REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 2999 Respostas
  • 395615 Visualizações
*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #105 em: Março 06, 2013, 01:35:25 am »
Por acaso sabia que a marinha do Canadá apesar de ter "duas armadas" (tem duas costas, a atlântica e a do pacifico) só tem um comando. Mas desconhecia que a integração de forças ia assim tão longe.

Ainda sobre a extinção da Brigada Mecanizada acabei de ler num outro espaço alguém que dizia que por exemplo na Bélgica até acabaram com a arma de cavalaria e que nada mais será adquirido que não seja facilmente transportável.
::..Trafaria..::
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #106 em: Março 06, 2013, 01:45:13 am »
Citação de: "Trafaria"
Por acaso sabia que a marinha do Canadá apesar de ter "duas armadas" (tem duas costas, a atlântica e a do pacifico) só tem um comando. Mas desconhecia que a integração de forças ia assim tão longe.

Ainda sobre a extinção da Brigada Mecanizada acabei de ler num outro espaço alguém que dizia que por exemplo na Bélgica até acabaram com a arma de cavalaria e que nada mais será adquirido que não seja facilmente transportável.

É uma ideia credível...nós só temos mais um problema...insuficiência de meios para projecção de forças para teatros de operações mais afastados...mas segundo o MDN não há problema...pedimos aos vizinhos do lado!
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #107 em: Março 06, 2013, 01:56:56 am »
Citação de: "raphael"
É uma ideia credível...nós só temos mais um problema...insuficiência de meios para projecção de forças para teatros de operações mais afastados...mas segundo o MDN não há problema...pedimos aos vizinhos do lado!

Smart Defence :mrgreen: .
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #108 em: Março 07, 2013, 11:51:17 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "raphael"
É uma ideia credível...nós só temos mais um problema...insuficiência de meios para projecção de forças para teatros de operações mais afastados...mas segundo o MDN não há problema...pedimos aos vizinhos do lado!

Smart Defence :mrgreen: .

Já agora porque não se acaba com tudo! E privatizasse todas as funções do estado!

Se o objectivo é reduzir custos, mais vale fechar o estado e privatizar tudo.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #109 em: Março 07, 2013, 05:54:44 pm »
Citação de: "nelson38899"
Já agora porque não se acaba com tudo! E privatizasse todas as funções do estado!

Se o objectivo é reduzir custos, mais vale fechar o estado e privatizar tudo.

Calma que eu estava a ser irónico :G-beer2: .

Eu só exagerei desse modo que era para perceberem que não podemos cair no facilitismo de "se a gente não tem (ou não quer ter o trabalho de ter), não faz mal, pedimos aos vizinhos", porque essa ideia pode ir avançando, avançando, e um dia nem Batalhões temos, porque podemos "pedir aos vizinhos".
 

*

papoila

  • 72
  • +0/-0
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #110 em: Março 10, 2013, 06:46:48 pm »
Vou ousar dar a minha opinião, deixando no entanto claro que posso não possuir o conhecimento suficiente da matéria. Sou da área da saúde, e contacto com muitas pessoas dos diferentes estratos sociais...É minha convicção que a população acredita na necessidade das Forças Armadas mas existe uma clara dificuldade de entender o alcance das nossas acções. E a culpa é nossa, estamos demasiadamente fechados num mundo global.
Li neste tópico que deixou de haver uma publicidade sobre as forças armadas, e realmente penso que é aí que reside o nosso problema...nós não passamos correctamente a palavra...em comparação, por exemplo, se fossemos missionários...seriamos uns mesmo muito maus...
Agora o que eu penso que seria importante realçar e passar para a população:
- As nossas actuais e potenciais acções no âmbito da protecção civil, nomeadamente abertura e manutenção de estradões nas diferentes serras e matas nacionais, essenciais ao combate a incêndios; Acções de rescaldo e vigilância no decorrer desses mesmo combates; Pontes de engenharia  e/ou entrega de alimentos às populações que ficam isoladas no decorrer de desastres naturais; Evacuação de população e bens de zonas em risco; Fornecimento de água em alturas de seca;
- Evacuações aéreas, nomeadamente entre as ilhas; Resgate de feridos na costa ou em montanha...basicamente em zonas de difícil acesso; transporte de órgãos para transplantação;
- Patrulhamentos aéreos e terrestres; Combate ao tráfico de drogas;
- Assistência de Saúde aos deficientes das Forças Armadas, esses mesmo DFA tem ainda um peso substancial no orçamento dos respectivos subsistemas e realçar que o SNS não tem nenhum interesse em os cuidar, são doentes que de uma forma geral tem muitas "complicações" associadas; Realçar a necessidade de serviços de saúde que garanto o estado de saúde dos militares e respondam a tempo útil às necessidades dos diferentes ramos, nomeadamente nos rasteios e na garantia de prontidão;
- Acções no âmbito dos acordos internacionais, as chamadas missões são muito mal explicadas, por exemplo não se demonstra em que medida a presença de portugueses no Kosovo, ajuda a que milhares de kosovares possam viver uma vida mais estável na esperança de que um dia possam gozar da mesma liberdade e igualdade que nós gozamos; formação de militares e polícias de modo a manter a segurança desses paises, após a saída das forças internacionais; construção ou recuperação de escolas e outras infra-estruturas necessárias a essas mesmas populações;

