Esta estória é, de facto, triste para além de qualquer explicação... pior só mesmo a saga dos NPO e do NavPol!
Que os NH-90 só virão em 2012 (na melhor das hipóteses) é um dado adquirido, e como o Governo quer pôr o hélis ligeiros a funcionar antes, "está o caldo entornado"!! Dados os constrangimentos, só estou a ver três opções possíveis:
a) A compra por ajuste directo dos A-109. Não me parece nada provável porque iríamos ter que pagar por eles e: a) com a crise internacional e a consequente diminuição do crescimento em 2008 e 2009 e b) As eleições em 2009, só em 2010 é que se poderia fazer a encomenda e mesmo que os aparelhos já estivessem fabricados para outro qualquer cliente e nós ficássemos com eles nunca iríamos ter a Esquadra operacional antes de 2012, o que é tarde demais para a calendarização dos NH-90.
b) Ir às compras em 2ª mão... nesse caso a melhor (única?) opção seria comprar uma Esquadra de Kiowa Warrior (penso eu de que...). Talvez fosse a de melhor relação custo/benefício e resolvia-nos o problema de maneir aelegante durante aí uns 10 anitos. O problema poderiam ser os custos de manutenção mas enquanto os aparelhos estiverem ao serviço dos States não me parece que fosse nada de grave
c) Não fazer nada a assobiar para o lado.. se não ligarmos a um problema pode ser que passe
Não sei porquê, mas parece-me que a teceira opção será a mais viável, mas aceitam-se outras sugestões...
Cumps