Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #255 em: Maio 04, 2017, 07:50:17 pm »
Um OPV é um navio com um deslocamento entre as 1000 e as 4000 toneladas, que pode ser armado e equipado com o mais básico (como os VdC e os River ingleses); pode ser de nível intermédio (como os irlandeses, chilenos, mexicanos, etc.); ou pode ser de alto nível (como os BAM, os Holland, os da USCG).

No Nível Básico, de armamento claro, também tens os NeoZelandeses com a classe Otago, apenas com as 25mm, mas como tem a possibilidade de embarcar um heli orgãnico em termos de equipamento, já os englobaria no Nível intermédio.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #256 em: Maio 04, 2017, 10:14:30 pm »
Por falar em Chaparral, a Formosa sempre substituiu os seus a bordo das Lafayete (class Kang Ding) pelo Sky Sword? Estava previsto para este ano.  ;)
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TC-2N[edit]
A ship-based mid-ranged, surface to air version was later developed and designated TC-2N. It began development in 1994 and was first tested against a low-flying drone in 1997. The missile entered production in 2005 and a VLS version was later developed in 2006. The first ship-based launch was tested in mid 2014.[4]

The missile is capable in all weathers, can engage anti-ship missiles and aircraft, and has thrust-vector engine fitted with a booster.

https://en.wikipedia.org/wiki/Sky_Sword_II

https://www.sinodefenceforum.com/taiwan-military-news-reports-data-etc.t3396/page-179




Cumprimentos


"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #257 em: Maio 05, 2017, 11:15:22 am »

 Já aqui referi que os VdC possuem um radar de navegação para marinha mercante (KH Manta 2000) e um sistema E-O concebido para pequenas embarcações de fiscalização, segundo o próprios fabricantes o indicam para ser usado.


Mas - e aqui é fácil entender que nada percebo de radares - o radar (de navegação) instalado nos VdC informam o quê? É um radar superfície com um mapa associado (e que permite projectar rumos, etc) apenas ou  permite também vigiar espaço aéreo? Consegue detectar / controlar uma "lancha voadora" de muito baixo perfil? Alcance? Estudar um porto / zona costeira que não se encontra mapeada em detalhe (como se fez na operação Mar Verde)?

   

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #258 em: Maio 10, 2017, 10:04:32 am »

 Já aqui referi que os VdC possuem um radar de navegação para marinha mercante (KH Manta 2000) e um sistema E-O concebido para pequenas embarcações de fiscalização, segundo o próprios fabricantes o indicam para ser usado.


Mas - e aqui é fácil entender que nada percebo de radares - o radar (de navegação) instalado nos VdC informam o quê? É um radar superfície com um mapa associado (e que permite projectar rumos, etc) apenas ou  permite também vigiar espaço aéreo? Consegue detectar / controlar uma "lancha voadora" de muito baixo perfil? Alcance? Estudar um porto / zona costeira que não se encontra mapeada em detalhe (como se fez na operação Mar Verde)?


Ninguém...? Confesso a minha ignorância sobre o geral e, em particular, o que os sistemas "eletrónicos" de navios da marinha podem (deviam poder) fazer.   
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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #259 em: Maio 10, 2017, 10:21:39 am »
Espero que ajude.  ;)

https://en.wikipedia.org/wiki/Radar_configurations_and_types

Citar
Navigational radars

Navigational radars resemble search radar, but use very short waves that reflect from earth and stone. They are common on commercial ships and long-distance commercial aircraft. Marine radars are used by ships for collision avoidance and navigation purposes. The frequency band of radar used on most ships is x-band (9 GHz/3 cm), but s-band (3 GHz/10 cm) radar is also installed on most oceangoing ships to provide better detection of ships in rough sea and heavy rain condition. Vessel traffic services also use marine radars (x or s band) for tracking ARPA and provides collision avoidance or traffic regulation of ships in the survallence area.

General purpose radars are increasingly being substituted for pure navigational radars. These generally use navigational radar frequencies, but modulate the pulse so the receiver can determine the type of surface of the reflector. The best general-purpose radars distinguish the rain of heavy storms, as well as land and vehicles. Some can superimpose sonar and map data from GPS position.

http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=88


Citar
Sistemas Intervencionados (Navios de Superfície):
Radares de Navegação (Banda I e Banda F)
Radares de Baixa Potência SCOUT
Radares de Controlo de Armas STIR’s
Radares de Controlo de Armas STIR’s
Radares de Aviso Combinado MW08 e SMART
Radares de Aviso Aéreo DA08 e LW08
Radares Secundário IFF AIMS MK XII
Guerra Electrónica APECS II
Medições RADHAZ
Capacidade para Intervenção
(Navios de Sub-Superfície):
Radar de Navegação SPHINX
Radar Secundário IFF
Guerra Electrónica UME-200PN e CESM-200PN.

https://en.wikipedia.org/wiki/MW08
Citar
Thales Naval Nederland (formerly Signaal) MW08 is a G-band passive electronically scanned array 3D target indication radar, part of the 3D multibeam 'SMART' (Signal Multibeam Acquisition Radar for Tracking) family which includes E/F band (former S band) SMART-S/SMART-S Mk2 and D band (former L-band) SMART-L.

