Os americas é que querem degradar mais um pouco economicamente a europa, porque da mesma maneira que usam Reaper na Somália, também varriam os Houtis, ou pelo menos a capacidade destes em lançarem drones.
Mas por curiosidade, porque é que os Sauditas não fizeram já isso ?
É que a Somália, é uma realidade que não tem nada a ver com o Yemen, nomeadamente as áreas controladas pelos Houtis, que capturaram grande número de sistemas anti-aéreos quando começou este conflito e que receberam consideráveis quantidades de meios de defesa anti-aérea iranianos.
Os Houtis já reclamaram o abate de vários caças F-16, vários helicópteros e dezenas de drones desde o inicio do conflito, porque razão é que drones americanos teriam capacidade para fazer o que os drones sauditas não tiveram capacidade para fazer ?
se se quisessem mesmo empenhar numa resolução rápida, primeiro a coisa não tinha chegado a este ponto, senão o AFRICOM seria uma inutilidade.
Está neste ponto porque alguém com capacidade para resolver o permitiu (ou então estavam distraidos com algo mais).
Não duvidando das capacidades sauditas, que também bebem bastante equipamento americano/israelita etc... a componente de empastelamento e a capacidade de o utilizar na zona poderá ser uma mais valia.
faltam-me dados, porque não é uma área de análise que tenho prestado grande atenção..
porém a capacidade militar americana extra-fronteiras e neste caso no continente africano não é de descurar.
Não seriam só drones, seria a interoperabilidade meios que poderia permitir dirimir essa ameaça.
Mas vamos ver, podem mesmo querer degradar as rotas comerciais nessa zona...