Vejam a Revista da Armada e ficam com uma boa ideia de para onde a BIMBY vai derrapar.
Aqui derrapa-se muito no paleio.
Obra feita.
https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_592.pdf
Onde tem havido derrapagem de conversa tem sido, nomeadamente na Marinha, não aqui.
A Marinha das Fragatas tecnologicamente evoluídas, dos NPO com complexidade de fragatas. E dos drones sem valor militar, que deviam estar na Proteção civil junto com muita gente avessa a coisa militar.
Estas afirmações foram graves, porque vieram de quem no cimo afirma que está tudo bem. Que cumprem. Até ditas sabendo que a maioria estava inop. E agora vêm "advogados" defender o quê?
A Bimby vai em quase 140 milhões, segundo números já ditos, dos quais uns 100 são da EU. Esse parece ser o ponto de partida. Vamos ver o resto, ou derrapa ou cortam equipamentos. Como fizeram com MLU das BD, não fosse outros oferecem monitores não os tinham, tal como se cortaram a adquirir outras coisas essenciais no contexto actual.
Até o MLU das VdG será melhor mesmo que curto, porque a verba de 3 passa para 2. Supostamente
Posto isso e saindo da BImby que é o ex libris da Marinha civil. Falta na mesma ter capacidade combatente, mesmo que de média intensidade nas Fragatas. Por isso lérias é na copula dos altos pensadores e vendedores de fantasias da Marinha.
Sobre fazer bem. Sim poderia haver onde dizer alguma coisa aqui e ali, mas desvanece em tudo o resto.
Ora, o programa das lanchas e patrulhas não andou. Nem o das Lanchas de socorro a náufragos, ficou por uma das 3 planeadas. Até são de propósito civil. Não há verba de fora?
MLUs: BD fraco, aquém de que devia para navios para durarem mais uns 20 anos.
VdG nem se sabe, porque são intenções e nem vale a pena falar de intenções. Nem quando estarão prontas. É coisa para muitas paginas de suposições e venda de intenções.
Positivo....temos de ver. Para já fizeram mais uma coisa gira na Marinha para Comando de drones. Mas os drones é o que sabemos e, nem planeamento ou intenções sobre modelos militares.
Sem desprimor pela investigação e desenvolvimento nacional, deviam acautelar a aquisição de drones já com provas dadas e partir daí. Nem que copiem ideias ou adaptem.
Apenas existe uma ideia vaga para a FAP sobre um drone realmente relevante. Vamos ver se vai avante. Era bom. por isso temos aqui um ponto positivo
Alterações aos NPO. Tem algo de positivo. Vamos ver. Foi assinado a construção? Boa. Também já vai numa longa novela de intenções e não quer dizer muito, como sabemos.
Quanto a ideia fantástica de navios baseados na Bimby para substituir fragatas. Se calhar nem vale a pena comentar, dado que a acontecer será daqui a duas décadas e até lá, é uma vergonha de navios combatentes de superfície.
E isso é que está em cima da mesa, não o fantástico daqui não se sabe e, se será mesmo assim.Ou estamos aqui a falar de coisas reais e avalia-se o que não se faz, ou se cria ilusões sobre possíveis coisas de um futuro não se sabe quando e se serão feitas. Mas neste momento e para breve, o que se vê não é bonito.Mas qual a obra feita?
?? documentos? Navios civis no contexto actual e ignorar a fragilidade dos meios combatentes? Bela obra.
Vamos lá a ver. Um miúdo de 14 anos faz uma desenho de nuvens com um lápis e que apresenta na Escola como um desenho da natureza é o quê?
Um fenômeno disruptivo e foi premiado com o elogio que está bonito, para não o melindrarem, coitadinho. (foi real)
Sendo assim, se é por isso...Está muito bom o trabalhão da Marinha na sua renovação naval.
E digo isto já a contar como garantido mais 2 submarinos, porque o almirante o disse
Um exemplo de obra podia ser, entre outras, adquirir 2 Crossover e com isso ter apoio logístico qb e presença de Soberania, nomeadamente a tal ASW e, até mais defesa aérea que varias fragatas juntas das actuais . Tripulação, em vez de ser dispersa por vários navios, estava em dois e fazia dupla missão, ou tripla contando o apoio civil
Agora é comparar isto, mesmo concordando mais ou menos no navio em si, com ...o resto.
Dinheiro? Não se fazia o MLU das VdG, vendiam-nas, mais dinheiro de outros programas logísticos(ou ideias de). Mais uns milhões que em vez de dar a outros fora se usava em casa.
Afinal o bronco do Trump anda a avisar que a Europa tem de investir. E cá, ui ...