Aqui há tempos falei com um individuo que me disse que, Portugal hoje era muito menos corrupto do que era no tempo do Salazar...
Coloquei a afirmação em questão e responderam-me que ...
No tempo do Salazar não havia opinião pública e não havia corrupção pela mesma razão que não havia suicidios... Uma coisa chamada censura encarregava-se disso...
E depois disse-me que, comprava-se um policia com recurso ao Santo António e que se esse santo não chegasse, apelava-se para a Rainha Santa Isabel.
E normalmente chegava, em público, à vista de toda a gente. O policia perdoava a multa, olhava para o lado e recebia a compensação, sem que ninguém sequer se preocupasse com isso. Na repartição publica o funcionário recebia o estipendio devido por aligeirar o processo. Pagava-se para conseguir o BI em um mês em vez de demorar um ano. O país andava a toque de gorjetas mais ou menos ilegais.
Na alta finança a corrupção andava quase livre e a bandalheira era generalizada, com casos como a Herança Sommer a chegar aos jornais, mas com a maioria das manigancias a passar ao lado por causa da censura.
Se alguém aqui fizer essa afirmação, cai o Carmo e a Trindade...
Mas a verdade é que se tivessemos hoje corrupção como tinhamos na década de 1960, havia uma guerra civil.
Mas como ninguém quer saber e ninguém investiga, a verdade é transformada em teoria conspirativa.
Ao mesmo tempo, mentiras e meias verdades transformam-se em verdades absolutas, como no caso da cerimonia xiita da "Ashura", que embora os participantes se lembrassem de colocar um cartaz a explicar, chegou a este forum como uma exigência de restauração do Califado em Portugal.
Se a decência intelectual queimasse, não sei o que é que faziam nas unidades de queimados dos hospitais portugueses.