6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1095 em: Janeiro 16, 2020, 08:02:19 pm »
E tens alguma info sobre o primeiro voo dos Lynx melhorados, ou os gajos estão com vergonha de mostrar o heli sem Flir ??

Abraços

Até agora não me informaram de nada, tenente. Se for o primeiro a saber direi logo em seguida.

De facto até a malta britânica está curiosa para ver quando é que o 04 sai do "flight shed" para ver o porquê de tamanha demora no upgrade.  :mrgreen: ::)

Estão a fazer um upgrade ao nível do Blackhawk stealth usado aquando da morte do Bin Laden.  :n.idea: O que explica a curiosidade britânica!  :mrgreen:

Penso que não, as coisas com os norte-americanos estariam já demasiado adiantadas para se voltar atrás segundo sei, muito embora nós portugueses sejamos useiros e vezeiros em fazê-lo, e mais ainda quando se trata de equipamento militar.  ::)

Era suposto o tio Titterington dizer alguma coisa em breve, agora vamos lá ver se as "comadres", aka chefes dos ramos, não se zangaram todas de vez e é por isso que está tudo em águas de bacalhau.

Se nos queimam esta aquisição, merecem um belo par de estalos tal é a infantilidade. Já foi falado há quanto tempo? 3 ou 4 meses? É que se nestes meses ainda não foram lá fazer um relatório ao estado das células, já podiam ter ido aos US enquanto os mandantes se decidem quem tem o maior. Aproveitavam e davam uma espreitadela na SNA 2020.

Um par de estalos ainda era pouco se esta aquisição borregar !!
Será mais uma prova que os responsáveis se estão marimbando não só para os investimentos e compras para as FFAA, mas também para o nosso pessoal que está nos TO's a dar no duro para cumprir a Missão, que o País, perante a comunidade Internacional, acedeu executar !

Abraços

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1096 em: Janeiro 16, 2020, 08:18:38 pm »
Por acaso há Merlins armados, mas não é nada do outro mundo, se recordo são colocados  metralhadoras na rampa.

https://www.leonardocompany.com/documents/20142/3151133/BROCHURE_AW101_Mk517.pdf?t=1538987754471

Em Portugal:



 :mrgreen:

A brincar a brincar, essa HK deve ser quase tão cara como as metralhadores que habitualmente se usam no Merlin.  :mrgreen:

Só porque um artigo de jornal se refere aos Mi-17 senegaleses como helis de ataque, acho que é um grande salto pensar que se vão adquirir verdadeiros helis de ataque, sejam Apache ou Cobra. E quanto à ONU pedir especificamente a Portugal para fornecer um tipo de equipamento que não existe nos nossos arsenais também me parece conversa da treta — a menos que a ONU tenha a ideia peregrina de armar EH-101 que, como é amplamente sabido, nunca foi feito por ninguém. Qualquer pesquisa no Google que mostre fotos de Merlins armados é fake news.

Há aqui 2 situações diferentes: não termos helicópteros na missão ONU na RCA vs não termos no inventário helicópteros "médios" decentes com capacidade (entre outras) de serem armados qb (ie, nem necessitam de ser helicópteros "puros" de ataque)...

Na missão ONU não havia, até agora pelo menos, necessidade de sermos nós a assegurar o "apoio aéreo" nem era garantido que a ONU estivesse disposta a sermos nós.

Grave é não termos no inventário nada com essa capacidade. Mas se para a ter (2 anos de espera?) que seja com a "razão" da missão na RCA...     

Eu também acho que devíamos aproveitar esta missão na RCA, e adquirir um héli da gama entre o Merlin e o Koala, mais polivalente e inclusive armado. É uma necessidade óbvia, mesmo sem a RCA, mas é mais fácil "justificar ao povo" enquanto esta missão ocorrer, à semelhança dos blindados 4x4. E convém optar pela versão dos Hawk o quanto antes, não vão os americanos colocar em cima da mesa os ditos para outro aliado qualquer e nós depois ficamos a ver navios, e temos de ir comprar novos, com o orçamento limitadíssimo que tem este programa.

