Parabéns à policia por um trabalho bem feito.
===============================================
Jornal de notícias
Valdemar Pinheiro
Preso no Porto cabecilha de rede internacional
Cocaína Detenções feitas simultâneamente em Portugal e Espanha Droga era transportada em veleiros jose antonio domingues
Portugal continua a ser uma plataforma giratória para as drogas
Uma das mais poderosas e sofisticadas redes de tráfico de cocaína, a operar na última década na Europa, acaba de ser desmantelada numa operação conjunta da Polícia Judiciária portuguesa e Judicial espanhola, naquela que é considerada pelas autoridades dos dois países como a "maior ofensiva do género contra o narcotráfico internacional".
Todos os pormenores relacionados com esta ofensiva são divulgados esta manhã, no porto militar de Ferrol, na Corunha, no decurso de uma conferência de Imprensa conjunta.
Ao todo, encontram-se detidos 12 alegados membros da rede, dois dos quais foram presos por inspectores da DCITE (Direcção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes) da PJ num hotel do Porto. Tratam-se do argentino R.B.M., 44 anos, conhecido pela alcunha do "El Loco", dirigente máximo da organização e bem conhecido no mundo criminal, e F.P.M, cidadão uruguaio, especialista em telecomunicações.
Ambos controlavam e dirigiam, a partir do quarto do hotel portuense, as movimentações e o desembarque de 520 quilos de cocaína que, horas antes, em Ferrol, a Polícia Judicial espanhola, com o apoio da Marinha e do GEO ( Grupo Especial deOperações) confiscavam no veleiro de 9 metros "Revoleo", ao mesmo tempo que procediam à prisão dos dois tripulantes, J.S.P., francês e ARCB, uruguaio.
A operação aconteceu precisamente à mesma hora em que Portugal e Espanha lutavam pela chegada aos quartos-definal do Euro 2004, apurou o JN. Quando os inspectores da PJ irromperam no quarto do hotel portuense. O argentino ti-nha estado anteriormente hospedado num hotel de Setúbal.
Entretanto, em Espanha, depois da apreensão dos 520 quilos, bem como do veleiro Revoleo, a Polícia Judicial veio a prender,em Madrid e em Barcelona mais 7 pessoas suspeitas de ligação à organização criminosa. Trata-se de cidadãos de nacionalidades argentina, uruguaia, chilena e brasileira.
Esta rede que, a partir da América do Sul, utilizava veleiros de luxo como "correios" da cocaína, destinada a países europeus, dispunha, igualmente, de uma célula especializada na falsificação de documentos, de "grande qualidade".
A Polícia espanhola logrou, paralelamente, apreender vasta documentação falsa, entre a qual 95 passaportes , 24 cartas de condução da União Europeia, 28 cartões de identidade espanhóis e dezenas de bilhetes de identidade portugueses, belgas e argentinos.
Apreendidos 1632 quilos de droga
Nos últimos seis meses, a DCITE apreendeu a esta organização criminosa, em território nacional, 1.632 quilos de cocaína, em veleiros de luxo. A investigação começou em princípios de 2003. O primeiro êxito foi conseguido em finais de Dezembro daquele ano. O veleiro STEF era interceptado na Ilha das Flores, nos Açores, estavam 812 quilos de cocaína. Algumas semanas depois, em finais de Janeiro último, atracava na Marina de Cascais o veleiro ORENSANO. Transportava mais 820 quilos de coca. Nesta ofensiva, a PJ não efectuou qualquer detenção, mas, sabe-se, agora, os tripulantes foram presos em Espanha.