Bem, se ter passado pelas coisas, ter tirado as ilações e ter feito o meu próprio juízo da situação, significa ser pomposo, então sou-o com muito orgulho. Esclarecido não sou, tento ser, todos os dias mais um pouco.
Não, o pomposo sou eu! Foi o que chamaram aqui no FD noutro tópico.
Devo dizer que já me chamaram de muito pior (também aqui no FD...).
Não o vejo como alguém que seja pomposo. Creio até que o meu caro tem o discernimento e cultura militar mais que suficiente para fazer uma avaliação fria e distanciada das situações. Eu tenho as minhas simpatias e acredite, se quiser, que não são as que o pessoal julga aqui, tento é, no possível, analisar tendo em conta o que é que eu faria se estivesse nas botas do outro. Se parece pró qualquer coisa ou se julgam pró qualquer coisa, simplesmente passa ao lado. Tanto que afirmo ser a favor do que a Pelosi fez, embora seja a jogada errada num momento em que se alienou aquele que seria a nossa maior ferramenta de contenção para o apetite chinês. Assim como achei estupido e mais uma facada na Europa, o Blinken ir ao Kosovo para a seguir dar este granel lá. Ou os turcos andarem a jogar no diversos tabuleiros sem terem fichas suficientes para ganhar decisivamente em nenhum, sabendo que a Rússia não esquece e acabando de resolver a questão ucraniana vai virar atenções para o que os azeris a mando dos turcos andam a fazer. Enfim, muito pode ser discutido aqui.
Quanto a nomes, desde "mercenário que pela sua profissão não tem palavra" até aos mais pejorativos, também já gramei aqui de tudo. É lidar.