está-se a esquecer de um grande outsider....
A Índia, que a meu ver nem é outsider (mas considerando o Brasil Outsider, logo Índia também é). A história dos porta-aviões na marinha indiana já tem alguns anos, e é para continuar!! Tanto que até vão receber 1 porta-aviões dos russos, com caças de ponta Mig-33. Grande marinha indiana!!
Caro Marauder, antes de mais quero precisar que a 'escolha' dos outsiders foi da revista
Défense & Sécurité Internationale, e que por erro nao assinalei devidamente.
Mas claro que tem razão Marauder...a Marinha Indiana " é efectivamente a única na Asia a manter ha décadas porta-aeronaves de controle maritimo com avioes de combate, a única na regiao a dispor de forte competencia operacional no emprego de grupos aeronavais, a unica a preparar oficialmente a entrada ao serviço de porta-avioes STOBAR."
Depois da retirada do
Vikrant ha nove anos, a marinha indiana limita-se a alinhar um unico porta-aeronaves, o
Viraat ( era o antigo
Hermes britanico).
Como bem notou, Marauder, a India encomendou a Moscovo um grupo aeronaval 'chave na mao', devendo receber em 2008 um porta-aviões STOBAR, (com ponte de descolagem e ganchos mas sem catapulta, permitindo a utilisaçao de aviões de combate classicos) e respectivo grupo aéreo.O porta-aviões
Vikramaditya ( era o antigo
Admiral Gorshkov) modernizado no estaleiro naval russo de Severodvinsk levara
MIG 29K, a variante naval do
Fulcrum.A encomenda passada aos russos inclui 12 Mig29K monolugar e quatro
Mig29KUB (com opçao para mais trinta aparelhos), bem como alguns helis
Ka-31 de detecçao avançada de radar.A entrega dos
Mig29 devera começar dentro de poucos meses.
Neste momento os primeiros pilotos indianos destinados aos
Mig29K estão a treinar-se em
Pensacola nos
Estados Unidos (treinando aterragem em
T-45 Goshhawk) de onde seguirão evidentemente para Russia para se formarem nos
Mig29K.Até 2008 pelo menos 32 pilotos indianos ficarão formados, data a partir da qual a India voltara a dispor de dois grupos aeronavais, um dos quais o
Viraat, precisara mesmo assim de modernizar os
Sea Harrier, devendo manter-se até 2015 que é a data planificada para a entrada em serviço de um STOBAR de 37500 tons. e 252 m comp. a ser construido nos estaleiros de
Cochim(devera chamar-se
Vikrant, tera 1560 homens de equipagem e Migs29K com veloc. de 28 nos).
Uma palavra também para a Marinha Tailandesa e o seu
Chakri Naruebet que foi encomendado aos estaleiros espanhois
Bazan (hoje
Navantia, salvo erro) e entregue em 1997 cuja missao principal seria a vigilancia da ZEE e de 80 plataformas petroliferas, a fornecimento de socorros aquando de catastrofes naturais e protecçao do ambiente(...
e pescas, pois a Tailandia tem a terceira frota de pesca mundial).Lembre-se que as fronteiras maritimas sao muito contestadas na zona da parte do Cambodja, Vietname e Malasia, sem esquecer o crescimento de estações de escuta chineses nas ilhas
Andaman birmanas.
O
Chakri Naruebet que é muito proximo do
Principe de Asturias e pode transportar um grupo aéreo de seis avioes de combate
AV8S Matador (a Marinha espanhola cedeu a Bangkok sete dos seus
Harrier de primeira geraçao mais dois biplaces) e seis helis
S70B-7 Seahawk ASM.Acontece que os pobres Matador estão todos inoperacionais...e de resto bem obsoletos.A capacidade ofensiva do
Chakri Naruebet é pois mais que reduzida.
Quanto ao Japão parecem desenhar-se algumas novidades, que poderão ficar para depois...
Cumprimentos