O Merlin não chega, e o Koala muito menos. E mesmo com os Merlin numa situação plena, sem problemas do contrato de manutenção e equipados como os hélis italianos, nota-se a falta de um héli extra.

Independentemente de todos os pontos aflorados sobre os helis de evacuação, a FAP necessita de um heli médio entre as 07/10 Tons !

O actual numero de 101's alocado ao SAR, vamos dizer oito unidades são suficientes para tal missão, mas para isso terão de estar, sempre seis unidades operacionais !

Mesmo estando as seis unidades operacional continua a existir uma grande lacuna nos helis alocados ao SAR, a tal classe de helis que seja empenhada sempre que não se justifique o emprego de um 101, já venho batalhando neste ponto há muitas luas, o emprego de um 101 apenas se justifica quando ou o numero de vitimas ou a distância do acidente sejam tão elevadas, que apenas este modelo possa desempenhar tal missão.

Em todas as restantes situações distância menor e /ou menor numero de vitimas deverá ser utilizado um heli médio BIMOTOR, com capacidade de transportar pelo menos oito a dez vitimas + recuperador salvador + Loadmaster/elementos de apoio na cabine, esqueçam o brinquedinho Kuala para o SAR, pois as limitações do heli são tais que é uma perda de tempo e dinheiro utilizá-lo para tal missão.

Abraços

O SAR perto da costa é da responsabilidade da proteção civil. Lá por se terem metido na novela da manutenção dos Kamov e terem perdido essa capacidade em 2015, não passa a ser responsabilidade da FAP.
Alias provavelmente vai passar a ser, mas com meios civis para esses fins. Resta saber se os Kamov estão em condições para passar para as mãos da FAP e se é possível fazer a modificação dos Eurocopter para também fazerem SAR.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1097 em: Janeiro 16, 2020, 08:23:00 pm »
Por acaso há Merlins armados, mas não é nada do outro mundo, se recordo são colocados  metralhadoras na rampa.

https://www.leonardocompany.com/documents/20142/3151133/BROCHURE_AW101_Mk517.pdf?t=1538987754471

Em Portugal:



 :mrgreen:

A brincar a brincar, essa HK deve ser quase tão cara como as metralhadores que habitualmente se usam no Merlin.  :mrgreen:

Só porque um artigo de jornal se refere aos Mi-17 senegaleses como helis de ataque, acho que é um grande salto pensar que se vão adquirir verdadeiros helis de ataque, sejam Apache ou Cobra. E quanto à ONU pedir especificamente a Portugal para fornecer um tipo de equipamento que não existe nos nossos arsenais também me parece conversa da treta — a menos que a ONU tenha a ideia peregrina de armar EH-101 que, como é amplamente sabido, nunca foi feito por ninguém. Qualquer pesquisa no Google que mostre fotos de Merlins armados é fake news.

Há aqui 2 situações diferentes: não termos helicópteros na missão ONU na RCA vs não termos no inventário helicópteros "médios" decentes com capacidade (entre outras) de serem armados qb (ie, nem necessitam de ser helicópteros "puros" de ataque)...

Na missão ONU não havia, até agora pelo menos, necessidade de sermos nós a assegurar o "apoio aéreo" nem era garantido que a ONU estivesse disposta a sermos nós.

Grave é não termos no inventário nada com essa capacidade. Mas se para a ter (2 anos de espera?) que seja com a "razão" da missão na RCA...     

Eu também acho que devíamos aproveitar esta missão na RCA, e adquirir um héli da gama entre o Merlin e o Koala, mais polivalente e inclusive armado. É uma necessidade óbvia, mesmo sem a RCA, mas é mais fácil "justificar ao povo" enquanto esta missão ocorrer, à semelhança dos blindados 4x4. E convém optar pela versão dos Hawk o quanto antes, não vão os americanos colocar em cima da mesa os ditos para outro aliado qualquer e nós depois ficamos a ver navios, e temos de ir comprar novos, com o orçamento limitadíssimo que tem este programa.

