UI!
Ucrânia faz pedido oficial de adesão à NATO
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ucrania-faz-pedido-oficial-de-adesao-a-nato
Bom, se o Putin pode fazer a anexação de 4 regiões ucraniana, pois diz ele, foi vontade do povo, ora, a Ucrânia deve entrar já hoje na Nato, pois é a vontade do POVO.
Os ucranianos há muito, que não devem qualquer tipo de explicação ao Putin para decidir o seu futuro, muito menos agora, NATO é para ontem.
Não me parece que vão ter sorte!
A Nato não se vai envolver em combates mesmo que caia uma bomba nuclear tática.
As democracias ocidentais já estão no limite do seu apoio, ninguém quer sacos pretos a chegar aos aeroportos em C130.
Já eu tenho uma visão algo diferente. A OTAN desde 2014 que se começou a envolver após a invasão da Ucrânia pela Rússia com os famosos homens de verde (Spetsnaz e VDV), e foi graças a isso que as Forças Armadas Ucranianas foram totalmente restruturadas e modernizadas. Desde aí e com a mais recente invasão Russa, a tal dos 3 dias, a OTAN tem se envolvido de uma forma cada vez mais gradual no conflito e temos neste momento meios da OTAN a vigiar e a passar informação em tempo real aos Ucranianos, temos militares Ucranianos a serem treinados em vários países da OTAN e até a receber tratamento médico.
Em caso de a Rússia usar ADM na Ucrânia eu vejo uma forte possibilidade da OTAN reagir usando no mínimo dos mínimos bombardeamentos aéreos, já que seria a forma mais fácil e rápida de responder à situação. A Força Aérea Russa está neste momento em muito más condições depois do uso bastante intenso dos seus meios, a destruição desses mesmos meios e a perda de incontáveis pilotos.
O pior era se a OTAN usa-se as unidades que estão destacadas para proteger a fronteira da OTAN para avançar no terreno. Estas tropas estão bem treinadas, bem equipadas e armadas e seriam a escolha mais óbvia.