Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1560 em: Abril 20, 2019, 05:58:07 pm »
Aquilo que já aqui afirmei em ocasiões anteriores.

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ROMÉNIA OFICIALIZA INTERESSE EM MAIS CINCO F-16 PORTUGUESES
sábado, 20 de abril de 2019 às 02:02

O ministro da Defesa romeno Gabriel Les, confirmou em conferência de imprensa, a intenção de comprar  cinco células F-16 a Portugal: "Todos os documentos foram já enviados para o nosso parceiro português. Só nos falta cumprir os últimos metros de distância. Acredito firmemente que é possível assinar ainda este ano o contrato para os cinco aviões" referiu.

Segundo informação adicional ventilada na imprensa romena, apenas quatro das células serão destinadas a voar, juntando-se assim às 12 do primeiro lote adquirido em Portugal, actualmente a operar a partir de Borcea, na Roménia, para perfazer um total de 16. A quinta célula destinar-se-á ao fornecimento de peças para a frota operacional. Ainda segundo a imprensa local, as cinco células virão do AMARG nos EUA, sendo modernizadas na OGMA, em Alverca, para o padrão MLU.

O potencial negócio tinha já sido anteriormente assumido pela parte portuguesa, tanto pelo Ministério da Defesa, como pela Força Aérea, na pessoa do Gen. Manuel Rolo. Em Janeiro passado, na Comissão Parlamentar de Defesa, o então CEMFA revelou ser a alienação de cinco células F-16, a solução encontrada para financiar a modernização e operacionalidade da restante frota portuguesa. Isto significa que - ao contrário da informação veiculada na Roménia e pelo MDN inicialmente - as células a transferir para a Roménia sairão da frota nacional e não serão repostas, ficando por isso a frota da Força Aérea Portuguesa reduzida a 25 aeronaves.

Não há, por enquanto, informação oficial acerca dos valores envolvidos no negócio.

http://www.passarodeferro.com/2019/04/romenia-oficializa-interesse-em-mais.html

E este já está incluído no lote dos 25 ???
Se não estiver caminhamos a passos largos para ficarmos só com 24 F16, mas não devemos ficar por mais esta redução, a seguir será impingir á FAP a estória que com 18 ou até 16 F16, conseguimos dar conta do recado pois são necessários mais uns dez generais, e então como redução de custos, lá teremos de fechar uma das esquadras dos F's !!!   

Continuo a afirmar que se Portugal tivesse 1,5% do PIB, actualmente cerca de 3.000 milhões, como Orçamento ANUAL para as FFAA, e, se não estivessem sujeitos á cativações dos Ministros das Finanças, não havia necessidade das tão badaladas e forjadas LPM's, e possuíamos umas muito bem equipadas FFAA, com um efectivo total entre os 36.000 e os 40.000 elementos !!


https://www.emfa.pt/noticia-2548-ogma-e-forca-aerea-modernizam-f16



Abraços
« Última modificação: Abril 20, 2019, 06:05:57 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1561 em: Abril 20, 2019, 08:41:47 pm »
Aquilo que já aqui afirmei em ocasiões anteriores.

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ROMÉNIA OFICIALIZA INTERESSE EM MAIS CINCO F-16 PORTUGUESES
sábado, 20 de abril de 2019 às 02:02

O ministro da Defesa romeno Gabriel Les, confirmou em conferência de imprensa, a intenção de comprar  cinco células F-16 a Portugal: "Todos os documentos foram já enviados para o nosso parceiro português. Só nos falta cumprir os últimos metros de distância. Acredito firmemente que é possível assinar ainda este ano o contrato para os cinco aviões" referiu.

Segundo informação adicional ventilada na imprensa romena, apenas quatro das células serão destinadas a voar, juntando-se assim às 12 do primeiro lote adquirido em Portugal, actualmente a operar a partir de Borcea, na Roménia, para perfazer um total de 16. A quinta célula destinar-se-á ao fornecimento de peças para a frota operacional. Ainda segundo a imprensa local, as cinco células virão do AMARG nos EUA, sendo modernizadas na OGMA, em Alverca, para o padrão MLU.

