se tratava de blindados mas sim de carros com protecção balística, salvaguardando que os mesmos não chegariam a tempo. Ainda assim o MAI voltaria, já esta semana, a referir-se a blindados e também a carrinhas para transporte de pessoal, os quais custariam, na totalidade, 1,2 milhões de euros. Ontem, por fim, Oliveira Pereira afirmou que, afinal, vêm dois blindados.

À Unidade Especial de Polícia (UEP), em Belas, onde estão sediadas as cinco subunidades da PSP que terão maior intervenção na manutenção da segurança durante a cimeira, já chegou algum do equipamento individual prometido pelo Governo quando anunciou a compra dos blindados. O PÚBLICO apurou que quase toda a unidade já está equipada com escudos novos.

Para fazer face às exigências, e tendo em conta que parte do equipamento solicitado (cinco carros com protecção balística e um pesado para remoção de obstáculos nas ruas) não vai chegar a tempo, o próprio segundo comandante da PSP, superintendente Guedes da Silva, deslocou-se anteontem a Belas e também à Escola Prática de Polícia, em Torres Novas. O discurso foi de moralização dos polícias, alertando-os para o facto de todos terem de se "empenhar pelo país".

Em Torres Novas há diversas Brigadas de Intervenção Rápida (BIR) vindas de comandos policiais de todo o país que estão a receber cursos de dois dias para intervirem em situações como as que a cimeira poderá proporcionar. Estas equipas virão para Lisboa em viaturas dos seus comandos e trazem consigo os coletes balísticos correspondentes. Esta situação tem motivado algumas críticas a nível regional, uma vez que os meios tidos como necessários estão a ser provisoriamente desviados para Lisboa.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Açoriano em Novembro 10, 2010, 01:05:11 pm
Citação de: "Trafaria"
Quanto a um hipotético esgotamento da PSP: antes de chegar á tropa ainda temos 6 mil GNR só em Lisboa

A PSP é que é responsável pela zona de Lisboa e a GNR tem lá 6 mil???
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 10, 2010, 03:16:10 pm
Citação de: "Açoriano"
Citação de: "Trafaria"
Quanto a um hipotético esgotamento da PSP: antes de chegar á tropa ainda temos 6 mil GNR só em Lisboa

A PSP é que é responsável pela zona de Lisboa e a GNR tem lá 6 mil???

O pessoal da GNR que está em Lisboa é do Comando-Geral e de várias unidades de reserva como UI, USHE, etc.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: nelson38899 em Novembro 11, 2010, 10:59:44 am
Citar
A polícia assumiu que era atacada com armas de guerra nos bairros de risco

A PSP reconhece que é atacada por armas com calibre de guerra em zonas urbanas de risco, localizadas nas áreas da sua responsabilidade. Este foi, pelo menos, o principal argumento que consta do caderno de encargos, a que o DN teve acesso, para comprar os seis blindados, que supostamente deveriam chegar para a Cimeira da NATO.

De acordo com o documento do Governo Civil de Lisboa, que define as especificações técnicas dos veículos, estes não se tratam de simples "viaturas de transporte pessoal com protecção balística", conforme garantiu o ministro da Administração Interna (ver texto ao lado) e o comando da PSP. Tratam-se, isso sim, de verdadeiros blindados de guerra, idênticos aos usados pelos americanos e ingleses no Iraque.

A única diferença em relação aos tradicionais é que, em vez de uma torre com uma arma de fogo, os da PSP terão - pelo menos na sua acção em Portugal - uma torre com um observador. São de muito maior dimensão e capacidade que os blindados da GNR e até que os Pandur do Exército.

Segundo o caderno de encargos "o veículo com protecção balística para transporte pessoal da PSP destina-se a fazer face a ocorrências policiais de maior risco, nomeadamente aquando da necessidade de intervenção nas múltiplas zonas urbanas sensíveis localizadas na área de responsabilidade da PSP, quando são usadas armas 56 (sic, mas será calibre 5,56, de guerra) de fogo, seja contra elementos da PSP, seja contra qualquer cidadão".

Por outro lado, o tipo de blindagem que é exigida, a NIJ-STD- -0108.01. Nível III (Standards do National Institute of Justice dos EUA), corresponde a uma protecção balística para calibre 7,62 mm FMJ (Full Metal Jacket), perfurantes. Este é um calibre utilizado normalmente em espingardas automáticas, tipo G3, ou nas metralhadoras ligeiras em cenários de conflito convencionais - Iraque ou Afeganistão.

A presença deste tipo de armamento, de forma regular, nos bairros periféricos, não era, até agora, conhecida. Opresidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), José Manuel Anes, entende que "a única justificação para que a PSP tenha sentido a necessidade de comprar estes blindados é a de ter feito uma análise da situação e desta ter levado a previsão de acontecimentos muitos graves e violentos", que podem ser "expressão de descontentamento de massas". O responsável lembra que "em certos bairros há grupos de crime organizado que têm acesso a armas de grande calibre".

No último relatório anual de Segurança Interna, já se alertava para o facto dos bairros problemáticos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto serem "palco de actividades ligadas ao tráfico internacional de armas e do crime organizado".

Sobre o tráfico de armas, diz o relatório, este é abastecido, "num primeiro nível, por microrredes informais com contactos externos com as principais organizações de traficantes que operam na Europa (sobretudo do Leste) e, num patamar menor, por pequenos distribuidores que assegura a venda directa e se instalam, sobretudo, nas zonas urbanas sensíveis de Lisboa e Porto".

Durante 2009, estes bairros foram palco ainda de incidentes que obrigaram a PSP e a GNR a entrar em força com os seus operacionais em 192 ocasiões para repor a ordem pública. A PSP destacou 712 elementos e a GNR 3425 efectivos.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1707773
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Novembro 11, 2010, 07:18:10 pm
E quais são os veículos adquiridos afinal? Tanto mistério para quê? Ou também são protótipos para ficarem uns tempo nos estaleiros?  :D
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Crypter em Novembro 11, 2010, 09:05:39 pm
Citação de: "Camuflage"
E quais são os veículos adquiridos afinal? Tanto mistério para quê? Ou também são protótipos para ficarem uns tempo nos estaleiros?  :lol:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 11, 2010, 09:19:09 pm
Citação de: "Crypter"
realmente!! Falam em blindados.. Mas quais?? Que modelo? Que marca? Que tipo de arma?? 150mm??  :lol:

Que tipo de arma? Nenhuma! No texto do jornal diz:

Citar
A única diferença em relação aos tradicionais é que, em vez de uma torre com uma arma de fogo, os da PSP terão - pelo menos na sua acção em Portugal - uma torre com um observador. São de muito maior dimensão e capacidade que os blindados da GNR e até que os Pandur do Exército.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 11, 2010, 09:37:24 pm
Maior que a Pandur?!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.kauelinden.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F06%2Fmonster-truck-thumb2588881.jpg&hash=02eaf98d7f85da7bb339124979a9d835)
 :shock:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: nelson38899 em Novembro 11, 2010, 10:10:21 pm
Boa noite

Pelo que me disseram, há forças do exercito  em prevenção caso a PSP faça greve no dia da cimeira!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: jopeg em Novembro 12, 2010, 01:10:39 pm
Caros,

In Económico:
Citar

Política

Blindados II

João Paulo Guerra   12/11/10 00:05

A Administração não consegue já conciliar as suas mentiras sobre o folhetim dos blindados.

A campanha promocional para compra de seis carros blindados para a PSP foi rodeada do maior alarmismo sobre a iminência de ataques terroristas em Portugal a propósito da realização da Cimeira da NATO. A Administração, ao mesmo tempo que jurava não querer espalhar "cenários alarmistas", foi semeando cenários alarmantes: pululam por aí grupos extremistas, alguns dos quais já receberam treino de acções terroristas, patati, patatá.

A primeira mentirola foi detectada quando a GNR veio dizer publicamente que estava em condições de emprestar à PSP blindados que eram para ter sido usados no Iraque, mas não chegaram a tempo e foram substituídos por carros emprestados pelos italianos. O que não impediu a GNR de adquirir blindados que chegaram fora de tempo e, por esse motivo, estarão a enferrujar por falta de uso. Alguém terá percebido então que o alarmismo se destinava simplesmente a explicar o gasto de cinco milhões para compra de seis blindados excedentários em relação às necessidades da PSP e GNR.

Certo é que, sendo dado adquirido que os blindados não chegam a tempo da Cimeira, a encomenda se mantém. Até parece que Portugal não tem mais nada em que empatar dinheiro a não ser em material repressivo.

Finalmente, quando se confirmou que os blindados não iam chegar a tempo da Cimeira, a Administração deixou escapar que afinal os blindados se destinam a possibilitar a entrada da PSP nos "bairros problemáticos". E como todos os antecedentes de casos deste tipo demonstram, os bairros tornar-se-ão muito mais "problemáticos" com patrulhas de blindados.

Uma verdade parece flutuar à superfície de tanta mentira: os blindados destinam-se a combater "inimigos internos".


Jopeg
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 12, 2010, 03:04:48 pm
O problema é que nada se sabe e muito se especula. Só a PSP é que pode dizer o que necessita ou não, o resto são opiniões de pessoas que podem ou não saber seja o que for desta área.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Primy em Novembro 13, 2010, 02:29:39 pm
Citação de: "nelson38899"
Boa noite

Pelo que me disseram, há forças do exercito  em prevenção caso a PSP faça greve no dia da cimeira!


Caso a PSP faça ou não,o Exército já tem os pelotões prontos para auxiliar as Forças de Segurança,ontem na minha Unidade já partiram Militares e para a semana partem mais,só de sexo masculino e levam além do fardamento normal traje civil,alguns vão intervir descaracterizados,o que foi novidade para mim e que me causou arrepios  :lol: ...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Novembro 13, 2010, 04:19:07 pm
Citar
Cimeira da NATO. Lisboa, capital mundial da segurança
por Gonçalo Venâncio, Publicado em 12 de Novembro de 2010

Forças nacionais e estrangeiras preparam uma das maiores operações realizadas no país


Começou a contagem decrescente para a cimeira da NATO em Lisboa. A uma semana do início dos trabalhos, e enquanto os mais de 50 chefes de Estado e de governo não aterram na Portela, são as questões de segurança e circulação em Lisboa que vão dominando as atenções. Uma coisa é certa: prepare-se para o frenesim porque mesmo tendo recebido alguns eventos de grande envergadura, como a Expo 98, o Euro 2004 ou a Cimeira UE-África, Lisboa nunca testemunhou uma operação deste calibre.

Tome-se como barómetro a maior cimeira realizada em Portugal, a UE-África, em 2007: na altura, para a protecção dos 80 chefes de Estado presentes, foram destacados 3 mil homens da PSP. O número será agora claramente pulverizado, explica ao i o comissário Paulo Flor, porta-voz da PSP: "Não vamos publicitar números, mas o número de efectivos policiais para esta cimeira será certamente superior a esse." Na montagem da operação coordenada pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, a Polícia de Segurança Pública conta com o apoio interno da Polícia Judiciária, dos Serviços de Informações e das Forças Armadas.

A Marinha vai seguir o exemplo de realizações anteriores, disponibilizando meios da Autoridade Marítima e da Esquadra. Ou seja, no Tejo, e bem visíveis a partir do Parque das Nações, vão estar estacionados navios de guerra da marinha nacional. A missão da Força Aérea, por seu turno, passa pelo patrulhamento e pelo controlo do espaço aéreo. É por isso previsível que a vigilância dos céus da cimeira fique a cargo de um F-16 e de vários helicópteros. A vigilância deve ser complementada pelos conhecidos aviões AWACS.

Para já, são apenas conhecidos os constrangimentos de mobilidade no Parque das Nações (ver infografia). Na perspectiva da segurança, a PSP considera positiva a tolerância de ponto ontem aprovada pelo governo para dia 19 para todos aqueles que trabalham no concelho de Lisboa. Ainda assim, no próximo dia 15, a PSP sinalizará os pontos críticos na capital. Mais uma vez, partindo da análise de eventos semelhantes, é possível apontar zonas de caos no trânsito: eixos rodoviários entre aeroporto, centro da cidade e Parque das Nações e zonas envolventes aos maiores hotéis da cidade. As cerca de 60 delegações presentes (perto de 2 mil pessoas) vão ocupar unidades como o Ritz, os hotéis Tivoli e Altis e o Dom Pedro, provocando inevitáveis perturbações nas entradas e saídas.

Numa cimeira que está a ser preparada "há meses", as autoridades nacionais têm estado em articulação com a Interpol e a Europol e, naturalmente, com os corpos de segurança pessoal que acompanham algumas das maiores figuras presentes em Lisboa: Hamid Karzai, o presidente afegão, a chanceler alemã, Angela Merkel, e, claro, o presidente norte-americano, Barack Obama.

A chegada de Obama a Lisboa, prevista para a manhã de dia 19, vai dar nas vistas. Primeiro é a aterragem do Air Force One - o Boeing 747-200B equipado com ginásio e escudos de protecção electrónica à prova de explosões nucleares. Logo a seguir será a vez de a "Besta" se estrear as ruas de Lisboa. A limusina presidencial de 300 mil dólares - com equipamento de visão nocturna, canhões de gás lacrimogéneo e tanques de oxigénio - deverá levar Obama a Belém, onde almoça com Cavaco Silva, e depois a São Bento, onde o presidente americano se reúne com José Sócrates. No percurso, claro, haverá uma forte presença de elementos dos serviços secretos. Obama recebe em média 30 ameaças de morte por dia e por isso tem um corpo de 200 homens a zelar pela sua segurança. Na comitiva americana, a maior de todas, com 800 a mil pessoas, estarão também cozinheiros, equipa médica e batalhões de assessores.

Por esta altura - e seguindo o modus operandi habitual - os serviços secretos americanos já terão visitado Portugal três vezes no âmbito da cimeira: a primeira para fazer o "estudo do local"; a segunda para a chamada "visita de pré-lançamento" e por último a "visita avançada", que tem lugar dias antes da cimeira. Além da montagem de equipamento e neutralização de ameaças, nem a medição da qualidade do ar escapou aos homens de negro.

In: http://www.ionline.pt/conteudo/88154-ci ... -seguranca (http://www.ionline.pt/conteudo/88154-cimeira-da-nato-lisboa-capital-mundial-da-seguranca)

Citar
Forças Armadas activam meios para a Cimeira da NATO
09h42m

As Forças Armadas Portuguesas vão ter vários meios empenhados na segurança da Cimeira da NATO em Lisboa, nos próximos dias 19 e 20 de Novembro, incluindo uma fragata, caças F-16 para policiamento aéreo e meios de guerra de informação.

Para a cimeira de chefes de Estado e de Governo, que reunirá em Lisboa mais de cinco mil pessoas e trará pela primeira vez a Portugal o presidente norte-americano, Barack Obama, partiram do gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, várias solicitações para os três ramos.

Fonte ligada à organização da cimeira citada pela Agência Lusa que as bases da Força Aérea Portuguesa estarão disponíveis para receber delegações oficiais e para ter estacionadas várias aeronaves já que "o aeroporto da Portela não tem capacidade para todas estas aeronaves".

O ramo assegurará também a segurança do espaço aéreo português com caças F-16, em conjugação com o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

Já a Marinha Portuguesa terá, à semelhança de outros eventos deste tipo, um dispositivo com meios da Autoridade Marítima e da esquadra, prevendo-se a utilização de uma fragata - um navio com grande capacidade de comando e controlo (para além de possuírem helicópteros Lynx) -, de mergulhadores, para fiscalização e buscas no rio Tejo, e de lanchas.

Por seu lado, o Exército tem já no terreno vários militares de Engenharia a assegurar terraplanagens para a construção de um heliporto junto à FIL e de um parque para viaturas oficiais da cimeira.

O dispositivo de guerra da informação, proveniente do Regimento de Transmissões, será também "essencial para bloqueio e pesquisa" de eventuais ameaças, disse à agência Lusa o presidente do Observatório para a Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), José Manuel Anes.

Esta unidade do Exército terá como uma das responsabilidades travar a activação de engenhos explosivos por telefone no perímetro da cimeira.