O Merlin não chega, e o Koala muito menos. E mesmo com os Merlin numa situação plena, sem problemas do contrato de manutenção e equipados como os hélis italianos, nota-se a falta de um héli extra.

Independentemente de todos os pontos aflorados sobre os helis de evacuação, a FAP necessita de um heli médio entre as 07/10 Tons !

O actual numero de 101's alocado ao SAR, vamos dizer oito unidades são suficientes para tal missão, mas para isso terão de estar, sempre seis unidades operacionais !

Mesmo estando as seis unidades operacional continua a existir uma grande lacuna nos helis alocados ao SAR, a tal classe de helis que seja empenhada sempre que não se justifique o emprego de um 101, já venho batalhando neste ponto há muitas luas, o emprego de um 101 apenas se justifica quando ou o numero de vitimas ou a distância do acidente sejam tão elevadas, que apenas este modelo possa desempenhar tal missão.

Em todas as restantes situações distância menor e /ou menor numero de vitimas deverá ser utilizado um heli médio BIMOTOR, com capacidade de transportar pelo menos oito a dez vitimas + recuperador salvador + Loadmaster/elementos de apoio na cabine, esqueçam o brinquedinho Kuala para o SAR, pois as limitações do heli são tais que é uma perda de tempo e dinheiro utilizá-lo para tal missão.

Abraços

O SAR perto da costa é da responsabilidade da proteção civil. Lá por se terem metido na novela da manutenção dos Kamov e terem perdido essa capacidade em 2015, não passa a ser responsabilidade da FAP.
Alias provavelmente vai passar a ser, mas com meios civis para esses fins. Resta saber se os Kamov estão em condições para passar para as mãos da FAP e se é possível fazer a modificação dos Eurocopter para também fazerem SAR.

Se é da responsabilidade da PC isso não sei o que sei é que os meios empregues são da FAP !
Muitas vezes tenho visto recuperações de vitimas executadas pelos 101 e algumas pelo ALIII.

Cumprimentos
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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1098 em: Janeiro 16, 2020, 09:27:09 pm »
O SAR nunca foi responsabilidade da FAP, até porque normalmente tenta-se resolver usando meios mais baratos, o helicóptero costuma ser o último e derradeiro meio a entrar em cena, normalmente os primeiros são lanchas do ISN ou da Policia Marítima.

Exemplo
https://www.sulinformacao.pt/2017/02/isn-resgata-tres-tripulantes-de-barco-que-se-virou-a-sul-da-carrapateira/

Em relação aos meios aéreos da ANEPC, os Kamov parece que ninguém quer aquilo, os B3 não sei se podem fazer SAR, mas são mono-motores, por isso na melhor das hipóteses vai ser tipo Koala.

A única Autoridade em que a FAP tem a ver, é a Autoridade Aeronáutica Nacional, que é mais a ver com assuntos do ar, autorizações de sobrevoou do espaço aéreo nacional, uso de drones, etc.
https://www.aan.pt/
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1099 em: Janeiro 16, 2020, 10:04:10 pm »
O Ecureuil não pode fazer essa função? Ainda voam 3.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1100 em: Janeiro 16, 2020, 10:22:21 pm »
O Ecureuil não pode fazer essa função? Ainda voam 3.



Saudações

Não tem gancho. :-P
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1101 em: Janeiro 16, 2020, 10:46:48 pm »
O Ecureuil não pode fazer essa função? Ainda voam 3.



Saudações

Não tem gancho. :-P

Coloca-se.  ;)





Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 16, 2020, 10:52:35 pm por mafets »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1102 em: Janeiro 16, 2020, 10:58:16 pm »
O Ecureuil não pode fazer essa função? Ainda voam 3.



Saudações

Não tem gancho. :-P

Coloca-se.  ;)





Cumprimentos

Era excelente.

