S.O.S -- Praia Azul, Sta.Cruz, Torres Vedras -- S.O.S

  • 11 Respostas
  • 3910 Visualizações
*

bonky

  • 4
  • +0/-0
S.O.S -- Praia Azul, Sta.Cruz, Torres Vedras -- S.O.S
« em: Março 26, 2008, 10:19:19 pm »
Petição em defesa da Praia Azul (St.ª Cruz, Torres Vedras)

Considerando que a Câmara Municipal (em reunião de 11/12/2007) e a Assembleia Municipal de Torres Vedras (20/12/2007) aprovaram a concessão de um interesse municipal para um Conjunto Turístico constituído por um Hotel Resort de 5 estrelas, Conference, Golfe e SPA; um Campo de Golfe de 18 buracos e meios Complementares de Alojamento Turístico, designadamente Aldeamentos de 5 estrelas para a área junto à Praia Azul.
Considerando que os terrenos onde se prevê a intervenção, uma área de 150 hectares (o equivalente a 300 campos de futebol), estão classificados como:

Espaços Agrícolas (áreas agro-florestais e agrícolas especiais - RAN)
Reserva Ecológica Nacional
Rede Natura 2000
Área de Enquadramento Paisagístico


Além disso, o terreno encontra-se igualmente abrangido pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira Mafra-Alcobaça, abrangendo as seguintes classificações de solo:

Área de Protecção Integral
Área Agrícola Especial


O Pedido de Interesse Municipal, agora aprovado, não vem sequer instruído com uma proposta desenhada, não define qualquer proposta de ocupação e também não é feita qualquer referência ao número de camas pretendido.
Considerando que o artigo 34.º do PDM (aprovado por resolução de Conselho de Ministros nº 144/2007, publicado em Diário da República, 1.ª série, nº 186, de 26 de Setembro de 2007) define onze áreas de aptidão turística, não se incluindo os terrenos em causa nessa área.
Considerando que a população em geral deixaria de ter livre acesso à área do empreendimento já que se a Divisão de Gestão Urbanística afirmou, em 4/12/2007, que: “o projecto apresentado tem impacto semelhante a uma operação de loteamento, pelo que terá que ceder áreas verdes de utilização colectiva e áreas de equipamento de utilização colectiva.” Mais à frente os mesmos técnicos afirmam que: “não se justifica a cedência deste tipo de espaços, no seio do empreendimento, até porque o mesmo será de índole privada, propondo-se que essas cedências sejam compensadas em espécie ou numerário”. Ou seja, na prática a população em geral deixaria de ter livre acesso a uma área ambiental e paisagisticamente privilegiada.

Os abaixo assinados solicitam às entidades a quem esta petição é destinada que, tendo em conta os argumentos antes apresentados, impeçam que o Conjunto Turístico designado por Sizandro Village Resort possa ser construído.

Blog->
http://sospraiaazul.blogspot.com/

Assinar Petição->
http://www.petitiononline.com/praiazul/petition.html
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 26, 2008, 10:57:44 pm »
Assinarei.
Passei umas boas semanas de borga na Boavista e em Casalinhos de Alfaiate. A Praia Azul não merece!
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 27, 2008, 12:59:17 am »
Eu sou a favor da construcao do hotel, porque como esta aquilo nem vale a pena la ir, e tem mais, 90% da populacao e a favor do projecto
 

*

bonky

  • 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 27, 2008, 03:48:25 pm »
Caro amigo

Aceito totalmente a sua opinião, e tambem lhe digo que eu sou a favor de construir o hotel, mas não naquele local!
Aquele local está protegida por normas que foram aceites pelo governo portugues em que a sua origem é um tratado europeu ou seja, rede natura.
Já não é a 1ª vez que pisam o ambiente para colocar betão, e axo uma falta de respeito por toda a humanidade, este tipo de governos retirarem aquilo que o sere vivo mais necessita, que é o meio ambiente.
Sou a favor do hotel ou resort com eles o nomeiam, porque esta zona ate poderia evoluir mais com um pouco mais de turismo, mais oferta de emprego, sim senhor..mas se autorizarmos este tipo de construções a passar a "pente fino" tudo o que envolva o ecosistema, a tapar os olhos as leis que o próprio governo impõe, daqui por pouco tempo, este tipo de "manda-chuvas" poderão fazer o que quiserem e sem pedir autorização e sem piedade daqueles que o envolvem.
Isto é uma manifestação exclusivamente a favor do ambiente e não contra o resort, simplesmente façam trabalho de campo, analisem mapas, discutam locais próprios para este tipo de construções.
Uma coisa digo...eu estarei sempre ao lado no que toca ao ambiente, porque pós exageros de uns , compensa para a ignorancia dos outros..
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 27, 2008, 05:42:04 pm »
É só lobbies...alguma vez se devia construir um tal empreendimento numa zona daquelas?

É literalmente para inglês ver.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Março 28, 2008, 01:38:06 am »
Que ecosistema existe ai? ha areia e lixo, sera que o lixo que la vao por tambem e protegido? se e o governo devia limpar! e se e areia protegida porque e que se pode cacar la? Tambem esta propriedade (privada) e atravessada pelo rio sizandro um dos mais poluidos de portugal! Entao quando voces falam em ambiente... Na praia azul so ha bosta, e se ninguem faz nada continua a ser um lixo! Nao entendo o que ha para proteger ninguem faz nada so reclamao quando alguem se propoe a fazer algo! Por vezes penso que e inveja.
 

*

bonky

  • 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 28, 2008, 06:38:47 pm »
Ola mais uma vez
caro amigo, não o censuro por não saber na totalidade o que rodeia naquelas praias, e o porquê de ela ser classificada como rede natura.
Sendo assim, eu vou colocar aqui dois links, para você e quem quiser ler e preceber melhor o sentido desta manifestação.
Em relação ao rio sizandro, dou-lhe razão até certo ponto, porque já tivemos grandes problemas com esse rio, muitas descargas, poluição,ect.
mas neste momento iso já não se passa,este tal rio já nem parece o mesmo, as descargas foram anuladas, a limpeza foi efectuada, portanto se você for até aos cucos( que era uma zona que deparava-se muito bem com a poluição existente) vai reparar que já nao é o que era, de uma forma breve e simples digo-lhe que já se ve o fundo do rio, as águas estão a ficar limpidas...(felizmente)

para terminar..os links..

http://www.oesteonline.pt/noticias/noti ... ?nid=18586

http://praiadesantacruz.com/stcruz/lito ... -dunas.htm


P.s-existe mais documentação sobre este assunto e da rede natura, mas para simplificar e para melhor compreensão coloquei só estes dois.

Cumprimentos
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 28, 2008, 11:21:36 pm »
Citação de: "bonky"
Ola mais uma vez
caro amigo, não o censuro por não saber na totalidade o que rodeia naquelas praias, e o porquê de ela ser classificada como rede natura.
Sendo assim, eu vou colocar aqui dois links, para você e quem quiser ler e preceber melhor o sentido desta manifestação.
Em relação ao rio sizandro, dou-lhe razão até certo ponto, porque já tivemos grandes problemas com esse rio, muitas descargas, poluição,ect.
mas neste momento iso já não se passa,este tal rio já nem parece o mesmo, as descargas foram anuladas, a limpeza foi efectuada, portanto se você for até aos cucos( que era uma zona que deparava-se muito bem com a poluição existente) vai reparar que já nao é o que era, de uma forma breve e simples digo-lhe que já se ve o fundo do rio, as águas estão a ficar limpidas...(felizmente)

para terminar..os links..

http://www.oesteonline.pt/noticias/noti ... ?nid=18586

http://praiadesantacruz.com/stcruz/lito ... -dunas.htm


P.s-existe mais documentação sobre este assunto e da rede natura, mas para simplificar e para melhor compreensão coloquei só estes dois.

Cumprimentos


Eu sou de torres vedras e tenho casa em santa cruz ha 40 anos... Conheco como a palma da mao
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3464
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 29, 2008, 12:02:48 pm »
Ainda recentemente fui à Praia Azul e não vi toda essa poluição descrita pelo oultimoespiao, achei é que começa a haver demasiada construção por lá.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 29, 2008, 01:48:02 pm »
Entao deve ter ido a outra praia azul! Foi as dunas? foi a foz? eu tive la em agosto e era uma vergonha! Sou consciente que tem que haver regras para a construcao, mas temos que equacionar tudo. Na minha opiniao as vantagens deste hotel sao muito importantes e a populacao quer empregos e desenvolvimento
 

*

bonky

  • 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 04, 2008, 08:45:37 pm »
Boas tardes a todos
Caro senhor, como ja tinha dito, respeito sempre a sua opinião em qualquer plano, mas desde já, no meu ponto de vista, penso que está a ser um pouco cruel neste assunto.
Eu não vivo nessa área como o senhor e pelo que me parece, não conheço essa praia ou essa área á tanto tempo como o senhor conhece; mas não deixa de ser por isso que vou baixar os braços, aliás o senhor poderá viver nesta área á muitos anos, mas não é isso que o faz ter o devido conhecimento da flora e da fauna existente(não o censuro por isso, nem ninguem pode censurar), se esta área foi qualificada por algo, é por alguma coisa...assim a nossos olhos, para muita gente, aquilo parece não ter nada a proteger, simplesmente parece vegetação normal que se vê em qualquer lado, mas aquela àrea realmente tem vegetação rara, tem um micro-ecosistema que é algo a proteger, deve ser por isso que foi inserido na Rede Natura 2000, ou não? Mas o que se passa, é permitir certos magnatas destruirem aquilo que as pessoas mais adoram(para alguns,sendo realista) , se autorizar-mos a colocação de betão nesta área, é mais uma iniciativa para os "tais" o fazerem mais vezes, sem misiricórdia por ninguem e em especial pela "Mãe Natureza", não se esqueça, foi ela que nos deu estes belos locais para nós usufrirmos, mas não para o betão...existe tanto local para construir um resort e porquê tem que ser logo naquele local, isto é só um espelho daquilo que o nosso país é feito, corrupção, desobdiência das leis que eles próprios colocam e em especial uma falta de respeito perante a humanidade...
Enfim, todos temos direito á opinião livre, de achar bem ou não, tal como o senhor acha bem construir o resort por enúmeras razões, mas atenção, eu tambem sou a favor!Mas não nessa área!!
Em relação ao lixo que o senhor menciona, não concordo na totalidade, é verdade existe lixo, mas a culpa é da sociedade, que quando faz lixo, não sabe coloca-lo no sitio adequado, a autarquia..sim, poderia ter uma limpeza mais frequente, não só da praia azul mas como de todas, eu passei o verão todo na praia azul e santa cruz e realmente não vi tanto lixo como senhor menciona, quem ler a citação que o senhor colocou pensará que essa área é alguma lixeira municipal(risos)
Penso temos que fazer algo pelo que nos pertence, essa área é de todos e todos têm o direito de a ter como ela sempre foi,NATURAL!!
(caro senhor, tudo o que aqui citei é sem ofensa e como muito respeito por si e por todos os outros que poderão ter a mesma opinião, simplesmente manifesto aquilo que sinto por a Praia Azul e em especial pelo NOSSO meio ambiente)
Já chega de destruir o ponto que nos mantem vivos, o Ambiente!!
Cumprimentos
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 07, 2008, 02:03:20 am »
eu respeito a sua opiniao e sou consciente de que ha excessos e todas as sociedades tem que ter regras e nos temos que ter consciencia ambiental, so que estamos a falar numa terra pobre e as pessoas precisam de emprego! neste momento nao fazer nada e o pior. Esta e a minha opiniao!