Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5887 Respostas
  • 1313036 Visualizações
*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
Simulações
« Responder #45 em: Junho 06, 2004, 03:27:46 pm »
Eis algumas simulações em coputador do NPO 2000.

Via JQT do Fórum Armada :wink:









"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #46 em: Junho 14, 2004, 04:28:31 pm »
E já agora: será que não existe uma alma caridosa em Viana do Castelo que consiga obter algumas fotos actuais do (pelos vistos) classe Viana do Castelo (Ex-NPO2000). :lol:

Cumpts,
LF2A
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #47 em: Junho 16, 2004, 11:48:48 am »
À partida (e para que não digam que estou sempre no bota-abaixo) e de acordo com os projectos apresentados, não me parecem tão más assim dado que as missões a lhes serem atribuídas serão sobretudo de pequeno curso, e salvamneto, ou vigilância, complementada por meios aéreos.

Julgo estarem mais ou menos ao nível da algumas embarcações usadas pela US Coast Guard.
 

*

Lynx

  • Membro
  • *
  • 133
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Julho 30, 2004, 01:47:08 pm »
Penso que o NPO tem muito pouco valor militar adequando-se mais a ser operado pela guarda fiscal da GNR  :? . Acho que os NPO deviam ser armados de forma a obter uma presença naval com alguma importancia nos arquipelagos da Madeira e dos Açores.

As corvetas portuguesas estão a atingir o fim da sua vida util e Portugal ainda vai a tempo de "upgradear" os seus NPO e transforma-los em algo parecido ás corvetas usadas pelos Israelitas.

Corveta Classe Saar 5



http://www.israeli-weapons.com/weapons/naval/saar5/Saar5.html

O unico aspecto positivo é que estamos a produzir "reactivando" assim os ENVC
 

*

ferrol

  • Analista
  • ***
  • 710
  • +0/-0
A verdade...
« Responder #49 em: Julho 30, 2004, 03:03:20 pm »
...é que se parece bastante ós derradeiros patrulleiros de altura españois... O Tarifa, que foi entregado o mes pasado.
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #50 em: Julho 30, 2004, 09:32:40 pm »
@Lynx:

Não confundamos as coisas. Os NPO serão navios de patrulha. As Saar 5 são corvetas de combate com uma capacidade de combate enorme para o seu tamanho (tem capacidades bastante superiores às nossas VdG). Foram feitas à medida para as necessidades de Israel, sempre a pensar nas águas calmas do Mediterrâneo Oriental.

São os principais navios combatentes da Marinha de Israel. No nosso caso, essa é a função das VdG.

Para um país como Portugal, um navio com as capacidades de combate da Saar 5 tem de ser maior, de modo a poder se deslocar com todo o à vontade pelos oceanos. Afinal as Saaar5 são "barquitos" de 1200 ton...
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Lynx

  • Membro
  • *
  • 133
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Agosto 01, 2004, 04:26:30 pm »
Caro Spectral não pense que sou contra o frabrico dos NPO, eu apenas acho que se podia reduzir o numero de patrulhas para 6 ou 8 e os restantes que fossem armados ou então que no futuro a marinha pegasse no desenho do NPO e o transformasse numa corveta. Apenas digo isto porque a presença naval nas ilhas é nula, para combater barcos de pesca que invadem a ZEE os NPO são mais que suficientes mas em caso de ataque de outro país ás ilhas os NPO já não o são.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #52 em: Agosto 01, 2004, 05:28:35 pm »
Bem, a ameaça de um ataque covencional às ilhas/continente não me parece muito elevada  :wink: , logo investir em meios com uma capacidade exclusiva de defesa (caso das corvetas) parece-me um desperdício de dinheiro ( e nós que temos tão pouco ). Prefiro que esse dinheiro vá para fragatas, com um muito maior alcance e capacidades oceânicas.

Mas por outro lado também sou a favor de uns quantos NPOs mais musculados, para missões nas quais o uso de uma fragata não se justifique. O projecto do Papatango parece-me bastante interessante:


http://web.1asphost.com/Lusitanos/marinha/NPO2000ASW.asp
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Nuno

  • Membro
  • *
  • 127
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-0
NPO2000
« Responder #53 em: Agosto 01, 2004, 10:45:42 pm »
Será que não vai acontecer o mesmo quando foram construidas as BAPTISTA de ANDRADE, que mais não são que um "projecto de modificação das corvetas da classe «JOÃO COUTINHO»"?

http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/DescobrirMarinha/MeiosOperacionais/Superficie/Corvetas/Classe+Baptista+de+Andrade/NRPAfonsoCerqueira.htm


Será que o projeto não será alterado , e virem a ser construidos uns NPO2000 mais "musculados"?

