Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

  • 1863 Respostas
  • 379838 Visualizações
*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2474
  • Recebeu: 905 vez(es)
  • Enviou: 3120 vez(es)
  • +571/-75
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #330 em: Outubro 23, 2018, 11:00:19 am »
Euronaval 2018: Which Naval Guns and Missiles for FLOTLOG ?

Para quem sabe pouco como eu julgo um artigo interessante - devia estar talvez no tópico LPD, até porque como agora vamos ter uns OPV "Meko" já não faz sentido explorar hipóteses de OPV com mais capacidades...  :-\ 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10362
  • Recebeu: 5663 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #331 em: Outubro 23, 2018, 11:25:31 am »
Ora bem como somos um País muito rico vamos dispor de três fragatas com guarnições quatro vezes superiores aos VdC para a patrulha, muito bom !!
Quanto a mim as VdG daqui a uns cinco/seis anos serão vendidas



para serem adquiridas duas ou três fragatas em 2ª mão.







Quanto aos NPO's a MdG não precisa de ter 10 unidades se a classe se ficar por oito Navios, no máximo,



poderá utilizar as verbas remanescentes da construção de dois NPO's, 120 milhões, para adquirir outros equipamentos que muita falta lhe fazem.



















Abraços
« Última modificação: Outubro 23, 2018, 06:00:23 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2474
  • Recebeu: 905 vez(es)
  • Enviou: 3120 vez(es)
  • +571/-75
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #332 em: Novembro 09, 2018, 12:07:07 pm »
Da minha saga em tentar entender os radares passiveis de serem utilizados em OPV a sério...

O "SharpEye" da Kelvin Hughes é um radar primariamente de navegação, que tem características militares e de radar de vigilância (e que pode ter "extras", permitindo inclusive "target tracking against highly manoeuvrable surface and air targets")...?

O "Scanter 4603" é um radar de vigilância ar / superfície, muito melhor que um "SharpEye" nessa valência - o navio necessita de ter um radar de navegação?  Ter também um "SharpEye" sem extras é um "overkill" para um OPV? 
« Última modificação: Novembro 09, 2018, 02:51:17 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10362
  • Recebeu: 5663 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #333 em: Novembro 19, 2018, 04:32:27 pm »
E ando eu a falar em construirmos os NCO's, Navios de combate Oceânicos, que seriam uma versão de combate dos nossos NPO's, e eis que......na Marinha Australiana,  já em 2010.........

https://web.archive.org/web/20110320183418/http://www.navy.gov.au/w/images/Semaphore_2010_4.pdf

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10362
  • Recebeu: 5663 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #334 em: Dezembro 31, 2018, 07:50:34 pm »
os próximos seis NPO's vão ser assim.......:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Bom ano de 2019
« Última modificação: Dezembro 31, 2018, 08:27:52 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 925
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +467/-31
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #335 em: Janeiro 02, 2019, 09:37:09 pm »
Na minha opinião eu abdicava de 2 NPO’s, com o mesmo dinheiro ressuscitava o projeto das LFC’s e construía 5 LFC’s

Se não me engano foram gastos entre projeto, desenvolvimento, classificação, provas e testes em tanque, mais de 6 milhões de euros.

Estas já deviam ser do agrado dos críticos do navio de pesca de arrasto.
O desenho foi feito em colaboração entre os ENVC e a Damen, posteriormente a Damen foi “despedida” e os serviços passaram para o Alfeite.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
- Deslocamento: 700 toneladas;
- Dimensões: 59,9 x 9,9 x 2,7 metros;
- Velocidade máxima: 25 nós (46 km);
- Propulsão:
    4 motores a diesel de 9.400 kW;
    1 propulsor de proa;
    2 hélices de passo variável e reversível
- Energia:
    2 Geradores eléctricos de 400 kW;
    1 Gerador de emergência de 200 KW
- Autonomia: 3.360 milhas em 10 dias a 14 nós;
- Guarnição:
    Oficiais: 5
    Sargentos: 6
    Praças: 16
    Total: 27
- Alojamento adicional:
    Oficiais: 2
    Sargentos: 2
    Praças: 3
    Total: 7
- Água doce: 10 toneladas, capacidade de produção de 6m³/dia;
- Estabilizadores activos não retrácteis

