Dúvidas Polícia Aérea

  • 98 Respostas
  • 41125 Visualizações
*

tiagu25

  • 26
  • +0/-0
Dúvidas Polícia Aérea
« em: Dezembro 08, 2008, 04:36:59 pm »
desde ja boa tarde.
gostaria de saber mais informaçoes sobre o que fazem os militares da policia aerea, qual o seu papel.
e a minha maior duvida e a seguinte.
eu tenho o 12º ano e vou concorrer como praça, e gostaria de saber se depois mesmo so com o 12º da para chegar a classe de sargentos e se da para ingressar nos quadros permanentes so com o 12º.
gostaria tambem de saber se existe a possibilidade de depois da recruta seguir os estudos em alguma universidade e estar a estudar e na força aerea em simultaneo e depois de obter a licensiatura se posso chegar a oficial.
agradecia resposta.


Tiago Cunha
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 08, 2008, 05:49:17 pm »
Sim com o 12ºano dá para concorrer para o curso de sargentos do quadro permanente da Força Aérea (concorrer não é a mesma coisa que entrada garantida, há mais pessoas na mesma situação e não entram todas).

Depois da recruta não podes continuar a estudar, mas depois de tirares a especialidade já podes.

Depois de tirar a licenciatura podes concorrer para o curso de oficiais do quadro permanente da Força Aérea.

Mas, quer para o curso o curso de sargentos como para o curso de oficiais há vários requisitos a ser cumpridos além das qualificações escolares, como por exemplo a idade e outras que são na mesma importantes.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 08, 2008, 06:28:09 pm »
Citação de: "Lightning"
Sim com o 12ºano dá para concorrer para o curso de sargentos do quadro permanente da Força Aérea (concorrer não é a mesma coisa que entrada garantida, há mais pessoas na mesma situação e não entram todas).

Depois da recruta não podes continuar a estudar, mas depois de tirares a especialidade já podes.

Depois de tirar a licenciatura podes concorrer para o curso de oficiais do quadro permanente da Força Aérea.

Mas, quer para o curso o curso de sargentos como para o curso de oficiais há vários requisitos a ser cumpridos além das qualificações escolares, como por exemplo a idade e outras que são na mesma importantes.


Duas ressalvas:
 Mesmo só com o 12º ano e após cumprido o contrato inicial, podes concorrer ao quadro permanente de Oficiais.
... depois de tirares a especialidade, já podes... bom depende da colocação, muitas vezes apesar do estatuto trabalhador estudante nem todos conseguem conciliar as duas coisas, há que fazer cedências e ter alguma força de vontade... é que seis anos passam num instante!
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

tiagu25

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 13, 2008, 09:28:06 pm »
muito obrigado por me esclarecerem essas duvidas:D:D
so mais uma coisa....eu a pouco medime e so tinha 1.65m sera que posso entrar na policia aerea???
pareceme muito interessante mesmo ser um militar da poilicia aerea:D:D
 

*

AgentePM

  • 101
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 14, 2008, 01:13:24 pm »
Para a PA acho que tens de ter 1,70m, mas aviso-te já que a PA é a pior especialidade para conciliar com os estudos, porque não trabalhas das 9h às 17h aos dias úteis. Trabalhas por turnos de 24h... Ah, e a grande maioria dos praças PA fazem porta d'armas, isto é, controlo de entradas nas unidades.
 

*

tiagu25

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Dezembro 14, 2008, 03:27:53 pm »
turnos de 24 horas?????entao tambem tem dias livres certo?????e sera que por uma diferença de aproximadamente 3 cm d altura nao "fecham os olhos"??
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 14, 2008, 04:05:18 pm »
Citação de: "AgentePM"
Para a PA acho que tens de ter 1,70m, mas aviso-te já que a PA é a pior especialidade para conciliar com os estudos, porque não trabalhas das 9h às 17h aos dias úteis. Trabalhas por turnos de 24h... Ah, e a grande maioria dos praças PA fazem porta d'armas, isto é, controlo de entradas nas unidades.


