Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5887 Respostas
  • 1313177 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4785 em: Fevereiro 11, 2020, 07:20:14 pm »
Pessoalmente acho que, para viabilizar (em termos militares) as EPC, teriam que se adquirir 4 para substituir as 3 VdG e depois substituir as BD por 2 DZP, ou, melhor ainda, optar por duas Corvetas destas, e depois comprar as 4 DZP à medida que forem retiradas da Holanda.

Agora todas estas contas são bonitas, até ao ponto que venham a desvendar o preço como algo a rondar os 500 milhões a unidade, e nesse caso, é para esquecer. Agora se estes navios não passarem dos 250 milhões... consideraria uma hipótese viável, especialmente se financiadas de alguma forma pela UE. Mais perto de 2030 já teriam as DZP gradualmente disponíveis para substituir as restantes fragatas.

Substituir as VdG por EPC era um erro.

A verdade é não precisamos de uma corveta com hangar para helicópteros e  capacidade de  transportar contentores PSI 20.

Já o armamento das EPC cabia como ginjas nos NPO
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8255
  • Recebeu: 3730 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +4939/-774
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4786 em: Fevereiro 11, 2020, 07:42:26 pm »
Eu não digo que as EPC ou corvetas do género seriam para substituir directamente as VdG, seriam sim para pegar nestas fragatas obsoletas, e pegar na futura opção no mercado das DZP, e criar métodos/planeamentos mais ágeis e versáteis de modernizar a capacidade de guerra de superfície da Marinha. Ora 4 DZP representam um pode de fogo enorme, e para evitar reduzir o número de navios de guerra para apenas 4, podia-se equacionar a opção de 2 Corvetas ou Fragatas leves como complemento mais barato/low intensity das DZP.

Agora, havendo um possível "co-financiamento" para estas corvetas, poderia ser uma oportunidade de ter 2 navios destes modernos e com sensores/armamento decentes por um valor comportável até 2030.

Mas isto é a teoria. Antes de nos atirarmos de cabeça, devíamos ver se de facto há ou não planos de instalar mesmo o CMS da Thales (mencionado recentemente numa notícia aqui no Fórum) e eventualmente algum armamento extra e sensores nos próximos NPO.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5315
  • Recebeu: 3951 vez(es)
  • Enviou: 9759 vez(es)
  • +8442/-245
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4787 em: Fevereiro 12, 2020, 01:54:31 am »
Eu também acho que seria uma erro substituir fragatas obsoletas de 3.200 t por "corvetas" modernas de 3.100 t. Os tempos evoluem e o padrão actual é de fragatas de pelo menos 5.000 toneladas.

No entanto, manter três chaços, com 30 anos, a operar por mais 15 anos só porque têm a designação oficial de fragatas parece-me um absurdo. Mas não havendo pilim para adquirir 03 ou 04 AH140, M, F110, MEKO A200, ou algo do género, nos próximos 05/10 anos e se houver co-financiamento europeu, então umas 04 EPC, com armamento equivalente às BD e sensores modernos, seriam muito bem-vindas. Quero lá saber o que lhes chamam, ou que navios vão substituir noutras marinhas –– se fizerem melhor que as actuais fragatas a um preço acessível que se lixe, como diz o outro!

PS: Os NPO da Classe Viana do Castelo têm uma margem de crescimento de 50 t. Acho complicado meter aqueles radares, sonares e armamento sem ultrapassar esse limite, mas na época dos mastros ocos tudo é possível.

PSS: Perdoem-me a ignorância, mas o que são contentores PSI 20? Conhecia os TEU, mas PSI 20 não. Terão alguma coisa a ver com o Dow Jones ou o Nasdaq?  :mrgreen:
« Última modificação: Fevereiro 12, 2020, 02:00:41 am por NVF »
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ocastilho

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4788 em: Fevereiro 12, 2020, 07:38:04 am »
The Portuguese ocean patrol vessel NRP Sines (P362) is currently being certified by the Portuguese Navy and Portuguese Air Force to enable helicopter landing and take-off operations.
 