EQUIPAMENTO:
- Sistema integrado de gestão de plataforma (SIGP);
- Sistema integrado de navegação (SIN);
- Sistema Integrado de Controlo de Comunicações (SICC);
- Serviços básicos de rede (correio electrónico, Web, directoria e escritório electrónico);
- Serviços de segurança da informação;
- Sistema de carta electrónica ECDIS;
- Sistema integrado de comunicações (EID):MF/HF/VHF/UHF, ETO, INMARSAT B;
- Sistema de Fiscalização e Controlo das Actividades de Pesca (SIFICAP);
- Sistema de Informação da Configuração e Apoio Logístico aos Navios (SICALN);
- Multisensor electro-óptico SAGEM, para detecção, gravação e registo de imagens;
- Electronic Chart Display and Information System (ECDIS);
- Web Information Services Environment (WISE);
- Radiodifusão da RMP (Recognized Maritime Picture Broadcast);
- Acesso à Intranet da Marinha (WAN_Marinha);
- Sistema de tratamento de resíduos;
- Equipamentos GMDSS;
- 1 Propulsor de manobra à proa;
- Duas embarcações semi-rígidas DELTA, uma de 8 e outra de 6,5 metros;
- Uma Lancha de Assalto Rápida com uma metralhadora-ligeira de 7,62mm

SISTEMAS DE ARMAS:
- 1 Peça OERLIKON Mk4 de 20mm/70 com direcção de tiro (2 Km de alcance);
- 2 Metralhadoras-ligeiras HK 21 de 7.62mm
« Última modificação: Janeiro 02, 2019, 09:40:02 pm por ICE 1A+ »
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 925
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +467/-31
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #336 em: Janeiro 03, 2019, 12:53:50 am »
os próximos seis NPO's vão ser assim.......:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Bom ano de 2019


E muito Provável, quando daqui a 30 anos,   retirarmos de serviço  os OPV Vasco da Gama, talvez coloquemos  as Sigma compradas  usadas daqui a 15 anos a fazer de OPV!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10362
  • Recebeu: 5663 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #337 em: Janeiro 03, 2019, 12:33:04 pm »
os próximos seis NPO's vão ser assim.......:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Bom ano de 2019


E muito Provável, quando daqui a 30 anos,   retirarmos de serviço  os OPV Vasco da Gama, talvez coloquemos  as Sigma compradas  usadas daqui a 15 anos a fazer de OPV!

NAH...… daqui a trinta anos vamos á Holanda buscar os quatro NPO's deles e ficamos com o problema resolvido, quanto a NPO's pois serão bem mais baratos que as sigma, mesmo versão OPV ou Corveta, claro !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10362
  • Recebeu: 5663 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #338 em: Janeiro 03, 2019, 12:40:18 pm »
Na minha opinião eu abdicava de 2 NPO’s, com o mesmo dinheiro ressuscitava o projeto das LFC’s e construía 5 LFC’s

Se não me engano foram gastos entre projeto, desenvolvimento, classificação, provas e testes em tanque, mais de 6 milhões de euros.

Estas já deviam ser do agrado dos críticos do navio de pesca de arrasto.
O desenho foi feito em colaboração entre os ENVC e a Damen, posteriormente a Damen foi “despedida” e os serviços passaram para o Alfeite.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
- Deslocamento: 700 toneladas;
- Dimensões: 59,9 x 9,9 x 2,7 metros;
- Velocidade máxima: 25 nós (46 km);
- Propulsão:
    4 motores a diesel de 9.400 kW;
    1 propulsor de proa;
    2 hélices de passo variável e reversível
- Energia:
    2 Geradores eléctricos de 400 kW;
    1 Gerador de emergência de 200 KW
- Autonomia: 3.360 milhas em 10 dias a 14 nós;
- Guarnição:
    Oficiais: 5
    Sargentos: 6
    Praças: 16
    Total: 27
- Alojamento adicional:
    Oficiais: 2
    Sargentos: 2
    Praças: 3
    Total: 7
- Água doce: 10 toneladas, capacidade de produção de 6m³/dia;
- Estabilizadores activos não retrácteis

EQUIPAMENTO:
- Sistema integrado de gestão de plataforma (SIGP);
- Sistema integrado de navegação (SIN);
- Sistema Integrado de Controlo de Comunicações (SICC);
- Serviços básicos de rede (correio electrónico, Web, directoria e escritório electrónico);
- Serviços de segurança da informação;
- Sistema de carta electrónica ECDIS;
- Sistema integrado de comunicações (EID):MF/HF/VHF/UHF, ETO, INMARSAT B;
- Sistema de Fiscalização e Controlo das Actividades de Pesca (SIFICAP);
- Sistema de Informação da Configuração e Apoio Logístico aos Navios (SICALN);
- Multisensor electro-óptico SAGEM, para detecção, gravação e registo de imagens;
- Electronic Chart Display and Information System (ECDIS);
- Web Information Services Environment (WISE);
- Radiodifusão da RMP (Recognized Maritime Picture Broadcast);
- Acesso à Intranet da Marinha (WAN_Marinha);
- Sistema de tratamento de resíduos;
- Equipamentos GMDSS;
- 1 Propulsor de manobra à proa;
- Duas embarcações semi-rígidas DELTA, uma de 8 e outra de 6,5 metros;
- Uma Lancha de Assalto Rápida com uma metralhadora-ligeira de 7,62mm