Não é dar razão aqui ao AgentePM mas é uma especialidade em que se torna dificil conciliar os estudos com a profissão, nada é impossível... em relação aos serviços de 24h, não é assim em todas as Unidades, tens algumas onde são turnos de 12h de serviço, de qualquer modo após o serviço de 24h tens a respectiva folga.
Ganhas é o mesmo que um individuo de outra especialidade que só faz um serviço de 24h por mês enquanto tu como PA farás em média 8 a 9 serviços com as respectivas folgas, a que se poderá adicionar o dia de instrução (das 9h as 17h).
Mas também não te assustes que não é só Porta de Armas, porque existem subespecializações nomeadamente a Cinófila (com os cães), Condutor (operador de viaturas blindadas, TT e pesados), claro também a UPF (com missões destacadas no estrangeiro - estão para regressar do Afeganistão).
Consegues ter na PA um espírito que noutras especialidades do "9h às 17h" não tens, tens de te saber integrar num grupo e esse grupo protege-te, não penses que ao vir para a FAP para a PA alguém tem obrigação de ser teu papá ou mamã e à primeira dificuldade ou atrito é o acudam-me, para isso não vale a pena. Ou tens espírito ou não tens.
Se te interessar mesmo deves seguir o que pretendes, se à primeira dificuldade baixas os braços a PA não é de certeza para ti.
Vá decide da melhor forma e assume o que decides.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

tiagu25

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 14, 2008, 05:45:48 pm »
força de vontade tenho e muita.....e ja tenho uma certa noçao do que e a vida militar...meu pai e irmao sao militares e pronto quero seguir as pegadas....meu unico problema e mesmo so a altura....tenho 1.66m aproximadamente e pelo menos nos folhetos pedem 1.67 para a especialedade de policia aerea......de resto coisas interessantes na vida militar so mesmo tropas de elite mas e muito duro para o inicio...depois ainda ficava com uma ma impressado e nao queria mais saber d vida militar e isso e meu sonho desde ja a muito tempo.....ja em pequeno queria que meus pais me transferissem do 5º ano de ensino normal para uma academia mas disseram-me que nao era possivel. nao sei se e verdade ou foi so por nao qurerem que eu fosse...
mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
 

*

AgentePM

  • 101
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 14, 2008, 06:17:59 pm »
É verdade o que o raphael disse, existem subespecializações, mas o que eu disse também é verdade, a grande maioria apenas faz porta d'armas. Até porque nem todas as unidades têm cinófila e quanto à condução de viaturas especiais, penso que só mesmo em Ovar no AM1...
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 14, 2008, 10:26:01 pm »
Citação de: "AgentePM"
É verdade o que o raphael disse, existem subespecializações, mas o que eu disse também é verdade, a grande maioria apenas faz porta d'armas. Até porque nem todas as unidades têm cinófila e quanto à condução de viaturas especiais, penso que só mesmo em Ovar no AM1...


PM esse tiro foi mesmo ao lado... Todas as Bases Aéreas (excepto Sintra) e Alcochete (CTA) têm viaturas blindadas. Quanto à Cinófila só Unidades que tenham meios aéreos atribuídos e o Centro de Instrução Cinotécnica em Ovar (AM1) é que têm Equipas Cinófilas.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 14, 2008, 10:42:55 pm »
As viaturas blindadas da FAP sao actualmente as Condor UR-425 fazem parte da organica da Policia Aérea na patrulha em Bases Aéreas.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #11 em: Dezembro 14, 2008, 11:31:48 pm »
Citação de: "Instrutor"
As viaturas blindadas da FAP sao actualmente as Condor UR-425 fazem parte da organica da Policia Aérea na patrulha em Bases Aéreas.

Algumas Unidades também têm a DAF YP-408, mas estão em fim de vida operacional útil e vão ser substituidas pelas APC Condor.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #12 em: Dezembro 14, 2008, 11:54:56 pm »
Arranjas fotos da DAF e da Condor APC?
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #13 em: Dezembro 14, 2008, 11:58:58 pm »
Ja vi no google. Obrigado na mesma. :lol:
Quantas unidades vamos ter de APC Condor, no site a area militar faz referencia a 12 unidades.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #14 em: Dezembro 15, 2008, 01:05:08 pm »
Desconheço se o número vai ser aumentado. Numa fase inicial poderão haver redistribuições de viaturas pelas várias Unidades. De qualquer penso que a capacidade anfíbia das Condor não irá ser reimplementada.
Um abraço
Raphael
__________________