KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 468267 Visualizações
*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2220 em: Agosto 28, 2022, 01:37:20 pm »
O FIAT Uno 45 1.0 do meu pai na descida da Serra de Aires e Candeeiros da A1 também chegou a dar mais de 160 km/h  :mrgreen:

O meu 1.1 60 SX tambem chegou a bater + de 180kmh. A descer a serra de Valongo!
 :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PereiraMarques, tenente

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2221 em: Agosto 28, 2022, 01:42:33 pm »
Essa história da ave rara só se podem estar a referir, no Brasil, é a única modo que consigo dar alguma veracidade à coisa. Pois pelo mundo fora é o que não falta.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2222 em: Agosto 28, 2022, 02:29:30 pm »
Ainda vamos descobrir que este chasso vai à lua.

Quando toda a gente sabe que foi escolhido para untar umas mãozinhas e encher uns bolsinhos

Hey, mas como diz o se calhar futuro e ex-presidente do Brásiu, "a corrupção só existe se fôr investigada!"



Portanto, na "panfletagem" só cai quem fôr burro ou parvo (ou ambos os dois)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Pescador, Subsea7

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2223 em: Agosto 28, 2022, 02:45:54 pm »
O FIAT Uno 45 1.0 do meu pai na descida da Serra de Aires e Candeeiros da A1 também chegou a dar mais de 160 km/h  :mrgreen:

O meu 1.1 60 SX tambem chegou a bater + de 180kmh. A descer a serra de Valongo!
 :mrgreen:

Tamben tive um 60sx e o carro andava muito bem sem problemas de maior.
Bons tempos esses dos finais dos anos  80.

Abraços
« Última modificação: Agosto 28, 2022, 02:47:50 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2224 em: Agosto 28, 2022, 04:25:50 pm »
Ainda vamos descobrir que este chasso vai à lua.

Quando toda a gente sabe que foi escolhido para untar umas mãozinhas e encher uns bolsinhos

Hey, mas como diz o se calhar futuro e ex-presidente do Brásiu, "a corrupção só existe se fôr investigada!"



Portanto, na "panfletagem" só cai quem fôr burro ou parvo (ou ambos os dois)

Ora ai está. O crime só existe se for investigado. Tal como tudo está bem, se ignorarmos os indícios e não chegarmos a analisar os factos, seja por os ignorar ou seja por vontade própria.
Tudo a gosto e estratégia de quem está em condições de manobrar isso e passar a ideia.

Nas FA houve o boneco que quando foi denunciada na cs a situação das fragatas, disse, mentindo alarvemente, que estavam todas operacionais, apesar de duas estarem em MLU na Holanda e outra desmantelada no Alfeite. Junta-se o ridículo a volta dos lynx.
No exército faz-se publicidade aos meios enviados mas não se mostra as carências em geral e em particular as deficiências nos meios enviados, como Ac e AA, Morteiros em viaturas, etc.
Na FAP fala-se do KC como algo extraterrestre, mostra-se um belo C130 renovado, mas não se fala que já deviam estar todos há muito tempo e as implicações disso. O mesmo com os MLU nos EH101 e os F16 que estão por fazer.
E ainda falam em aquisições, se nem os que existem se mantem op ou actualizados.

No fundo os bonecos de topo, que até existem em excesso para a "tropa" que temos, aparentemente mais ainda na "Marinha civil", querem é que se justifique a sua existência com ditas complexidades e outros unicórnios que existem na sua cabeça.
No meio disso lá vão orientando vidinha em....bilateralidades e outras promiscuidades politicas, com ganhos para alguns.

DEVER, ZELO, HONRA, BRIO
Nada disso, que faz parte do vocabulário militar, enche contas para vidas muito "desafogadas".

Quando vejo certas posturas de alguns estrangeiros, quanto ao sentimento de orgulho que têm naquilo que tem e fazem, até me enoja ver por cá os sentimentos de burlões e vendedores de banha da cobra com olhar no umbigo.   
« Última modificação: Agosto 28, 2022, 04:29:31 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Subsea7

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2225 em: Agosto 28, 2022, 04:57:18 pm »
Citar
Pudemos fotografar alguns detalhes curiosos e verdadeiros feitos da engenharia nacional como os sponsons do trem de pouso…

O artigo postado pelo Tikuna deve ter sido escrito por um tuga pois, tanto quanto sei, os sponsons foram desenvolvidos por uma equipa de engenharia portuguesa. Os nossos irmãos brasileiros não são do género de se apropriarem dos feitos dos outros e o Tikuna, que parece ser um insider da EMB, não iria colocar fake news aqui no fórum.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Subsea7

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2226 em: Agosto 28, 2022, 05:55:34 pm »
Citar
Pudemos fotografar alguns detalhes curiosos e verdadeiros feitos da engenharia nacional como os sponsons do trem de pouso…

O artigo postado pelo Tikuna deve ter sido escrito por um tuga pois, tanto quanto sei, os sponsons foram desenvolvidos por uma equipa de engenharia portuguesa. Os nossos irmãos brasileiros não são do género de se apropriarem dos feitos dos outros e o Tikuna, que parece ser um insider da EMB, não iria colocar fake news aqui no fórum.

Fiquei na duvida do escrito "engenharia nacional, pois sendo um artigo brasileiro. Logo "nacional" seria deles. Mas com isso dos irmão e coiso de famílias pode fazer confusão.
« Última modificação: Agosto 28, 2022, 06:03:49 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2227 em: Agosto 28, 2022, 07:45:18 pm »
Citar
Pudemos fotografar alguns detalhes curiosos e verdadeiros feitos da engenharia nacional como os sponsons do trem de pouso…

O artigo postado pelo Tikuna deve ter sido escrito por um tuga pois, tanto quanto sei, os sponsons foram desenvolvidos por uma equipa de engenharia portuguesa. Os nossos irmãos brasileiros não são do género de se apropriarem dos feitos dos outros e o Tikuna, que parece ser um insider da EMB, não iria colocar fake news aqui no fórum.

NVF, Eu não sei se terá sido escrito por um Tuga mas o que é muito estranho é ter visto várias em fontes dados do PMD díspares.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium

O que me deixa perplexo é uma aeronave com um PMD de 73/74 tons ter um ZFW de 51 Tons.
Nao bate certo !
Apenas 22/23Tons para fuel e payload ?
Mesmo com o referido em várias fontes de um PMD de 81 Tons deixa apenas 30 Tons para o fuel e carga, continua a haver algo errado com o peso vazio.
Terão os Brasileiros determinado bem o ZFW da aeronave ?
Não me parece !

Com os pesos anunciados de capacidade de fuel até às 23 Tons e de carga até às 26 Tons como é que uma aeronave vazia de 51 tons e mesmo com um PMD de 87 Tons, o que duvido, sobrando 36 Tons para fuel e payload, consegue ser superior ao 130J ?
Basta fazer umas contas de merceeiro para ver que tem de haver aqui dados muito mal determinados.

Dados do J :

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Lockheed_Martin_C-130J_Super_Hercules

Se eu já estava de pé atrás com esta compra agora ainda estou mais apreensivo .

Abraços
« Última modificação: Agosto 28, 2022, 09:06:53 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2228 em: Agosto 28, 2022, 10:19:57 pm »

Citar
Se eu já estava de pé atrás com esta compra agora ainda estou mais apreensivo .

Abraços


Apenas umas dicas,

1 - Não confundir toneladas métricas com americanas.

2 - Não esquecer que um tem 2 motores e o outro tem 4.

3 -  Não esquecer que são aproximadamente do mesmo tamanho  e que milagres não há

Aí sim ?
Não confundir, espectáculo essa é boa !
Acha que  eu com mais de trinta e cinco anos a trabalhar nas operações/ despacho de voo não sei a diferença que menciona?
Já agora em que unidades métricas são efectuadas as L/S ?
Quem é que estará confundido ?

Quanto ao numero de motores o que é que isso tem a ver para esta situação ?
Se até o MTOW do 390 é superior, ao do C não entendo essa questão.

Obrigado por me lembrar que o " tamanho " é idêntico, é que em aviação nao interessa o tamanho interessa o PMD, explique-me lá porque o 390 pode transportar 26 Tons e o C apenas 20 Tons ?

Milagres ate há, o 390 é um deles bem superior até ao canivete Suíço a dita aeronave, que ainda anda na fase das certificações, pelos vistos ainda nem o MTOW, foi devidanente achado, determinado, já é considerada uma verdadeira Maravilha aeronautica.

Cumprimentos

« Última modificação: Agosto 28, 2022, 10:34:10 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2229 em: Agosto 29, 2022, 06:56:08 am »
explique-me lá porque o 390 pode transportar 26 Tons e o C apenas 20 Tons...

Cumprimentos

Pelo mesmo motivo que um tem uma Vmax de 800 e o outro de 600.
Tem mais cavalos.

As pás do 130 só podem girar até uma velocidade em que as pontas atingem a vel do som.  Mais que isso e o avião explode.
[/quote]

:conf: :conf: :conf:
Sem comentários.

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2230 em: Agosto 29, 2022, 05:12:22 pm »
Ensaios de certificação em pista de cascalho:

 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2231 em: Agosto 29, 2022, 05:31:14 pm »
Bastou ler esta frase para desacreditar todo o artigo.  O C-130 "rara avis"?  (latim é "rara avis" não "avis rara"...)


https://michaelis.uol.com.br/busca?id=ZMzK
https://www.dicio.com.br/avis-rara/
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/avis%20rara
https://www.meudicionario.org/avis%20rara
https://vademecumbrasil.com.br/palavra/avis-rara

Ave rara?

Basta ver as entregas do C-130J, Alemanha, França, Indonésia, Suécia,Líbia,Bangladesh,Argélia etc..
A ave rara será o KC, como é óbvio.

E eles vão vir se apresentar no Brasil por quê? Estão falando dos nossos eventos.


O artigo postado pelo Tikuna deve ter sido escrito por um tuga pois, tanto quanto sei, os sponsons foram desenvolvidos por uma equipa de engenharia portuguesa. Os nossos irmãos brasileiros não são do género de se apropriarem dos feitos dos outros e o Tikuna, que parece ser um insider da EMB, não iria colocar fake news aqui no fórum.

Fabricar não é desenvolver....
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1802
  • Recebeu: 1686 vez(es)
  • Enviou: 2544 vez(es)
  • +5502/-2918
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2232 em: Agosto 29, 2022, 05:39:42 pm »
Ensaios de certificação em pista de cascalho:


Qual o CBR do cascalho usado no ensaio, pode dizer ?
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2233 em: Agosto 29, 2022, 07:26:28 pm »
explique-me lá porque o 390 pode transportar 26 Tons e o C apenas 20 Tons...

Cumprimentos

Pelo mesmo motivo que um tem uma Vmax de 800 e o outro de 600.
Tem mais cavalos.

As pás do 130 só podem girar até uma velocidade em que as pontas atingem a vel do som.  Mais que isso e o avião explode.

:conf: :conf: :conf:
Sem comentários.
Citar
Mais que isso,  o tenente,  com a experiência que tem,  sabe que o peso max á descolagem vai ser o que o fabricante diz que é na documentação de certificação
     que será entregue com o primeiro aparelho.
Não é o que diz o ticuna.

Nas nossas FA só quer andar de G-3 quem nunca andou com uma SCAR.

C-130 vs.  KC-390 vai ser a mesma coisa.

Com respeito,
Rogerio

P. S.
Eu gosto do C-130.
Ler o que escrevi na secção dos 6 Helicopteros de Evacuação.

Peço desculpa nas não é o que o Tikuna diz nem é o que o Rogério afirma.
O documento oficial que menciona esse e outros dados relativos à aeronave é o CERTIFICADO DE NAVEGABILIDADE.

Esse documento em aeronaves do mesmo tipo/modelo/versão, pode, rpt, pode, mencionar, por exemplo o MTOW, ou ZFW com valores diferentes, daí o seu comentário quanto ao PMD, Que será entregue com o primeiro aparelho, também não está correcto.

Meu caro quando estamos a debater alguns aspectos mais tecnicos deste e outros topicos convém possuirmos alguns conhecimentos sobre o tema para o debatemos com seriedade e não estarmos a perder o tempo com dissertações sem qq interesse para a discussão.

Cumprimentos



« Última modificação: Agosto 29, 2022, 07:49:20 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2234 em: Agosto 29, 2022, 10:11:01 pm »
Qual o CBR do cascalho usado no ensaio, pode dizer ?

Mandarei essa pergunta a EMB para poder te responder.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7