https://twitter.com/Defence360/status/1227192265677864962

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 12, 2020, 07:39:49 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17944
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5676 vez(es)
  • +7034/-9362
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4789 em: Fevereiro 12, 2020, 10:20:13 am »
Como não tem peça de vante vai puder embarcar dois Hélis, aí está o nosso LHD
« Última modificação: Fevereiro 12, 2020, 10:20:41 am por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2442
  • Recebeu: 879 vez(es)
  • Enviou: 3064 vez(es)
  • +512/-71
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4790 em: Fevereiro 12, 2020, 10:23:31 am »
Eu também acho que seria uma erro substituir fragatas obsoletas de 3.200 t por "corvetas" modernas de 3.100 t. Os tempos evoluem e o padrão actual é de fragatas de pelo menos 5.000 toneladas.

No entanto, manter três chaços, com 30 anos, a operar por mais 15 anos só porque têm a designação oficial de fragatas parece-me um absurdo. Mas não havendo pilim para adquirir 03 ou 04 AH140, M, F110, MEKO A200, ou algo do género, nos próximos 05/10 anos e se houver co-financiamento europeu, então umas 04 EPC, com armamento equivalente às BD e sensores modernos, seriam muito bem-vindas. Quero lá saber o que lhes chamam, ou que navios vão substituir noutras marinhas –– se fizerem melhor que as actuais fragatas a um preço acessível que se lixe, como diz o outro!

Exacto - cuidado com o que chama de corveta... se é para ter K130 II prefiro ter "fragatas ligeiras" (que no entanto devem, hoje em dia, ser próximas destas EPC), melhores para a nossa realidade "atlântica e expedicionária" ( ;)), porque o valor de aquisição é muito parecido. Agora um River II (ou até um BAM) não são corvetas... mas quase, no caso do BAM.

PS: Os NPO da Classe Viana do Castelo têm uma margem de crescimento de 50 t. Acho complicado meter aqueles radares, sonares e armamento sem ultrapassar esse limite, mas na época dos mastros ocos tudo é possível.

Mas um radar militar, uns equipamentos tipo ALTESSE-C e VIGILE LW e SIMBAD-RC não será comportável? Claro que eu, pessoalmente, estou confortável com o Marlin-WS 30mm  8) 

« Última modificação: Fevereiro 12, 2020, 10:25:04 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8255
  • Recebeu: 3730 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +4939/-774
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4791 em: Fevereiro 12, 2020, 01:53:33 pm »
Das opções que há no mercado, claramente as "corvetas" e fragatas ligeiras que devemos considerar são navios com dimensões entre os 100 e os 120 metros. Cada vez surgem mais opções, e estão muito longe de meros OPVs armados. Desde as Sigma 10514, Venator 110, AH-120, os "patrulhas" italianos Paolo Thaon di Revel, as corvetas multirole da Fincantieri, as futuras Meko do Brasil, etc.

Fincantiere:


Paolo Thaon di Revel:


E mesmo nestes casos, comparando com fragatas puras, não há um claro vencedor. Ora entre ter apenas uma FREMM pelo preço de três EPC... há que avaliar até que ponto é preferível aumentar o número de cascos com navios de menores dimensões, ou ter 4 ou 5 fragatas de 5000 toneladas e mais nada.

O lado realista seria, na minha opinião, entrar a correr neste projecto das EPC, e construir 2 ou 3 corvetas o mais depressa possível (comprar um Wave e cancelar a construção de um novo esta década, poupam-se 100 milhões da LPM, vendendo uma das VdG ganhavam-se outros 50, mais o cancelamento do MLU das VdG no seu todo mais 120/130 milhões, mais um possível financiamento externo et voilá). Até 2027/28, tínhamos as duas BD modernizadas, duas VdG em fim de vida, mais duas/três destas corvetas. À medida que os holandeses fossem retirando as DZP de serviço, iam-se substituindo as fragatas gradualmente, primeiro as duas VdG restantes, e por fim as duas BD, todas estas vendidas para criar algum saldo.

Em 2033 mais tardar, teríamos uma Marinha composta por 4 DZP ainda com alguns anos para operar, e 2/3 EPC.

