Não percebi bem, então os H60 não são para ser os helis de evacuação? Não se está a falar do mesmo?
Sim penso que esses helis também operam com 2 pilotos, mas helis mais ligeiros como Alouette III ou os B3 dos fogos operam só com um. Mas também têm a ver com o tipo de voo, há voos em que é exigido dois pilotos como por exemplo voo noturno.
Não são espécies diferentes mas são pessoas diferentes pois a pessoa ou pertence a uma entidade ou a outra, o Exercito formou pilotos a partir dos seus sargentos e oficiais e a Força Aérea dos seus oficiais, não se salta de um lado para o outro, se a PSP tiver falta de pessoas numa esquadra vai-se lá colocar um GNR? Se algum corpo de bombeiros tiver falta de pessoal vamos lá colocar um GIPS?
Sim, os H-60 serão os Hélis de Evacuação, portanto se a FAP já contava ter pilotos para estes hélis, terá pilotos para os H-60. O programa é o mesmo, é como se se tivesse ido a concurso e escolhido o modelo.
Não percebeste o que eu disse.
Se hoje tivéssemos hélis no Exército (10 NH-90 e 9(?) EC-635), teria de haver pilotos para isto tudo. Se em 2020 não se arranjam pilotos para meia dúzia de hélis médios, não sei como podiam esperar ter tantos pilotos para os 19 hélis do UALE caso se tivesse realizado este projecto, neste mesmo ano de 2020. Matematicamente, não faz sentido.
Mas agora fiquei curioso, como é que o Exército formou pilotos? Não tinham nenhum helicóptero para tal, portanto ou pediram à FAP para usar os AlIII, ou foram fazer formação lá fora ou foram estourar dinheiro a contratar uma empresa privada?