LPD- Navio Polivalente Logístico

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JohnM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4875 em: Março 30, 2022, 12:49:37 am »
Infelizmente, o buraco fica ainda mais abaixo… mesmo que haja dinheiro para comprar seja que navios forem, a Marinha pura e simplesmente não tem tripulantes para mais de duas, talvez três fragatas, se pedirem com jeitinho. Mesmo que haja mais dinheiro para recursos humanos e uma remodelação das carreiras, vai demorar muitos anos até se conseguir voltar a ter tripulantes suficientes para 5 fragatas, 1 LPD, 1 AOR e 10 NPOs… neste momento, a tripulação do Bérrio já está distribuída por outros navios, portanto qualquer AOR e LPD que se compre representam um sacrifício no número de fragatas… o JdW precisa de quase 150 tripulantes e um Wave de mais 80. De onde vêm essas 230 almas extra? Sonhar é bonito, mas não estou a ver resolução simples e atempada, nem que houvesse vontade política, que não há..
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4876 em: Março 30, 2022, 05:12:36 am »
Eu digo-te como. Não é preciso inventar a roda, basta haver vontade política. Dois exemplos do que podia ser feito:

1) orçamento extra, para equipamento, de forma a pôr tudo operacional, como Espanha fez recentemente;

2) orçamento extra, para pessoal, de forma a actualizar tabelas salariais (equiparação às FS, como se tem falado), criar quadro de praças para EP e FAP e incentivos para trazer de volta praças e sargentos ex-RC que tenham saído recentemente (tipo bónus de 20.000 por pessoa, para indivíduos que tenham saído há menos de, por exemplo, 10 anos e tenham idade inferior a 45 anos, como se faz nos States).
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JohnM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4877 em: Março 30, 2022, 05:34:43 am »
Medidas tão simples sensatas que custa a crer que ainda não tenham sido implementadas, não é? Mas, mesmo que venham a ser, e tenho alguma esperança que sim, só darão frutos daqui a 2 ou 3 anos e eu estava a referir-me mais ao curto prazo… até lá já o JdW e os Wave se foram para outras paragens… se os comprarmos agora, são mais dois navios para ficarem parados ou, mais provavelmente, fazerem parar as VdG… nos próximos dois a três anos não estou a ver termos pessoal suficiente para guarnecer um LPD e um AOR… espero estar enganado.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4878 em: Março 30, 2022, 08:58:08 am »
O Wave Knight pode ficar operacional em poucos meses, já o Wave Ruler deve necessitar de, pelo menos, um ano para ser trazido da naftalina. O JdW está em MLU e só deve ficar pronto em 2023. Mas como até ao final do corrente não devemos ter mais de três fragatas operacionais, não vejo como mais um casco (WK) não possa ser uma mais valia.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4879 em: Março 30, 2022, 10:09:04 am »

O projecto do LPD sul-coreano de 13000 toneladas do estaleiro da Hyundai proposto à Malásia.
Embora com algumas características muito próprias, faz muito lembrar o Enforcer 13000 da Damen.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4880 em: Março 30, 2022, 10:23:58 am »
Boa noite,
O tema AOR e LPD, está novamente em análise, Holanda, Reino Unido e Espanha e outro país europeu, são opções de meios usados.
Cps,

Mais um grupinho de "trabalho", que devia haver poucos
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4881 em: Março 30, 2022, 10:26:25 am »
Eu digo-te como. Não é preciso inventar a roda, basta haver vontade política. Dois exemplos do que podia ser feito:

1) orçamento extra, para equipamento, de forma a pôr tudo operacional, como Espanha fez recentemente;

2) orçamento extra, para pessoal, de forma a actualizar tabelas salariais (equiparação às FS, como se tem falado), criar quadro de praças para EP e FAP e incentivos para trazer de volta praças e sargentos ex-RC que tenham saído recentemente (tipo bónus de 20.000 por pessoa, para indivíduos que tenham saído há menos de, por exemplo, 10 anos e tenham idade inferior a 45 anos, como se faz nos States).

O problema é só um...graveto

O que já foi enterrado na TAP , já nem vou falar do novo banco, chegava e sobrava

Mas como o PS tem de sustentar as clientelas, só mesmo pondo a marinha a fazer transporte aéreo
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4882 em: Março 30, 2022, 10:37:53 am »
E há igualmente outra grande questão, que já foi aqui abordada julgo pelo dc: por mais extraordinário que um navio 2-em-1 possa ser - e até mesmo a escolha racional para uma Marinha com poucos meios materiais e humanos -, a verdade é que uma avaria, um acidente ou entrada em manutenção e fica-se logo imediatamente sem duas valências em simultâneo, voltando à estaca zero em que hoje nos encontramos. Tudo isto é um pouco como o provérbio que diz que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. :-\

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4883 em: Março 30, 2022, 10:44:02 am »
Costuma-se dizer que quem não tem cão caça com gato

Nós nem cão, nem gato, e nem rato

Mas siga a Marinha (*pun intended*) que está tudo uma maravilha, não vêem os posts que o serviço de propaganda coloca nas redes???
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Johnnie

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4884 em: Março 30, 2022, 11:02:49 am »
Costuma-se dizer que quem não tem cão caça com gato

Nós nem cão, nem gato, e nem rato

Mas siga a Marinha (*pun intended*) que está tudo uma maravilha, não vêem os posts que o serviço de propaganda coloca nas redes???

