Leonardo,
Se o A-400M usasse turbo-fan, de certeza que não faria o que o C-130 da foto fez.
E se os designers do A-400M alguma vez pretenderam um motor turbofan, desistiram disso à muito muito tempo, antes do SNECMA M138 que acabou por ser abandonado.
Não é um problema do KC-390. É um problema de todos os motores turbofan.
De facto, há N aviões turbofan que operam em pistas semi-preparadas. E não vejo nenhuma razão para que o KC-390 não seja tão bom como os melhores.
Mas comparado com turboprops (e os turboshaft usados nos helicópteros) os turbofan terão sempre grandes problemas de ingestão de detritos.
Num turboprop/turboshaft, a admissão de ar pode ser (e frequentemente, é) desenhada de forma a separar os detritos do ar antes de este chegar ao compressor.

Num turboban, a fan é a primeira coisa no percurso do ar. Como os desenhos são completamente axiais, logo a seguir está o compressor.
Não há como separar detritos do ar. E os turbofan aspiram quantidades enormes de ar.
Mesmo nos mais modernos turbofan, continua a ser um problema. E nem sempre continuam a funcionar perfeitamente depois de engolir uma ave. Quase sempre que se apercebem que houve um bird strike, os pilotos consideram aterrar o mais cedo possível.
Não sei se tem noção, mas basta partir uma pá da fan partir para destruir completamente o motor.
Não há, tanto quanto sei, nenhum motor turbofan que resolva estes problemas.
O resultado é que os aviões turbofan, operam em pistas de terra e neve... mas só em certas condições e com certas restrições. E até alguém inventar solução, vão continuar.