Moçambique: Obras da ponte sobre o Zambeze começam em Junho

  • 0 Respostas
  • 2978 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Citar
Moçambique: Obras da ponte sobre o Zambeze começam em Junho

As obras da ponte do Rio Zambeze, que facilitará a ligação entre as províncias do centro de Moçambique, vão começar em Julho próximo, anunciou o consórcio português Mota Engil e Soares da Costa, empreiteiro da obra.


A ponte do Rio Zambeze terá 2.376 metros de comprimento, 16 de largura, sendo a empreitada avaliada em cerca de 63 milhões de euros, financiados pela Suécia, Itália e União Europeia.

Segundo o encarregado da obra, José Leite, do consórcio responsável pela execução do trabalho, a construção do empreendimento vai começar no próximo mês de Julho, com a colocação de fundações da infra-estrutura.

A obra foi-nos adjudicada, através de concurso, no mês de Fevereiro e agora estamos a montar uma série de infra-estruturas e as obras de construção da ponte deverão começar no mês de Julho, assegurou José Leite.

Para o encarregado da construção da ponte do Rio Zambeze, «depois da barragem de Cahora Bassa, esta (a ponte do Rio Zambeze), é provavelmente a segunda maior obra de engenharia civil em Moçambique».

Sem a ponte, a travessia do rio Zambeze é feita por dois batelões da Administração Nacional de Estradas (ANE), insuficientes para escoar o intenso tráfego de pessoas e mercadorias que se regista entre Sofala e Zambézia, as províncias onde serão colocados os dois extremos da ponte.

O projecto de construção da ponte do Rio Zambeze foi lançado nos finais da presença colonial portuguesa em Moçambique, mas a eclosão da guerra civil de 16 anos, logo após a independência do país, em 1975, inviabilizou a materialização da infra-estrutura.

Diário Digital / Lusa

10-05-2006 17:00:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=66891