Consegue aqui dizer que os 17 navios previstos a contratar não são necessários à Marinha?
Quem disse em declarações recentes que a LPM precisava de ser ajustada ao contexto atual, pois o que lá estava defenido tinha sido programado para tempos de paz?
Quem acabou de afirmar que a LPV deveria ser adaptada ao atual contexto?
Eu vejo a mesma Marinha, mas vejo o copo a encher não a esvaziar, posso estar errado, mas que eu saiba espreguiçadeiras e zonas de convívio são para os militares do navios e não para as chefias. Continuamos a ter uma Marinha com muitas falhas mas válida.
A precisar urgentemente de ar, quer a nível de homens quer a nível de equipamento.
vejo mal pois, Vejo uma marinha decrépita e com lideres da treta e com claque de apoio que se sente bem assim sem grande complexidade e comprometimento
Fazem o quê, se os NPO se arrastam décadas e a substituição das Fragatas vai colocar em causa a operacionalidades destas no futuro?
Ou acham que as BD e as VdG recauchutadas vão durar quanto tempo sem um parar a dar peças? Tem mais de 30 hoje.
Ou mesmo que tenham uma manutenção como até aqui nunca tiveram, vão ter que credibilidade militar até um dia serem substituídas no fim da decana de 30, eventualmente? Com mais de 45 anos
É disso que se trata não é?
Se é para ter guarda costeira já percebemos que vamos ter navios porreiros
Consigo dizer, porque são factos, não opiniões que os responsáveis da marinha, nomeadamente o almirante drones e o antigo Ministro omitiram e mentiram sobre a real capacidades dos navios e o seu estado.
Factos que todos conhecemos e várias vezes aqui comentados.
Consigo dizer que o mesmo almirante vem agora com um discurso a glorificar um navio na falta de ter acautelado outro discurso em tempo sobre o real estado dos navios e suas capacidades. E repare-se que glorificar não como navio civil que ele é, com boas características cientificas e com alguma capacidades de apoio a populações, mas como se fosse o ex libris de uma Marinha que se revela sem capacidade de combate, que não sejam os 2 submarinos. Como se fosse a salvação desse estado da Marinha.
Depois temos abastecedores e logísticos, e uns patrulhas com desenhos dos anos 80 de século passado, com recauchutagem da Marinha em algumas coisinhas.
Fazem falta sim. Tanta falta que se falam neles a mais de uma década com o mesmos responsáveis a dizer que a Marinha cumpre e tem navios tecnologicamente evoluídos. Que até mentiram quando tinham apenas uma fragata operacional mas disseram estarem todas.
Portando digo. Por factos, não por opiniões.
- Falam muito de drones e nada fazem para equipar os navios com algo mais para o efeito de obviar o ataque destes.
- Falam muito de alta intensidade em fragatas que usam uns Seasaparrow e Harpoon desatualizados, apesar que terem falado de ESSM na altura do MLU e obviamente teria de ser feito o upgrade dos Harpoon. Reforçar a defesa anti drone já que se fala tanto neles. Nem o tal radar aqui muito falado acharam bem colocar, apesar de outros o terem feito nas mesmas Fragatas.
- De andarem há 6 anos com dois patrulhas oceânicos com responsabilidades acrescidas fora do território nacional, desarmados e sem o EO. O EO que também é muito importante na busca e salvamento.
Factos é o que são. Não opiniões.
- Opinião é também dizer que podiam bem meter o 76 mm nas VDG e depois um dia quando estas encostassem passar a outras. Mas é uma opinião, vale o que vale. Nem discuto