Melhor só se fossem operados por pilotos do exercito durante o inverno. ;D ;D
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1103 em: Janeiro 16, 2020, 11:13:20 pm »
Para que? Com os Lynx quase todos em modernização e com o tempo que estas duram, o que não devem é faltar pilotos da Marinha disponíveis nos próximos tempos. Assim pelo menos voavam...  :mrgreen: :mrgreen:

Saudações
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1104 em: Janeiro 16, 2020, 11:21:52 pm »
Nah...
melhor opcao e por os kamov no ar para mim seria uma boa aposta tambem podem  faxer SAR ...e transportam ate 10 homens ...53 milhoes da para faxer umas coisitas interessantes com os mesmos....nao existem cabecinhas em Portugal.. :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 16, 2020, 11:38:17 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1105 em: Janeiro 16, 2020, 11:23:34 pm »
Para que? Com os Lynx quase todos em modernização e com o tempo que estas duram, o que não devem é faltar pilotos da Marinha disponíveis nos próximos tempos. Assim pelo menos voavam...  :mrgreen: :mrgreen:

Saudações

E o simulador? Já existe dinheiro?
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1106 em: Janeiro 17, 2020, 12:34:58 am »
Para que? Com os Lynx quase todos em modernização e com o tempo que estas duram, o que não devem é faltar pilotos da Marinha disponíveis nos próximos tempos. Assim pelo menos voavam...  :mrgreen: :mrgreen:

Saudações

Eles não iam fazer uma perninha na Marinha Espanhola?
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1107 em: Janeiro 17, 2020, 07:41:15 am »
O SAR nunca foi responsabilidade da FAP, até porque normalmente tenta-se resolver usando meios mais baratos, o helicóptero costuma ser o último e derradeiro meio a entrar em cena, normalmente os primeiros são lanchas do ISN ou da Policia Marítima.

Exemplo
https://www.sulinformacao.pt/2017/02/isn-resgata-tres-tripulantes-de-barco-que-se-virou-a-sul-da-carrapateira/

Em relação aos meios aéreos da ANEPC, os Kamov parece que ninguém quer aquilo, os B3 não sei se podem fazer SAR, mas são mono-motores, por isso na melhor das hipóteses vai ser tipo Koala.

A única Autoridade em que a FAP tem a ver, é a Autoridade Aeronáutica Nacional, que é mais a ver com assuntos do ar, autorizações de sobrevoou do espaço aéreo nacional, uso de drones, etc.
https://www.aan.pt/

não sei o porquê da questão da responsabilização do SAR, quando o que se estava a debater eram os meios aéreos utilizados.
Eu repito, a utilização dos 101 é frequente sempre que os meios navais ou terrestres não conseguem efectuar o salvamento ou a recolha das vitimas.
este heli é o meio mais usado sem sombra de qq dúvida, até porque o meio aéreo lig empenhado no SAR é apenas um ALIII, destacado em OVAR.

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1108 em: Janeiro 17, 2020, 09:51:16 am »
Para que? Com os Lynx quase todos em modernização e com o tempo que estas duram, o que não devem é faltar pilotos da Marinha disponíveis nos próximos tempos. Assim pelo menos voavam...  :mrgreen: :mrgreen:

Saudações

Eles não iam fazer uma perninha na Marinha Espanhola?
Lynx na Marinha Espanhola nicles. Só se fizerem nos Bell ou Sh60.

Citar
https://es.wikipedia.org/wiki/Flotilla_de_Aeronaves


E o simulador? Já existe dinheiro?

É preciso simulador para voar nos Ecureuil? Faziam a formação nos Al III, agora fazem nos Koala.



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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1109 em: Janeiro 17, 2020, 12:29:10 pm »
Nah...
melhor opcao e por os kamov no ar para mim seria uma boa aposta tambem podem  faxer SAR ...e transportam ate 10 homens ...53 milhoes da para faxer umas coisitas interessantes com os mesmos....nao existem cabecinhas em Portugal.. :mrgreen:

Gastar todo esse dinheiro nos Kamov, seria um desperdício. Não é padrão NATO, e neste caso é importante porque em missões internacionais, enquanto ia tudo de NH-90, Merlin, Hawk, nós íamos de Kamov. Para SAR e combate a incêndios, ok, já que os temos, mais vale usar, mas de resto, para funções militares, siga os Hawk, e que venham mesmo e o mais depressa possível.