Apesar de identificar os "grupos anarquistas violentos vindos do estrangeiro" como principal factor de instabilidade durante a cimeira da Aliança Atlântica, José Manuel Anes considerou que a maior ameaça potencial num evento deste tipo e com altas individualidades mundiais provém da "ameaça islamita que tem aumentado nos últimos anos".

Este especialista em questões ligadas ao terrorismo referiu que a articulação entre Forças Armadas e forças de Segurança Interna será um dos desafios colocados à organização portuguesa e, embora reconhecendo resistências na cooperação em determinados casos, Anes sublinhou que "nas situações-limite" os responsáveis portugueses se "portam bem".

in: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1709959 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/interior.aspx?content_id=1709959)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Edu em Novembro 13, 2010, 04:46:32 pm
Consta que os veículos blindados adquiridos pela PSP são veículos do tipo Chetah com protecção CAT-I.

Cheetah - Viatura Táctica Ligeira
Classificado como veículo com protecção de categoria 1 (CAT-I) o Chetah é o veículo de transporte protegido mais leve da gama da empresa americana Force Protection.
Ao contrário dos seus «irmãos maiores» o Cheetah pode ser transportado numa aeronave do tipo C-130 Hercules.
Características Técnicas:
Tripulação: 2+2/2+4
Sistema de tracção:Quatro rodas motrizes
Motor: Cummins QSB Potência: 275 cv
Velocidade máxima: : 130 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 40 Km/h.

Já mais alguem sabe alguma coisa sobre isto?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Scarto em Novembro 13, 2010, 07:23:32 pm
Apenas espero que corra tudo bem.Já tivemos mostras (Expo,Europeu 2004,entre outros) que a PSP e GNR gerem bem situações risco.

Contudo faz-me espécie,as criticas à PSP.Sim estamos em crise,mas na actual situação de certas zonas,estes blindados até chegam é tarde!Já desde as dificuldades que houve,para entrar na Cova da Moura numa determinada situação,que se começou a falar disso.
Provavelmente,aproveitaram a Cimeira,para finalizar/pressionar a comprar para a PSP.

Axo que nos deviamos era preocupar mais,com as "despesas" estranhas que aparecem neste governo..
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 13, 2010, 09:12:07 pm
Tarde, sem duvida. Muito tarde. Tarde de mais para alguns que já não estão entre nós.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jorge Pereira em Novembro 13, 2010, 09:42:03 pm

 :?:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Edu em Novembro 13, 2010, 09:55:41 pm
Não ponho em causa que a PSP precise de blindados, até estou de acordo que os adquira. Mas a confirmar-se a vinda do Chetah, e segundo as informações de que disponho é bastante provavel que seja mesmo essa a viatura a adquirir (ou já adquirida), será que precisamos de veículos assim tão blindados para lidar com bairros problemáticos? Não há equipamentos mas economicos que consigam lidar com as armas com os policias portugueses têm de lidar?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Scarto em Novembro 13, 2010, 10:08:45 pm
Hoje em dia é cada vez mais facil adquirir armas de grande calibre..Portanto apoio a medida!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 13, 2010, 10:15:11 pm
Também não critico a aquisição por ser para a PSP mas sim por ser apenas para a PSP e para o evento que é, pois quando outras forças necessitaram do mesmo tipo de viatura numa altura em que tínhamos uma situação económica menos má, levaram com "remendos e desenrascos"

E nestas forças também houve infelizmente quem pagasse com a vida...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Scarto em Novembro 15, 2010, 05:15:25 pm
Penso que a Cimeira foi apenas a desculpa arranjada,para alguns partidos politicos e outras vozes,não refilarem muito.

Mas lá está,é apenas a minha opinião.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: brunopinto90 em Novembro 15, 2010, 08:37:47 pm
Eu vi na RTP1 no tempo de antena  das 19:50 do MDM (Movimento Democrático da Mulher). Em que defendiam os direitos da mulher e eram ANTI-NATO.
Então não queriam guerra, corridas aos armamentos, é engraçado já nao há aviação nova desde 2000, ja não há um Tanque ou um heli novo desde 2000, em na 2GMundial era num ano ja se mudava de um foguete para um missil.
Mais não devia haver guerra, sim eu até concordaria se houvesse paz.
Kosovo e Bosnia dois exemplos de dois conflitos raciais, se a NATO nao intervisse o que acontecia, havia um genocidio e talvez o pais desaparecesse das dimensões do RWANDA.
Afeganistão, os taliba e a al-qaeda fazem ameaças e atentados, os militantes do partido não pensam nas vidas perididas nesses atentados, o sofrimento das fammilias, achas se a NATO não intervisse no afeganistão como estavam as mulheres hoje em dia, estariam numa casa de luxo? Talvez com uma moca de ópio.
Elas tambem falaram das mortes de soldados os soldados que vão para lá sabem dos riscos e eles sabem dos riscos ao recrutarem-se no exército, mas estão ali para salvaguardar vidas do seu país e outras e as familias embora sofridas tem orgulho no seu filho.
Mais tambem falaram dos gastos militares que estão a aumentar, portugal nem mexe no orçamento!
Se não houvesse NATO quem teria poder para intervir em todo o lado nem o EUA consegue meter centenas e centenas de milhares de soldados, era um completo caos se não houvesse a NATO, então estas pessoas devem ter as suas razões mas pá tem que se ver os lados positivos e os lados negativos para ver uma coisa.
A fome do mundo, a violação dos direitos das mulheres, elas pensam que sem guerra isto não existe, muito antes de chegar o EUA ao IRAQUE e ao AFEGANISTÃO
já havia viloção dos direitos e fome, mas uma coisa hoje o afeganistãp é ou não é mais seguro? O iraque  o inicio da invasão havia em media um atentado ou uma troca de tiros uma vez por semana agor a e mais ou menos 1 por mes uma redução significante, claro que há atrocidades,fim a guerra! Um país invadia-nos e nós ficavamos a dialogar olha nao faças uma invasão, nos damos tudo o que tu queres,eles invadiam-nos e nós ficávamos a olhar, isto é assim não.
Bem uma guerra não é boa mas tem que ser para o bem das pessoas, olha se os aliados não se formassem na 2Gmundial como seria o mundo hoje.
A nato de hoje não COUNTER-RUSSIA mas sim policias do mundo.
Mortes dos soldados hão de me dizer em que guerraque só houve 2000 mortos em 8 anos como no AFEGA, no ultramar foi 13 anos de guerra.
Não é pouco mas comparados com outros é.
SOMÁLIA, os piratas se a UNIÃO EUROPEIA não intervesse como era havia navios mercantes saquados e os produtos alimentares, fome e outra vex direitos das mulheres.
Neste momento estou a ver imagens vindas do AFEGA sobre a NATO, na cimeira vai ser discutido quem é o inimigo? Como lidar com isso?
Neste momento o principal inimigo é o terriorismo, mariortamente no AFEGA, isso que a NATO existe para lidar com estas ameaças não sei como não há pessoas a pensar nestas coisas e depois dizem barbaridades há não devia haver geurras , com o quem diz ah diexa la esses paises com esses problemas garves que nos temos os nossos era completamente desumano se virássemos costas a nações que tanto precisam de nós, eu quando for grande quero ir para a tropa depois da faculdade, não é só por jogar CODMwarfare2 ou ver filmes mas sim saber que há coisas que posso fazer pelo mundo, se eu morrer em combate eu sei que vou morrer com glória e com diginidade e sabendo que estou a salvar vidas, assim morro satisfeito com a sensação de trabalho feito e os meus familiares com muito orgulho de mim e a apoairem-me é sito em que a geurra é uma coisa boa em salvar vidas, as pessoas só pensam nas vidas peridadas, mas não pensam nas vidas salvas por intervenções militares da NATO, epá é assim do mundo, nem todos tem os mesmos pensamentos, mas há que ver tudo ao pormenor.

Peço a vossa opinião acerca da existencia da NATO e da guerra, mas digam coisas com fundamento, sejam filósofos.

Cumprimentos
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 18, 2010, 02:02:33 am
O MDM é uma organização do PCP, nao vale a pena estar a espremer os neuronios com movimentos destes. Já todos sabemos qual é a sua cassete.
Eu só me admiro é como é que eles conseguem ainda arregimentar tanta gente disponivel e sem pensamento próprio para alinhar naquelas carneiradas, gente que se deixa conduzir pelo pensamento dos outros, pelo que o camarada controlador ordena.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: LuisC em Novembro 18, 2010, 09:32:39 pm
Não sei se tem a ver com a cimeira ou não...provavelmente não...o que é facto é que hoje de manhã, por volta das 8h30, cruzei-me com 4 HMMWV blindados na Av. Infante Dom Henrique. Como circulava em sentido oposto não consegui ver detalhes, contudo, posso adiantar que não tinham qualquer armamento visível e também consegui ver que se tratava da versão original…a que recebeu posteriormente o kit de blindagem da Plasan.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jiboia em Novembro 18, 2010, 10:23:45 pm
Citação de: "Trafaria"
Tanto a PSP como a GNR (que se equipou recentemente) possuem pessoal e meios de combate NBQ. Mas as limitações serão muitas, será para uma primeira abordagem ... são as forças do terreno, têm de estar sempre preparados para responder. Tradicionalmente essa era uma tarefa atribuída em exclusivo ao exercito.

No que a psp diz respeito essas equipas foram criadas (quando da crise do anthrax) devido à inoperância do exercito. Uma máquina pesada, lenta, que nao se coaduna em nada com emergências...

Boa Noite...
Pelo que percebi, aqui fala-se de NBQ... NRBQ (??). Mas alguem sabe o que é isso?

Sinceramente... acho que não têm a minima noção. Expressão como "combate NBQ" não existe!. No máximo que falem em DEFESA NBQR, que compreende três campos: Reconhecimento, AvRep (Aviso e Reporte) e Descontaminação. Quanto ao "pessoal e meios" das PSP e GNR... julgo que apenas têm capacidade de Reconhecimento... mas isto não é só mandar pessoal equipado lá para dentro para dizer que tipo de contaminação existe... e quem faz a previsão das areas contaminadas??? e que faz a descontaminação de pessoas e instalações???

Julgo que tem que reinar o bom senso e não andar para aí a discutir sem ter conhecimentos para tal.

Quanto à "inoperância do exercito" no caso do "Anthrax" e à "máquina pesada, lenta, que nao se coaduna em nada com emergências..."... por favor... prevenção de 2 horas... 365 dias por ano... é o quê????????

Cumprimentos
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 18, 2010, 10:43:13 pm
Nada, vindo da tropa é zero... é o que está no papel, só no papel.

Na pratica, os que sao confrontados com as situações reais, ou seja os policias, telefonam para a unidade (no caso de Lisboa era o RE da Pontinha), são atendidos por um cabo da guarda ensonado que nada sabe do que lhe estão a dizer. Pede que esperemos pois vai procurar o sargento da guarda (que todos sabemos estar a dormitar). Meia hora depois lá atende o sargento que tem uma vaga ideia do que é uma emergencia NBTQ mas nao sabe o que fazer e até se interroga das razoes do nosso pedido.
A custo lá se consegue que vá acordar o oficial de dia. Esse até sabe umas merdas mas nao toma qualquer medida sem falar com o oficial prevenido ao estado maior (que nao consegue contactar pois nao está nem  é obrigado a estar no quartel) .... horas e horas de seca.

Por causa destas cegadas a psp (e agora tb a gnr) foi forçada a criar o seu próprio serviço vocacionado para ocorrências dessa natureza.

A operacionalidade do exercito português no que diz respeito a emergências é absolutamente nula, o grau de prontidão é zero. E quem esteve na tropa sabe-o muito bem.
Mas digamos que também nao é essa a sua missão
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jiboia em Novembro 18, 2010, 10:46:38 pm
Caro trafaria.... ANPC. Diz-lhe alguma coisa?

Acabei de me registar neste forum... mas pelo que estou a ver isto é mais lavar roupa suja que informar e noticiar.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Red Line em Novembro 19, 2010, 09:46:29 am
Editado
Razão: Não vale a pena estar a argumentar contra quem não merece
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jorge Pereira em Novembro 19, 2010, 12:43:25 pm
Está na ordem do dia:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ftrendland.net%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F01%2Fcadillac-one_01.jpg&hash=c1436f571966cc14e206b5897f19fe4b)



(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv231%2Fa13xfosho%2Fpict94.jpg&hash=e5379ff7ae0530812dc800f0b6de85c8)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv231%2Fa13xfosho%2Fpict101.jpg&hash=1719c9bdc6241f0b79b8fb61bfbcae23)

Mais pormenores aqui. (http://http)


Hoje fiquei também a saber, graças a uma jornalista da TSF, que o Air Force One tem um escudo à prova de explosões nucleares… :mrgreen:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 19, 2010, 12:49:30 pm
Li num jornal que confirma-se que as viaturas blindadas são Cougars 4x4, com capacidade para transportar uma equipa de 8 policias.

Eles até já estão prontos para entrega, só ainda não vieram porque acho que falta tinta azul  :mrgreen: ,

(ironia)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.mod.uk%2FNR%2Frdonlyres%2FED794A0D-6368-4B21-A9F7-73A19F8D5E07%2F0%2Fridgbacks.jpg&hash=6a0af8d7cce8efb019f065f580704dea)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: civil em Novembro 19, 2010, 01:37:01 pm
TVI24, aquando da chegada de Barack Obama ao palácio de belém, quando a banda começa a tocar o hino americano :
- Vamos ouvir então o hino nacional;
Termina o hino americano e começa o hino nacional e a mesma jornalista:
- Findo o hino nacional, segue-se o hino americano;

Vá lá que já tinha acabado de almoçar, senão engasgava-me.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 19, 2010, 02:00:39 pm
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 19, 2010, 02:28:09 pm
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 19, 2010, 05:04:44 pm
Algumas fotos da cimeira, descoberta do Lancero (esse vai aparecer cá no fórum num dia de neblina)... :cry:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi51.tinypic.com%2Ffm0wo5.jpg&hash=7b88cd246c6ec8b531bf6f9c9f9e31f3)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi144.photobucket.com%2Falbums%2Fr173%2Flancero_2007%2F20101119114824PTLUS117886981290167304HR.jpg&hash=04925df79b108d952a8912b8bf08eb29)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi144.photobucket.com%2Falbums%2Fr173%2Flancero_2007%2F20101119115141PTLUS117887021290167501HR.jpg&hash=780c979c22641300af39aa04e09cc587)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi144.photobucket.com%2Falbums%2Fr173%2Flancero_2007%2F20101119115004ENLUS024554971290167404HR.jpg&hash=1e4697a5ca0207a96d9717db95f12e2a)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi144.photobucket.com%2Falbums%2Fr173%2Flancero_2007%2F20101119121644ENLUS024555241290169004HR.jpg&hash=8deee6b4cf040c1853f63ff3faff8e60)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi144.photobucket.com%2Falbums%2Fr173%2Flancero_2007%2F20101119125101PTLUS117889881290171061HR.jpg&hash=9639c439507d6f404f9044ef519c90f6)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi144.photobucket.com%2Falbums%2Fr173%2Flancero_2007%2F20101119145629ENLUS024559081290178589HR.jpg&hash=0006f4fd0406307a73f38026cb518f92)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi144.photobucket.com%2Falbums%2Fr173%2Flancero_2007%2F20101118190246ENLUS024547851290106966HR.jpg&hash=0294ef5af1a382312d0e967fb92c1881)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: AC em Novembro 20, 2010, 10:53:34 pm
Ok, o Obama e cª já se foi e não houve incidentes violentos durante os protestos.
Devo admitir que estou surpreendido.

Opiniões: tivemos sorte, as gentes deste país simplesmente não se prestam à violência ou as nossas forças de segurança sabem algo que as outras não?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: tyr em Novembro 21, 2010, 01:20:59 am
Trafaria, pergunto quais eram as forças com reponsabilidades na descontaminaçâo do pessoal se houvesse um ataque BQR?
posso te dizer que não eram nem da psp nem da gnr.

