Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 1736 Respostas
  • 158309 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2014
  • Recebeu: 2089 vez(es)
  • Enviou: 2919 vez(es)
  • +5591/-3137
Re: CAS
« Responder #720 em: Janeiro 13, 2024, 10:30:35 pm »


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9286
  • Recebeu: 3664 vez(es)
  • Enviou: 1084 vez(es)
  • +4088/-6723
Re: CAS
« Responder #721 em: Janeiro 14, 2024, 02:34:12 pm »
Sé é só CAS quero logo o melhor.  :mrgreen:



Saudações  :-P
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11291
  • Recebeu: 2468 vez(es)
  • Enviou: 3495 vez(es)
  • +814/-1044
Re: CAS
« Responder #722 em: Janeiro 14, 2024, 03:08:52 pm »
Só é possível a FA e o EP não receberem o que está previsto na LPM se os respectivos CEM estiverem ambos a tirar catotas do nariz com uma mão e a coçar os tomates com a outra.
Mas isso é impossível...
Ou...
Ai meu deus!

O que é que está atrasado na FAP?
O F-35?  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6206
  • Recebeu: 6583 vez(es)
  • Enviou: 4418 vez(es)
  • +10124/-2770
Re: CAS
« Responder #723 em: Janeiro 21, 2024, 08:46:46 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, Subsea7

*

saabGripen

  • Especialista
  • ****
  • 989
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 59 vez(es)
  • +622/-817
Re: CAS
« Responder #724 em: Janeiro 21, 2024, 09:30:39 pm »

Ao constatar a dificuldade que a FAP tem para treinar e reter pilotos, venho por este meio retirar a minha proposta que advoga a compra de 300 Super Tukanos A-29 em vez de 28 F-35.

Passo a defender os 28 F-35.

Nas condições actuais, quanto menos, melhor.

Mais acrescento:

Devemos adquirir:
- 4 AH1-Viper - dois para treino e dois para usar.
- 1 MRTT - para estar em manutenção
- 4 Helis de Evacuação (para transporte de latrinas portáteis)

Artilharia AA:
1 Radar Móvel + 1 Lançador de Mísseis --- mas ambos do melhor que há.
Este equipamento deve ir directamente para o museu do EP e ser colocado ao lado de um exemplar do Chaparral.
O Chaparral já não serve para nada, assim como as duas peças de equipamento novas.

Há aqui alguns que não gostam de panascas, paneleiros, rabanetes e sapateiras.
Eu convivo bem com a presença destas pessoas, legumes e animais em Portugal.

Já não convivo bem com a ideia de viver e ser cidadão de um país rabeta. O próprio país.
Um país que engana os seus aliados e o seu povo, fingindo que tem FFAA "adequadas".

PqOsP a todos.

Obrigado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, Subsea7

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2544
  • Recebeu: 672 vez(es)
  • Enviou: 496 vez(es)
  • +869/-833
Re: CAS
« Responder #725 em: Fevereiro 09, 2024, 09:14:21 am »
O T-129 entrou oficialmente ao serviço na Nigéria. As Filipinas também já receberam ou estão prestes a receber os seus primeiros dois helicópteros.

Nigerian Air Force inducts T-129 attack helicopters into service
(7 de Fevereiro de 2024)
Citação de: Guy Martin / DefenceWeb
The Nigerian Air Force (NAF) has taken its first T-129 ATAK helicopters into service in what it says is a major boost to the fight against terrorism, crude oil theft and kidnapping.

Vice President Kashim Shettima on 6 February attended the induction ceremony of two T-129s (NAF 500 and NAF 501) as well as a Beechcraft King Air 360ER aircraft (NAF 205) at NAF Base Makurdi, expressing confidence that the deployment of the new platforms would significantly assist the NAF address security challenges, both domestically and within the West African region.

(...)

According to Turkish Aerospace Industries, the T-129 has been designed for hot and high operations. It is equipped with a 20 mm cannon and can be armed with rockets, UMTAS anti-tank missiles, CIRIT laser-guided missiles, and Stinger air-to-air missiles. The helicopter is 14.5 metres long and has a maximum takeoff weight of just over 5 tons. Two CTS800-4A engines each developing 1 373 hp give a maximum cruise speed of 280 km/h, range of 537 km and service ceiling of 4 570 metres. An Aselsan Aselflir-300T gimbal includes an infrared camera, TV camera, laser rangefinder and target designator.

The NAF is operating an increasingly diverse range of combat helicopters. In addition to its seven Mil Mi-24V/P ‘Hind-E/F’ and 17 Mi-35M/P ‘Hind-E/F’ gunships, it is getting 12 Bell AH-1Z Viper attack helicopters for nearly $1 billion.

(...)

The Nigerian Air Force plans to induct 46 new aircraft of various types over the next 18 months. It is believed that these include two AW109 Trekker helicopters from Leonardo Helicopters, two King Air 360 twin turboprops, four DA 62 surveillance aircraft, six T-129 helicopters, three Wing Loong II unmanned aerial vehicles, two Airbus C295 transport aircraft, 12 AH-1Z attack helicopters, and 24 Leonardo M-346 trainer/attack aircraft. The Nigerian Army, meanwhile, is acquiring 12 MD 530F Cayuse Warrior helicopters from MD Helicopters.

[continua]
Fonte: https://www.defenceweb.co.za/aerospace/aerospace-aerospace/nigerian-air-force-inducts-t-129-attack-helicopters-into-service/

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6206
  • Recebeu: 6583 vez(es)
  • Enviou: 4418 vez(es)
  • +10124/-2770
Re: CAS
« Responder #726 em: Fevereiro 23, 2024, 05:31:35 pm »
Fazendo fé no que se vai ouvindo aqui e ali, parece que a abertura do concurso público estará para breve...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2014
  • Recebeu: 2089 vez(es)
  • Enviou: 2919 vez(es)
  • +5591/-3137
Re: CAS
« Responder #727 em: Fevereiro 23, 2024, 10:56:57 pm »
Fazendo fé no que se vai ouvindo aqui e ali, parece que a abertura do concurso público estará para breve...

Com surpresas na asa rorativa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9286
  • Recebeu: 3664 vez(es)
  • Enviou: 1084 vez(es)
  • +4088/-6723
Re: CAS
« Responder #728 em: Fevereiro 23, 2024, 11:39:23 pm »
Vem o Raider...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. A FAP gosta muito da Leonardo. A excepção foram os Uh60 do PRR...  ;)

https://helicopters.leonardo.com/en/home
« Última modificação: Fevereiro 23, 2024, 11:51:48 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

saabGripen

  • Especialista
  • ****
  • 989
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 59 vez(es)
  • +622/-817
Re: CAS
« Responder #729 em: Fevereiro 23, 2024, 11:48:12 pm »
Fazendo fé no que se vai ouvindo aqui e ali, parece que a abertura do concurso público estará para breve...

Com surpresas na asa rorativa.


Pelo que entendo destas coisas, antes (normalmente muito antes) de um concurso público passar ao estado de "para breve", é emitido um despacho a autorizar a verba e a delegar em alguém os procedimentos conducentes á abertura de concurso.
É esta ministra da defesa que o vai fazer antes das eleições?

E em tempos recentes, vai sempre dar á NSPA.
Primeiro uns meses de FBO e depois uns meses de RFP e depois anulado, e depois...

Se não for assim, então não sei e aguardo com expectativa.

Se for como eu digo, "para breve" é daqui a um ano.
Depois, o concurso demora um ano.
Temos o primeiro dos 3 SUPER COBRA daqui a 5 anos.
E o primeiro dos 4 NH-90 daqui a 6.

E, por favor;
Não façam como a marinha - um concurso para dois tipos de helicóptero diferentes.
Pior que a Marinha, só se fizessem um concurso para dois modelos diferentes, um para a FAP e outro para o EP.
Não façam isso.

Os Super Tukanos...  esses vêm mais rápido.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1575
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +270/-5326
Re: CAS
« Responder #730 em: Fevereiro 24, 2024, 12:26:26 am »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia. 
 

*

saabGripen

  • Especialista
  • ****
  • 989
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 59 vez(es)
  • +622/-817
Re: CAS
« Responder #731 em: Fevereiro 24, 2024, 12:31:46 am »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.

legionario,

Tu pareces... eu.

Ás vezes não tens a impressão que não és bem-vindo aqui?

E que há colegas aqui que passam o tempo a fazer isto:    :bang:    quando explicas as tuas ideis?

E depois aparecem mais dois para ajudar aquele e ...     :bang:    :bang:
« Última modificação: Fevereiro 24, 2024, 12:34:30 am por saabGripen »
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1575
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +270/-5326
Re: CAS
« Responder #732 em: Fevereiro 24, 2024, 12:45:15 am »
Os Super tucano são uma excelente escolha.
Talvez um dia Portugal consiga conceber e fabricar drones especificos para esse tipo de missão mas enquanto esse dia não chega, temos todo o interesse em desligar do material anglo-saxão e em cimentar laços com a Lusofonia, participando em projectos comuns.

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.

legionario,

Tu pareces... eu.

Ás vezes não tens a impressão que não és bem-vindo aqui?

E que há colegas aqui que passam o tempo a fazer isto:    :bang:    quando explicas as tuas ideis?

E depois aparecem mais dois para ajudar aquele e ...     :bang:    :bang:

 :rir: :rir: :rir:

Desde o primeiro dia que sinto coisas neste Forum , uma delas é divertimento .
Quanto ao resto, é preciso mesmo muito para me destabilizar...infelizmente já o conseguiram algumas vezes, mas é raro  :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: saabGripen

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6206
  • Recebeu: 6583 vez(es)
  • Enviou: 4418 vez(es)
  • +10124/-2770
Re: CAS
« Responder #733 em: Fevereiro 24, 2024, 10:02:16 am »
E que há colegas aqui que passam o tempo a fazer isto:    :bang:    quando explicas as tuas ideis?

Penso eu que talvez as pessoas não usassem tanto o :bang: se o referido forista não escrevesse inverdades como esta:

O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.

Até posso conceder no facto de poder haver um ou outro forista que assim pensem, afinal ninguém sabe o que se passa dentro da cabeça de cada um como é óbvio. Agora a rejeição do Super Tucano pela grande maioria de nós deve-se sobretudo ao facto de se pretender ter uma aeronave de apoio aéreo próximo para um suposto regresso a cenários africanos (aqui sim complexos colonialistas), quando o que é realmente necessário encontrar é um substituto para o Alpha Jet A na função de treino avançado. Portanto vamos lá a falar nas coisas como elas são, e não ajudar aqueles que só querem semear a confusão para levarem avante a sua agenda.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2024, 10:07:03 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, CruzSilva, Pescador, Subsea7, Mentat

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6206
  • Recebeu: 6583 vez(es)
  • Enviou: 4418 vez(es)
  • +10124/-2770
Re: CAS
« Responder #734 em: Fevereiro 24, 2024, 10:08:38 am »
Com surpresas na asa rorativa.

É desta que o Apache entra no concurso? :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)