Helis de ataque Turcos

  • 46 Respostas
  • 15195 Visualizações
*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Maio 21, 2004, 11:54:22 am »
Nesta página aparece o nº hélis do Exército turco (2002):

http://www.aeroflight.co.uk/waf/turk/turkaf3.htm
 

*

Lynx

  • Membro
  • *
  • 133
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +3/-0
Huey Cobra
« Responder #31 em: Junho 05, 2004, 07:50:04 pm »
Epah tenho uma pergunta para fazer a já algum tempo. Vi na Euronews imagens de um desfile miltitar no Irão e qual não é o meu espanto e vejo nos céus alguns AH-1. O Irão tem AH-1 ? :shock:   :D   :D
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
Re: Huey Cobra
« Responder #32 em: Junho 05, 2004, 09:00:26 pm »
Citação de: "Lynx"
Epah tenho uma pergunta para fazer a já algum tempo. Vi na Euronews imagens de um desfile miltitar no Irão e qual não é o meu espanto e vejo nos céus alguns AH-1. O Irão tem AH-1 ? :shock:   :shock:
E o país é inimigo dos EUA imaginam se não fosse!!!


Os AH-1 Iranianos remontam ao tempo do Xá do Irão deposta na revolução fundamentalista de 1979. O Xá sempre foi um dos maiores aliados dos EUA e com o seu apoio tornou o Irão um dos países árabes mais bem armados da altura. Entre as compras para além dos AH-1, contava-se o F-14, C-130 e planos para a aquisição de 180 F-16´s.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #33 em: Junho 05, 2004, 09:40:19 pm »
E cerca de 100 Phantoms e mais ainda F-5s...

Fora as literalmente centenas de tanques M-60 e Chieftain, dos mais avançados que o Ocidente tinha para fornecer na altura.

E o Irão tb não usava a G-3 ?
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

[PT]HKFlash

  • Membro
  • *
  • 175
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Junho 05, 2004, 10:11:23 pm »
É possivel já que a Turquia também usava(ou usa)
 

*

Lynx

  • Membro
  • *
  • 133
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Junho 06, 2004, 11:12:52 am »
Obrigado por respoderem á minha duvida.
Já agora onde é que os Iranianos arranjam peças de substituição ?! porque das duas uma ou já desenvolveram as suas industrias ou então arranjam por intermedio de outros países
 

*

[PT]HKFlash

  • Membro
  • *
  • 175
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Junho 06, 2004, 11:52:56 am »
Li á algum tempo que os F-14 estavam a ficar paralisados devido á falta de peças para substituição... mas não sei como é que isso está agora.
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #37 em: Junho 06, 2004, 11:59:52 am »
Hoje em dia no Irão muito se deve à improvisação e criação de peças próprias. Tem-se conseguido manter algumas aeronaves a voar deste modo aliado a alguma canibalização de outras.

Contudo durante os anos 80 é sabido que incluído no escândalo de tráfego de armas para o Irão pelos EUA estavam incluídas algumas peças de aeronautica.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
Os helicópteros
« Responder #38 em: Junho 07, 2004, 03:07:08 pm »
Pois, eu não sou grande perito nisto, mas também me parece que se a Turquia se fiar nestas aeronaves está "feita ao bife" num conflito com a Grécia.

O que vale é que as relações entre os dois estados têm vindo a melhorar nos últimos 5 anos, e nada faz prever um agravamento.

A Turquia tenderá a entrar mais cedo ou mais tarde na União Europeia, e nessa altura a sua cooperação militar com Israel passará à história.

Claro que a Turquia, por via da guerra fria já teve mais importância estratégica que tem hoje.

Os EUA estão a expandir-se por quase toda a Ásia Central, e agora no Iraque, pelo que o papel da Turquia como "ponta de lança" americana na Ásia diminuiu.

À Turquia resta escolher a opção europeia.

A bola está nas suas mãos.

Assim o queiram.



Quanto à vaca, se calhar aquilo é o campo de tiro deles e no fim, com o que sobrar fazem um barbeque :lol:  :lol:
 

*

me163

  • Membro
  • *
  • 118
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Junho 10, 2004, 10:25:50 pm »
Citação de: "Ricardo Nunes"
Hoje em dia no Irão muito se deve à improvisação e criação de peças próprias. Tem-se conseguido manter algumas aeronaves a voar deste modo aliado a alguma canibalização de outras.

Contudo durante os anos 80 é sabido que incluído no escândalo de tráfego de armas para o Irão pelos EUA estavam incluídas algumas peças de aeronautica.



Li algures, não sei se foi numa AFM, ou outra  similar, que os engenheiros iranianos tinham conseguido fazer reverse engineer de diversos componentes do F-14 Tomcat, os reactores e inclusivé falava-se nos misseis Phoenix.

Além disso, o Irão produz alguns helicópteros domésticamente, réplica dos americanos, dos quais também fez reverse engineer.

Se tudo isto é verdade ou não, não sei, mas foio que apareceu em revistas da especialidade em 2003.
Si vis pacem parabellum
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #40 em: Junho 11, 2004, 10:46:23 am »
Já aqui foi referido por alguns colegas que a estrutura dos equipamentos iranianos era americana, do tempo do Xá.

No início da guerra entre o Irão e o Iraque, a aparente superioridade iraniana, ao repelir os ataques deveu-se à superioridade do armamento iraniano (estamos em 1980/1982), para além de algum voluntarismo dos guerreiros islamistas fanatizados pelo pós-revolução que se atiravam contra os tanques de Saddam sem medo de morrer.

Depois, houve o escândalo Irão/Contras, em que se soube que os EUA estavam a vender armas e sobresselentes ao Irão e com esse dinheiro alguns círculos do Pentágono e da CIA constituíam um "saco azul" para financiar as guerrilha dos "contras" contra o regime dos sandinistas na Nicarágua.

É provável que secretamente o Irão tenha continuado a recceber muito discretamente algum apoio americano e até se diz que israelita, mas isso é entrar no domínio da especulação (o que é certo é que que a partir de certa altura o Irão conseguiu acalmar o Hezbollah libanês nos seus ataques ao norte de Israel 8) .

De qualquer modo parece que mais recentemente o Irão se tem aproximado em termos militares da Rússia e a sua aproximação à UE deixa antever um futuro mais risonho, já que o Iraque parece condenado a ser um protectorado americano.

Para além de alguma cooperação militar entre o Irão e a China, só permitida polo degelo entre a Rússia e a China, após o fim da URSS, e até necessária estratégicamente, dada a crescente influência americana na Ásia central.

Ou seja, em 24 anos, as relações geo-estratégicas na região inverteram-se completamente.
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #41 em: Junho 11, 2004, 11:28:46 am »
Citar
Depois, houve o escândalo Irão/Contras, em que se soube que os EUA estavam a vender armas e sobresselentes ao Irão e com esse dinheiro alguns círculos do Pentágono e da CIA constituíam um "saco azul" para financiar as guerrilha dos "contras" contra o regime dos sandinistas na Nicarágua.

É provável que secretamente o Irão tenha continuado a recceber muito discretamente algum apoio americano e até se diz que israelita, mas isso é entrar no domínio da especulação


Talvez se escreva um dia a história da contribuição portuguesa nestes negócios...  :roll:

De resto, o esforço que os Iranianos têm desenvolvido para manter o seu equipamento é notável. Tanto quanto se sabe, conseguiram fazer "reverse engeneering" em vários componentes dos Tomcat, fabricando-lhes peças de substituição, e adaptaram-lhes mesmo algumas armas russas e de fabrico doméstico; e passa-se o mesmo com os hélis, com os carros de combate, e muitos outros tipos de armamento...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #42 em: Junho 11, 2004, 11:38:40 am »
JNSA:

Tem toda a razão.

E acho que a actividade que houve nessa altura no porto de Setúbal, e segundo consta, nos "mentideros" em Leixões, parece que não foi própriamente devido à importação de trigo dos EUA para as nossas panificadoras. 8)
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #43 em: Junho 11, 2004, 11:43:06 am »
Citar
E acho que a actividade que houve nessa altura no porto de Setúbal, e segundo consta, nos "mentideros" em Leixões, parece que não foi própriamente devido à importação de trigo dos EUA para as nossas panificadoras.


Era trigo, era... Trigo G3 - com "extra-ferro", porque os militares iranianos precisavam de se alimentar bem... 8)   :lol:
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #44 em: Junho 11, 2004, 09:00:57 pm »
Citar
No início da guerra entre o Irão e o Iraque, a aparente superioridade iraniana, ao repelir os ataques deveu-se à superioridade do armamento iraniano (estamos em 1980/1982), para além de algum voluntarismo dos guerreiros islamistas fanatizados pelo pós-revolução que se atiravam contra os tanques de Saddam sem medo de morrer.


Por acaso a marcha geral da guerra foi mais ou menos ao contrário  8) O Iraque atacou, alcançando algumas vitórias estrondosas, devido à desorganização completa do exército Iraniano ( as purgas à la Estaline do Ayatollah teve os seus efeitos). A guerra só não acabou aí devido ao desempenho impecável da Força Aérea Iraniana ( sózinha destruiu brigadas e divisões inteiras), e às tristemente célebre "tácticas" de vagas humanas.

É um facto que Israel "ajudou" ( + vendeu armamento) durante o conflicto. Por exemplo, alguns dos tanques Tiran ( T-55 capturados pelos israelitas) foram lá parar...

Sobre os Tomcat: julgo que não efectuaram "reverse engineering" dos Pheonix, mas sim adaptaram aos F-14 vários tipos de SAMs, como por exemplo o HAWK americano!

Efectivamente, eles têm versões desenvolvidas a partir do AH-1 Cobra:



e até do F-5 Freedom Fighter.

Se alguém tiver muito interesse neste tópico, o acig.org é local onde existe mais informação disponível.

Por exemplo este pequeno resumo:

 http://www.acig.org/artman/publish/article_219.shtml
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman