ForumDefesa.com

Economia => Portugal => Tópico iniciado por: P44 em Novembro 19, 2008, 08:18:03 am

Título: Teixeira dos Santos: "fraquinhooooooooooooo"
Enviado por: P44 em Novembro 19, 2008, 08:18:03 am
Citar
Teixeira dos Santos é o pior da Europa para o 'FT'


MÁRCIO ALVES CANDOSO
PAULO SPRANGER-ARQUIVO DN  

'Ranking'. Jornal britânico dá classificações a ministros das Finanças
O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, ficou classificado em 19º e último lugar no ranking anual do jornal Financial Times (FT), ontem publicado. O jornal britânico classifica 19 dos 27 ministros das Finanças da União Europeia, tendo em conta cinco variáveis económico-financeiras, um painel de oito comentadores que analisam a performance política dos visados e ainda questões de mercado, financiamento e custo do dinheiro.

O jornal não dá muitas explicações para a má classificação de Teixeira dos Santos, que atinge 16,4 pontos dos 19 negativos possíveis. Depois de referir que o ministro lidera uma "economia fraca, com pouco impacto a nível europeu", é na capacidade política que a classificação de Teixeira dos Santos atinge o fundo da tabela. Todavia, no perfil que cada um dos correspondentes internacionais escreveu do ministro respectivo pode ler-se que Teixeira dos Santos "teve sucesso com a sua política de austeridade, fazendo regressar um défice público em vórtice para níveis controlados".

Para o economista Nogueira Leite, ex-secretário de Estado das Finanças, a análise do FT "é um exercício de humor com pouca graça", que contém resultados "ridículos". "Eu acho que os ingleses tratam particularmente mal os portugueses", afirmou ao DN, salientando que a classificação atribuída a Teixeira dos Santos "é uma injustiça total". "Ele é certamente dos ministros técnica e politicamente mais bem preparados deste Governo", afiançou. "Essas coisas do FT são muito subjectivas", assegura a mesma fonte. "Eu por exemplo, acho que os ingleses se lavam pouco", desabafou.

Para o politólogo António Costa Pinto, "o painel de comentadores [do FT] deveria ser relativamente mais conhecedor da realidade interna de cada país para argumentar". Na verdade, nenhum dos oito convidados pelo jornal é português. Por outro lado, "o facto de sermos um país pequeno é relevante na apreciação". Costa Pinto acha que Teixeira dos Santos saiu com "uma imagem positiva na reacção à crise internacional, mas o seu prestígio diminui com imagem de cedência ao aparelho de Estado".

O ranking do FT classifica em primeiro lugar o ministro finlandês, Jyrki Katainen, a quem prediz que poderá vir a ser primeiro-ministro. Seguem-se Peer Steinbrück (Alemanha), Jean-Claude Juncker (Luxemburgo) e Anders Borg (Suécia). O jornal - que a dada altura confunde o número actual de países da UE, dizendo que são 28 - alerta para as limitações do estudo.


http://dn.sapo.pt/2008/11/19/economia/t ... a_o_f.html (http://dn.sapo.pt/2008/11/19/economia/teixeira_santos_pior_europa_para_o_f.html)
Título:
Enviado por: cromwell em Novembro 19, 2008, 02:58:17 pm
Pois, mas o jornal é ingles.
E eles não se dão bem comnosco.
Só precisam de nós quando querem o vinho do Porto. :twisted:
Título:
Enviado por: PedroM em Novembro 19, 2008, 10:30:21 pm
O FT é um jornal referência no mundo da finança mas o seu forte é o preconceito. A generalização e o lugar comum também abundam.

Para mim perderam toda a considerção que tinha por eles quando, há cerca de um mês nos chamaram, a nós portugueses, de PORCOS (!!!). Não só a nós, também a espanhois, italianos e gregos. Apelidaram-nos de  PIGS. É assim que eles vêm a Europa do Sul.

P - Portuguese
I - Italians
G - Greeks
S - Spanish
Título:
Enviado por: TOMSK em Novembro 19, 2008, 11:50:02 pm
Já é habitual este tipo de gracinhas por parte dos ingleses...uns chamam-lhe "humor britânico", outros "arrogância".
O melhor a fazer era enfiar-lhes o Financial Times pelo "backoffice" acima... :twisted:
Título:
Enviado por: P44 em Novembro 20, 2008, 08:17:14 am
Citação de: "TOMSK"
Já é habitual este tipo de gracinhas por parte dos ingleses...uns chamam-lhe "humor britânico", outros "arrogância".
O melhor a fazer era enfiar-lhes o Financial Times pelo "backoffice" acima... :roll:


Tanta xenófobia que aqui vai que até dizem bem do governo :lol:
Título:
Enviado por: TOMSK em Novembro 20, 2008, 11:23:02 am
Citação de: "P44"
sim, que ELE até tem sido um óptimo ministro das finanças (das dele pelo menos...) :lol:

Referia-me a isto:
Citar
O FT é um jornal referência no mundo da finança mas o seu forte é o preconceito. A generalização e o lugar comum também abundam.

Para mim perderam toda a considerção que tinha por eles quando, há cerca de um mês nos chamaram, a nós portugueses, de PORCOS (!!!). Não só a nós, também a espanhois, italianos e gregos. Apelidaram-nos de PIGS. É assim que eles vêm a Europa do Sul.

P - Portuguese
I - Italians
G - Greeks
S - Spanish

 :wink:
Título:
Enviado por: P44 em Novembro 20, 2008, 11:48:59 am
certo :wink:  mas não nos esqueçamos da "Mais Antiga Aliança da história" que tanto bem nos fez...