KC-390 na FAP

  • 4167 Respostas
  • 745216 Visualizações
*

os_pero

  • Analista
  • ***
  • 686
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1385/-84
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4155 em: Abril 08, 2025, 08:31:31 pm »
Quantos hardpoints o Boeing 737-800 tem? ou quantos torpedos o Boeing 737-800 carrega internamente?

Aplicando a sua forma de pensar converter um Boeing 737-800 no P-8 seria a pior solução e ia ser limitado e caro, ... contudo o P-8 é um excelente avião.

Você (nós) não sabe nada mas sobre a suposta nova versão do Kc-390, mas já sabemos que não vale de nada e é limitado e vai ser caro.

Rapaz, a versão ISR do KC-390 aparenta ser uma variante configurável do 390 normal, mantendo a capacidade interna de carga. A única dúvida, é que outras modificações precisa para ISR, se é tipo os C-295 VIMAR/MPA (com modificações óbvias para receber o radar e FLIR) ou se vai ser só os módulos internos e pylons externos.

Se for esta opção, ou seja, um 390 nacional poder ser facilmente configurável para ISR, ok. Se as modificações necessárias forem extensas o suficiente ao ponto de ser necessário adquirir mais aeronaves, então não faz sentido comprar só para a variante ISR, havendo outras propridades onde gastar tanto dinheiro.

Neste caso, toda e qualquer limitação conhecida pelo C-390, aplicar-se-á a uma variante ISR com módulos.

Não há paralelismo entre a versão apresentada, com um P-8.

Para colocar em perspectiva, originalmente o custo unitario do P-8, rondava o dobro do custo do avião no qual se baseia. Fazer o mesmo com o 390, inventando um "P-390" com tremendas modificações, que tente ser comparável ao P-8, nunca vai ser barato, por mais que tentes usar a cartada do "não se sabe". Os custos do P-8 só se reduziram, devido à economia de escala.

Portanto a versão ISR "improvisada", será sempre inferior a um MPA dedicado. Um P-390 que seja comparável ao P-8 ou P-1, será sempre bastante caro, e aí já entram factores como a produção em escala, custos de desenvolvimento, equipamento da aeronave, etc.


Entretanto, o preço do simulador do KC-390, é estupidamente caro, não?

Fico contente que já usa as palavras "aparenta" e "dúvida" e que até já aceita que a variante ISR do KC-390 até pode ser uma boa solução. Bem diferente da sua afirmação inicial.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9742
  • Recebeu: 4955 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5340/-1025
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4156 em: Abril 08, 2025, 11:15:33 pm »
Eu não me responsabilizo pela incapacidade de ler de certas pessoas, nem por cegueira selectiva. Mas o que eu disse originalmente foi isto:

Citar
No que respeita a uma suposta versão ISR do 390, é algo que para nós só faz sentido, se for um sistema modular que pode ser integrado no compartimento de carga, sem exigir modificações às aeronaves existentes.

Se esta capacidade só estiver ao alcance de aeronaves compradas novas, não faz sentido esbanjar tanto dinheiro numa aeronave assim, havendo alternativas bem mais racionais para "ISR", como UCAVs ou uma adaptação/upgrade dos C-295 VIMAR para esse fim.

Facilmente olhamos para o 390, e vermos que é demasiado grande, gordo e caro para se dedicar a ISR, e o país não é rico o suficiente para ter plataformas dedicadas a ISR de baixa intensidade.

Portanto, bem diferente da afirmação inicial... ou o os_pero é que não soube interpretar?
 

*

os_pero

  • Analista
  • ***
  • 686
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1385/-84
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4157 em: Abril 09, 2025, 09:54:25 am »
Eu não me responsabilizo pela incapacidade de ler de certas pessoas, nem por cegueira selectiva. Mas o que eu disse originalmente foi isto:

Citar
No que respeita a uma suposta versão ISR do 390, é algo que para nós só faz sentido, se for um sistema modular que pode ser integrado no compartimento de carga, sem exigir modificações às aeronaves existentes.

Se esta capacidade só estiver ao alcance de aeronaves compradas novas, não faz sentido esbanjar tanto dinheiro numa aeronave assim, havendo alternativas bem mais racionais para "ISR", como UCAVs ou uma adaptação/upgrade dos C-295 VIMAR para esse fim.

Facilmente olhamos para o 390, e vermos que é demasiado grande, gordo e caro para se dedicar a ISR, e o país não é rico o suficiente para ter plataformas dedicadas a ISR de baixa intensidade.

Portanto, bem diferente da afirmação inicial... ou o os_pero é que não soube interpretar?
« Última modificação: Abril 09, 2025, 09:54:45 am por os_pero »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23060
  • Recebeu: 4063 vez(es)
  • Enviou: 2844 vez(es)
  • +2600/-4445
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4158 em: Abril 09, 2025, 10:21:39 am »
O sistema que eles querem desenvolver é roll-on/roll-off.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9742
  • Recebeu: 4955 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5340/-1025
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4159 em: Abril 09, 2025, 03:16:55 pm »
Eu não me responsabilizo pela incapacidade de ler de certas pessoas, nem por cegueira selectiva. Mas o que eu disse originalmente foi isto:

Citar
No que respeita a uma suposta versão ISR do 390, é algo que para nós só faz sentido, se for um sistema modular que pode ser integrado no compartimento de carga, sem exigir modificações às aeronaves existentes.

Se esta capacidade só estiver ao alcance de aeronaves compradas novas, não faz sentido esbanjar tanto dinheiro numa aeronave assim, havendo alternativas bem mais racionais para "ISR", como UCAVs ou uma adaptação/upgrade dos C-295 VIMAR para esse fim.

