LPD- Navio Polivalente Logístico

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4845 em: Março 27, 2022, 11:16:08 pm »
Para tudo... que o Mike's Mini LPD  já chegou a S. Jorge...  :mrgreen: :mrgreen:

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Forças Armadas Portuguesas
 
Operação GAIA: Apoio das Forças Armadas à crise sísmica na ilha de S. Jorge
O Comando Operacional dos Açores, no âmbito da Operação GAIA de apoio militar à proteção civil, projetou para a ilha de São Jorge, nos Açores, durante a manhã de hoje, dia 27 de março, através do NRP "Setúbal", diverso equipamento e pessoal (40 militares do Regimento de Guarnição N.º 1, do Exército), com vista à instalação do Ponto de Reunião e Irradiação de Desalojados (PRID), no concelho da Calheta.
O PRID irá apoiar as entidades locais e regionais no processamento dos cidadãos, que deixaram as suas residências por questões de segurança e em resposta à determinação das autoridades regionais.









Saudações

P.S. Numa crise nos Açores, até este que foi recusado dava jeito...  :mrgreen:

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Este estudo sucede a consideração de ofertas de navios da classe Newport e do HMAS Tobruk (L 50) para desempenhar essas funções,[5] e levou a marinha portuguesa a mostrar interesse pelos navios da classe Galicia e da classe Rotterdam

https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_Polivalente_Log%C3%ADstico





"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4846 em: Março 27, 2022, 11:42:41 pm »
Pois, mas dado o nível de operacionalidade (ou falta dela) da Marinha, o mais provável era o navio não estar disponível, mesmo que o tivéssemos. E aí estaríamos todos a dizer "como é possível ter só um navio deste tipo" ou "como é possível que quando acontece o desastre, o navio não está disponível". No fim, 1 não chega, ou mesmo que chegasse e não estivesse disponível, os problemas mantinham-se, ou para assegurar prontidão a todo o momento, o navio nunca saía do Alfeite até ser necessário. No fim, 150 a 300 milhões gastos num navio militar para funções estritamente civis (pois não lhe seria permitido sair das nossas águas, caso acontecesse algum desastre), quando um par de navios civis, como os Makassar ou o Canterburry, muito mais baratos, e operados e guarnecidos por civis, conseguiriam fazer o mesmo.

O grande problema que temos entre mãos, é que o LPD foi visto, desde sempre, como o único meio capaz de fazer aquelas funções todas. Isto levou a que fossem recusadas outras alternativas ao longo dos anos (usados), outros conceitos (como o desenho dos alemães como contrapartida dos submarinos), e até LPDs mais pequenos e mais baratos. Quis-se tanto um LPD grande e pomposo, igual ao dos aliados, que acabou por não se ter nada. Agora, era melhor ter algo que desenrascasse, como umas LST100 pré-localizadas nos arquipélagos, um Makassar desmilitarizado, um RO-RO convertido, o Siroco, do que andar sem nada, e continuar no sonho molhado do "flagship dos pobres".
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4847 em: Março 28, 2022, 09:34:23 am »
Pois, mas dado o nível de operacionalidade (ou falta dela) da Marinha, o mais provável era o navio não estar disponível, mesmo que o tivéssemos. E aí estaríamos todos a dizer "como é possível ter só um navio deste tipo" ou "como é possível que quando acontece o desastre, o navio não está disponível". No fim, 1 não chega, ou mesmo que chegasse e não estivesse disponível, os problemas mantinham-se, ou para assegurar prontidão a todo o momento, o navio nunca saía do Alfeite até ser necessário. No fim, 150 a 300 milhões gastos num navio militar para funções estritamente civis (pois não lhe seria permitido sair das nossas águas, caso acontecesse algum desastre), quando um par de navios civis, como os Makassar ou o Canterburry, muito mais baratos, e operados e guarnecidos por civis, conseguiriam fazer o mesmo.