Nuno.
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #54 em: Outubro 12, 2004, 08:28:28 pm »
VT Unveils Latest OPV Offering  
 
 
(Source: VT Shipbuilding; issued Oct. 6, 2004)
 
 
 The latest development from the VT Shipbuilding family of offshore patrol vessels (OPV) will be formally unveiled at the Defendory 2004 Exhibition in Greece.  
 
The 96m, multi-purpose OPV is a highly capable and versatile design able to undertake various roles throughout Exclusive Economic Zones (EEZ). Among tasks well suited to this ship are protection of territorial waters, extended surveillance patrols, deterrent operations, clandestine operations, search and rescue, maritime disaster relief and helicopter operations.  
 
It has good self-defence capability against both surface and air threats and incorporates high levels of redundancy and survivability.  
 
Peter Stirk, VT Shipbuilding Director of Export Sales, said: “The MOPV has a worldwide market and is fully equipped to carry out the full range of EEZ duties while providing crew with high levels of habitability and operational comfort.  
 
“One of the major attributes to the design is flexibility with the platform providing the basis for varying levels of capability tailored to the requirements of the customer. It enables us to offer the latest in OPV technology at a budget affordable to most bluewater navies.”  
 
Particular consideration has been given to both helicopter and small boat operations. The flight deck and hangar have been designed to suit a medium-sized helicopter providing a comprehensive organic capability. The flight deck is also capable of carrying a 12-tonne helicopter.  
 
Main propulsion will be provided by a four engine CODAD arrangement giving speeds of at least 25 knots. High level of redundancy and reliability, with ease of maintenance, are additional features of the propulsion unit. Indeed, ease of maintenance is a feature throughout the ship.  
 
The latest stealth features have been included in the design with defensive capability offered by surveillance radar, ESM and data link. The ship has the deterrent capability to engage surface targets from fast patrol boat size and upwards by utilising weapons including medium calibre guns from 76-30mm, SSM systems and Shorads, supported by a comprehensive weapons management system.  
 
A key element of the design is a high standard of crew accommodation and the MOPV includes an active fin stabilisation system to provide reduced motions, thus enhancing the effectiveness of both the crew and ship systems. In addition, it incorporates a “RAM” bow which delivers improved fuel economy and further enhances seakeeping performance.  
 
-ends-
 

*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Novembro 12, 2004, 05:42:21 pm »
Estou oficialmente confuso!!! :shock: , ou o jornal Público se enganou :D .

O que vos parece??? :?:

Cmpts,
LF2A
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7384
  • Recebeu: 930 vez(es)
  • +4435/-848
(sem assunto)
« Responder #56 em: Novembro 12, 2004, 06:59:02 pm »
Acho que toda a gente se enganou, como é normal.
Só quando virem a conta bancária é que chegam á conclusão de onde está o erro.

O programa de substituição das fragatas também diz claramente que é de 80 milhões no total e o Diario de Noticias continua a dizer que são 80 milhões para cada barco.

Ainda não viram a conta bancária.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
NPO VIANA DO CASTELO
« Responder #57 em: Novembro 16, 2004, 05:41:22 pm »
:D

costumo passar férias na minha cidade, e até tenho
familiares a trabalhar nos ENVC :cry:

tive tambem a opurtinidade de visitar 1 patrulha CACINE
ERA O NRP ZAIRE :shock:
nao tem valor militar nenhum :cry:
CUMPRIMENTOS
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7384
  • Recebeu: 930 vez(es)
  • +4435/-848
(sem assunto)
« Responder #58 em: Novembro 16, 2004, 06:07:42 pm »
De certeza que têm melhores unidades.
Infelizmente, não lhes serviram de nada, em nenhum dos lugares onde entraram em combate. É que a França normalmente, perde as guerras onde se mete.

Mas estou de acordo, os museus franceses são muito bons.
Principalmente quando vemos a quantidade de peças de arte roubadas em Portugal durante as invasões francesas, pela soldadesca napoleonica. As mesmas peças que depois de se renderem (como é sua tradição e as tradições são para se manter) foram autorizados a levar.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #59 em: Novembro 16, 2004, 06:36:32 pm »
Citar
De certeza que têm melhores unidades.
Infelizmente, não lhes serviram de nada, em nenhum dos lugares onde entraram em combate. É que a França normalmente, perde as guerras onde se mete.


Ahh, mais um candidato a entrar no próximo governo do Bush  :roll: (sugestão : o lugar do Powell está vago)

E olhe que não são só os museus franceses recheados de obras de arte levadas por métodos pouco legais...

Já agora, se bem me lembro esse museu tem navios de várias nacionalidades, que participaram no Dia D ( incluindo franceses, como é óbvio)
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman