KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 467770 Visualizações
*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3375 em: Fevereiro 05, 2024, 10:56:58 pm »
As transferências de reclusos entre as ilhas de São Miguel e a Terceira são habituais.
Pelo menos uma de dois em dois anos. Nada de novo, apenas antes era com recurso ao C-130.

Estes movimentos têm apoio do Exército a nível de transporte e escolta.

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3376 em: Fevereiro 05, 2024, 11:40:36 pm »
Citar
Sabe porque os Cmdts às vezes recusam os reclusos ??
Vou-te contar exemplos reais...
Há uns anitos um recluso da cadeia de Ponta Delgada, muito problemático e considerado perigoso, foi escoltado até um voo da TAP para seguir para o continente.  À porta do avião "espantou-se" e os seus comportamentos e linguagem agressivos levaram à recusa do comandante em que viajasse no voo.
Teve então de vir um C130 propositadamente "carregar" o senhor.
Uns anos mais tarde, o mesmo senhor tinha de regressar ao continente e, mais uma vez, por já ser conhecido das companhias aéreas, viu recusada essa pretensão em voo regular.  Outra missão desempenhada pelo C130, sendo a viagem acompanhada por uma equipa especial da Guarda Prisional que se deslocou propositadamente à ilha no voo de ida e regressando de seguida ao continente.
Mais recentemente foi uma detenção de um suspeito de homicidio à bomba em Lisboa (caso do Avião) que vivia cá e que foi detido para interrogatório em casa por uma equipa de "forças especiais" da polícia que vieram de c130 e seguiram com o "convidado" no mesmo avião de regresso a Lisboa.
Quando são estes casos mais "bicudos" normalmente a justiça recorre a apoio da Força Aérea.
No caso do KC390, para teres uma ideia, até ruas foram fechadas ao trânsito em Ponta Delgada, escoltas fortemente armadas e polícias de cara tapada... coisa pouco usual nos Açores. Querias que viajassem na TAP ou SATA com os restantes passageiros? Achas que era uma possível opção?
Não mistures situações nem coloques a bold parte daquilo que escrevi especificamente sobre esta missão, querendo generalizar o assunto. Fica-te mal e é uma pieguice da tua parte.
Não faltam detidos e reclusos a viajar em voos regulares. Aliás, já referi que por mais do que uma vez aconteceu em voos em que eu próprio estava a bordo.
Neste caso em particular e noutros em que se considera que tal opção coloca em causa a segurança dos passageiros e/ou dos próprios detidos/reclusos é que se têm de encontrar alternativas.
Presos sedados? Em Portugal? Desconheço e não acredito muito.

P.S. Só mais um exemplo. Vê no fim da peça o velhinho Aviocar.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/assassinato-e-violacao-de-crianca-de-6-anos/
João Pereira
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3377 em: Fevereiro 06, 2024, 05:37:12 am »
Citar
Sabe porque os Cmdts às vezes recusam os reclusos ??
Vou-te contar exemplos reais...
Há uns anitos um recluso da cadeia de Ponta Delgada, muito problemático e considerado perigoso, foi escoltado até um voo da TAP para seguir para o continente.  À porta do avião "espantou-se" e os seus comportamentos e linguagem agressivos levaram à recusa do comandante em que viajasse no voo.
Teve então de vir um C130 propositadamente "carregar" o senhor.
Uns anos mais tarde, o mesmo senhor tinha de regressar ao continente e, mais uma vez, por já ser conhecido das companhias aéreas, viu recusada essa pretensão em voo regular.  Outra missão desempenhada pelo C130, sendo a viagem acompanhada por uma equipa especial da Guarda Prisional que se deslocou propositadamente à ilha no voo de ida e regressando de seguida ao continente.
Mais recentemente foi uma detenção de um suspeito de homicidio à bomba em Lisboa (caso do Avião) que vivia cá e que foi detido para interrogatório em casa por uma equipa de "forças especiais" da polícia que vieram de c130 e seguiram com o "convidado" no mesmo avião de regresso a Lisboa.
Quando são estes casos mais "bicudos" normalmente a justiça recorre a apoio da Força Aérea.
No caso do KC390, para teres uma ideia, até ruas foram fechadas ao trânsito em Ponta Delgada, escoltas fortemente armadas e polícias de cara tapada... coisa pouco usual nos Açores. Querias que viajassem na TAP ou SATA com os restantes passageiros? Achas que era uma possível opção?
Não mistures situações nem coloques a bold parte daquilo que escrevi especificamente sobre esta missão, querendo generalizar o assunto. Fica-te mal e é uma pieguice da tua parte.
Não faltam detidos e reclusos a viajar em voos regulares. Aliás, já referi que por mais do que uma vez aconteceu em voos em que eu próprio estava a bordo.
Neste caso em particular e noutros em que se considera que tal opção coloca em causa a segurança dos passageiros e/ou dos próprios detidos/reclusos é que se têm de encontrar alternativas.
Presos sedados? Em Portugal? Desconheço e não acredito muito.

P.S. Só mais um exemplo. Vê no fim da peça o velhinho Aviocar.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/assassinato-e-violacao-de-crianca-de-6-anos/

Meu caro quanto a exemplos, eu tenho 37 anos de exemplos, só  na área da aviação civil, e não há dois iguais, lista muito exaustiva.

Quanto a pieguice, cada um fala do que sabe e do que sente, fica-lhe muito mal optar por essa via, a da fazer divergir a o debate para uma discussão sem qq valor para este forum, e se vamos por aí meu caro, comigo não vai ter sorte em continuar o debate.

Pense um bocado antes de escrever, e pense também que haverá sempre alguém com maior experiência que a sua em determinada matéria, é um bom principio para levar a bom termo um debate.

Cumprimentos

« Última modificação: Fevereiro 06, 2024, 05:44:46 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3378 em: Fevereiro 06, 2024, 05:49:35 am »
As transferências de reclusos entre as ilhas de São Miguel e a Terceira são habituais.
Pelo menos uma de dois em dois anos. Nada de novo, apenas antes era com recurso ao C-130.

Estes movimentos têm apoio do Exército a nível de transporte e escolta.

Em Lisboa, não há uma única semana que nao aconteçam, seja a nível doméstico ou internacional, a unica variável é a escolta, pois no caso internacional era efectuada pelo SEF, agora é a entidade que a substitui, a PSP.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3379 em: Fevereiro 07, 2024, 09:56:02 pm »
Boa noite a todos.

Tal como previsto, apesar de um mar de críticas que vão até à eternidade, o KC-390 vai fazendo um excelente serviço!
Mesmo se várias FA da Europa comprarem, vão continuando a dizer mal, porque sim, por ser Brasileiro, porque não sei mais o quê!.
Nem dá para perceber o nível de desvario da coisa!...como o NPL, numa marinha que nem fragatas em condições tem!... e nem
consegue mais que 4 NPO, que não são mais que arrastões da pesca pintados de cinzento!... deviamos estar infinitamente gratos por
ter estes  KC!!!... para substituir aviões com anos (ou mais) !.. era só isto!...abraços!...   
« Última modificação: Fevereiro 07, 2024, 09:58:10 pm por jpthiran »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3380 em: Fevereiro 07, 2024, 10:27:42 pm »
Estava mais grato se tivéssemos comprado o C130J e um par de Mrtt. E nada tem a ver com ser do pais A ou B, pois critico o F35 e não é Brasileiro. Quanto a navios da marinha, não é este o tópico mas adianto que para fiscalizar a Zee mais 10 "Arrastões" como o Npo davam jeito.  Quanto a fragatas, ainda assim são superiores  às Niteroi Brasileiras que se calhar com o dinheiro poupado no Kc tinham arranjado umas quantas mais modernas para escoltar os LPD. Ou não, porque até agora, até um submarino nuclear querem.  ;)

E é só.

Saudações   

P.S. O facto de o Brasil ter bom material não faz do mesmo uma "vaca sagrada". Desde os AMX, passando pelo Kc e acabando no ST, são bons mas existem melhores. Qualquer deles é aceitável a sua aquisição, mas para um Bimotor a Jacto de transporte eu escolhia o C2 pois o Japão já tinha o C1. O Brasil nunca tinha feito nada assim e os
tesos não têm margem de erro para tiros no escuro.  ::)





"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, CruzSilva

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3381 em: Fevereiro 16, 2024, 12:33:13 pm »
Estava mais grato se tivéssemos comprado o C130J e um par de Mrtt. E nada tem a ver com ser do pais A ou B, pois critico o F35 e não é Brasileiro. Quanto a navios da marinha, não é este o tópico mas adianto que para fiscalizar a Zee mais 10 "Arrastões" como o Npo davam jeito.  Quanto a fragatas, ainda assim são superiores  às Niteroi Brasileiras que se calhar com o dinheiro poupado no Kc tinham arranjado umas quantas mais modernas para escoltar os LPD. Ou não, porque até agora, até um submarino nuclear querem.  ;)

E é só.

Saudações   

P.S. O facto de o Brasil ter bom material não faz do mesmo uma "vaca sagrada". Desde os AMX, passando pelo Kc e acabando no ST, são bons mas existem melhores. Qualquer deles é aceitável a sua aquisição, mas para um Bimotor a Jacto de transporte eu escolhia o C2 pois o Japão já tinha o C1. O Brasil nunca tinha feito nada assim e os
tesos não têm margem de erro para tiros no escuro.  ::)

Bom dia Caro Amigo.

Quando fiz o meu comentário, não quiz defender equipamento nenhum. O que se passa apenas é isto - temos lideranças de brincar,
um país de brincar e em consequência umas forças armadas de brincar!... o facto de haver alguma substituição de equipamento, seja ela qual for, é em si um milagre!... Basta ver o que aqui se descreve de planos que nunca se concretizam!... a lógica é o mínimo dos mínimos, num país sem economia nem dinheiro para coisas caras!... o que quero dizer é se vier algo de novo temos de deitar as mãos ao céu e agradecer!... como os patéticos helicopetros que vieram!... são patéticos, mas sempre é melhor que ter aluetes com 60 anos!... a ideia de sonhar com o melhor possível só poderá existir quando este país deixar de ser de brincar e voltar a ser uma coisa com pés e cabeça!... e isso não parece que venha a acontecer tão cedo !... é triste, mas parece-me que é a realidade que temos!... quanto a fazer planos para garantir a nossa segurança militar, parece que metade da Europa estáva dormir também, embora nos passamos todos os limites da falta de bom senso.

Cumprimentos,
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3382 em: Fevereiro 16, 2024, 12:38:41 pm »
Estava mais grato se tivéssemos comprado o C130J e um par de Mrtt. E nada tem a ver com ser do pais A ou B, pois critico o F35 e não é Brasileiro. Quanto a navios da marinha, não é este o tópico mas adianto que para fiscalizar a Zee mais 10 "Arrastões" como o Npo davam jeito.  Quanto a fragatas, ainda assim são superiores  às Niteroi Brasileiras que se calhar com o dinheiro poupado no Kc tinham arranjado umas quantas mais modernas para escoltar os LPD. Ou não, porque até agora, até um submarino nuclear querem.  ;)

E é só.

Saudações   

P.S. O facto de o Brasil ter bom material não faz do mesmo uma "vaca sagrada". Desde os AMX, passando pelo Kc e acabando no ST, são bons mas existem melhores. Qualquer deles é aceitável a sua aquisição, mas para um Bimotor a Jacto de transporte eu escolhia o C2 pois o Japão já tinha o C1. O Brasil nunca tinha feito nada assim e os
tesos não têm margem de erro para tiros no escuro.  ::)

Bom dia Caro Amigo.

Quando fiz o meu comentário, não quiz defender equipamento nenhum. O que se passa apenas é isto - temos lideranças de brincar,
um país de brincar e em consequência umas forças armadas de brincar!... o facto de haver alguma substituição de equipamento, seja ela qual for, é em si um milagre!... Basta ver o que aqui se descreve de planos que nunca se concretizam!... a lógica é o mínimo dos mínimos, num país sem economia nem dinheiro para coisas caras!... o que quero dizer é se vier algo de novo temos de deitar as mãos ao céu e agradecer!... como os patéticos helicopetros que vieram!... são patéticos, mas sempre é melhor que ter aluetes com 60 anos!... a ideia de sonhar com o melhor possível só poderá existir quando este país deixar de ser de brincar e voltar a ser uma coisa com pés e cabeça!... e isso não parece que venha a acontecer tão cedo !... é triste, mas parece-me que é a realidade que temos!... quanto a fazer planos para garantir a nossa segurança militar, parece que metade da Europa estáva dormir também, embora nos passamos todos os limites da falta de bom senso.

Cumprimentos,
Os helis que vieram não são assim tão patéticos considerando que a FAP passou a ter competências no combate a fogos florestais e já tem responsabilidades de resgate e salvamento. O grande problema é que não são uma aquisição militar pura e portanto fica a dúvida do seu emprego em missões estritamente militares.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 12:39:26 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3383 em: Fevereiro 16, 2024, 01:42:12 pm »
Se estamos a falar dos Uh60, permitem além de apagar fogos fazer Sar e evacuações aeromédicas, que anteriormente caiam no Merlin. Dos Koala, foram sobretudo escolhidos para treino e nisso são bastante bons, fazendo inclusive outras funções como Sar, Medevac ou novamente apagar fogos. Falta um heli militar, que poderá ser mais Uh60? Sim falta. Podia ser melhor o que veio? Sim, podia. Não temos dinheiro para coisas caras? Mas o Uh60 custaram 40 milhões, se fosse sem o PRR, poderiam vir com kits de armamento que encareceria provavelmente em 10 milhões o valor. Quanto a brincadeiras, é o próprio exercito que quer os Nh90 (portanto não é só um problema político ou da falta de envolvimento da sociedade civil).  ::)

https://www.twz.com/australia-literally-burying-its-doomed-nh90-helicopter-fleet



Saudações   
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3384 em: Fevereiro 16, 2024, 01:47:44 pm »
Os UH-60 são do Estado, bem como 2 dos C-295. Basta vir um governo com a ideia de criar uma Guarda Costeira e os meios podem ser transferidos.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3385 em: Fevereiro 16, 2024, 01:48:38 pm »
Se estamos a falar dos Uh60, permitem além de apagar fogos fazer Sar e evacuações aeromédicas, que anteriormente caiam no Merlin. Dos Koala, foram sobretudo escolhidos para treino e nisso são bastante bons, fazendo inclusive outras funções como Sar, Medevac ou novamente apagar fogos. Falta um heli militar, que poderá ser mais Uh60? Sim falta. Podia ser melhor o que veio? Sim, podia. Não temos dinheiro para coisas caras? Mas o Uh60 custaram 40 milhões, se fosse sem o PRR, poderiam vir com kits de armamento que encareceria provavelmente em 10 milhões o valor. Quanto a brincadeiras, é o próprio exercito que quer os Nh90 (portanto não é só um problema político ou da falta de envolvimento da sociedade civil).  ::)

https://www.twz.com/australia-literally-burying-its-doomed-nh90-helicopter-fleet



Saudações
A ideia cada vez menos viável do EP vir a ter aviação tem que ser enterrada com cimento reforçado por cima o mais depressa possível.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 01:50:53 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3386 em: Fevereiro 16, 2024, 02:05:16 pm »
Citação de: lampuka
À porta do avião "espantou-se" e os seus comportamentos e linguagem agressivos levaram à recusa do comandante em que viajasse no voo.
Teve então de vir um C130 propositadamente "carregar" o senhor.

Este acontecimento, fez-me lembrar que quando Portugal comprou o C-295, era suposto a aeronave da CASA/EADS servir para este tipo de voos, em que não seria necessário utilizar um quadrimotor como o C-130. O C-295 tinha um custo de voo por hora, muito inferior ao do C-130.
Era na altura um pulo tremendo, porque a vantagem do C-295 era a de substituir o C-130 onde este fosse demasiado grande e ai mesmo tempo substituia o Aviocar porque tinha uma autonomia que lhe permitia chegar aos Açores...


Lembro-me de um comparativo que foi publicado sobre o assunto, em que comparamos o CASA C-295 e o C-27J «Spartan» da Alenia.
Na altura, foi chamada a atenção para o fato de o C-27J, feito para se necessário operar próximo ao campo de batalha, ser muito mais resistente que o C-295.

O «Spartan» Era um C-130 em miniatura, ainda que o seu custo operacional por hora fosse superior ao do C-295. Já para plataforma de sensores o C-295 era melhor.

Para forças armadas que utilizam o material até ao fio, confirma-se que é melhor comprar o material mais resistente.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Mentat

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 129 vez(es)
  • +35/-2
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3387 em: Fevereiro 16, 2024, 02:29:58 pm »
A ideia cada vez menos viável do EP vir a ter aviação tem que ser enterrada com cimento reforçado por cima o mais depressa possível.

Sei que é um pouco Off Topic, mas gostava de perceber, fundamentadamente, quais as razões que levam vários foristas a ser contra a criação de um comando de aviação "rotativa" exclusivamente do e no Exército para SAR/CSAR, transporte e light attack.
Em termos meramente teóricos, parece-me que faz sentido. Tanto mais que a interoperabilidade entre os 3 ramos das nossas FA´s deixa muito a desejar.
Mas como estou por aqui para aprender com quem sabe mais que eu...
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 02:30:43 pm por Mentat »
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3388 em: Fevereiro 16, 2024, 02:49:31 pm »
Citação de: Mentat
Tanto mais que a interoperabilidade entre os 3 ramos das nossas FA´s deixa muito a desejar.
Eu atrevo-me a dizer que você respondeu à sua própria questão.
O país é demasiado pequeno para possuir duplicações e triplicações de comandos disto e daquilo, que apenas servem para alimentar os egos de uns quantos senhores generais.
O problema não é a necessidade de criar mais capelinhas, o problema é arranjar forma de fazer com que a interoperabilidade funcione, porque ou ela funciona, ou não vai haver dinheiro para mais tachos e estruturas semi-independentes, que aumentam sempre (e isto é automático) os custos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3389 em: Fevereiro 16, 2024, 02:53:22 pm »
A ideia cada vez menos viável do EP vir a ter aviação tem que ser enterrada com cimento reforçado por cima o mais depressa possível.

Sei que é um pouco Off Topic, mas gostava de perceber, fundamentadamente, quais as razões que levam vários foristas a ser contra a criação de um comando de aviação "rotativa" exclusivamente do e no Exército para SAR/CSAR, transporte e light attack.
Em termos meramente teóricos, parece-me que faz sentido. Tanto mais que a interoperabilidade entre os 3 ramos das nossas FA´s deixa muito a desejar.
Mas como estou por aqui para aprender com quem sabe mais que eu...
Isso significa passar os helis para da FAP para o EP?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."