Pelas informações que tenho, a primeira interveção (reconhecimento) seria da responsabilidade dos bombeiros sapadores e a descontaminação seria responsabilidade dos bombeiros e exercito.
O hazmat da gnr é de rir, uma força criada em cima do joelho, com pessoal com formação deficiente e que só tem como objectivo o show off (e serve tambem para a GNR tentar provar que os bombeiros sapadores não têm razão de existir, pois eles fazem tudo (gastando o dobro ou o triplo do dinheiro)), a força da PSP se a razão é a que deu, então o agente da psp que liga para o RE1 em vez de ligar para a ANPC é incompetente.

na minha opinião, o material de defesa NBQR que os bombeiros e as forças armadas têm são mais que suficientes para as nossas necessidades, tudo o resto é desperdicio de dinheiros do erario publico.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jiboia em Novembro 21, 2010, 10:31:23 am
Citar
então o agente da psp que liga para o RE1 em vez de ligar para a ANPC é incompetente

Bingo!!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 21, 2010, 02:08:00 pm
Vocês nao sabem é ler... ou nao querem.
Vão lá uns tópicos atrás e verão que durante a crise do anthrax os procedimentos foram aligeirados tendo os graduados de serviço e oficiais de dia da psp acesso directo ao oficial de piquete/dia do RE1. Nunca o apanhavam acordado ou disponível mas isso era outra estória....

Já agora, seus militares de cozinha: na altura ainda nao existia a ANPC.  :lol:
Aprendam... ou pensem-nas antes de as escreverem ...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jiboia em Novembro 21, 2010, 03:16:05 pm
Este tipo só pode ser anormal!!!

Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros. AGORA ESTÁ MELHOR???? (ou quer que eu lhe enumere os milhentos nomes que esse organismo teve nos ultimos 10 anos???)

Procedimentos aligeirados o TANAS!!!

Realmente... mais vale ir esperar os seus blindados que nem a concurso publico foram... "Por serem de vital importancia para a segurança da Cimeira da NATO" Qual??? a de 2024?

Tenha vergonha e limite-se a falar apenas do que sabe
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Jiboia em Novembro 21, 2010, 03:22:04 pm
Já agora uma pequena informação para os outros utilizadores:

- A equipa de Firt Responders para os casos de Anthrax na área de Lisboa era a UCA do RSB
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: tyr em Novembro 21, 2010, 05:38:02 pm
E uma pergunta trafaria, a psp tem homens para dispensar de modo a ter uma equipa de reconhecimento e uma de descontaminação (para a equipa de reconhecimento) com uma prontidão inferior a 2 horas para ser projectada para qualquer ponto do pais (sendo que a zona de lisboa e porto, são zonas pouco provaveis para intervir, a não ser que exeda as capacidades dos sapadores bombeiros), desde Faro até Bragança e até aos Açores ou Madeira?

E mais uma coisa quando se deram os incidentes com o antrax, as unidades de defesa NBQR das forças armadas estavam minimamente preparadas (pois não havia ameaça), actualmente o cenario ja mudou completamente.
E mesmo estando minimamente preparados, cumpriram a missão com successo (foi a primeira vez que uma equipa de recon NBQ e uma unidade de descontaminação aligeirada do exercito foram heli transportados para efectuarem uma acção real).

E mais uma pergunta se houvesse um ataque BQR, os agentes que estavam no terreno tinham formação e equipamento (tipo tinha cada agente uma mascara de protecção e um fato para equipar?) para fazerem o trabalho que lhes compete (efectuar um cordão de segurança, evacuar a area que necessita evaquação, e manter as pessoas contaminadas confinadas à espera das unidades de descontaminação de modo a não espalhar a contaminação)?
Em vez de comprarem material para o show off, comprem material para cumprirem a vossa função e deixem o trabalho de recon e descontaminação para quem em tempo de paz (bombeiros sapadores) e em tempo de guerra ou de calamidade (forças armadas) tem essa função.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: raphael em Novembro 22, 2010, 01:01:42 am
já se mudava esta discussão para um tópico do género "Capacidade NRBQ das Forças de Segurança", estamos no país das capelinhas os três ramos têm meios e equipamentos NRBQ, treino e formação continua presumo eu...pelo menos da FAP posso falar, havendo regularmente reciclagens todos os anos para os militares com esse curso... óbvio no meu ver que as forças de segurança também tenham essa valência! como sucede no caso dos EOD/EOR (explosive ordinance disposal/reconnaissance).
quanto a ofender directa e verbalmente outros foristas..."relax please", quando o pessoal começa a ferver, arrefece primeiro e depois escreve, porque o fórum é aberto à partilha de ideias e interacção entre os seus membros e não para "malhar à esquerda e à direita" em quem por vezes se engana em pormenores!
Mente aberta sempre, porque hoje é o outro, amanhã poderemos ser nós a dizer uma brutal baboseira!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 22, 2010, 01:34:32 am
Cimeira acabou e blindados ainda não chegaram

Custaram 1,2 milhões de euros. Os blindados eram tidos como essenciais para a segurança da Cimeira da NATO, mas o evento terminou e os veículos estão por entregar. Governo e PSP recusam prestar esclarecimentos
Nem o Governo nem a Polícia de Segurança Pública comentam o atraso na entrega dos blindados encomendados.

«Todas as questões de natureza operacional ou relacionadas com material da PSP devem ser colocadas na conferência de imprensa diária que a polícia realiza», disse sábado à Lusa o ministro da Administração Interna Rui Pereira. A PSP, no entanto, afirma que as explicações devem ser dadas não pela polícia mas por «outra entidade», sem especificar qual.

Em conferência de imprensa, onde foi feito um balanço da operação de segurança da Cimeira da NATO, o porta-voz da PSP Paulo Flor confirmou que os blindados não estão em Portugal e que não era a PSP que tinha que garantir o transporte.
«As viaturas eram importantes para a cimeira, mas não eram determinantes. A situação ganhou mais relevância pelo empenho dos polícias nas ruas da cidade de Lisboa», afirmou.

Os seis veículos Cougar H foram adquiridos por ajuste directo a uma empresa norte-americana e custaram 1,2 milhões de euros. Segundo a SIC, algumas das viaturas encomendadas já terão chegado ao continente europeu, mas a Espanha e não a Portugal. As razões para a opção logística são desconhecidas.

Face ao atraso na entrega dos blindados, o Estado poderá agora ser indemnizado em cerca de 30% do valor dispendido.

Lusa
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: jopeg em Novembro 22, 2010, 03:36:49 pm
Caros,

In IOL/TVI 24h:
Citar

Dois blindados já estão em Lisboa
Veículos chegaram ontem ao aeroporto da Portela


Por: Redacção / Patrícia Batista  |  22- 11- 2010  12: 23

Dois dos blindados, adquiridos pelo Ministério da Administração Interna, para a operação de segurança da Cimeira da NATO, que se realizou entre 19 e 20 de Novembro, chegaram este domingo ao aeroporto da Portela. Um dia depois de terminado o encontro de chefes de Estado na capital.

Segundo foi confirmado ao tvi24.pt por funcionários do aeroporto, o veículo, que ficará na posse da PSP, o primeiro blindado chegou domingo ao terminal de carga da Portela, entre as 11h00 e o 12h00.

No local, para levantar os blindados estava o Grupo de Operações Especiais (GOE).

O tvi24.pt já pediu um comentário ao Ministério da Administração Interna, mas até ao momento não obteve resposta..

Segundo informações avançadas esta segunda-feira pelo Diário de Notícias (DN), 90% do material de segurança comprado para a cimeira da NATO, não chegou a tempo do encontro.

Os deputados da oposição ouvidos pelo DN acusam o ministério da Administração Interna de «irresponsabilidade». O PCP exige a anulação do negócio. O PSD salienta ainda que o MAI «acabou por desvirtuar o ajuste directo, que até é enquadrado pelo Tratado de Lisboa para compras desta natureza. Podia tudo ter sido feito com calma, dentro da lei e chegado a tempo».

Cimeira da NATO: CDS-PP quer explicações sobre atraso dos blindados


Um abraço,

Jopeg
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 22, 2010, 07:00:27 pm
O que eu acho estranho é o porquê de isto acontecer.

Porque é que os blindados chegaram atrasados?
Porque é que 90% do material requisitado para as forças de segurança não chegou a tempo?

