Ingresso no Exército

  • 5555 Respostas
  • 1119388 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5190 em: Fevereiro 24, 2016, 02:12:18 pm »
Valentim vais tentar ser da classe de Sargentos ou Oficiais? Se sim, a recruta não é no CTOE. Os CFS e CFO não são feitas nas Tropas Especiais, mas sim no Exército normal (Escola das Armas em Mafra).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

valentim17

  • Membro
  • *
  • 20
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +2/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5191 em: Fevereiro 24, 2016, 02:33:24 pm »
Eu gostava de ir para as Operações Especiais que é no CTOE, certo ? Mas pelo que li, preciso de ter formação militar inicial que é o Curso de Formação de Oficiais / Curso de Formação de Sargentos / Curso de Formação de Praças. Como eu estou a acabar o 12º ano, o CFS é o mais indicado, e estes cursos, sim, são na Escola das Armas em Mafra. Concluindo o CFS poderei então entrar nas OE que era o meu objetivo.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

valentim17

  • Membro
  • *
  • 20
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +2/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5193 em: Fevereiro 24, 2016, 04:35:31 pm »
A minha ultima dúvida é sobre a cédula militar. Uma vez que só faço 18 anos no mês de Junho, só vou poder ter a minha cédula militar em meados de Janeiro-Fevereiro do proximo ano, mas os cursos de formaçao de sargentos começarão em Outubro deste ano. A minha pergunta é: Posso me candidatar sem a minha cédula militar ?
« Última modificação: Fevereiro 24, 2016, 05:25:14 pm por valentim17 »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5195 em: Fevereiro 26, 2016, 03:52:31 pm »
Eu até fico sem palavras... há vídeos feitos por putos no youtube melhores que estes. :N-icon-Axe:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5196 em: Fevereiro 26, 2016, 05:22:48 pm »
Realmente... Com as mesmas imagens de à 20 anos...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3275 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5197 em: Fevereiro 26, 2016, 05:59:06 pm »
Concordo com ambos, quando vi o video dos Comandos até pensei que fosse um video de recrutamento do anos 80, helicópteros Puma, aquelas fardas cinza(?)? só depois ao ver os outros videos é que percebi (chocado) que são videos recentes, muito fraco.

1000 vezes aquele video dos Fuzileiros que puseram à pouco tempo nas tropas especiais do exército, e só estamos a falar em editar, nem foi preciso filmar nada de propósito.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5198 em: Março 16, 2016, 10:38:39 am »
É a primeira vez que posto aqui neste site, apesar de ás vezes ver coisas daqui (vejam o meu nick hahah). Já andei a ver em bastantes post no forumdefesa e li todas as informações no site do exército, mas continuo com algumas dúvidas:

1) Tenho 18 anos e o 12ºano, existe alguma hipótese de chegar a 2º Furriel e eventualmente a 2º Sargento?

Sim.

Citar
Condições gerais:

1. Ter nacionalidade portuguesa;

2. Ter, no mínimo, 18 anos de idade;

3. Ter aptidão psicofísica adequada;

4. Não estar inibido ou interditado do exercício de funções públicas;

5. Não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efetiva;

6. Possuir habilitações literárias adequadas.

 

Condições especiais:

• Idade igual ou inferior a 24 anos;

• Habilitações literárias mínimas: 12.º Ano de escolaridade;

• Altura mínima de:


1,60m para o sexo masculino;

1,56m para o sexo feminino.

• Satisfazer os padrões exigidos nas Provas de Classificação e Seleção.

Citar
2) Em relação aos postos de Sargento, li que tem de se frequentar a Escola de Sargentos. Podem-me dizer se é possível entrar diretamente nessa Escola ou é necessário ser primeiro Praça (pelo meu entendimento penso que é primeiro necessário ir progredindo nos postos de praça e depois entra-se na Escola de Sargento, mas depois li que se pode entrar com o mínimo 12ºano. Em relação à admissão para a Escola de Sargentos li que se deve fazer +10 repetições do que o mínimo para estar garantida a entrada. A minha dúvida é que provavelmente vão estar bastantes licenciados nas provas para a admissão. Que hipóteses tenho com 12ºano? Qual é a capacidade física mínima para entrar entrar na Escola de Sargentos?

Vai ao site do Exército que tens lá essas respostas.

Citar
3)Não pretendo, por enquanto, entrar para os Quadros Permanentes pois não sei se depois volto ao curso em que me encontrava. Primeiro vai-se em Regime de Voluntário e depois passa-se a Regime de Contrato? Qual é a duração dos contratos?

Penso que só estão a aceitar pessoal como RC, mas em caso de dúvidas entra em contacto com o Centro de recrutamento.

Citar
4) Se não conseguir entrar na Escola de Sargentos e entrar para o Exército como Soldado qual é o período normal até ser promovido? Li que as promoções estão relacionadas com o tempo de servido, mas lá não constava o tempo normal. Como é que faria para ser promovido mais rápido? Participando em provas de desporto? Eu apesar de não praticar desporto como profissional estou bem fisicamente e gostava de praticar tiro ao alvo e remo. Li que existem competições de remo indoor. Se conseguisse ir eu e mais uns quantos a essa competição isso contribuiria para ser promovido?

Uma coisa é entrar para a ESE para fazeres o curso de dois anos com que entras para o QP, outra coisa é o CFS que também é feito lá e é para pessoal maioritariamente vindos da vida civil que pretende ingressar no Exército na classe de Sargentos em regime de contracto. Primeiro ou entras como Praça ou Sargento RC, depois logo se vê se consegues entrar para o curso da ESE que forma Sargentos QP.

Citar
4) Como é a vida no Exército? Eu sou um jovem não muito extrovertido apesar de que quando quero consigo ser algo extrovertido e divertido. Não sou muito de brincadeiras parvas. Após tomar duche e jantar enquanto estou no quartel dá para ler e estudar até ser hora de deitar? É gostava de continuar a desenvolver a aprendizagem de línguas. Neste momento ando a aprender duas línguas para além de já saber falar português fluentemente (inda falu mais ou menus sem dar muito errous, vá lá) e inglês avançado (em termos de falar já estou um pouco desabituado, mas vai lá rapidamente com prática).

Isso depende de muita coisa, se pensas que o dia-a-dia de um Praça/Sargento em Mafra é o mesmo que um Praça/Sargento em Tomar, desengana-te.
Citar
5) Como é o comer no Exército? É uma das minhas dúvidas que mais me preocupa, pois apesar de não ser esquisito com a comida, é verdade que um soldado anda sobre o seu estômago.

Depende da unidade, há unidades onde a comida tem a reputação (merecida ou não) de ser má, outras de ser boa. Quando estás em Formação tu queres é comer e beber, o quê é secundário já que estás sempre com fome. Depois de pronto tens a possibilidade de comeres noutros sítios em caso de não gostares da comida.

Citar
6) Vivo em Lisboa, mas gostava de ir para um quartel na área do Porto. Gostava de ir para Infantaria. Quais são os quartéis em que posso calhar? Não se escolhe o quartel pois não?

No Porto tens o Regimento de Transmissões, o Regimento de Infantaria mais perto do Porto será provavelmente o RI10 em São Jacinto mas posso estar errado.

Citar
7)Qual é o peso da velha e famosa cunha nas promoções no seio do Exército? Existem critérios objectivos de promoção quer seja por valor reconhecido / tempo?

Há cunhas em todos os lados, mas se mostrares trabalho consegues as promoções, tanto pelo tempo como pelo reconhecimento pelo trabalho feito.
Citar
8 ) Como é que é um dia típico num quartel? Quantos quilómetros são corridos por dia? Quantas flexões, abdominais é usual serem feitos? É muito usual ter de se ficar no fim de semana no quartel?

É impossível responder a isso, mas tens a noção que estás a perguntar algo que só faz sentido durante o tempo de formação e treino, certo?! Ou pensas que na tropa corre-se todos os dias depois de "pronto"?

Citar
9) É possível no fim de semana pernoitar no quartel? É que eu não vou estar a arrendar um quarto ou uma casa para apenas dormir lá dois dias por semana e num desses dias ter de limpar a casa. Eu primeiro gostava de juntar algum dinheiro depois logo veria onde compraria casa.

Conheci um rapaz que vivia literalmente na unidade porque era das ilhas, mas duvido que queiras isso depois de pronto. A maior parte do pessoal vive nas unidades militares durante a semana e durante o fim-de-semana volta  casa dos pais. Outros preferem alugar um apartamento em conjunto.

Citar
10) Uso óculos pois tenho uma ligeira miopia num dos olhos, penso que está a piorar um pouco, mas não muito. De qualquer modo vou ter de trocar de óculos daqui a uns tempos. Presumo que haja uma certa parte de soldados que usem óculos ou lentes de contacto (eu não tenciono usar lentes de contacto). A minha dúvida é se o Exército fornece óculos ou a pessoa leva os seus óculos e não há problema?

Isto não é os EUA, usas óculos levas os teus, mas informa-te no site do Exército/Centro de Recrutamento em relação à miopia.

« Última modificação: Março 16, 2016, 10:58:49 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: gostodesteforum

*

valentim17

  • Membro
  • *
  • 20
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +2/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5199 em: Março 16, 2016, 10:55:09 pm »
Boas *gostodesteforum, acho que isto poderá ajudar na preparação se quiseres concorrer ao CFS:
http://www.exercito.pt/sites/ESE/admissao/Paginas/default.aspx

Vê os vídeos de Explicação das Provas de Aptidão Física.
« Última modificação: Março 16, 2016, 10:58:02 pm por valentim17 »
 

*

EmanuelPinto

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5200 em: Março 24, 2016, 02:22:20 am »
Bem não sei se alguém me poderá ajudar, meu sonho é ser policia, ou PSP ou GNR, mas gostava de ter uma passagem pelo exército, tendo em conta que tenho 19 anos e estou a acabar o 12 ano (repito uma disciplina), quando me deverei candidatar ao exército? Apesar de a minha esperança de entrar não ser muita, tenho miopia 3,25 e tenho um dente que é "falso"
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5201 em: Março 24, 2016, 03:57:25 pm »
Quanto à miopia não sei se isso é muito ou pouco mas quanto ao dente falso não te preocupes que não é impedimento.
Agora terminar o 12º antes de concorrer é o mais importante.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

valentim17

  • Membro
  • *
  • 20
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +2/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5202 em: Março 24, 2016, 04:46:06 pm »
Talvez esta pergunta seja estúpida mas, costuma haver mais vagas para as OE's como Praças do que Sargentos ?
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5203 em: Março 24, 2016, 05:05:33 pm »
Sim, Lógico e ainda menos para Oficiais.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

MrLaz

  • Membro
  • *
  • 14
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5204 em: Março 29, 2016, 12:23:45 pm »
Como posso ficar no exercito sem fazer exames nacionais ? obrigada pela respostas!