LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4830 em: Março 26, 2022, 11:34:15 am »
Bom mas mesmo bom é não ter nada

Navios só dão é chatices
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4831 em: Março 26, 2022, 02:55:20 pm »
O rumor é que estavam mais a pensar num Gerald Ford.  :mrgreen:

É o sempre velho problema do Canal do Alfeite. Mas até esse argumento já não cola, porque com a subida do nível médio do oceano, daqui a uns anos até os Nimitz podem atracar na BNL.

Confirmas então a aquisição do Nimitz para a MGP quando este for substituído na USN?  :mrgreen:

Uma boa decisão então, é bicho para aguentar até ao ano 2100.  :mrgreen:

Hello? Wave Knight?

Que fetish com os reabastecedores!!! Não percebo… Gostam de ser retrógradas?!
Quando um polivalente pode efectuar essa manobra… ou seja, pode ter 4 a 6 Helis, ter “gruas” que colocam lanchas na água, e ainda reabastecer 2 navios simultaneamente!!!

Para que um navio tão limitado, e que custa o mesmo dinheiro…


Pois, fora a parte em que um "polivalente" custa uns 500 milhões de €, e que quando for pró estaleiro fica sem reabastecedor e sem polivalente.
Mas isso sou eu que não percebo nada disto....
 :-P

Ora aí está. Um navio desses, normalmente denominado de JSS, costuma ser extremamente caro e terá sempre uma disponibilidade limitada se for só um. Os holandeses a certa altura queriam vender o seu JSS Karel Doorman, no entanto ninguém o quis, presumivelmente devido ao preço (na altura estavam a pedir uns 300 milhões). É um bom navio no papel, para uma Marinha que posso ter 2, fora isso, é para esquecer.
 

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P44

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fgs

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Re: Navio Polivalente Logístico
« Responder #4834 em: Março 26, 2022, 09:59:53 pm »
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4835 em: Março 26, 2022, 11:41:37 pm »
Com uma população de 8000 pessoas, um único LPD não chegava. Necessário era ter capacidade de coordenar uma evacuação colectiva com recurso a vários meios em simultâneo. Navios militares e civis, meios aéreos, nomeadamente os Merlin (que podem muito bem fazer a ponte aérea entre as ilhas). Na situação actual, em que os portos estão intactos, até um Ro-Ro fazia o trabalho! Até um AOR aqui dava um jeitaço.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4836 em: Março 27, 2022, 08:51:02 am »
nomeadamente os Merlin (que podem muito bem fazer a ponte aérea entre as ilhas).

Enquanto o aeroporto estiver operacional podem usar aviões, que há em mais quantidade do que helicópteros e tem mais capacidade de transporte.

Claro que a partir do momento que aviões já não possam ser usados, sim os EH101 podem avançar.
 

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goldfinger

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4837 em: Março 27, 2022, 11:22:55 am »
Com uma população de 8000 pessoas, um único LPD não chegava. Necessário era ter capacidade de coordenar uma evacuação colectiva com recurso a vários meios em simultâneo. Navios militares e civis, meios aéreos, nomeadamente os Merlin (que podem muito bem fazer a ponte aérea entre as ilhas). Na situação actual, em que os portos estão intactos, até um Ro-Ro fazia o trabalho! Até um AOR aqui dava um jeitaço.

Un Galicia en emergencia y por un máximo de 1 ó 2 días puede transportar a casi 3000 personas, podría evacuar a la totalidad de la población en 3 días a otra isla próxima.
Con la ayuda de aviones ...2 días.
A España servir hasta morir
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4838 em: Março 27, 2022, 01:02:44 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Pescador

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4839 em: Março 27, 2022, 06:01:03 pm »
Bom mas mesmo bom é não ter nada

Navios só dão é chatices

Tirando os NPO complexados, não vejo necessidade de mais. Serve bem os interesses "nacionais" e de alguns outros  :bang:
« Última modificação: Março 27, 2022, 06:06:01 pm por Pescador »
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4840 em: Março 27, 2022, 09:20:35 pm »
Hello? Wave Knight?

Que fetish com os reabastecedores!!! Não percebo… Gostam de ser retrógradas?!
Quando um polivalente pode efectuar essa manobra… ou seja, pode ter 4 a 6 Helis, ter “gruas” que colocam lanchas na água, e ainda reabastecer 2 navios simultaneamente!!!

Para que um navio tão limitado, e que custa o mesmo dinheiro…


Pois, fora a parte em que um "polivalente" custa uns 500 milhões de €, e que quando for pró estaleiro fica sem reabastecedor e sem polivalente.
Mas isso sou eu que não percebo nada disto....
 :-P

De facto é impensável a Marinha não ter Polivalente nem reabastecedor... Ohh, esperem lá...  :mrgreen: :mrgreen:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_Polivalente_Log%C3%ADstico
Citar
Em 2018-07-30 o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou a intenção de realizar a construção do Navio Polivalente Logístico para a Marinha de Portugal bem como seis navios-patrulha oceânicos, pela West Sea

https://pt.wikipedia.org/wiki/NRP_B%C3%A9rrio_(1993)
Citar
A 1 de Junho de 2020 a Marinha Portuguesa descomissiona o NRP Berrio.

Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4841 em: Março 27, 2022, 09:30:47 pm »
Com uma população de 8000 pessoas, um único LPD não chegava. Necessário era ter capacidade de coordenar uma evacuação colectiva com recurso a vários meios em simultâneo. Navios militares e civis, meios aéreos, nomeadamente os Merlin (que podem muito bem fazer a ponte aérea entre as ilhas). Na situação actual, em que os portos estão intactos, até um Ro-Ro fazia o trabalho! Até um AOR aqui dava um jeitaço.

Un Galicia en emergencia y por un máximo de 1 ó 2 días puede transportar a casi 3000 personas, podría evacuar a la totalidad de la población en 3 días a otra isla próxima.
Con la ayuda de aviones ...2 días.

Não duvido. Mas mesmo assim, 2 ou 3 dias para evacuar é muito tempo, e isso é sem contar com o tempo da viagem do continente para as ilhas. Portanto é um cenário mesmo ideal, em que a catástrofe "espera" e que o único navio desse tipo planeado para a Marinha, estaria disponível.
Se temos o azar de ter o navio em doca seca na altura em que acontecia uma catástrofe qualquer, não havia plano B. Na situação actual da MGP, sem AOR, nem fragatas operacionais e com NPOs que transportavam no máximo umas 60 pessoas de cada vez, a situação complicava-se.

Em Espanha têm 1 LHD, 2 LPD, 12 fragatas, 2 AOR, 1 RO-RO, mais uns quantos navios pequenos (e um navio hospital, certo?). É comparar com Portugal...

Por isso é que digo, ter LPD é bom, mas é preciso ver que sendo só 1 (devido ao preço e guarnição elevados deste tipo de navio), a sua disponibilidade será sempre limitada, e quando o navio não estivesse disponível, não havia mais nenhuma alternativa. E aí, se é para gastar 150 a 300 milhões de euros num navio destes (ainda por cima possivelmente em detrimento de uma das fragatas), que vai estar o tempo todo atracado por receio de não estar disponível quando for necessário, existem outras opções.
Mas se querem mesmo LPD, no seu conceito clássico, então que aproveitem o JdW, e ao mesmo tempo garantam a operacionalidade e modernidade do resto da Marinha.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4842 em: Março 27, 2022, 10:31:08 pm »
Hello? Wave Knight?

Que fetish com os reabastecedores!!! Não percebo… Gostam de ser retrógradas?!
Quando um polivalente pode efectuar essa manobra… ou seja, pode ter 4 a 6 Helis, ter “gruas” que colocam lanchas na água, e ainda reabastecer 2 navios simultaneamente!!!

Para que um navio tão limitado, e que custa o mesmo dinheiro…


Pois, fora a parte em que um "polivalente" custa uns 500 milhões de €, e que quando for pró estaleiro fica sem reabastecedor e sem polivalente.
Mas isso sou eu que não percebo nada disto....
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Este Navio, que é uma versão Militarizada de um RO-RO, custa menos de 300 Milhões, tem uma tripulação Mínima, e pode fazer reabastecimento à frota se abdicar de zona de carga para ter tanques de combustível.

Ou seja, com os 300 Milhões que "existem" para o LPD e AOR ao mesmo tempo, o que como é obvio é uma vantagem gigante para um País como o nosso.













The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4843 em: Março 27, 2022, 10:37:37 pm »
Com uma população de 8000 pessoas, um único LPD não chegava. Necessário era ter capacidade de coordenar uma evacuação colectiva com recurso a vários meios em simultâneo. Navios militares e civis, meios aéreos, nomeadamente os Merlin (que podem muito bem fazer a ponte aérea entre as ilhas). Na situação actual, em que os portos estão intactos, até um Ro-Ro fazia o trabalho! Até um AOR aqui dava um jeitaço.