SISTEMAS DE ARMAS:
- 1 Peça OERLIKON Mk4 de 20mm/70 com direcção de tiro (2 Km de alcance);
- 2 Metralhadoras-ligeiras HK 21 de 7.62mm

Até te digo mais nós com seis NPO's ficávamos bem servidos, isto dos dez NPO's não tarda nada está a transformar a nossa Mdg num Serviço naval tipo Irlanda.
A quantidade de patrulhas Oceânicos, costeiros e lanchas que estes políticos se preparam para oferecer á Marinha, se todos forem construídos, só são vinte e cinco unidades, onde está o espaço, o que resta em termos Humanos e de dinheiro para a vertente de combate da Armada ???

Se hoje a Armada tem 33 Navios, os quatro Hidrográficos incluídos, se os removermos do total, sobram vinte e nove unidades, sendo que dessa 29 podemos considerar oito de combate, se incluirmos o Bérrio, alguém no seu perfeito juízo acha que teremos no futuro além dos 25 navios de patrulha, promessa do Mr António + 04 hidrográficos + 05 fragatas + 02 submarinos, + 01 NPL e + 01 AOR, um total de trinta e oito Navios ????
Parece-me bem que não, mas é a minha opinião !

Quando a esmola é grande o pobre desconfia, e o que irá acontecer é que se vai optar pelo duplo triplo uso em vez de se criar uma força de combate minimamente credível !!
Esta oferta de mais seis NPO's e de um NPL, que até me cheira que não passa de boataria, a ser concretizada, vai afundar a nossa Armada de uma vez por todas !!
Vejam-se os custos totais dos oitos navios, o novo AOR incluído, mais de 750 milhões, e pense-se então onde vamos buscar umas centenas de milhões para as fragatas, helis, viaturas para os fuzos etc ???

Abraços
« Última modificação: Janeiro 03, 2019, 04:41:43 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1008
  • Recebeu: 171 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +49/-18
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #339 em: Janeiro 03, 2019, 06:53:53 pm »
Façam lá os 10 NPOs que é disso que precisamos. E deixem-se de querer transformar os ditos em navios de combate. Eu até subscrevia a separação das funções e criação de uma guarda costeira, mas se a Marinha quer ficar com as funções "civis" e o financiamento correspondente, não se pode depois lamentar que lhe dão meios a mais para as ditas funções.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #340 em: Janeiro 04, 2019, 12:32:16 am »
Por acaso não faço ideia das necessidades a nível de Patrulhas Oceânicos, se 6 ou 8 ou 10 chegam, mas tive a ver as Corvetas e elas também eram 10, 6 da Classe João Coutinho e 4 da Classe Baptista de Andrade, já só navegam duas, uma de cada classe mas pelo menos 8 navegaram até ao ano 2000, depois foram sendo abatidas ao serviço, pouco a pouco.

Será que ainda será para se construírem Navios de Combate à Poluição? Ou algum tipo de Kitt que se possa adaptar nos NPO? Já ninguém se lembra do Prestige...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #341 em: Janeiro 04, 2019, 12:44:07 am »
Algo que achei interessante é que a maioria das Marinhas europeias está a adoptar o conceito de dois tipos de Fragatas, uma completamente armada, capaz de defesa aérea, ASW, as tais para missões de alta intensidade e Fragatas mais ligeiras, para combate à pirataria, infiltração de operações especiais, esse tipo de missões de baixa ou média intensidade, a grande diferença para nós é que eles estão construir navios de propósito para esse fim, nós limitamo-nos a usar Fragatas que não temos capacidade de modernizar.
http://www.navalanalyses.com/2016/09/the-major-surface-combatants-of-most.html

Mas, quando as Vasco da Gama finalmente se reformarem, se mantivermos essa filosofia, pegarmos no desenho dos NPO, dar-lhes a autonomia de uma fragata, aumentar o suficiente para ter um hangar de helicóptero, transportar uma pequena Força de Fuzileiros, alguma capacidade de combate anti-aéreo contra drones e helicópteros, capacidade de fogo de artilharia para terra, e capaz de aguentar "porrada" de alguns RPGs...
« Última modificação: Janeiro 04, 2019, 12:47:33 am por Lightning »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10362
  • Recebeu: 5663 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #342 em: Janeiro 04, 2019, 06:18:03 am »
Por acaso não faço ideia das necessidades a nível de Patrulhas Oceânicos, se 6 ou 8 ou 10 chegam, mas tive a ver as Corvetas e elas também eram 10, 6 da Classe João Coutinho e 4 da Classe Baptista de Andrade, já só navegam duas, uma de cada classe mas pelo menos 8 navegaram até ao ano 2000, depois foram sendo abatidas ao serviço, pouco a pouco.

