Comando desmantela fábrica artesanal de armas em Lisboa

  • 0 Respostas
  • 3677 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Comando desmantela fábrica artesanal de armas em Lisboa
« em: Agosto 09, 2007, 08:33:33 pm »
Citar
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP apreendeu quinze armas ilegalmente adaptadas para fogo e deteve um homem suspeito de fazer as transformações numa «fábrica» improvisada para o efeito, disse hoje à Lusa fonte policial

A fonte daquele comando adiantou que a operação - efectuada quarta-feira, cumprindo dois mandados de busca domiciliária nas zonas de Odivelas (Lisboa) e Almodôvar (Alentejo) - é o culminar de uma investigação que decorria desde finais de 2005 e no âmbito da qual já foram apreendidas outras armas de fogo ilegalmente alteradas.

Além da detenção de um homem de 50 anos, que faria artesanalmente as modificações, os profissionais da PSP apreenderam oito pistolas de calibre 6,35 milímetros (mm), quatro revólveres calibre 22 e três espingardas de pressão de ar em adaptação a calibre 22.

No âmbito da operação, que envolveu a Esquadra de Investigação Criminal de Loures, foram ainda apreendidas várias munições de calibre 6,35 mm, calibre 22 e 380, bem como diversos componentes de armas de fogo e maquinaria usada para a sua fabricação.

Entre este material constavam dois tornos mecânicos, um aparelho de soldar, punhos de pistola e revólver, mecanismos de percussão, platinas, carregadores, corrediças, hastes guia, brocas, berbequins, lixas e balanças.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) suspeita que o homem detido tratava apenas da transformação das armas, sendo estas posteriormente vendidas em circuitos relacionados com mercados de venda ambulante.

O suspeito está a ser ouvido em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Loures, desconhecendo-se ainda as medidas de coacção que lhe serão aplicada, acrescentou a fonte.

O responsável pela área de Operações e Segurança do Comando Metropolitano de Lisboa, subintendente Neto Gouveia, explicou à agência Lusa que o suspeito alegadamente transformava pistolas de alarme em armas de fogo real e pressões de ar em carabinas, alterando-lhes, ao torno, o diâmetro de cano.

O subintendente Neto Gouveia manifestou que esta operação terá «um impacto positivo no sentimento de segurança dos cidadãos, nomeadamente no que respeita à criminalidade associada à posse/utilização de armas de fogo».

A PSP apreendeu nos primeiros seis meses deste ano 63 armas de fogo, 201 armas brancas e 90 de outro tipo, disse também à Lusa Neto Gouveia, sublinhando que estes números são decorrentes de operações policiais, não estando aqui contabilizados as entregas de armas de fogo que estão a ser feitas voluntariamente nas esquadras, ao abrigo da nova Lei das Armas.

Lusa/SOL


http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... t_id=49765
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.