Estas são algumas que me lembro, mas existem muitas mais...mas para se passar bem estes aspectos que referi, temos que começar a dar o exemplo que a nossa classe política ainda não deu:

- Aceitar que precisamos de cortar em aspectos que se encontram pré-estabelecidos à décadas mas que na conjuntura actual tem que terminar, nomeadamente, e aí sim copiar o modelos dos países nórdicos, deixam de haver motoristas, carros e afins...cada um vai no seu próprio transporte para o local de trabalho, se for um deslocamento de trabalho procurar a alternativa mais barata, por exemplo...se vai uma TP para o mesmo sítio o CMDT vai lá também e não em outra viatura;
- Clarificação que as guias de marcha são para efeitos administrativos e não símbolo de pagamento. Clarificar que só em casos muito específicos é que existe local a pagamento dessas mesmas ajudas de custo;
- Diminuição das "auto-estradas" existentes em algumas categorias, no que se refere, a promoções;
-Fecho das designadas "chafaricas" existentes;
- Determinar que não existem militares, a desempenhar funções militares e que vão para esses mesmo locais à civil...

Estes também são alguns dos aspectos, mas certamente existem outros...Podem dizer mas os políticos ainda mantém essas benefícios...por isso eu digo, cortemos os nossos de modo a dar o exemplo e deixar alguém isolado nesses aspectos...como o nosso Ministro da Defesa disse, as forças armadas em tempo de paz sabem que estão subordinadas ao poder politico..mas eu também conheço uma frase que diz que em tempos de guerra não se limpam armas...

Agora outro assunto, alguém já conseguiu ler ou ter acesso a esse bendito estudo???...é que começo a achar que é um chamado mito urbano....Cumps
"Hic Non hostes nisi morbi”
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #111 em: Março 10, 2013, 07:27:12 pm »
Não é mito. Infelizmente está mais focado em grandes cortes.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

papoila

  • 72
  • +0/-0
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #112 em: Março 10, 2013, 07:40:56 pm »
sim, isso eu já entendi...acho que todos...mas aonde se consegue ler?....não seria um documento que os intervenientes possam ler?
"Hic Non hostes nisi morbi”
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #113 em: Março 10, 2013, 08:05:29 pm »
Citação de: "papoila"
É minha convicção que a população acredita na necessidade das Forças Armadas mas existe uma clara dificuldade de entender o alcance das nossas acções.

Se pudessem, as pessoas em geral acabavam com as FA's amanhã.

Citação de: "papoila"
sim, isso eu já entendi...acho que todos...mas aonde se consegue ler?....não seria um documento que os intervenientes possam ler?

Também já procurei saber isso, mas não consegui nada.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #114 em: Março 10, 2013, 11:00:20 pm »
http://www.operacional.pt/crise-informacao-defesa-nacional-e-forcas-armadas/

http://fa.cies.iscte.pt/index.jsp?page=publications&type=&lang=pt

Já opinei e expressei a minha opinião sobre esta tematica e portanto não vou repetir-me. Concordancias e discordâncias à parte (que evidentemente respeito) deixo 2 sites interessantes que fundamentam a maioria das minhas opiniões.  

http://www.nato.int/acad/fellow/95-97/carrilho.pdf

http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/503.pdf

Por ultimo. Quando se trabalham dados sobre o que os civis acham sobre as F.A. o resultado é positivo, inclusive mais em Portugal do que em outros paises. Ficam aqui 2 exemplos de varios que conheço e é minha convição que mesmo actualmente se esses inqueritos fossem actualizados a opinião dos cidadãos não seria muito diferente. Quanto à falta de divulgação destes e outros estudos, entendo não me pronunciar...

Saudações :G-beer2:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #115 em: Março 10, 2013, 11:54:06 pm »
Mas porque é que as FA têm de ser divulgadas? Não entendo!
Por acaso têm lá alguma coisa para vender ou prestam algum serviço directo à população que eu desconheça?

Pelo contrário, acho que quanto menos se falar nelas tanto melhor.
::..Trafaria..::
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #116 em: Março 11, 2013, 12:19:42 am »
:shock:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #117 em: Março 11, 2013, 12:28:02 am »
Chocado?  :D
::..Trafaria..::
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #118 em: Março 11, 2013, 12:44:57 am »
Nem por isso... Irracionalidades destas já são habituais vindas do Trafaria.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #119 em: Março 11, 2013, 01:20:44 am »
Irracionalidades! Não acha que é uma palavra muito forte?
Para além dos aspectos relacionados com o recrutamento não vejo especiais motivos para que as FA se divulguem, publicitem .... Mas explique-se... sou todo ouvidos.

Não acha que se se falasse menos das FA elas teriam uma melhor imagem e os indices de aceitação até aumentariam?
::..Trafaria..::