Muito importante não esquecer e relembrar a Historia, pelo menos, para não se repetir erros ; mas em termos práticos, não estou a ver como Portugal poderia recuperar Olivença, pelos seguintes motivos :
1) um referendo em Olivença, Gibraltar, Ceuta ou Melilla veria legitimado o
status quo atual. A "colonização" destes territórios pelas potências "ocupantes" e o secular processo de assimilação cultural levaria os
indígenas a excluir a mudança de soberania.
2) Já ouço falar dos Amigos de Olivença desde criança, desde então nunca vi alguma mudança na opinião publica portuguesa no sentido de forçar o que quer que seja, resumindo, a esmagadora maioria dos portugueses nem sabe que Olivença é, de jure, portuguesa. No caso das ilhas Selvagens, penso que ganhamos, ja não é nada mau, quanto a Olivença, humm...
3) o entusiasmo pelo facto de muitos oliventinos (acho que é assim que se chamam) terem solicito a dupla nacionalidade, tem a ver talvez com razões fiscais ??
4) Puxando pela imaginação : poderemos talvez reocupar o território, fazendo tipo uma Marcha Verde, como fez o Hassan II no antigo Sahara espanhol, mas ai receio bem que não exista pouco mais de meia-duzia de participantes e que a Guardia Civil se desmanche a rir com tanta inocência. Terão tanta pena dos participantes que em vez de bastonada, distribuam garrafas de agua e pacotes de bolacha-maria
5) ainda puxando pela imaginação : invadimos ! Os leopardo em linha debaixo da proteção das nossas armas AA, com as manivelas e as alavancas bem oleadas e... todos ao monte e fé em Deus, como antigamente
6) ainda a melhor solução é esperar que a Espanha se transforme numa república, se desagregue completamente em micro-estados feudais como antigamente, e ai aproveitamos para entrar, o que acham ? Em qualquer dos casos, não contem comigo, já estou a ficar com problemas nas cruzes