O potencial negócio tinha já sido anteriormente assumido pela parte portuguesa, tanto pelo Ministério da Defesa, como pela Força Aérea, na pessoa do Gen. Manuel Rolo. Em Janeiro passado, na Comissão Parlamentar de Defesa, o então CEMFA revelou ser a alienação de cinco células F-16, a solução encontrada para financiar a modernização e operacionalidade da restante frota portuguesa. Isto significa que - ao contrário da informação veiculada na Roménia e pelo MDN inicialmente - as células a transferir para a Roménia sairão da frota nacional e não serão repostas, ficando por isso a frota da Força Aérea Portuguesa reduzida a 25 aeronaves.

Não há, por enquanto, informação oficial acerca dos valores envolvidos no negócio.

http://www.passarodeferro.com/2019/04/romenia-oficializa-interesse-em-mais.html

E este já está incluído no lote dos 25 ???
Se não estiver caminhamos a passos largos para ficarmos só com 24 F16, mas não devemos ficar por mais esta redução, a seguir será impingir á FAP a estória que com 18 ou até 16 F16, conseguimos dar conta do recado pois são necessários mais uns dez generais, e então como redução de custos, lá teremos de fechar uma das esquadras dos F's !!!   

Continuo a afirmar que se Portugal tivesse 1,5% do PIB, actualmente cerca de 3.000 milhões, como Orçamento ANUAL para as FFAA, e, se não estivessem sujeitos á cativações dos Ministros das Finanças, não havia necessidade das tão badaladas e forjadas LPM's, e possuíamos umas muito bem equipadas FFAA, com um efectivo total entre os 36.000 e os 40.000 elementos !!


https://www.emfa.pt/noticia-2548-ogma-e-forca-aerea-modernizam-f16



Abraços

Portanto vamos lá actualizar e contabilizar todas as células recorrendo à tabela que elaborei em Janeiro na pág. 90 deste tópico:

Peace Atlantis I - F-16A/B Block 15AT/AV OCU:

Monolugares A/AM

15101 - Activo FAP
15102 - Activo FAP
15103 - Activo FAP
15104 - Activo FAP
15105 - Activo FAP
15106 - Activo FAP
15107 - Activo FAP
15108 - Activo FAP
15109 - Activo FAP
15110 - Activo FAP
15111* (w/o 08/03/2002)
15112 - Activo FAP
15113 - Activo FAP
15114 - Activo FAP
15115 - Activo FAP
15116 - Activo FAP
15115 - Activo FAP

Bilugares B/BM

15118 - Activo FAP
15119 - Activo FAP
15120 - Activo FAP

Peace Atlantis II - F-16A/B Block 15J/K/L/M/N/O/P/Q/R

Monolugares AM

15121 - Força Aérea Romena, 1601
15122 - Activo FAP, Esq. 301
15123 - Força Aérea Romena, 1602
15124 - Força Aérea Romena, 1603
15125 - Força Aérea Romena, 1604
15126 - Força Aérea Romena, 1605
15127 - Força Aérea Romena, 1606
15128 - Força Aérea Romena, 1607
15129 - Força Aérea Romena, 1608
15130 - Força Aérea Romena, 1609
15131 - Activo FAP, Esq. 301
15132 - Activo FAP, Esq. 301
15133 - Activo FAP, Esq. 301
15134 - Activo FAP, Esq. 301
15135 - Activo FAP, Esq. 301
15136 - Activo FAP, Esq. 201
15141 - Activo FAP, Esq. 301

Bilugares BM

15137 - Força Aérea Romena, 1610
15138 - Força Aérea Romena, 1611
15139 - Força Aérea Romena, 1612
15140* (w/o 28/01/2008)


Peace Atlantis III (designação para já oficiosa)

Monolugares AM

15142 - FAP (em processo de reactivação e modernização)
15143 - FAP (em processo de reactivação e modernização)
15144 - FAP (em processo de reactivação e modernização)


Outros:

15100 - Célula para exposição estática em eventos promocionais
15150 - Porta de Armas da BA5


Total: 30
30-5 = 25


Dará para duas Esquadras de 12 aparelhos (standard NATO), com 1 de reserva. É o que eu digo, por este andar qualquer dia tornamo-nos na RNZAF...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1562 em: Abril 20, 2019, 09:46:03 pm »
O que vale é que os P3 levam Sidewinder. Já estou a ver um a interceptar um Bear (isto se não os venderem também).  :mrgreen: :mrgreen:

Se conseguirem descolar em menos de 15 min após o alerta ser dado, concordo :mrgreen:.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1563 em: Abril 21, 2019, 03:14:37 pm »
É como digo, cada vez menos e menos, a cada ano perdemos mais valencias e capacidades. Os politicos e muita boa gente pensam sempre no ambito que não é preciso "tropa" porque não estamos em vias de entrar en guerra com ninguem.
E eu pergunto quantos iluminados sabem o dia de amanha, e com que frequencia as circunstancias mudam. quanto mais "poupadinhos" formos maior um alvo nos torna-mos para paises que não param de investir na defesa.
Para continuar nesta situação já digo, vendam de uma vez esta m***a aos espanhois e aos marroquinos e esta feito!
Ao menos eles dignam-se a estarem minimamente equipados e têm umas forças armadas que têm a capacidade de se defenderem......

 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1564 em: Abril 21, 2019, 03:39:47 pm »
Isto por vezes parece o que aconteceu com a crise dos combustíveis, filas de carros para abastecer, o pessoal entra logo em modo "fim do mundo".

Ou o Pingo Doce fazer 50% de desconto a tudo  :mrgreen:

Ficarmos com 27 ou 25 F-16, nem se vai notar a diferença, vai ficar tudo igual. O que importa saber é quantos motores temos.
« Última modificação: Abril 21, 2019, 03:43:32 pm por Lightning »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1565 em: Abril 21, 2019, 03:58:49 pm »
Isto por vezes parece o que aconteceu com a crise dos combustíveis, filas de carros para abastecer, o pessoal entra logo em modo "fim do mundo".

Ou o Pingo Doce fazer 50% de desconto a tudo  :mrgreen:

Ficarmos com 27 ou 25 F-16, nem se vai notar a diferença, vai ficar tudo igual. O que importa saber é quantos motores temos.


Pois, mas isso era se fosse só com os F-16. Mas infelizmente é com todos os ramos e com todo o tipo de equipamentos.
Tudo ao minimo e se puder acabar melhor que não dá mais despesa. Mas agora mais 2400 mil milhões pra bancos até 2020 já não há problema nenhum!
Desde que haja dinheiro pra m*rda dos banco e pra tapar os negocios ruinosos dos amigos não há stress!
Agora pró resto esqueçam! Deus queira que um dia não paguemos caro por este desleixo.
So gostava de imaginar quantas vezes no passado pensaram da mesma maneira e as coisas acabaram por acontecer.
 nx2l1
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1566 em: Abril 22, 2019, 12:07:27 pm »
Isto por vezes parece o que aconteceu com a crise dos combustíveis, filas de carros para abastecer, o pessoal entra logo em modo "fim do mundo".

Ou o Pingo Doce fazer 50% de desconto a tudo  :mrgreen:

Ficarmos com 27 ou 25 F-16, nem se vai notar a diferença, vai ficar tudo igual. O que importa saber é quantos motores temos.


Pois, mas isso era se fosse só com os F-16. Mas infelizmente é com todos os ramos e com todo o tipo de equipamentos.
Tudo ao minimo e se puder acabar melhor que não dá mais despesa. Mas agora mais 2400 mil milhões pra bancos até 2020 já não há problema nenhum!
Desde que haja dinheiro pra m*rda dos banco e pra tapar os negocios ruinosos dos amigos não há stress!
Agora pró resto esqueçam! Deus queira que um dia não paguemos caro por este desleixo.
So gostava de imaginar quantas vezes no passado pensaram da mesma maneira e as coisas acabaram por acontecer.
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Pois, mas de facto é como o Lightning disse: pouca ou nenhuma diferença se vai sentir existam 25 ou 30 caças, já que mesmo se fossem 30 nunca estariam todos operacionais em simultâneo por uma série de razões óbvias. Três dezenas é um número mais bonito, mais redondo, no entanto na prática isso traduz-se em muito pouco ou quase nada na verdade.

Quando se cortam em 11% as verbas para a manutenção, actualização e operação em segurança dos nossos únicos aviões de combate e não se explica bem o porquê, e se encara a alienação de 5 aeronaves para repor esse corte orçamental como natural, penso que está tudo dito no que diz respeito à orientação política recente e à importância que as Forças Armadas possuem neste momento aos olhos de quem nos governa. Por isso até mais vale que sejam 25 com uma maior taxa de disponibilidade e a operar com todas as condições e segurança do que 30 para estarem 20 parados nas placas e hangares.
« Última modificação: Abril 22, 2019, 12:08:54 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1567 em: Abril 23, 2019, 09:02:13 pm »
Romania Will Buy Five More F-16 Fighters from Portugal
(Source: Romania Insider; posted April 19, 2019)

Romania will buy five more F-16 aircraft from Portugal and the acquisition procedure could be completed this year, according to Romanian defense minister Gabriel Les.

Romania bought 12 F-16 multirole aircraft from Portugal in 2013 and will buy five more to have a complete squadron of 17 fighters, the minister also said, local Radio Europa Libera Romania reported. The five F-16s will be second-hand, modernized in Portugal.

Commenting on the news that the U.S. is considering selling F-35 fighters to five new nations, including Romania, Gabriel Les said that, at the moment, this would be “a bit too much” for Romania.

Minister Les also said that “in two-three weeks” he would make an announcement to unblock the procedure for the acquisition of four corvettes for the Navy. The public procurement procedure for the EUR 1.6 billion contract for the purchase of four new corvettes was suspended in January this year due to alleged irregularities.

http://www.thefifthcolumn.xyz/Forum/viewthread.php?tid=259&page=7

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1568 em: Abril 23, 2019, 09:07:09 pm »
"Pois, mas de facto é como o Lightning disse: pouca ou nenhuma diferença se vai sentir existam 25 ou 30 caças, já que mesmo se fossem 30 nunca estariam todos operacionais em simultâneo por uma série de razões óbvias. Três dezenas é um número mais bonito, mais redondo, no entanto na prática isso traduz-se em muito pouco ou quase nada na verdade. "

Exacto, por isso é que na minha opinião a nossa capacidades de aviões de combate deveria rondar as 50 unidades, de F-16 V.
E antes de perguntarem porquê, pelas mesmas razões que os vizinhos tem dezenas de Eurofighters, F-18 e F-16.
Nem que estivesse metade no activo e metade em reserva.
 ;)
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1569 em: Abril 23, 2019, 09:11:49 pm »
"Pois, mas de facto é como o Lightning disse: pouca ou nenhuma diferença se vai sentir existam 25 ou 30 caças, já que mesmo se fossem 30 nunca estariam todos operacionais em simultâneo por uma série de razões óbvias. Três dezenas é um número mais bonito, mais redondo, no entanto na prática isso traduz-se em muito pouco ou quase nada na verdade. "

Exacto, por isso é que na minha opinião a nossa capacidades de aviões de combate deveria rondar as 50 unidades, de F-16 V.
E antes de perguntarem porquê, pelas mesmas razões que os vizinhos tem dezenas de Eurofighters, F-18 e F-16.
Nem que estivesse metade no activo e metade em reserva.
 ;)

eu já me contentava com duas esquadras a 16 aeronaves + quatro de reserva !!

Abraços
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1570 em: Abril 28, 2019, 12:43:12 pm »
eu já me contentava com duas esquadras a 16 aeronaves + quatro de reserva !!

Abraços

Ainda não são conhecidos os números de cauda das 5 aeronaves a alienar, no entanto sabe-se que são cinco células que têm estado paradas nos últimos anos por falta de verbas para as manter a voar, sendo por isso a sua venda absolutamente irrelevante para a prontidão operacional das Esquadras de Monte Real pois já há algum tempo que não se podia contar com esses 5 F-16. É por isso que ter 30 ou 25 é a mesma coisa em termos operacionais, e antes ter condições para ter mais aparelhos prontos a voar do que encostados. Infelizmente esta é uma realidade que teima em se perpetuar no nosso país, fruto do desinvestimento (e desinteresse) nas Forças Armadas.
« Última modificação: Abril 28, 2019, 12:57:57 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1571 em: Abril 28, 2019, 01:00:16 pm »
eu já me contentava com duas esquadras a 16 aeronaves + quatro de reserva !!

Abraços

Ainda não são conhecidos os números de cauda das 5 aeronaves a alienar, no entanto sabe-se que são cinco células que têm estado paradas nos últimos anos por falta de verbas para as manter a voar, sendo por isso a sua venda absolutamente irrelevante para a prontidão operacional das Esquadras de Monte Real pois já há algum tempo que não se podia contar com esses 5 F-16. É por isso que ter 30 ou 25 é a mesma coisa em termos operacionais, e antes ter condições para ter mais aparelhos prontos a voar do que encostados. Infelizmente esta é uma realidade que teima em se perpetuar no nosso país, fruto do desinvestimento nas Forças Armadas.

Quando houver só fundos para 20 , vendemos mais 5.
Estão de parabéns as chefias da FAP, por se deixarem ludibriar, no entanto para o KC já temos 827 milhões prontos para a Embraer.
Isto só prova mais uma vez que os nossos pilotos bem podem sonhar com o estancar da ferida com F-35.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1572 em: Abril 28, 2019, 01:56:07 pm »
Quando houver só fundos para 20 , vendemos mais 5.
Estão de parabéns as chefias da FAP, por se deixarem ludibriar, no entanto para o KC já temos 827 milhões prontos para a Embraer.
Isto só prova mais uma vez que os nossos pilotos bem podem sonhar com o estancar da ferida com F-35.

Estou convicto que a breve trecho só ficarão os 19 PA I e um ou outro PA II/III recém-regenerado e modernizado, o que na prática se aproxima daquilo que existirá em breve com as 25 aeronaves. Inicialmente pretendia-se que a 301 ficasse com os PA II, no entanto já utiliza há muito os PA I igualmente em conjunto com a 201. Embora não declaramente seja o preferido da FAP, tanto de chefias como pilotos, a vinda para breve do F-35A seria a pior coisa que poderia acontecer neste momento à aviação de caça em Portugal. Se as coisas estão mal agora com o MLU devido à falta de verbas e pessoal, imaginemos então com um Lightning II ainda extremamente problemático nas mãos e a obrigar a um brutal investimento em estruturas, cadeia logística, formação e aquisição das ditas aeronaves: seria um desastre.

O Viper seria um passo lógico, nem que fosse apenas o upgrade de 20 células para durarem 15 anos se tal for possível (que tendo em conta que Taiwan o está a fazer indica que sim). O problema é que a Lockheed Martin estará supostamente a pedir praticamente o mesmo por um F-16V novo que por um F-35A igualmente novo, e isso anda a dar que pensar na FAP caso após inspecção aprofundada não seja viável a modernização dos MLU para Viper, o que é mais um argumento a favor do Lightning II. O preço da modernização avançado em 2017, 500M€ para 30 aparelhos (16,6M€), na minha óptica é muito baixo se tivermos somente em conta os radares AESA e motores novos, descontando tudo o resto. Ora se o upgrade das 144 aeronaves A/B Block 20 de Taiwan está estimado em 5,3 mil milhões de dólares, cerca de 4,7 mil milhões de euros, isso dá cerca de 32/33M€ por célula que é o dobro daquilo que foi anunciado no nosso caso.

Daí que o que se fale neste momento é na exploração até ao limite das células F-16 MLU e depois, lá para 2025, se começar a pensar na aquisição - e em que moldes - do F-35A.
« Última modificação: Abril 28, 2019, 03:30:22 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1573 em: Abril 28, 2019, 02:45:30 pm »
Pode ser que com a procura pelo MLU para a versão V, os preços comecem a baixar. Mesmo assim, não estou a ver como é que o preço do F-35 vá ser tão próximo do F-16V ao ponto de compensar esperar pelo primeiro ao invés de modernizar. E outra questão é em que padrão seriam os F-35. Não me parece aceitável vir algo equivalente àquilo que eram os Typhoon das primeiras tranches.

Mas é esperar para ver.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1574 em: Abril 28, 2019, 07:54:10 pm »
O problema é que a Lockheed Martin estará supostamente a pedir praticamente o mesmo por um F-16V novo que por um F-35A igualmente novo,
Talent de ne rien faire