O grande problema que temos entre mãos, é que o LPD foi visto, desde sempre, como o único meio capaz de fazer aquelas funções todas. Isto levou a que fossem recusadas outras alternativas ao longo dos anos (usados), outros conceitos (como o desenho dos alemães como contrapartida dos submarinos), e até LPDs mais pequenos e mais baratos. Quis-se tanto um LPD grande e pomposo, igual ao dos aliados, que acabou por não se ter nada. Agora, era melhor ter algo que desenrascasse, como umas LST100 pré-localizadas nos arquipélagos, um Makassar desmilitarizado, um RO-RO convertido, o Siroco, do que andar sem nada, e continuar no sonho molhado do "flagship dos pobres".


Uma força naval com o mega flagsship, uma fragata obsoleta e um par de MPO turismo era uma categoria em foça naval saloia a mostrar bandeira
 

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Johnnie

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4848 em: Março 28, 2022, 10:09:28 am »
Ao ver a situação que se desenrola nos Açores é impressionante, como a Lei de Murphy acaba sempre por se aplicar.

Não é uma questão de "se vai acontecer" é uma de "quando é que vai acontecer"

Quis o destino que depois de tanto se falar no navio de apoio logístico, surge uma situação em que ele seria absolutamente essencial.
De notar aqui, que um navio do tipo não serve para evacuar uma ilha inteira. Isso não se pode fazer. O LPD permitiria, agir nos lugares onde a situação fosse mais complicada, nomeadamente - e por exemplo - se uma daquelas "fajãs" ou áreas planas junto ao mar na costa norte da ilha, ficasse isolada do resto da ilha e a população não pudesse ser evacuada.

Em São Jorge, um LPD serviria essencialmente como base para helicópteros se o aeroporto ficasse por alguma razão inoperacional, nomeadamente se uma erupção vulcânica, por causa das cinzas e da orientação do vento impedisse a sua utilização e tornasse a utilização de uma base no Pico inviável.

Neste caso, o canal de São Jorge pode ser atravessado de helicóptero em minutos, por isso provavelmente seria e será possível utilizar o aeroporto da ilha do Pico, em caso de emergência.
Ou seja: Esta situação nem seria das piores ... Ilhas mais isoladas seriam sempre mais difíceis de apoiar.

É absolutamente triste, que tenham passado tantos anos e Portugal continue sem ter qualquer capacidade nesta área.

E qual a surpresa aqui PT? É a aplicação da velha máxima: "Não há dinheiro, não há palhaço"
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Johnnie

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4849 em: Março 28, 2022, 10:10:55 am »
Pois, mas dado o nível de operacionalidade (ou falta dela) da Marinha, o mais provável era o navio não estar disponível, mesmo que o tivéssemos. E aí estaríamos todos a dizer "como é possível ter só um navio deste tipo" ou "como é possível que quando acontece o desastre, o navio não está disponível". No fim, 1 não chega, ou mesmo que chegasse e não estivesse disponível, os problemas mantinham-se, ou para assegurar prontidão a todo o momento, o navio nunca saía do Alfeite até ser necessário. No fim, 150 a 300 milhões gastos num navio militar para funções estritamente civis (pois não lhe seria permitido sair das nossas águas, caso acontecesse algum desastre), quando um par de navios civis, como os Makassar ou o Canterburry, muito mais baratos, e operados e guarnecidos por civis, conseguiriam fazer o mesmo.

O grande problema que temos entre mãos, é que o LPD foi visto, desde sempre, como o único meio capaz de fazer aquelas funções todas. Isto levou a que fossem recusadas outras alternativas ao longo dos anos (usados), outros conceitos (como o desenho dos alemães como contrapartida dos submarinos), e até LPDs mais pequenos e mais baratos. Quis-se tanto um LPD grande e pomposo, igual ao dos aliados, que acabou por não se ter nada. Agora, era melhor ter algo que desenrascasse, como umas LST100 pré-localizadas nos arquipélagos, um Makassar desmilitarizado, um RO-RO convertido, o Siroco, do que andar sem nada, e continuar no sonho molhado do "flagship dos pobres".


Uma força naval com o mega flagsship, uma fragata obsoleta e um par de MPO turismo era uma categoria em foça naval saloia a mostrar bandeira

Segundo as más línguas a marinha neste momento nem para os meios que tem já tem pessoal quanto mais para LPDs e afins...
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Miguel

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4850 em: Março 28, 2022, 11:25:21 am »
Para tudo... que o Mike's Mini LPD  já chegou a S. Jorge...  :mrgreen: :mrgreen:

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Forças Armadas Portuguesas
 
Operação GAIA: Apoio das Forças Armadas à crise sísmica na ilha de S. Jorge
O Comando Operacional dos Açores, no âmbito da Operação GAIA de apoio militar à proteção civil, projetou para a ilha de São Jorge, nos Açores, durante a manhã de hoje, dia 27 de março, através do NRP "Setúbal", diverso equipamento e pessoal (40 militares do Regimento de Guarnição N.º 1, do Exército), com vista à instalação do Ponto de Reunião e Irradiação de Desalojados (PRID), no concelho da Calheta.
O PRID irá apoiar as entidades locais e regionais no processamento dos cidadãos, que deixaram as suas residências por questões de segurança e em resposta à determinação das autoridades regionais.









Saudações

P.S. Numa crise nos Açores, até este que foi recusado dava jeito...  :mrgreen:

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Este estudo sucede a consideração de ofertas de navios da classe Newport e do HMAS Tobruk (L 50) para desempenhar essas funções,[5] e levou a marinha portuguesa a mostrar interesse pelos navios da classe Galicia e da classe Rotterdam

https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_Polivalente_Log%C3%ADstico




Ora ai esta a prova os Mini LPD....
 
O objetivo e ter uma esquadra de combate com  3 FFG/FREMM e os 2 SSK apoiados pelo AOR, e ter 6/8 NPO e 4 LFC

O LPD/Navpol seria o fim da Marinha de guerra para transformar isto numa companhia de apoio maritimo.
 

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Johnnie

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4851 em: Março 28, 2022, 11:55:38 am »

O objetivo e ter uma esquadra de combate com  3 FFG/FREMM e os 2 SSK apoiados pelo AOR, e ter 6/8 NPO e 4 LFC
O LPD/Navpol seria o fim da Marinha de guerra para transformar isto numa companhia de apoio maritimo.

Concordo contigo Miguel, a MP comprar um LPD com a atual conjuntura seria um bocado como um benificiário do RSI comprar o ultimo modelo do IPhone...Penso que se deverá dar prioridade a 2 Fragatas modernas para substituir as Meko
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4852 em: Março 28, 2022, 02:15:33 pm »
Para tudo... que o Mike's Mini LPD  já chegou a S. Jorge...  :mrgreen: :mrgreen:

Citar
Forças Armadas Portuguesas
 
Operação GAIA: Apoio das Forças Armadas à crise sísmica na ilha de S. Jorge
O Comando Operacional dos Açores, no âmbito da Operação GAIA de apoio militar à proteção civil, projetou para a ilha de São Jorge, nos Açores, durante a manhã de hoje, dia 27 de março, através do NRP "Setúbal", diverso equipamento e pessoal (40 militares do Regimento de Guarnição N.º 1, do Exército), com vista à instalação do Ponto de Reunião e Irradiação de Desalojados (PRID), no concelho da Calheta.
O PRID irá apoiar as entidades locais e regionais no processamento dos cidadãos, que deixaram as suas residências por questões de segurança e em resposta à determinação das autoridades regionais.









Saudações

P.S. Numa crise nos Açores, até este que foi recusado dava jeito...  :mrgreen:

Citar
Este estudo sucede a consideração de ofertas de navios da classe Newport e do HMAS Tobruk (L 50) para desempenhar essas funções,[5] e levou a marinha portuguesa a mostrar interesse pelos navios da classe Galicia e da classe Rotterdam

https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_Polivalente_Log%C3%ADstico




Ora ai esta a prova os Mini LPD....
 
O objetivo e ter uma esquadra de combate com  3 FFG/FREMM e os 2 SSK apoiados pelo AOR, e ter 6/8 NPO e 4 LFC

O LPD/Navpol seria o fim da Marinha de guerra para transformar isto numa companhia de apoio maritimo.


Caixas e caixinhas, sacos e saquinhos.
E contentores ou Paletes "embaladas",  que agilize  o processo  de descarregar para cima de veículos e seguir para o destino?
Se estiver mau tempo ajuda ser rápido e não andar depois tudo espalhado 
« Última modificação: Março 28, 2022, 02:29:28 pm por Pescador »
 

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PereiraMarques

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4853 em: Março 28, 2022, 04:33:12 pm »
Para tudo... que o Mike's Mini LPD  já chegou a S. Jorge...  :mrgreen: :mrgreen:


Caixas e caixinhas, sacos e saquinhos.
E contentores ou Paletes "embaladas",  que agilize  o processo  de descarregar para cima de veículos e seguir para o destino?
Se estiver mau tempo ajuda ser rápido e não andar depois tudo espalhado

Demasiado complexo...implica a criação do GT-Paletes...
 

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P44

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4854 em: Março 28, 2022, 06:19:15 pm »
Oh pra eles todos orgulhosos do seu LPDzito

https://www.facebook.com/100064422920281/posts/344677937689634/

Quando se pensa pequenino nunca se chega a grande

Beijinhos e mar chão 💓😍
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4855 em: Março 28, 2022, 06:21:38 pm »
Ao ver a situação que se desenrola nos Açores é impressionante, como a Lei de Murphy acaba sempre por se aplicar.

Não é uma questão de "se vai acontecer" é uma de "quando é que vai acontecer"

Quis o destino que depois de tanto se falar no navio de apoio logístico, surge uma situação em que ele seria absolutamente essencial.
De notar aqui, que um navio do tipo não serve para evacuar uma ilha inteira. Isso não se pode fazer. O LPD permitiria, agir nos lugares onde a situação fosse mais complicada, nomeadamente - e por exemplo - se uma daquelas "fajãs" ou áreas planas junto ao mar na costa norte da ilha, ficasse isolada do resto da ilha e a população não pudesse ser evacuada.

Em São Jorge, um LPD serviria essencialmente como base para helicópteros se o aeroporto ficasse por alguma razão inoperacional, nomeadamente se uma erupção vulcânica, por causa das cinzas e da orientação do vento impedisse a sua utilização e tornasse a utilização de uma base no Pico inviável.

Neste caso, o canal de São Jorge pode ser atravessado de helicóptero em minutos, por isso provavelmente seria e será possível utilizar o aeroporto da ilha do Pico, em caso de emergência.
Ou seja: Esta situação nem seria das piores ... Ilhas mais isoladas seriam sempre mais difíceis de apoiar.

É absolutamente triste, que tenham passado tantos anos e Portugal continue sem ter qualquer capacidade nesta área.

E qual a surpresa aqui PT? É a aplicação da velha máxima: "Não há dinheiro, não há palhaço"
Dinheiro talvez não haja (mentira porque há) mas palhaços é coisa que não falta
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4856 em: Março 28, 2022, 06:31:06 pm »
Las ventajas de un LPD o un LHD, en el caso que les ocupa es evidente, no solo puede servir de base de apoyo de helos si el aeroporto cierra por cinza, como pasó en la Isla de La Palma, que estuvo cerrado en numerosas ocasiones, si no que con sus lanchas se podía evacuar, suministrar, desplazar a gente, transportar maquinaria pesada, etc..