Para mim a prioridade era saber o custo deste programa de corvetas. Os NPOs dadas as modificações que se propõem aqui, conseguiam ser facilmente modificados se quisessem, sem impedir a aquisição de fragatas ou corvetas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ocastilho

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4792 em: Fevereiro 15, 2020, 07:09:22 pm »
E aproveitando a embalagem.......pergunto eu, não estará na hora de se iniciar a construção do P364 NRP Funchal pois a acreditar no que se escreveu será este o quinto NPO para ser entregue em 2022 ?

A 20 de Julho de 2018, durante a inauguração do NPO Sines, foi anunciado pelo Primeiro-ministro António Costa a construção de mais seis Navios Patrulha Oceânicos para a Marinha portuguesa, a construir pelos estaleiros da West Sea.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Viana_do_Castelo

Abraços

pelo que parece nada de novidades quanto ao inicio da construção do quinto NPO !
data de entrada ao serviço é meados de 2022, vamos ver se é cumprida pelo andar da carruagem…….

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17944
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5676 vez(es)
  • +7034/-9362
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4793 em: Fevereiro 16, 2020, 04:43:38 pm »
Até porque o costa nunca mentiu  ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ocastilho

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17944
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5676 vez(es)
  • +7034/-9362
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4794 em: Fevereiro 26, 2020, 07:22:25 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 5257 vez(es)
  • Enviou: 3492 vez(es)
  • +10054/-2640
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8255
  • Recebeu: 3730 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +4939/-774
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4796 em: Fevereiro 26, 2020, 10:30:27 pm »
Do ponto de vista "artístico" as fotos estão boas, mas tapam aquilo que queremos mesmo saber. No entanto, nos comentários da publicação, uma pessoa afirma ter a "informação de que já cá estão". Se é verdade ou não... só quem viu o navio é que sabe, mas dada a confidencialidade do costume... Aguarda-se novidades dos spotters.  8)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 5257 vez(es)
  • Enviou: 3492 vez(es)
  • +10054/-2640
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4797 em: Fevereiro 26, 2020, 11:48:51 pm »
Do ponto de vista "artístico" as fotos estão boas, mas tapam aquilo que queremos mesmo saber. No entanto, nos comentários da publicação, uma pessoa afirma ter a "informação de que já cá estão". Se é verdade ou não... só quem viu o navio é que sabe, mas dada a confidencialidade do costume... Aguarda-se novidades dos spotters.  8)

Anseia-se por uma peça de 30mm num patrulha... Mais palavras para quê?  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17944
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5676 vez(es)
  • +7034/-9362
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4798 em: Fevereiro 27, 2020, 06:34:52 am »
Do ponto de vista "artístico" as fotos estão boas, mas tapam aquilo que queremos mesmo saber. No entanto, nos comentários da publicação, uma pessoa afirma ter a "informação de que já cá estão". Se é verdade ou não... só quem viu o navio é que sabe, mas dada a confidencialidade do costume... Aguarda-se novidades dos spotters.  8)

Anseia-se por uma peça de 30mm num patrulha... Mais palavras para quê?  ::)

É o espelho do ridículo a que chegou esta Marinha.

Mas diga-se em abono da verdade que "eles" só ajudam à festa com estes secretismos parolos da treta, até parece que estiveram a montar um VLS

Mas são felizes assim , a brincar aos "barquinhos"

Pode ser que um dia evoluam e cheguem ao séc XX
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8255
  • Recebeu: 3730 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +4939/-774
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4799 em: Fevereiro 27, 2020, 11:58:09 am »
Do ponto de vista "artístico" as fotos estão boas, mas tapam aquilo que queremos mesmo saber. No entanto, nos comentários da publicação, uma pessoa afirma ter a "informação de que já cá estão". Se é verdade ou não... só quem viu o navio é que sabe, mas dada a confidencialidade do costume... Aguarda-se novidades dos spotters.  8)

Anseia-se por uma peça de 30mm num patrulha... Mais palavras para quê?  ::)

Sempre são mais 30mm do que a peça (inexistente) que estava no local.  :mrgreen: