Um texto de grande qualidade, só tenho que fazer umas poucas ressalvas. Quando eu disse que na prática a defesa da integridade territorial é uma missão há muito abandonada pelo Exército, não estava a defender que a instituição em questão assim o tenha decidido, mas que o poder politica na sua eterna "sabedoria" praticamente eliminou a capacidade do Exército de cumprir essa missão que na minha perspectiva é a essência das Forças Armadas. Podemos ou não acrescentar missões e capacidades, mas o fulcral é a defesa da integridade do território nacional (penso eu de que).
Eu também concordo com tudo o que foi dito e só quero acrescentar uma coisa, quando foi o debate sofre as Forças Armadas no Prós e Contras, estava lá um ex-ministro que disse uma coisa com que concordo em pleno, que é mais ou menos isto, não podemos depender completamente da filosofia, se precisarmos de sermos defendidos, estamos na NATO, os nossos aliados tratam disso, porque o factor essencial para mostrarmos que querermos ser auxiliados é dar luta, não podemos ficar sentados no sofá e esperar que pessoas de outros paises venham morrer para manter Portugal um pais independente quando nós não o queremos fazer.
E agora complemento mostrando na prática essa teoria, nos finais de 1930s, a Alemanha "anexou" a Austria e a Checoslováquia, sem oposição, possivelmente as populações locais devem ter pensado (como muitos portugueses pensam), nós somos tão fracos e pequenos, os outros são tão fortes e grandes, nem vale a pena dar luta porque vamos perder de certeza e a verdade é que daí não resultou nenhuma guerra, os outros paises até devem ter pensado, eles (Austria e Checoslovaquia) não fizeram nada contra é porque até devem querer ser Alemães. Mas quando a Alemanha invadiu a Polónia, a Polónia perdeu mas deu luta, isso levou a França e a Grã-Bretanha a declarar guerra à Alemanha e esse dia é considerado o inicio da 2ª Guerra Mundial.
E pessoalmente considero a campanha que os Polacos Livres fizeram na 2ª Guerra Mundial, uma das mais espetáculares.