Será que ainda será para se construírem Navios de Combate à Poluição? Ou algum tipo de Kitt que se possa adaptar nos NPO? Já ninguém se lembra do Prestige...

A Classe Tejo se fosse devidamente negociada e adquiridos alguns dos seus componentes, módulos, tais como os de combate á poluição marítima, chegava e bem para cumprir essa missão, e muitas outras, mas como continuamos a pensar como uma nação Rica, iremos ter Navios dedicados para cumprir uma única missão !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 724 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #343 em: Janeiro 04, 2019, 08:37:47 am »
Continuo a não perceber que melhores melhorias se pretende fazer, nos próximos anos vamos receber um NPO musculado, a classe Vasco da Gama.

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8634
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6477
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #344 em: Janeiro 04, 2019, 10:22:15 am »
 ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

https://en.wikipedia.org/wiki/Knud_Rasmussen-class_patrol_vessel





http://www.seaforces.org/wpnsys/SURFACE/STANFLEX-modules.htm

Citar
StanFlex (also known as STANFLEX or Standard Flex) is a modular mission payload system used by the Kongelige Danske Marine (Royal Danish Navy).

Originally conceived during the 1980s as a way of replacing several classes of minor war vessel with a single class of multi-role ships (the Flyvefisken class), the StanFlex system consists of weapons and equipment mounted in standardised containers, which can be loaded into slots on the ships. These containers can be swapped out in a short period of time, allowing the ship to switch between roles when needed.

The success of the modular payload system led the KDM to design all new warships with StanFlex slots, and to install slots on older vessels during major refits. By 2012, nine ship classes capable of carrying StanFlex payloads will be in service.


Development:

During the early 1980s, the KDM required replacements for three classes of minor war vessel, but could not afford to replace all 22 ships on a one-for-one basis. Instead of building dedicated replacements for each role, the KDM came up with the idea for a single vessel design which could be modified to assume a particular role when needed. Equipment common to all roles would be built into the ship, while mission specific payloads would be built into modules, which could be fitted into standardised slots aboard the ship when needed. This modular payload system came to be known as "Standard Flex", or "StanFlex" for short.

Feasibility studies during 1983 and 1984 led to the design of the Standard Flex 300 vessel (later named the Flyvefisken class); 16 of which could replace the 22 previous vessels. These were 54-metre (177 ft) long, 320-ton patrol vessels, fitted with one Standard Flex slot forward and three aft. The modules themselves were designed by the Naval Materiel Command and Promecon A/S. Construction commenced in July 1985, with 14 vessels (2 having been cancelled in 1993) commissioned by mid-1996.

As other warship types were replaced, the new vessels were designed to carry StanFlex modules.


Module design and use:

Stanflex modules are constructed by Monberg & Thorsen. Each module is housed in a stainless steel container measuring 3 metres (9.8 ft) in length, 3.5 metres (11 ft) in width, and 2.5 metres (8.2 ft) in height. Precision-machined flanges ensure that the module accurately mates up with connections for power, ventilation, communications, water, and data. The weapon or system is mounted on the roof of the module, while the machinery, electronics, and supporting equipment are housed within.

Modules are usually installed and replaced by a 15-ton capacity mobile crane. A module can be swapped out and replaced within half an hour, and after system testing completed, the ship is ready to deploy within a few hours. However, refresher training for the ship's crew will take significantly longer. Standardised consoles are fitted in the combat information centre: the console's role is defined by the software installed, which can be quickly replaced.

Variants:

GUN = 1 x Oto-Melara/OtoBreda 76mm/62 caliber Super Rapid gun

SSM = 2 x Mk-141 quad launchers for RGM-84 Harpoon missiles

SAM = 1 x 6-cell Mk-48 (Mod.3) / Mk-56 Vertical Launching System (VLS) for RIM-7 Sea Sparrow missiles or RIM-162 Evolved Sea Sparrow missiles (ESSM)

ASW = launcher for MU90 Impact torpedoes

VDS = TSM 2640 Salmon variable-depth active/passive sonar

MCM = Command & Control equipment to operate mine warfare drones

CRANE = hydraulic crane to operate a Rigid-Hulled-Inflatable-Boat (RHIB)

further:
OCEANOGRAPHY
ANTI-POLLUTION
SURVEY
STORAGE
SIGINT/ELINT


Used on:
Iver Huitfeldt class Guided Missile Frigate
Absalon class Command & Control Ship
Knud Rasmussen class Offshore Patrol Vessel
Thetis class Offshore Patrol Frigate
Niels Juel class Corvette
Diana class Patrol Vessel
Flyvefisken class Patrol Vessel
MSF / MRD class drone minehunters



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/