Un Galicia en emergencia y por un máximo de 1 ó 2 días puede transportar a casi 3000 personas, podría evacuar a la totalidad de la población en 3 días a otra isla próxima.
Con la ayuda de aviones ...2 días.

Não duvido. Mas mesmo assim, 2 ou 3 dias para evacuar é muito tempo, e isso é sem contar com o tempo da viagem do continente para as ilhas. Portanto é um cenário mesmo ideal, em que a catástrofe "espera" e que o único navio desse tipo planeado para a Marinha, estaria disponível.
Se temos o azar de ter o navio em doca seca na altura em que acontecia uma catástrofe qualquer, não havia plano B. Na situação actual da MGP, sem AOR, nem fragatas operacionais e com NPOs que transportavam no máximo umas 60 pessoas de cada vez, a situação complicava-se.

Em Espanha têm 1 LHD, 2 LPD, 12 fragatas, 2 AOR, 1 RO-RO, mais uns quantos navios pequenos (e um navio hospital, certo?). É comparar com Portugal...

Por isso é que digo, ter LPD é bom, mas é preciso ver que sendo só 1 (devido ao preço e guarnição elevados deste tipo de navio), a sua disponibilidade será sempre limitada, e quando o navio não estivesse disponível, não havia mais nenhuma alternativa. E aí, se é para gastar 150 a 300 milhões de euros num navio destes (ainda por cima possivelmente em detrimento de uma das fragatas), que vai estar o tempo todo atracado por receio de não estar disponível quando for necessário, existem outras opções.
Mas se querem mesmo LPD, no seu conceito clássico, então que aproveitem o JdW, e ao mesmo tempo garantam a operacionalidade e modernidade do resto da Marinha.

"Espanha têm 1 LHD, 2 LPD, 12 fragatas, 2 AOR, 1 RO-RO, mais uns quantos navios pequenos"

Portugal tem uma fragata operacional obsoleta, duas fragatas potencial combate ligth a ser terminado MLU, não se sabe quando. Mas insiste-se num meganavio de transporte de tropas e capacidades outras.
Parece que cada vez faz mais sentido um par crossover FC ou C , além o reabastecedor e sem descurar outras fragatas decentes e mais um submarino.

Até porque uma unidade seja do que for é sempre problemático.
Os franceses ficaram 18 meses sem o seu único porta aviões para fazer o MLU e, nós há anos sem duas fragatas a fazer MLU.
Imagino as paragens para o mega

Fácil é quando há dinheiro. Dois daqueles RO - RO, uma meia dúzia de fragatas a sério e mais um submarino para o País que deixou chegar a este ponto, faz favor.

« Última modificação: Março 27, 2022, 11:03:16 pm por Pescador »
 
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papatango

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4844 em: Março 27, 2022, 10:50:24 pm »
Ao ver a situação que se desenrola nos Açores é impressionante, como a Lei de Murphy acaba sempre por se aplicar.

Não é uma questão de "se vai acontecer" é uma de "quando é que vai acontecer"

Quis o destino que depois de tanto se falar no navio de apoio logístico, surge uma situação em que ele seria absolutamente essencial.
De notar aqui, que um navio do tipo não serve para evacuar uma ilha inteira. Isso não se pode fazer. O LPD permitiria, agir nos lugares onde a situação fosse mais complicada, nomeadamente - e por exemplo - se uma daquelas "fajãs" ou áreas planas junto ao mar na costa norte da ilha, ficasse isolada do resto da ilha e a população não pudesse ser evacuada.

Em São Jorge, um LPD serviria essencialmente como base para helicópteros se o aeroporto ficasse por alguma razão inoperacional, nomeadamente se uma erupção vulcânica, por causa das cinzas e da orientação do vento impedisse a sua utilização e tornasse a utilização de uma base no Pico inviável.

Neste caso, o canal de São Jorge pode ser atravessado de helicóptero em minutos, por isso provavelmente seria e será possível utilizar o aeroporto da ilha do Pico, em caso de emergência.
Ou seja: Esta situação nem seria das piores ... Ilhas mais isoladas seriam sempre mais difíceis de apoiar.

É absolutamente triste, que tenham passado tantos anos e Portugal continue sem ter qualquer capacidade nesta área.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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