Há quanto tempo é que se sabia que a cimeira iria ser em Lisboa?
Não deu tempo suficiente?

Pergunto isto porque nesta cimeira ficou-se a saber que a próxima cimeira será nos Estados Unidos em 2012, dá um espaço temporal de 2 anos para tratar do que for preciso.

Mas pronto, a cimeira foi feita, tudo correu bem, parabens às forças de segurança.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Trafaria em Novembro 22, 2010, 07:10:06 pm
Estou certo de que a 1ª vez que internamente ouvi referencias à operação de segurança para esta cimeira já foi há pelo menos uns 4 anos.
E digo 4 para não vos aldrabar pois tenho a impressão de que até foi há bem mais tempo.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Camuflage em Novembro 22, 2010, 07:55:53 pm
Eu acho que o objectivo desses blindados está para lá da cimeira.

Compra por ajuste directo, só de si levanta logo suspeitas, ainda os negócios duvidosos de equipamento militar estão a ser investigados, de repente compram-se blindados para uma suposta cimeira de dois dias, em seguida aparece alguém a dizer que afinal não seriam apenas para a cimeira mas também para os bairros. Algo me diz que algo pior está previsto e eu penso que o maior receio actualmente é o de uma escalada nos protestos com as futuras medidas de austeridade que irão fazer. Temem que os protestos passem a um nível violento, não vejo outro motivo.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Red Line em Novembro 22, 2010, 08:00:00 pm
Editado
Razão: Originou discussões desnecessárias.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 22, 2010, 10:33:51 pm
Mas que viaturas são aquelas afinal?
Cougar aquilo?? Mais parece o "caveirão" do BOPE...
Ou então podiam ter requisitado 6 carrinhas à Prosegur!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: ShadIntel em Novembro 22, 2010, 10:42:46 pm
Para além de todas as suspeitas envolvendo este negócio - como é hábito neste país... -, também não percebi essa história dos Cougar. Esses veículos são mais parecidos com um vulgo Toyota HZJ79 dito "Cougar", do que com qualquer MRAP como o Cougar H.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 22, 2010, 10:47:50 pm
E vieram do Canadá para a Holanda? E depois por via terrestre até Portugal?
Então mas não temos cá costa marítima e portos?
Mas anda tudo a dormir ou quê?! Cambada de FdP!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: cãocompulgas em Novembro 22, 2010, 11:28:25 pm
Citação de: "Red Line"

 O que vale é que você sabe tudo. Daqui a um bocado a psp manda no Exército quer ver. E á conta de ilumiados como você é que aqui á uns tempos, um psp foi metido dentro de um jipe porque se armou em esperto e não deu prioridade a uma coluna Militar Escoltada pela PE. E outra foi quando um psp se pôs a dizer que a PE não tinha competências para estar a parar o trânsito , claro que isto deu logo tourada, depois não se queixem que haja azar. Mas a pior foi nos anos 80, um camarada PE teve que apontar uma G3 a um condutor da Carris que insistia em querer passar quando lhe deram ordem para parar, quando se estava a fechar o trânsito porque a escolta do Otelo ía lá passar, e acreditem que foi por pouco. Eu sei bem do que estou a falar, não ando apra aqui a mandar postas de pescada. Nem me vou alargar mais pois já me conseguiram pôr mal disposto.

...Como diz o outro...: "Lendas já todos ouvimos..."
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 22, 2010, 11:42:10 pm
Citação de: "HSMW"
E vieram do Canadá para a Holanda?

Nas noticias disseram que foram do Canadá para a Espanha.

Mas caso tenham mesmo ido para a Holanda, é possivel que tenham apanhado "boleia" de algum navio de transporte que já ia para a Holanda.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 22, 2010, 11:44:50 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "HSMW"
E vieram do Canadá para a Holanda?

Nas noticias disseram que foram do Canadá para a Espanha.
Na RTP 2 ouvi Holanda...  :? Por via aérea...
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=26919&c_id=8&dif=tv&idpod=47804
A noticia começa aos 26:45.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 23, 2010, 10:22:04 am
Citação de: "HSMW"
Mas que viaturas são aquelas afinal?
Cougar aquilo?? Mais parece o "caveirão" do BOPE...
Ou então podiam ter requisitado 6 carrinhas à Prosegur!

Se fosse o Caveirão do BOPE então seria mesmo as carrinhas da Prosegur...é que aquilo são carrinhas de transporte de dinheiro em segunda mão adaptadas (com umas chapas de metal para reforçar a viatura).
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 23, 2010, 01:59:01 pm
Citação de: "Lancero"
The first of six vehicles with ballistic protection bought from a north-american company by the portuguese police (to reinforce the LE for the Nato summit) arrived today to Lisbon, two days after the end of the summit :)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi52.tinypic.com%2Fdeiix.jpg&hash=e89c79075d4fb89eef6aa92d2f31f36b)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi55.tinypic.com%2F30svl06.jpg&hash=619390e8d424cc86f7aa1a8501a29bed)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi55.tinypic.com%2F16lgtnr.jpg&hash=fb23bd4fbaf1688abdcb77a6c6a7589a)
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi55.tinypic.com%2Fwidrb.jpg&hash=1acde4f16d9448dd9a097bcbbc2da7e7)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Crypter em Novembro 23, 2010, 02:33:03 pm
Isso com umas jantes 20' pol ficava fantástico!  :mrgreen:

Já agora!! Aqueles dois smileys á frente, é suposto ser algum tipo de sarcasmo??
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 23, 2010, 03:39:41 pm
Citação de: "Crypter"
Isso com umas jantes 20' pol ficava fantástico!  :mrgreen: .

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Flh4.ggpht.com%2F_BEz2tA7YEWg%2FSSBMaHBrRtI%2FAAAAAAAACnw%2FWM5--yuqOYg%2Fs800%2F1290.jpg&hash=134fba636c6c61ad397508b681b0bc6d)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 23, 2010, 06:12:30 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi55.tinypic.com%2F16lgtnr.jpg&hash=fb23bd4fbaf1688abdcb77a6c6a7589a)
 
Mas afinal qual é a marca e modelo do bicho??
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: ShadIntel em Novembro 23, 2010, 06:55:00 pm
Citação de: "HSMW"
Mas afinal qual é a marca e modelo do bicho??
Acabei por encontrar. É o "Pit-bull FX", baseado num Ford F550...

http://www.alpineco.com/armored/swat/pitbull-fx.html (http://www.alpineco.com/armored/swat/pitbull-fx.html)
http://www.alpineco.com/inventory/swat- ... -2463.html (http://www.alpineco.com/inventory/swat-trucks/pitbull-FX-2463.html)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: HSMW em Novembro 23, 2010, 07:07:16 pm
:G-Ok:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Red Line em Novembro 23, 2010, 09:05:25 pm
...Como diz o outro...: "Lendas já todos ouvimos..."[/quote]

 Lendas não, mas sim Pura Realidade.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 23, 2010, 10:16:39 pm
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "HSMW"
Mas afinal qual é a marca e modelo do bicho??
Acabei por encontrar. É o "Pit-bull FX", baseado num Ford F550...

http://www.alpineco.com/armored/swat/pitbull-fx.html (http://www.alpineco.com/armored/swat/pitbull-fx.html)
http://www.alpineco.com/inventory/swat- ... -2463.html (http://www.alpineco.com/inventory/swat-trucks/pitbull-FX-2463.html)

Então este veiculo não é exagerado e serve bem as necessidades da PSP certo?
Afinal não é o Cougar construido pela Force Protection e que é usado por forças militares no Iraque e no Afeganistão que estava sempre a aparecer nos jornais.

Eu não conheço esses e veiculos nem essa empresa.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Edu em Novembro 23, 2010, 10:27:46 pm
Sim esse acho que está mais de acordo com as necessidades de uma força policial, um cougar ou um cheetah não faziam de facto muito sentido...
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: cãocompulgas em Novembro 23, 2010, 11:07:22 pm
Citação de: "Red Line"

 Lendas não, mas sim Pura Realidade.