MW08 transmits six 2 by 12 degree stacked beams up to 70 degrees for height finding and is capable of fully automatic detection and tracking (ADT). The radar also directs gunfire against surface targets by 3 Track-While-Scan surface windows with splash plotting capability, but does not provide up-link commands to surface-to-air missiles in flight. In February 1996 Jane's International Defence Review reported that the radar was no longer offered to new customers due to Thales Group's product rationalization policy favoring MRR 3D radar developed by Thales France, formerly Thomson-CSF. However the policy has been quietly reversed.

http://www.gettyimages.pt/detail/fotografia-de-not%C3%ADcias/members-of-the-german-navy-watch-the-radar-in-fotografia-de-not%C3%ADcias/91945549#members-of-the-german-navy-watch-the-radar-in-the-operations-room-of-picture-id91945549

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« Última modificação: Maio 10, 2017, 10:31:55 am por mafets »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #260 em: Maio 11, 2017, 10:42:10 am »
Pelo que estive a ler... e a aprender:

Se bem entendi o radar navegação deteta navios em alto mar - na optica de segurança e previsão de rumo - e o terreno no litoral (para além de "comunicar" com ajudas localizadas no litoral)... e, como em todas as classes de radar, deve haver de qualidade/ capacidade de 1ª, 2ª, etc (dependendo do orçamento).

Tendo em conta que o radar (de navegação) da classe VdC não é do melhor que existe conseguir, detectar/ seguir uma "lancha voadora" deve ser difícil; vigiar espaço aéreo, orientar heli... impossível?

Estou correcto?   
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #261 em: Maio 11, 2017, 01:09:54 pm »





Citação de: Marinha Portuguesa
A navegar, todos os momentos são importantes para treinar as várias áreas.
A fragata Álvares Cabral, que navega de regresso do golfo da Guiné, fez treino de 100 mm e de Phalanx.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #262 em: Maio 11, 2017, 03:19:54 pm »
CdM confusão nos tópicos ou estou enganado...?  ;)
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Cabeça de Martelo

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #263 em: Maio 11, 2017, 05:25:02 pm »
Não estavam a falar de radares, etc?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #264 em: Maio 11, 2017, 05:52:11 pm »
Não estavam a falar de radares, etc?

Vi no TM, desculpa... apesar de já ter percebido que classificar como sistema de radar militar o (único) radar de navegação do VdC é algo temerário...     
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #265 em: Junho 08, 2017, 01:27:57 am »
Littoral Mission Vessel, o NPO de Singapura. O nossos VdC não ficam atrás destes...

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #266 em: Junho 08, 2017, 11:51:59 am »
http://products.damen.com/en/ranges/offshore-patrol-vessel/offshore-patrol-vessel-1400
Citar
COMPACT DESIGN WITH HIGH LEVEL CAPABILITIES
- Integral helicopter, two sea boats and 25-day endurance, all within 72 metres of length

FACILITIES FOR A MEDIUM SIZE HELICOPTER
- Extendable hangar and flight deck for up to 6 tonne helicopter
- Lights and visual aids for day and night operations
- Avcat re-and de-fuelling system - HIFR optional

STERN SLIPWAY POSSIBLE
- Time from embarkation of RIB until underway is less than 1 minute
- More than 40 Damen patrol vessels from 42 to 107m in length have stern slipways in operation



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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #267 em: Junho 10, 2017, 03:15:48 pm »
http://products.damen.com/en/ranges/offshore-patrol-vessel/offshore-patrol-vessel-1400
Citar
COMPACT DESIGN WITH HIGH LEVEL CAPABILITIES
- Integral helicopter, two sea boats and 25-day endurance, all within 72 metres of length

FACILITIES FOR A MEDIUM SIZE HELICOPTER
- Extendable hangar and flight deck for up to 6 tonne helicopter
- Lights and visual aids for day and night operations
- Avcat re-and de-fuelling system - HIFR optional

STERN SLIPWAY POSSIBLE
- Time from embarkation of RIB until underway is less than 1 minute
- More than 40 Damen patrol vessels from 42 to 107m in length have stern slipways in operation



Cumprimentos

Olha que com um bocadinho de imaginação ainda consigo transformar esse numa corveta tambem....
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #268 em: Junho 10, 2017, 04:25:42 pm »
http://products.damen.com/en/ranges/offshore-patrol-vessel/offshore-patrol-vessel-1400
Citar
COMPACT DESIGN WITH HIGH LEVEL CAPABILITIES
- Integral helicopter, two sea boats and 25-day endurance, all within 72 metres of length

FACILITIES FOR A MEDIUM SIZE HELICOPTER
- Extendable hangar and flight deck for up to 6 tonne helicopter
- Lights and visual aids for day and night operations
- Avcat re-and de-fuelling system - HIFR optional

STERN SLIPWAY POSSIBLE
- Time from embarkation of RIB until underway is less than 1 minute
- More than 40 Damen patrol vessels from 42 to 107m in length have stern slipways in operation



Cumprimentos

Olha que com um bocadinho de imaginação ainda consigo transformar esse numa corveta tambem....
Não é preciso. o Site da empresa, tem este que é dos OPV não combatentes mais pequenos, tem outros maiores, além das corvetas e fragatas. É à escolha do freguês...  ;D ;) http://products.damen.com/en/clusters/combatants



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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #269 em: Junho 10, 2017, 04:42:29 pm »
Eu conheço bem o catalogo da Damen, e acho que tem material com muito potencial. Só estava a dizer que até desse modelo OPV fazia uma corveta! 2X2 SSM´s atrás da ponte, um radar 3d tipo SMART 2S, um sonar kingfisher, dois lançadores de torpedos ligeiros duplos , uma oto melara de 76mm a frente, dois sistemas de armas remotas (20mm) e um sistema RAM na zona do hangar e presto! Um navio com capacidade de combate e não uma traineira.  O que falta é dinheiro....
« Última modificação: Junho 10, 2017, 04:44:15 pm por Stalker79 »
 
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