Tenho de concordar com o Foxtroop, e também concordo com o que o Cabeça de Martelo disse.
Vi à pouco o programa Janela Global que dá na RTP3, e o general Arnaut disse exactamente isso, apesar dos países europeus terem, em número, cerca de 2 milhões de militares, na verdade tem poucas forças combatentes, e sem uma espécie de SMO, não tem reservas estratégias de pessoal com um mínimo de treino de onde se possa ir buscar gente para substituir perdas, para criar forças territoriais, etc. Que os países europeus estão todos indignados com o Trump mas na verdade são os europeus que estão a minar a defesa europeia ao termos umas FA tão incapazes e anda toda a gente a enfiar a cabeça na areia.
Um outro comentador, acho que é professor na Academia também referiu que entre um serviço voluntário/profissional como temos agora e o SMO que existem muitas opções, gostava de saber quais pois até podem ser hipóteses interessantes.
A minha opinião é que, sim numa situação actual de crise faz falta uma capacidade de rapidamente aumentar os números de pessoal com treino militar, mas como o CdM disse, os jovens de hoje, e mesmo os poderes políticos, consideram isso impopular, é dificil agora vir falar em patriotismo ou defesa de Portugal (a Rússia fica do outro lado da Europa... e temos muitos países entre nós e eles).
Podia existir o tal serviço cívico obrigatório, do qual o militar seria mais uma das hipóteses...
Talvez falando sim numa defesa da Europa, dos valores e do que seriamos sem uma europa como a que hoje temos, talvez essa ideia mais "europeista" fosse mais fácil de passar? E de perceber que a Europa se defende na Finlândia, nos Bálticos, na Roménia..., não é em Chaves, ou Guarda ou Elvas.
Também tenho a ideia que ao contrário do actual, deviamos voltar às nossas origens de potência maritima, a Marinha é que devia ser a nossa maior força, não o exército, isso ainda é um resquício do Ultramar.
O exército sim ficaria com a defesa das ilhas, da Península Ibérica com Espanha e talvez enviar alguma força média para apoio às potenciais terrestres, mas o grosso das forças terrestres teria que vir da Alemanha, Polónia, França, talvez Espanha, esses países é que são mais terrestres.