Facilmente olhamos para o 390, e vermos que é demasiado grande, gordo e caro para se dedicar a ISR, e o país não é rico o suficiente para ter plataformas dedicadas a ISR de baixa intensidade.

Portanto, bem diferente da afirmação inicial... ou o os_pero é que não soube interpretar?

Novamente, interpretar está difícil. É o que dá tentar isolar as frases do seu contexto.

Mas eu explico.

-O 390 ISR é uma opção interessante, se puder fazer esta missão apenas com a compra dos módulos, podendo usar aeronaves existentes na FAP.
-O 390 ISR não faz sentido, se, para ter esta capacidade, fores obrigado a comprar aeronaves adicionais.
-Se um dia estiver em cima da mesa gastar centenas de milhões em plataformas ISR, então o que faz sentido é comprar UCAVs, com custos unitários muito mais baixos e que cumprem a missão sem colocar em risco uma tripulação inteira.

Está percebido, ou é preciso um desenho?
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1820
  • Recebeu: 260 vez(es)
  • Enviou: 96 vez(es)
  • +1037/-1772
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4160 em: Abril 09, 2025, 04:55:04 pm »
Eu não me responsabilizo pela incapacidade de ler de certas pessoas, nem por cegueira selectiva. Mas o que eu disse originalmente foi isto:

Citar
No que respeita a uma suposta versão ISR do 390, é algo que para nós só faz sentido, se for um sistema modular que pode ser integrado no compartimento de carga, sem exigir modificações às aeronaves existentes.

Se esta capacidade só estiver ao alcance de aeronaves compradas novas, não faz sentido esbanjar tanto dinheiro numa aeronave assim, havendo alternativas bem mais racionais para "ISR", como UCAVs ou uma adaptação/upgrade dos C-295 VIMAR para esse fim.

Facilmente olhamos para o 390, e vermos que é demasiado grande, gordo e caro para se dedicar a ISR, e o país não é rico o suficiente para ter plataformas dedicadas a ISR de baixa intensidade.

Portanto, bem diferente da afirmação inicial... ou o os_pero é que não soube interpretar?

Novamente, interpretar está difícil. É o que dá tentar isolar as frases do seu contexto.

Mas eu explico.

-O 390 ISR é uma opção interessante, se puder fazer esta missão apenas com a compra dos módulos, podendo usar aeronaves existentes na FAP.
-O 390 ISR não faz sentido, se, para ter esta capacidade, fores obrigado a comprar aeronaves adicionais.
-Se um dia estiver em cima da mesa gastar centenas de milhões em plataformas ISR, então o que faz sentido é comprar UCAVs, com custos unitários muito mais baixos e que cumprem a missão sem colocar em risco uma tripulação inteira.

Está percebido, ou é preciso um desenho?

Rapaz,

Não te esqueças que um típico texto teu tem por base a tua interpretação retorcida do texto de outro.

E começa como este que estás a ler.

What goes around comes around.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9742
  • Recebeu: 4955 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5340/-1025
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4161 em: Abril 10, 2025, 01:57:20 pm »
Nope.
 

*

Tikuna

  • Perito
  • **
  • 333
  • Recebeu: 227 vez(es)
  • Enviou: 59 vez(es)
  • +160/-2501
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4162 em: Abril 10, 2025, 08:30:05 pm »
Rapaz, a versão ISR do KC-390 aparenta ser uma variante configurável do 390 normal, mantendo a capacidade interna de carga. A única dúvida, é que outras modificações precisa para ISR,

Exato. Chutando eu penso que as remodelações a serem executadas serão no sentido de cabeamento e atualização de softwares.

Quanto ao radar, o KC-390 tem desde sua concepção essa capacidade de ISR com o Gabbiano T20.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11447
  • Recebeu: 2560 vez(es)
  • Enviou: 3643 vez(es)
  • +934/-1083
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4163 em: Abril 11, 2025, 12:35:40 am »
Não tenho conhecimentos técnicos do KC390, mas por exemplo o C295, que tem versão de carga e vigilância Marítima, a palete roll-on roll-off apenas se pode instalar nos aviões específicos de vigilância Marítima, não funciona nos tácticos, não apenas pelas ligações eléctricas na cabine, mas também por possuir certas antenas específicas para essa função, é que isto não é apenas ecrãs e teclados no interior, é preciso ter certo tipo de antenas para captar/enviar sinais específicos e a aeronave ter as ligações eléctricas preparadas.
« Última modificação: Abril 11, 2025, 12:37:08 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: os_pero, goncalobmartins

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9742
  • Recebeu: 4955 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5340/-1025
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4164 em: Abril 11, 2025, 01:51:37 pm »
Exacto, daí as dúvidas relativas à versão ISR do 390.

Se os nossos 5 não puderem ser facilmente modificados para fazer ISR, seríamos obrigados a adquirir aeronaves adicionais, e neste contexto, não faz sentido adquirir de propósito uma aeronave deste tipo, havendo opções bem mais racionais para ISR.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2913
  • Recebeu: 600 vez(es)
  • Enviou: 366 vez(es)
  • +170/-475
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4165 em: Abril 11, 2025, 07:20:45 pm »
Se a versão ISR for ligar o Pod a umas consolas FITS, não é má ideia.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6711
  • Recebeu: 7358 vez(es)
  • Enviou: 4995 vez(es)
  • +10174/-2899
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4166 em: Abril 12, 2025, 01:02:06 pm »
O "26902" em Halifax na quarta-feira, a caminho do deicing antes da descolagem para o regresso a Portugal.

(Foto: Brian Taylor)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Cabeça de Martelo, Lampuka, imaginário, Nighthawk

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 201 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +74/-31
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4167 em: Abril 14, 2025, 11:30:45 am »
O que é que foram fazer ao ex-3º Porto do Atlântico?