Además las instalaciones del propio buque sirven de hospital, desaladora de agua, suministro de energía eléctrica, suministro de comida..

Debería ser una gran prioridad para Portugal











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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4857 em: Março 28, 2022, 07:31:50 pm »





O pormenor.

Não dá para transportar a cozinha de campanha e a viatura para a rebocar (normalmente um Unimog 1300 ou uma MAN).
Ou uma coisa ou outra.
Tem de se pagar ao Zé dos Reboques para a levar e não sei como a vão descarregar...

Sorte que não estava mau tempo senão iam apanhar os colchões ao Faial... 
« Última modificação: Março 28, 2022, 07:32:30 pm por HSMW »
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4858 em: Março 28, 2022, 08:19:35 pm »
Las ventajas de un LPD o un LHD, en el caso que les ocupa es evidente, no solo puede servir de base de apoyo de helos si el aeroporto cierra por cinza, como pasó en la Isla de La Palma, que estuvo cerrado en numerosas ocasiones, si no que con sus lanchas se podía evacuar, suministrar, desplazar a gente, transportar maquinaria pesada, etc..

Además las instalaciones del propio buque sirven de hospital, desaladora de agua, suministro de energía eléctrica, suministro de comida..

Debería ser una gran prioridad para Portugal













Uma prioridade, para quem tem a casa arrumada. No caso da MGP, não temos, muito pelo contrário, anda tudo a arrastar-se com graves problemas de operacionalidade.

Volto a dizer, era bom ter um LPD ou LHD, sem dúvida, mas um país que não se dá ao trabalho de investir nas FA, não pode querer um meio especializado para tudo. A realidade portuguesa é, quando esteve disponível o Siroco "não aguenta com o embate de um Merlin", quando se fala em Absalon (fragata com capacidades logísticas) "não dá porque não tem doca alagável", falou-se nos Crossover "não dá porque não leva tanta gente", falou-se nos Makassar "não dá, não é standard NATO", falou-se nos LST100 "não serve, não dá para receber um Estado Maior".

O facto é que esta missão em concreto, pode ser desempenhada por navios civis que possuam características similares a um LPD, mas sem os seus custos. E no caso português em concreto, se é para comprar um LPD e este ficar atracado o ano inteiro, mais vale a Protecção Civil ou uma futura Guarda Costeira, ter um par de navios mais pequenos, estilo Makassar.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4859 em: Março 28, 2022, 10:36:08 pm »
Ao ver a situação que se desenrola nos Açores é impressionante, como a Lei de Murphy acaba sempre por se aplicar.

Não é uma questão de "se vai acontecer" é uma de "quando é que vai acontecer"

Quis o destino que depois de tanto se falar no navio de apoio logístico, surge uma situação em que ele seria absolutamente essencial.
De notar aqui, que um navio do tipo não serve para evacuar uma ilha inteira. Isso não se pode fazer. O LPD permitiria, agir nos lugares onde a situação fosse mais complicada, nomeadamente - e por exemplo - se uma daquelas "fajãs" ou áreas planas junto ao mar na costa norte da ilha, ficasse isolada do resto da ilha e a população não pudesse ser evacuada.

Em São Jorge, um LPD serviria essencialmente como base para helicópteros se o aeroporto ficasse por alguma razão inoperacional, nomeadamente se uma erupção vulcânica, por causa das cinzas e da orientação do vento impedisse a sua utilização e tornasse a utilização de uma base no Pico inviável.

Neste caso, o canal de São Jorge pode ser atravessado de helicóptero em minutos, por isso provavelmente seria e será possível utilizar o aeroporto da ilha do Pico, em caso de emergência.
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E qual a surpresa aqui PT? É a aplicação da velha máxima: "Não há dinheiro, não há palhaço"

Quem é que lhe disse que não há dinheiro. Há!
Só que não é transferido para o orçamento da Defesa.
 
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