Com este alvoroço todo nem vão ter tempo para disfrutar o campo de golf  :mrgreen:
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4885 em: Março 30, 2022, 01:31:20 pm »
nos próximos dois a três anos não estou a ver termos pessoal suficiente para guarnecer um LPD e um AOR… espero estar enganado.

Para espaço temporal de menos de 3 anos a unica coisa que se pode fazer é: os militares que estão para sair este ano, e no próximo ano, não sairem, quer por se sentirem realizados profissionalmente, quer legalmente lhes ser permitido continuar após os 6 anos (aumentar o tempo nos contratos).
« Última modificação: Março 30, 2022, 01:31:50 pm por Lightning »
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4886 em: Março 30, 2022, 02:04:33 pm »
Para mim a prioridade actual é o AOR, as Fragatas (upgrade o mínimo mas substituição seria o melhor), as LFC, os restantes NPO, upgrade aos Tejo, bem como pelo menos mais 2 helis (e o upgrade/adição do sonar e Flir dos actuais). Por isso, quanto muito, era um par de LDG's modernas.  ;)



Anfíbios baratos e pouco exigentes, temos este da Nigéria. ;)


Citar
https://www.military.africa/2021/06/nigerian-navy-launches-new-landing-ship-to-boost-amphibious-operations

Saudações

P.S. Percebo a questão do AOR mais LPD. Agora o JSS surge na senda do pouco dinheiro para adquirir, manter e falta de guarnição.


Citar
https://alchetron.com/Joint-Support-Ship
« Última modificação: Março 30, 2022, 02:56:59 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4887 em: Março 30, 2022, 02:21:24 pm »
A questão do pessoal, já devia ter sido resolvido há muito tempo, em vez de agora estarmos a fazer as coisas a correr. Têm sido apresentadas aqui medidas interessantes. É juntar todas elas, para ter o maior efeito possível.

Enquanto isso, é começar a tratar das aquisições, de forma a que a gestão e formação do pessoal seja feita de acordo com os navios que se planeia ter num prazo de 3 a 5 anos. Não adianta aumentar o pessoal, e depois a nível de meios continuar tudo como está.

É crucial ir buscar um AOR, nomeadamente um dos Wave (solução barata e de curto prazo). É crucial substituir as VdG o mais depressa possível, pois não só já são obsoletas, têm uma guarnição enorme para as suas capacidades, e a operacionalidade delas é um mito (e fragatas modernas, requerem guarnição 30% inferior às nossas Meko, outro ponto positivo). É preciso ir buscar um navio, ou navios, com capacidade logística/anfíbia: seja com o JdW (solução convencional, mas pode ser adquirida a curto prazo), 2 LST (não têm as mesmas capacidades de um LPD, mas têm 20% da guarnição), Crossover (fragatas com capacidade anfíbia/logística).

Idealmente, em 2028, a Marinha teria o Wave, o JdW, 2 BD, 3 novas fragatas (AH140 por exemplo), isto se se começar já. Tendo um pouco de liberdade criativa além disto, eram mais 2 submarinos. A isto claro, juntar-se-iam os restantes NPOs batch 3.
 

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JohnM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4888 em: Março 30, 2022, 02:34:39 pm »
O Wave Knight pode ficar operacional em poucos meses, já o Wave Ruler deve necessitar de, pelo menos, um ano para ser trazido da naftalina. O JdW está em MLU e só deve ficar pronto em 2023. Mas como até ao final do corrente não devemos ter mais de três fragatas operacionais, não vejo como mais um casco (WK) não possa ser uma mais valia.
Certíssimo, e estamos de acordo. Mas mesmo que o Wave e o JdW só viessem em 2023, e já assumindo que vamos ter duas fragata paradas (uma encostada e outra em MLU na Holanda), teríamos que desencantar 400 tripulantes extra para guarnecer as três fragatas ativas (neste momento, pelos vistos só temos suficientes para duas) e os dois novos navios… só estou a dizer que os timings não batem certo… mas concordo que se deviam comprar os dois (certamente o Wave, já tenho mais reservas quanto ao JdW, preferia começar já o processo de substituição das VdG por 3 XOver 131C, mas mais vale um pássaro na mão…)
« Última modificação: Março 30, 2022, 02:37:19 pm por JohnM »
 

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Charlie Jaguar

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4889 em: Março 30, 2022, 02:45:22 pm »
Convés de voo e hangar para 1 EH-101 Merlin...




... ou 1 M/S/UH-60 Blackhawk/Seahawk.

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