UAVs na FAP

  • 354 Respostas
  • 64773 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1782
  • Recebeu: 1643 vez(es)
  • Enviou: 2501 vez(es)
  • +5498/-2912
Re: UAVs na FAP
« Responder #255 em: Janeiro 31, 2023, 01:22:49 pm »
Para basear na OTA !
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8470
  • Recebeu: 3854 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: UAVs na FAP
« Responder #256 em: Janeiro 31, 2023, 01:45:22 pm »
Alguma ideia se seria a versão normal do TB2 ou a versão TB2S?

Citar
the TB2S has a protrusion on its body and an antenna on its nose for satellite communication (SATCOM).[163][164] In the basic model of TB2, communication between the aircraft and the control station was via ground-based antenna. Communication via the TÜRKSAT satellite provides a much bigger control range than the 150–300 km range of the basic model. The satellite communication will also make the TB2S more resistant to the jamming of communication by the enemy.

Se o quiserem utilizar inclusive para missões de patrulha marítima e outras que exijam um maior raio de acção, então convinha ser o TB2S. Mesmo que se pague mais, compensa para não estar limitado aos 300 km.
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 964
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: UAVs na FAP
« Responder #257 em: Janeiro 31, 2023, 01:56:50 pm »
Alguma ideia se seria a versão normal do TB2 ou a versão TB2S?

Citar
the TB2S has a protrusion on its body and an antenna on its nose for satellite communication (SATCOM).[163][164] In the basic model of TB2, communication between the aircraft and the control station was via ground-based antenna. Communication via the TÜRKSAT satellite provides a much bigger control range than the 150–300 km range of the basic model. The satellite communication will also make the TB2S more resistant to the jamming of communication by the enemy.

Se o quiserem utilizar inclusive para missões de patrulha marítima e outras que exijam um maior raio de acção, então convinha ser o TB2S. Mesmo que se pague mais, compensa para não estar limitado aos 300 km.

Isto fez-me lembrar. Alguém sabe se as FAs têm algum satélite de comunicações próprio???
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4009
  • Recebeu: 2604 vez(es)
  • Enviou: 2146 vez(es)
  • +5703/-2799
Re: UAVs na FAP
« Responder #258 em: Janeiro 31, 2023, 04:37:30 pm »
Existe a possibilidade de aquisição de Bayraktar TB2, no âmbito da revisão da LPM...
Cps

Pronto, esse sempre é armado e com boas capacidades, mesmo em operações não armadas para rentabilizar a aquisição e calar vozes.
Eu estava ainda dentro das aquisições de vigilância na linha de interesse como os actuais. Mas uma coisa não invalida outra, até pelos preços que devem ser bem diferentes, logo pelos usos diferentes.
Uma capacidade de operar um AR5 ou o futuro maior ARX em mais de 20 horas de voo no primeiro e desconhece-se a do segundo, provavelmente mais e, com alcance ilimitado sendo via satélite. Fazia o território todo com capacidade de abastecer em 3 pontos, Continente Açores e Madeira

O ARX não deve andar nas dimensões muito diferentes desse Turco. A questão é a Tekever não querem entrar nos drones armados

O TB2 consegue carregar um payload de 150Kgs, para um PMD de 700 Kgs.
As caracteristicas dos TB2 em termos de peso/payload são cerca de três vezes maiores que as do AR5 da Tekever.
A Tekever irá entrar no area dos Drones armados, vai demorar, mas vai entrar.

Abraços

O TB2 tem 150 kg já dá para um par de misseis hellfire e sobra. Ou  lança foguetes de 70mm.
O AR5 tem só 50 kg, mas o ARX terá mais, pois fala-se de ser um drone de 1000 kg,

Esperemos que a Tekever como líder incontestado em Portugal, abra o espirito para poder fornecer as FA com algo mais que vigilância, pois é inevitável mais tarde ou mais cedo adquirirem meios armados
 
« Última modificação: Janeiro 31, 2023, 04:44:54 pm por Pescador »
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1520
  • Recebeu: 469 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +311/-191
Re: UAVs na FAP
« Responder #259 em: Janeiro 31, 2023, 05:26:35 pm »
Não tem integração para Hellfire que eu saiba, nem vejo os americanos a deixarem isso acontecer, ou nós a sermos inteligentes para o fazer....
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8470
  • Recebeu: 3854 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: UAVs na FAP
« Responder #260 em: Janeiro 31, 2023, 05:42:31 pm »
O TB2 anda com o UMTAS e não o Hellfire. O UMTAS já seria bem bom, e certamente será mais barato que o Hellfire.

Finalmente teríamos uma arma anti-tanque moderna lançada pelo ar, já que de momento, só temos os Maverick e Paveway para esse fim.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: UAVs na FAP
« Responder #261 em: Janeiro 31, 2023, 07:04:11 pm »
Alguma ideia se seria a versão normal do TB2 ou a versão TB2S?

Citar
the TB2S has a protrusion on its body and an antenna on its nose for satellite communication (SATCOM).[163][164] In the basic model of TB2, communication between the aircraft and the control station was via ground-based antenna. Communication via the TÜRKSAT satellite provides a much bigger control range than the 150–300 km range of the basic model. The satellite communication will also make the TB2S more resistant to the jamming of communication by the enemy.

Se o quiserem utilizar inclusive para missões de patrulha marítima e outras que exijam um maior raio de acção, então convinha ser o TB2S. Mesmo que se pague mais, compensa para não estar limitado aos 300 km.

Isto fez-me lembrar. Alguém sabe se as FAs têm algum satélite de comunicações próprio???

Satelite próprio não, mas usa serviços de comunições por satelite de empresas privadas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Visitante123

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: UAVs na FAP
« Responder #262 em: Janeiro 31, 2023, 07:22:00 pm »
O custo unitário dos Bayraktar TB2 é de 5M€, se a FAP/Marinha apostar numa aquisição de seis unidades teremos um custo total perto dos 35M€.

https://en.wikipedia.org/wiki/Baykar_Bayraktar_TB2

Abraços

Ui, mais caro que os ST que a FAB quer vender....

 c56x1
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4009
  • Recebeu: 2604 vez(es)
  • Enviou: 2146 vez(es)
  • +5703/-2799
Re: UAVs na FAP
« Responder #263 em: Janeiro 31, 2023, 10:28:24 pm »
Problemas    c56x1

Que considerem custos d manutenção e hora de voo como é costume.
Facilidade de transporte para algum lado, etc


Tinha lido em algum lado que eram 12 ST por uns 120 milhões.
« Última modificação: Janeiro 31, 2023, 10:31:30 pm por Pescador »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8470
  • Recebeu: 3854 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: UAVs na FAP
« Responder #264 em: Fevereiro 01, 2023, 01:15:20 am »
Se a FAB/Embraer estivesse a vender os tais ST em segunda-mão por um preço unitário inferior a 5 milhões, já não tinham nenhum disponível.  ::)

Mas lá está, quase dados e ninguém os quis? Nada estranho de facto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4009
  • Recebeu: 2604 vez(es)
  • Enviou: 2146 vez(es)
  • +5703/-2799
Re: UAVs na FAP
« Responder #265 em: Fevereiro 01, 2023, 09:09:02 am »
Se a FAB/Embraer estivesse a vender os tais ST em segunda-mão por um preço unitário inferior a 5 milhões, já não tinham nenhum disponível.  ::)

Mas lá está, quase dados e ninguém os quis? Nada estranho de facto.

Pode ser mais sucata para estarem a funcionar 2 ou 3.
Como foi de inicio com os UAV que compraram e, como muita coisa que faz parte já da cultura de ter uns para peças. A OGMA depois conserta e valores disso depois logo se vê.

Ter aviões para treino com essa imagem não estou a ver. Porque suponho é para treino que mais fazem falta? Quantos?
« Última modificação: Fevereiro 01, 2023, 09:13:41 am por Pescador »
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: UAVs na FAP
« Responder #266 em: Fevereiro 01, 2023, 09:52:29 am »
É uma boa noticia, é um inicio do que poderão ser as operações UCAV em Portugal.

Pelo que percebi da Conferência de Imprensa, haverá colaboração das Industrias  de Defesa turcas com as nossas, o que pode significar nada, como habitualmente, ou se bem aproveitado, uma boa oportunidade, uma vez que, os turcos estão ano de luz à nossa frente em todas as áreas.

Citar
Turkish Foreign Minister Mevlüt Çavuşoğlu said this during a press conference Monday with his Portuguese counterpart João Gomes Cravinho.

“Today we agreed to encourage our companies to invest together. We discussed cooperation in the defense industry. I also learned that negotiations between Baykar and Portugal have started,” Çavuşoğlu said.

https://en.wikipedia.org/wiki/Defense_industry_of_Turkey
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador, PTWolf

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4009
  • Recebeu: 2604 vez(es)
  • Enviou: 2146 vez(es)
  • +5703/-2799
Re: UAVs na FAP
« Responder #267 em: Fevereiro 01, 2023, 10:01:45 am »
É uma boa noticia, é um inicio do que poderão ser as operações UCAV em Portugal.

Pelo que percebi da Conferência de Imprensa, haverá colaboração das Industrias  de Defesa turcas com as nossas, o que pode significar nada, como habitualmente, ou se bem aproveitado, uma boa oportunidade, uma vez que, os turcos estão ano de luz à nossa frente em todas as áreas.

Citar
Turkish Foreign Minister Mevlüt Çavuşoğlu said this during a press conference Monday with his Portuguese counterpart João Gomes Cravinho.

“Today we agreed to encourage our companies to invest together. We discussed cooperation in the defense industry. I also learned that negotiations between Baykar and Portugal have started,” Çavuşoğlu said.

https://en.wikipedia.org/wiki/Defense_industry_of_Turkey

Até na Marinha. Têm um projecto "Mingen" que até o Canada mostrou interesse. Embora pareça que eles armem muito os navios e isso pode dar comichão. Até conseguem num navio com só mais 600 toneladas que os NPO ter um Hangar para um MH60. As class Ada, com um design diga-se espetacular. Nada de zonas de espreguiçadeiras e cargas.
Mesmo sem misseis superfície e outras cenas caras que não servem cá. Parece dar um belo Patrulha Oceânico XL. Mas a 30 nós, porque tem uma turbina além dos dois diesel, o que "também se tirava porque está a mais". Depois há outras questões como autonomia e aguentar mar, etc.  mais tem um belo aspecto.

E como nós também somos meio turcos, na ambiguidade de posições e sistema politico de bandos, até podia ser que a malta se desse. Pelo menos aprender a ser mais patriotas
« Última modificação: Fevereiro 01, 2023, 10:17:34 am por Pescador »
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: UAVs na FAP
« Responder #268 em: Fevereiro 01, 2023, 10:37:22 am »
É uma boa noticia, é um inicio do que poderão ser as operações UCAV em Portugal.

Pelo que percebi da Conferência de Imprensa, haverá colaboração das Industrias  de Defesa turcas com as nossas, o que pode significar nada, como habitualmente, ou se bem aproveitado, uma boa oportunidade, uma vez que, os turcos estão ano de luz à nossa frente em todas as áreas.

Citar
Turkish Foreign Minister Mevlüt Çavuşoğlu said this during a press conference Monday with his Portuguese counterpart João Gomes Cravinho.

“Today we agreed to encourage our companies to invest together. We discussed cooperation in the defense industry. I also learned that negotiations between Baykar and Portugal have started,” Çavuşoğlu said.

https://en.wikipedia.org/wiki/Defense_industry_of_Turkey

Até na Marinha. Têm um projecto "Mingen" que até o Canada mostrou interesse. Embora pareça que eles armem muito os navios e isso pode dar comichão. Até conseguem num navio com só mais 600 toneladas que os NPO ter um Hangar para um MH60. As class Ada, com um design diga-se espetacular. Nada de zonas de espreguiçadeiras e cargas.
Mesmo sem misseis superfície e outras cenas caras que não servem cá. Parece dar um belo Patrulha Oceânico XL. Mas a 30 nós, porque tem uma turbina além dos dois diesel, o que "também se tirava porque está a mais". Depois há outras questões como autonomia e aguentar mar, etc.  mais tem um belo aspecto.

E como nós também somos meio turcos, na ambiguidade de posições e sistema politico de bandos, até podia ser que a malta se desse. Pelo menos aprender a ser mais patriotas

Vejo em Erdoğan alguns "tiques" muito do agrado de parte do nosso espectro político, portanto nunca se sabe.

Vejamos:
- Bullie anti ocidental -  :arrow: check!
- Alterar as leis fundamentais para se perpetuar no poder -  :arrow: Check!
- Radical religioso de uma religião "fofinha" -  :arrow: check!
- Autoritário contra minorias que não a dele -  :arrow: check!
- Imperialista sonhando com ocupação de território alheio -  :arrow: - check!

Penso que preenche as caixinhas de alguns que por cá andam  :mrgreen:
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: UAVs na FAP
« Responder #269 em: Fevereiro 01, 2023, 12:46:39 pm »
Se a FAB/Embraer estivesse a vender os tais ST em segunda-mão por um preço unitário inferior a 5 milhões, já não tinham nenhum disponível.  ::)

Mas lá está, quase dados e ninguém os quis? Nada estranho de facto.

Sempre que tentaram vender, foram impedidos pelos EUA. Eles só permitem células produzidas pela Sierra Nevada nos EUA.
Citar
As 12 células desejadas pelo Uruguai são as mesmas ofertadas anteriormente a Portugal e Ucrânia, e fontes ligadas as conversações no Brasil informam que cada unidade estaria avaliada em US$ 3,5 milhões de dólares, em condições de voo e zeradas de motor e estrutura.

O negócio, que poderia alcançar até 40 milhões de dólares, inclui peças, ferramental e material de 1º escalão, tudo dentro de um pacote em negociação Governo a Governo.

Lembrar que são células da reserva e não em segunda mão.

Mas voltando aos UAV, se esta ligação aos Turcos permitir adicionar armamento a UAV nacional é bom negocio. Se for para comprar TB2 não faz sentido.