Typhonman, bem mencionado. Como podem ver, não é preciso um helicóptero ser na sua versão naval para poder dobrar a cauda de modo a poderem ser embarcados num LPD.
Mais uma foto, desta vez de um NH-90 TTH italiano à espera de ser entregue. Nas duas últimas fotos pode-se ver facilmente a dobragem da cauda.
->[/url])"]Italian NH90 tth waiting for delivery
[imagem]
![](https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.elicotteriweb.it%2Fimgs%2Fphoto%2Fnh90_vega_2.jpg&hash=406ea66045fa5c4890e7de8a7e805483)
![](https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.elicotteriweb.it%2Fimgs%2Fphoto%2Fnh90_vega_3.jpg&hash=33cfd6def02da04aa65e2599bebd5a25)
Bom dia.
Caros foristas, seria de alguma maneira despropositado a vinda dos 10 nh90 na versão NFH (em vez da tth proposta por Portugal), para a substituição da frota Lynx e reequipamento das fragatas Classe M). E a entrega da frota Puma ao exercito para o GALE (se servia para os Ingleses o utilizarem no Afeganistão, certamente que estariam a altura para utilização pelo nosso exercito).
Deixo ao vosso comentário.
Cumprimentos
Paulo Mariano
Têm de ver que se os ingleses forem a utilizar os helicópteros PUMA no Afeganistão, vão utiliza-los no máximo por três anos, só até à compra de novos meios aéreos.
E quanto à utilização do PUMA pelo Exército acho que se esqueceram-se do que já foi aqui escrito há tempos. Não existe capacidade para serem operados devido à falta de pessoal de manutenção. Mesmo quando o Ministro da Administração Interna estava com [algumas] intenções de colocar os helicópteros PUMA para os SNBPC, e destes mesmos serem operados pela FAP a nível de pilotos e de manutenção, a FAP veio logo dizer que não tinha meios para o fazer.
Segundo o que foi mencionado no fórum 9 G's, os helicópteros PUMA requerem muita manutenção e pessoal especializado, logo se a FAP não tem pessoal disponível para fazer essa manutenção e se o Exército não tem os seus próprios meios então não há nada a fazer.
Mencionaram aqui também que os nossos pilotos de helicópteros são melhores porque têm treino também em aeronaves de asa fixa, mas sinceramente é mais uma coisa para me confundir, visto que quando já aqui, no fórum, esteve a ser discutido o nosso treino de pilotos e a escolha do helicóptero ligeiro, muito pessoal experiente veio dizer que não percebiam porque cá em Portugal fazíamos uma complicação do carago ao treinar os pilotos dessa forma.
Face ao que foi escrito noutro tópico, pelo que foi publicado, o «comando conjunto» para os helicópteros das forças armadas só será para fins de manutenção, logística e treino.
Quanto às ideias de logística e afins o melhor seria comprar NH-90 para o Exército e Marinha, e ainda o mesmo helicóptero ligeiro para todos os ramos - e não problemas quanto a isto visto que existem modelos que fazem face a todas as necessidades dos três ramos. Quanto ao UALE que apressem é a entrega dos NH-90 TTH, em vez de estarem a operar aeronaves mais velhas, que gastam mais dinheiro a serem operadas, e que ainda por cima não ajudam em nada a preparar a logística e a manutenção das futuras aeronaves.
Aliás, o melhor para o UALE enquanto o NH-90 TTH não chega não é o PUMA ou o EH-101, é um helicóptero ligeiro! Mas pronto, agradeçam ao Paulo Portas por ter cancelado a compra desses helicópteros ligeiros e não ter dado mais nenhuma solução para o problema.
Cumprimentos,