Pois...então sequestraram o homem dentro do jipe....não?....ou vai dizer-me que o apresentou sob detenção a um tribunal?
Isso de usar a PE para se por em bicos de pés não lhe fica bem..
Compreendo que defenda a sua camisola, mas não deixe que isso lhe tolde a visão!!!
É que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.  Eu também uso botas da tropa, mas isso não faz de mim militar...pois não??


Peço desculpa por estar a fugir ao tópico mas teve se ser!!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Red Line em Novembro 23, 2010, 11:59:06 pm
Editado
Razão: Não vale a pena estar a argumentar contra quem não merece.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: raphael em Novembro 24, 2010, 01:24:33 am
..por alguma razão os vw golf da PE já não têm instalados os rotativos azuis!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: raphael em Novembro 24, 2010, 01:28:01 am
e já agora o belo do blindado tem pneus daqueles, com aquela ridicula altura ao solo? e deixem-me adivinhar...é a gasolina ou quê? a câmara de video no tejadilho é para? com aquele vidro frontal não faz muito sentido. eu realmente quero ver (quando for disponibilizado) as caracteristicas técnicas dos ditos veiculos!
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 24, 2010, 10:39:44 am
Citação de: "raphael"
e já agora o belo do blindado tem pneus daqueles, com aquela ridicula altura ao solo? e deixem-me adivinhar...é a gasolina ou quê? a câmara de video no tejadilho é para? com aquele vidro frontal não faz muito sentido. eu realmente quero ver (quando for disponibilizado) as caracteristicas técnicas dos ditos veiculos!

É uma tipica adaptação de uma carrinha a funções policiais à "Americana". Se é bom ou não...isso já não sei dizer-te.

Estive a dar uma vista de olhos ao site da empresa e parece-me uma empresa séria e não uns curiosos. A viatura aguenta disparos de armas até o calibre 7.62x51mm, por isso já é mais do que o suficiente para a nossa realidade. É um 4x4 com um motor V8 a diesel com 350 cv, é baseado num veiculo de grande uso nos EUA por isso peças não devem faltar.

Citar
All original glass is removed and replaced with NIJ tested Multi-layered ballistic glass
OEM body replaced with fully re-designed and chassis-mounted body by Alpine's engineering
5 side armoring of passenger compartment (roof & verticals)
7.62x51mm M80 NATO Ball ammunition, in accordance with CEN Level BR6, at 0° obliquity angles.
Floor of the vehicle is fitted with blast protection to protect occupants against fragmentation
Protection against simultaneous detonation of 2 DM-51 German ordinance hand grenades or equivalent.
Vehicle’s armor plates are stitch-welded using high-intensity MIG welders.
Process ensures structural integrity, uncompromised by thermal & chemical variations of the material.
Ballistic steel interior frame provides overlap & backup protection for the large-surface principal impact
All door/window openings are overlapped.
Constructed in such a way as to ensure that a projectile following a linear or angled path shall not enter the vehicle’s interior without contacting the armor material
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 24, 2010, 12:08:54 pm
Citação de: "cãocompulgas"
Eu também uso botas da tropa, mas isso não faz de mim militar...pois não??

E o contrário também é verdade :mrgreen: ... há militares que não usam botas da tropa.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.utexas.edu%2Fcola%2Fdepts%2Fnavymarine%2F_files%2Fimages%2FCareers%2FUS_Navy_explosive_ordnance_disposal_EOD_divers.jpg&hash=af725cb0a6997863fb39c14000257ced)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: cãocompulgas em Novembro 24, 2010, 02:03:42 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "cãocompulgas"
Eu também uso botas da tropa, mas isso não faz de mim militar...pois não??

E o contrário também é verdade :mrgreen:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 24, 2010, 02:35:57 pm
Citação de: "raphael"
..por alguma razão os vw golf da PE já não têm instalados os rotativos azuis!

A Policia Aérea na BA4 tem (ou teve...) viaturas com rotativos azuis.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Flh3.ggpht.com%2F_V67CcQD9MBY%2FSVla5wbye9I%2FAAAAAAAAEZg%2FM9GYNPCmSAY%2FFERNANDO-SETEMBRO%25202008%2520364.jpg&hash=e27836dc393e02bd808f7a1a619e21c4)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: raphael em Novembro 24, 2010, 10:11:31 pm
lol os belos toyotas com 300mil km de uso...levaram um MLU mas continuam a empanar..e um já ardeu. De qualquer modo as viaturas da PA os TT's têm de um modo geral todos rotativos azuis e strobe lights:)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lightning em Novembro 25, 2010, 12:18:59 am
Citação de: "raphael"
lol os belos toyotas com 300mil km de uso...levaram um MLU mas continuam a empanar..e um já ardeu. De qualquer modo as viaturas da PA os TT's têm de um modo geral todos rotativos azuis e strobe lights:)

Pois é, os jipes da PA também tem :mrgreen: , como estavam a falar de carros lembrei-me logo foi destes.

PS: Já agora uma curiosidade, na altura em que vieram para a BA4 falava-se que eram antigas viaturas da GNR, alguém pode confirmar ou é boato?
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: raphael em Novembro 25, 2010, 05:49:13 pm
já nos estamos a dispersar um bocadinho do tópico e tendo em conta que o evento já acabou, poder-se-ia bloquear este tópico...a não ser que alguma alma caridosa tenha fotos do A8 (S8) capotado! :twisted:
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 27, 2010, 12:22:21 am
Citar
The Portuguese PSP (Polícia de Segurança Pública) police force is receiving six Pit-Bull FX wheeled armoured vehicles for urban operations. The 7212 kg vehicle procured to US company Alpine Armoring Inc is based on a commercial F-550 XL light truck from Ford Motor Company.

The fleet to be operated by the UEP (Unidade Especial da Polícia) is equipped with a day/night observation sight from FLIR Systems Inc. The sensor designed Navigator II is an economic, fixed mounted thermal imager usually used onboard vessels.

PoADU understand that the sight should be protected and the vehicles equipped with a mount capable to be armed with a smoke grenades launching system or a small water canon or even a remotely controlled station fitted with a non lethal weapon.

http://poadu.wordpress.com/ (http://poadu.wordpress.com/)
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: CrazyShrink em Novembro 27, 2010, 11:34:03 pm
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "HSMW"
Mas afinal qual é a marca e modelo do bicho??
Acabei por encontrar. É o "Pit-bull FX", baseado num Ford F550...

http://www.alpineco.com/armored/swat/pitbull-fx.html (http://www.alpineco.com/armored/swat/pitbull-fx.html)
http://www.alpineco.com/inventory/swat- ... -2463.html (http://www.alpineco.com/inventory/swat-trucks/pitbull-FX-2463.html)

Boas,

O Fabricante deste blindado é empresa canadiana Streit Manufacturing Inc., não a Alpine Armoring como indicam os links acima. A Alpine Armoring é apenas uma empresa que revende material de diversos fabricantes, inclusivé da Streit Manufacturing Inc.

Site da Streit Manufacturing Inc:

http://www.armored-cars.com/ (http://www.armored-cars.com/)

Blindado:
http://www.armored-cars.com/vehicles/SWAT(F550 (http://www.armored-cars.com/vehicles/SWAT(F550)).html

Infelizmente a ficha tecnica encontra-se num pdf protegido por password.

No blindado da psp junto à porta do condutor existe um logo prateado com a inscrição Streit:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg829.imageshack.us%2Fimg829%2F900%2F21025753.jpg&hash=939b79eb748b1166e38fcf8ecc892d2a) (http://http)

O logotipo da marca do blindado que a psp ocultou com fita cola é este:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg836.imageshack.us%2Fimg836%2F1922%2F50021596.jpg&hash=ecd0624f2656405e1da2fd5cbc5825a2) (http://http)

Se calhar é para não apelidarem o blindado de tartaruga ou cágado :mrgreen:

Espero ter ajudado.

Cumps.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 28, 2010, 10:47:33 pm
Serviços Secretos, blindados e NATO
Paulo Pereira de Almeida


Uma semana depois da realização da XI Cimeira da NATO, em Lisboa, é possível afirmar que funcionou de forma eficaz a coordenação entre Forças e Serviços de Segurança Nacional (FSSN).

Esta é uma vitória, se assim lhe podemos chamar, partilhável e que deve, em bom rigor, ser partilhada. Em primeiro, este sucesso deve ser partilhado pelo actual secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SGSSI), que, na sua qualidade de Chefe do Comité Nacional de Segurança para a Cimeira NATO, revelou estar à altura deste momento potencialmente crítico para a segurança.

Na verdade, e pela primeira vez desde o início do seu mandato, o SGSSI provou que a existência do seu gabinete faz sentido e que poderia - num cenário de actuação responsável e planeada de um outro Governo - ver a sua figura valorizada no Sistema de Segurança Interna. Deveria ter sido, portanto, ao SGSSI que o primeiro-ministro devia ter endereçado os parabéns. Mais: deveria ter sido no gabinete do SGSSI que, reunindo os mais altos responsáveis pelas Forças de Segurança, o primeiro-ministro e o ministro da Administração Interna se deveriam ter apresentado ao País. Na verdade, tal não aconteceu, o que se lamenta.

Em segundo lugar, esta vitória deve também ser partilhada por todas as entidades responsáveis pela segurança visível e invisível, o que, naturalmente, inclui os Serviços de Informação e Segurança (SIS), o Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa (SIED), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Marinha, a Força Aérea, o Exército, a Polícia Judiciária (PJ), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e, evidentemente, a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em terceiro, e por fim, importa recordar que este trabalho de coordenação bem-sucedida se deve ainda à cooperação internacional e que, atendendo a que Portugal não está sozinho no mundo, muito do êxito do trabalho desenvolvido se fica também a dever aos nossos parceiros internacionais, como a Espanha (no controlo de fronteiras) ou como a França, a Alemanha e os Estados Unidos da América (nos Serviços de Informações).

Mas a Cimeira da NATO fica igualmente marcada por dois acontecimentos - em boa verdade evitáveis - que marcarão a história futura deste evento em Portugal. O primeiro é o da demissão do director do SIED (os Serviços Secretos Externos). Numa outra circunstância, esta teria sido tratada como uma questão funcional, de demissão de um funcionário público. Contudo, o timing escolhido (mais do que as razões invocadas) levantou algumas dúvidas acerca da coordenação dos Serviços Secretos no nosso país.

O segundo acontecimento que marcará a memória desta Cimeira da NATO é, obviamente, o da compra das viaturas de transporte de pessoal com protecção balística. Ora, o chamado "caso dos blindados da PSP" tem vindo a suscitar um conjunto de dúvidas quanto ao timing do processo de aquisição destas seis viaturas e ao modo como se geriram os respectivos contratos. Mais do que colocar em causa a necessidade dos seis "blindados", o que - em meu entender - deve ser explicado aos portugueses é como foi possível que este processo tivesse (pelo menos aparentemente) sido decidido de forma tão apressada e descoordenada. E quais serão - para os contribuintes - os custos de semelhante opção.

Jornal Defesa
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: Nuno Calhau em Novembro 29, 2010, 06:30:51 pm
http://www.alpineco.com/armored/swat/pitbull-fx.html (http://www.alpineco.com/armored/swat/pitbull-fx.html)

Um Abraço.
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 03, 2010, 10:53:00 pm
Citar
esta foto vem do México parece-me que é o mesmo veículo

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fd.yimg.com%2Fa%2Fp%2Fap%2F20101202%2Fcapt.d25435960e884aa4b33675bb2b952abd-d25435960e884aa4b33675bb2b952abd-0.jpg%3Fx%3D400%26amp%3By%3D266%26amp%3Bq%3D85%26amp%3Bsig%3DIWHz.lf.M7.pP6mKFq7fEw--&hash=aca24164c6c07d32188c70eefc5fd726)

http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?101145-M%E9xican-Armed-Forces-Videos-pictures-news-etc./page694

Citar
O segundo blindado já chegou, mas agora a PSP desdiz o argumento para a sua necessidade operacional.

A confusão adensa-se em torno dos polémicos blindados que o Governo adquiriu para a PSP. Esta semana chegou o segundo dos seis veículos, mas agora a polícia vem contradizer o principal argumento que tinha utilizado para justificar a necessidade desta compra.

"As intervenções nas zonas urbanas sensíveis (ZUS) não foram apontadas como o principal argumento para a aquisição das seis viaturas de transporte de pessoal com protecção balística", declarou fonte oficial da Direcção Nacional da PSP em resposta a um conjunto de questões que o DN tinha colocado com o objectivo de esclarecer a fundo a necessidade dos blindados nestes bairros.

Altos responsáveis desta força de segurança tinham antes declarado que a aquisição destes blindados se devia à sua necessidade para intervir, em situações mais complicadas, nos bairros problemáticos, para além da Cimeira da NATO, que era o primeiro objectivo - falhado - para a sua utilização.

Numa conferência de imprensa, a 29 de Setembro último, o comandante da Unidade Especial de Polícia (UEP) explicou a importância desta compra, a qual não limitava, segundo este oficial, à Cimeira da NATO (nesta altura ainda se esperava que chegassem a tempo). O intendente Magina da Silva disse então o seguinte: "Lembro aos senhores jornalistas que a PSP tem à sua responsabilidade áreas urbanas onde, infelizmente, estão identificadas mais de 300 ZUS , ou bairros problemáticos, e a necessidade de intervenção nesses bairros não se esgota com a cimeira da NATO. São diárias. E nós temos a responsabilidade, que não podemos alijar, de garantirmos a segurança dos cidadãos que moram nesses bairros, a sua maioria cidadãos de bem, e de protegermos os nossos elementos aquando dessas intervenções. Portanto, as necessidades (dos blindados) são permanentes)."

Mas não foi só aqui que este argumento foi utilizado. No caderno de encargos para a aquisição das viaturas é até o único argumento invocado (ver fac-símile em baixo).

Os deputados estão confusos com esta nova posição. "Então afinal para que servem os blindados?" é a pergunta comum do PCP, Bloco de Esquerda e CDS/PP.

O deputado centrista Nuno Magalhães lembra que o CDS "até adoptou uma atitude responsável e de compreensão sobre a necessidade desta compra mas no pressuposto de que a sua utilização não se esgotaria na NATO, mas também seria para combater a criminalidade violenta e grave nas zonas urbanas sensíveis".

António Filipe, do PCP, também não entende esta contradição e considera que "a situação está cada vez mais insustentável". Na mesma linha, Helena Pinto, do BE, ficou "surpreendida" com o recuo agora da PSP, e espera "obter explicações do ministro", na audição que o Bloco pediu a Rui Pereira sobre o assunto e que deverá ser agendada para a semana.

Por seu turno, Paulo Rodrigues, o presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia, também não percebe a nova posição da sua força de segurança. "Embora tivessem sido pontuais, nos últimos anos, as operações mais musculadas da PSP foram nestes bairros e a utilização destes blindados oferece maior segurança aos polícias que correm risco de vida naqueles casos", afiança.

José Manuel Anes, do Observatório de Segurança, tem uma leitura política acerca da contradição. "Primeiro houve uma justificação técnica, agora é política", assevera.

Recentemente, o ex-ministro da Administração Interna, António Costa, considerou "inaceitável", a utilização dos blindados nos bairros de risco

dn.pt
Título: Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
Enviado por: ShadIntel em Dezembro 03, 2010, 11:40:21 pm
Citação de: "nelson38899"
Citar
esta foto vem do México parece-me que é o mesmo veículo

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fd.yimg.com%2Fa%2Fp%2Fap%2F20101202%2Fcapt.d25435960e884aa4b33675bb2b952abd-d25435960e884aa4b33675bb2b952abd-0.jpg%3Fx%3D400%26amp%3By%3D266%26amp%3Bq%3D85%26amp%3Bsig%3DIWHz.lf.M7.pP6mKFq7fEw--&hash=aca24164c6c07d32188c70eefc5fd726)

http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?101145-M%E9xican-Armed-Forces-Videos-pictures-news-etc./page694
Com certeza o mesmo tipo de veículo, mas há bastantes diferenças visuais:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.alpineco.com%2Finventory%2Fswat-trucks%2Fpitbull-fx%2FRightImage19.jpg&hash=df3b7ff07487665d549308e1b1c299e6)